quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SÓ SE FOR EM BOA COMPANHIA

Agradável encontro com Rita Ribeiro: show Tecnomacumba em Maceió.

A vida tá corrida, mas de vez em quando este blogueiro que eventualmente vos escreve também arruma um tempinho para “saracotear”... acho até que preciso investir um pouco mais em momentos assim para alimentar a inspiração que anda renegada a segundo plano. Sim, mas isso só acontece quando a programação vale muito à pena, porque depois de passar por certas fases de excessos da vida, a gradativa maturidade nos desperta um natural instinto seletivo... é de se perguntar se sair de casa vai valer tão a pena assim... começa a faltar paciência pra muita coisa... de agora por diante, só aceito o que e quem vale a pena

...

Atualmente, no auge de uma das minhas fases mais reflexivas, costumo repetir a quem interessar que “eu só quero quem me quer, quem me inspira!”. Ouvi isso numa música do (Carlinhos) Brown e achei fantástico, tomei pra mim. E tenho dito! A priori pode até parecer uma afirmação meio egoísta, mas sejamos razoáveis, me digam com toda sinceridade, depois de um certo tempo - “tempo,tempo,tempo,tempo”, como diria Veloso -, que vantagens existem em estar próximo daqueles que nada nos acrescentam? Daqueles que só criticam, cobram, indeferem, irritam, limitam, comprometem, recusam, deletam... Definitivamente, tô fora!
...

Mas toda essa conversa começou porque mesmo? Ah, porque eu quero mosrar pra vocês como foi emocionante poder assistir pela primeira vez o show “Tecnomacumba” de Rita Ribeiro aqui em Maceió! Lindo demais, mesmo! Quem leu o post “Macumba Boa” a uns meses atrás vai lembrar desses dois nomes aparentemente estranhos, mas que junto spromovem uma verdadeira revolução na música brasileira! Para os que estão chegando agora, deixo que o jornalista e escritor Jean Willys fale um pouco desse projeto:


Sentiram? Então vamos as imagens - que na realidade valem mais que todas as palavras desse post - de uma linda noite de lua cheia em novembro de 2010, promovida em homenagem a Semana da Consciência Negra:


A vibração do show é incrível, impossível não se envolver!  Rita passeia por clássicos de grandes Mestres como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Dorival Caymmi, Gilberto Gil etc, e os arranjos e as batidas são verdadeiramente irresistíveis!


A iniciativa corajosa de Rita me faz lembrar os afro-sambas de Vinícius de Morais, o estilo único e o legado de Clara Nunes, a musicalidade negra de artistas baianos como Maria Bethânia e Daniela Mercury! Mesmo não sabendo muito bem o que acontece, sinto que algo muito energético e forte envolve o canto de Rita no palco e isso é lindo de se ver... adorei a oportunidade.


As companhias boas também são indispensáveis num momento como esses!


Os meus vídeos do dia 19/11, infelizmente, ficaram sem audio  ao postá-los no youtube! Adoraria poder colocar as palavras finais da cantora aqui pra vocês, mas... ficam as fotos coloridas, bonitas e animadas, ok? Na TV Contatos Imediatos aí em cima, disponibilizei um dos vídeos do DVD "Tecnomacumba ao vivo", esse com a partiipação de Maria Bethânia na canção "Iansã"!

 Rita autografando meu cd Tecnomacumba!


Gostaram? Desejo então um ótimo fim de semana, com excelentes companhias e que muita coisa boa aconteça pra gente!

Eu voltarei...
Axé!
Jr Vilanova.

Fotos: Renan Laurentino.

4 comentários:

Essência e Palavras disse...

Hum...
Coisa boa!

um beijo!

Renan disse...

Rita Ribeiro, maravilhosa!... Quanta energia neste show!... Já conhecia alguma coisa dela e esse show em Maceió/AL só veio aumentar minha adimiração por essa cantora.

Parabéns pela postagem!...

Unknown disse...

Querido, saudades... tô lendo tudo, viu? Só não tá dando tempo de comentar, adoro seu blog.

Que showzasso foi esse, hein? Você e suas surpreendentes novidades! Sempre deixando a gente com água na boca! Vi o vídeo da cantora aí em cima e fiquei arrepiada com a vibração... lindo mesmo!

Beijos e boa semana,
Cris.

Sandro Omena disse...

Popóooo,
Realmente foi um show maravilhosamente espetacular. Tanto é que você viu o modo como fiquei paralizado olhando sem quase piscar os olhos na atuação daquela mulher - Rita Ribeiro. Foi um espetáculo inesquecível, bom demais. Quanto as saídas de casa, de fato, estou neste caminho já a um certo tempo quando você se refere a valer a pena sair do nosso "ninho", do nosso santuário. Hoje para sair de casa tem que acrescentar,contribuir e nos fazer cada vez mais felizes. É prazeroso ir a casa de quem a gnete tanto ama, seja trocando idéias, discutindo diversos temas ou amesmo assitindo um ótimo DVD. O tempo passa que nós nem sentimos não é mesmo!
Grande Beijo

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com