sexta-feira, 18 de junho de 2010

TOP 10- ELBA RAMALHO (NA BASE DA CHINELA)




A homenageada do TOP10 de hoje dispensa apresentações, sim? Da mesma forma, os motivos para que tal homenagem aconteça existem aos montes. Elba Ramalho, além de uma das  maiores intérpretes brasileiras   é  também a porta-voz do nosso nordeste! A imagem da embaixatriz dos nossos ritmos populares se firmou como referência e com  sua obra, sua atitude, sua coragem,  exerce  desde seu primeiro trabalho, em 1979, forte  influência   na música de nosso país! No forró, então, Elba é imbatível! E já que estamos em pleno mês de junho...



Só quem já teve a oportunidade de assistir a um de seus shows, sabe o tamanho real  de sua energia, de sua eletricidade e mais, de seu completo domínio de palco e platéia tamanha a sua autenticidade. Ao longo de sua trajetória, já acumulou seis discos de platina e 13 de ouro e atualmente não precisa mais provar nada para ninguém! Quando canta, espanta tristeza e faz subir a poeira do chão... se é para apaixonar os corações, também sabe fazer isso como ninguém e por falar nisso...


Um balaio de amor ainda é pouco...


Aproveito o post para destacar o mais recente trabalho da cantora! Trata-se de "Balaio de Amor", lançado pela gravadora Biscoito Fino  em 2009 com intuito de  celebrar seus  30 anos de carreira.  Produzido pela própria Elba e pelo "sanfoneiro macho" Cezinha do Acordeon, um dos maiores  do Brasil e atual marido da artista, o disco reúne xotes, baiões, choros inéditos e algumas regravações oportunas - pouco conhecidas  do grande público, principalmente no sul e sudeste -, de compositores reconhecidos como: Eliezer Setton (conterrâneo), Accioly Neto, Chico Bezerra, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Nando Cordel e Dominguinhos.
O trabalho já leva consigo uma marca maravilhosa, fora vencedor do Grammy Latino: Melhor Album de Música de Raízes Brasileiras Regional Tropical. Ainda assim, logicamente  a crítica especializada não iria perder a oportunidade de rotular esse lindo trabalho como "mais do mesmo", não é? E assim o fez, mas se a opinião desse blogueiro - e forrozeiro - aqui estiver valendo de alguma coisa, reafirmo a beleza e a poesia estampadas nessa fase declaradamente apaixonada da paraibana que é  insuperável no que faz! Taí um vídeo curtinho onde ela resume o seu mais recente trabalho:



 


"Quem foi esse inteligente que inventou o forró?". Taí minha singela seleção musical para diva nordestina: 


4.Qui nem jiló ( Com Luiz Gonzaga)
6.Agora é a sua vez (Com Mestre Zinho)
7.Não sonho mais (Com Chico Buarque)
Bônus:



O repertório  aqui é  bem modesto se comparado  ao tamanho do legado de  Elba, mas garanto que foi feito com muito carinho, usando principalmente as minhas lembranças juninas para compor essa mistura de várias fases de sua carreira. Lembro que para baixar, basta clicar em cima das músicas e esperar carregar a página do 4shared! Os próximos passos são auto-explicativos! Ah, lembrem-se que antes mesmo de fazer o download existe a possibilidade de só escutá-las também, ok?

Bom fim de semana, gente!
Jr Vilanova!
Ps: na seleção proposta hoje, não foram incluídas músicas do cd  'Balaio de Amor'.

7 comentários:

Valéria lima disse...

Você sabe né?! ganhou uma leitora assídua que vai sempre vir aqui buscar fonte de estímulo. Sou fã dos dois, da Elba Ramalho e do Jr. Vilanova...rs

BeijooO'

Carol Sakurá disse...

"Oi..tum,tum,bate coração,Oh,tum!"
Ai...ai...que vontade de forrozear!
Linda Elba e grande Junior!
Bjs!

chica disse...

Muito legal e ela é maravilhosa sempre!abração,lindo fds!chica

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
Elba realmente é uma expoente da música popular brasileira. Indiscutivel o seu talento.
Beijão

lis disse...

Gosto muito.
Alegre,sempre de bem com a vida.
E representa bem nordeste, gsta da terra e nao esquece as raízes.
Gosto mais do repertório que da voz.
um grande abraço Junior
voce é especial.

Dalva Nascimento disse...

Ela é mesmo exuberante... em talento e vivacidade. Gosto especialmente quando ela canta mais suavemente.

Boa semana!
Bjs.

Carol Sakurá disse...

Oi,Xodó(by Elba Ramalho)!
PAssando pra desejar linda semana!
Abs!

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com