domingo, 20 de novembro de 2011

NEGRA EXPERIÊNCIA (HOMENAGEM AO 20 DE NOVEMBRO).

Ancião africano, simbolo da sabedoria ancestral.


Juro, não perguntei nada. Foi ele quem pegou minha mão, respirou fundo e falou com voz e feição cabocla: “Toda expricação tá no teu pai, meu fio!”. Automaticamente pensei qual a propriedade que aquele senhor aparentemente tão ignorante teria pra falar de psicologia comigo. Ainda mais de uma relação familiar tão íntima, querendo me dar conselhos sobre o que nem conhecia. Foi quando ele me olhou mais uma vez como se estivesse lendo minha mente e fez a revelação: “Tô falando é do seu pai Ogum”!

...

Tudo o que sabia era que no sincretismo religioso Ogum seria São Jorge. Mas qual a minha ligação com o deus africano? Ansioso por descobrir, iniciei minha reveladora pesquisa tendo a internet como ferramenta. Precisava entender melhor o que ouvira e já no primeiro site visitado fiquei boquiaberto. As características atribuídas aos filhos de Ogum são: “...pessoas determinadas, com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas. As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Também podem ser impetuosos, autoritários, cautelosos, trabalhadores, desconfiados e um pouco egoístas." E agora o arremate final, data do orixá: 13 de junho, dia do meu aniversário! Parecia estar diante de um mapa astral completo!

Meus amigos que falem por mim! De repente, ali estava exposto numa tela de computador, desnudo num único parágrafo! Ok, alguém pode me dizer: "coincidência". Essa eu até posso aceitar, no horóscopo isso acontece quase que diariamente, mas como um homem de pouca instrução, que nunca havia me visto na vida, que não sabia nada sobre mim poderia me dizer tanto numa frase, mum toque de mão? “Mistério sempre há de pintar por aí”...

O que há de concreto mesmo nessa história é que tal experiência me possibilitou descobrir o quanto de negro pulsa dentro de mim. Onde estavam escondidas as raízes africanas que cada brasileiro carrega latente e que muitos se negam veementemente a admiti-las. Não precisei aderir a nenhuma religião para refletir imparcialmente. A negritude está bem mais perto... misturada nas curvas avantajadas, no tempero carregado, na rebeldia dos cabelos, na vibração da música, na dança cheia de malícia, nas energias que brotam da terra, mar, água e ar! Coisas tão presentes e tão renegadas por tantos (pré)conceitos equivocados!

Hoje, 20 de novembro de 2011, Dia da Consciência Negra, resolvi dividir essa experiência emblemática e quero dedicá-la a todas as religiões de origem africana que mantêm-se fiéis as suas filosofias milenares e travam uma luta de resistência diária! Salve Zumbi, Chica da Silva, Anastácia, Nelson Mandela, Martin Luther King, Bob Marley, Mãe Meninninha do Gantóis, Aleijadinho, Pelé e tantos negros que ajudaram a escrever a história... Não é apagando nossa memória cultural que seremos mais felizes!

“Ogum Ieé”!

Jr Vilanova.

1 Comentário:

Renan disse...

Gostei muito!...E Viva a Negritude!... Salve as Folhas!...

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com