sexta-feira, 25 de junho de 2010

'CONCRETAS ESQUINAS...'


Queridos amigos, de volta!
Tava devendo pra vocês um resumo sobre a minha última viagem a São Paulo em maio e estou aqui para cumprir a promessa, pelo menos parcialmente. Claro que sei que em se tratando de uma grande metrópole como Sampa, tudo que eu apontar como interessante pode soar redundante, por isso resolvi tratar aqui unicamente da minha percepção, das sensações que compartilhei durante esses dias tão especiais e, claro, algumas fotos dos lugares por onde andei. Essa foi a segunda vez que  pisei  em solo paulista e a primeira que tive a oportunidade de desbravar "a dura poesia concreta de suas esquinas" de fato e de direito!

Pinacoteca...


Maquete da Pinacote de São Paulo.

Um dos primeiros lugares que entrei foi a Pinacoteca, o museu de arte mais antigo de São Paulo e certamente um dos mais importantes do país. O belíssimo casarão centenário fora inaugurado em 24 de dezembro de 1905 e sua missão enquanto templo da arte visa  educar os olhares e sensibilizar os espíritos, uma iniciativa nobre num país tão pobre culturalmente (não estou falando de  riquezas e sim de acessibilidade). No acervo, mais de 8 mil obras traçando um panorama da arte brasileira dos séculos XIX e XX, realmente uma super viagem. Seguem algumas fotos do local:


1- Fachada do prédio centenário, um dos mais bonitos de São Paulo.


2- A instalação Per gli ucelli, de Vera Chaves Barcellos, composta por 384 lâmpadas brancas e amarelas que acendem e apagam em ritmo alternado. Além disso, toda obra foi coberta por taças retorcidas manualmente. Efeito lindíssimo.

3- Para todo canto que se olhe, uma nova descoberta.


4- Modernista? Vanguardista? Psicodélica? Divertida! 


5-7- Do clássico ao lúdico particular.


8-10 - A Pinacoteca recebe doações diversas de obras de arte, que passam pelo crivo do Conselho de Orientação Artística (COA) antes de serem apresentadas ao público. As telas são fantásticas e algumas surpreendem pela riqueza de detalhes, vejam só a número 9, que retrata o jeito de ir a praia de antigamente!


11- Os jardins da Pinacoteca são um convite à  parte. O lado externo também expõem obras de arte. 


12 e 13 - No parque da Luz, entre muito verde e árvores centenárias encontramos também diversas obras espalhadas.


Arte no metrô...


Atento a todas as  nuances que me separavam desse, digamos, "mundo diferente" (e na realidade nem tão diferente assim desde que o planeta se globalizou), vasculhava com minha sensibilidade qualquer movimento ou imagem que fizesse a diferença em meio ao encantador labirinto de concreto que é São Paulo! Aliás, em meio àquelas colunas descomunais e aqueles prédio de "cidade dos gigantes", um modesto viajante de 1,70m se sente altamente desprestigiado!rs. Brincadeiras a parte, achei fantástica a idéia "BBB" que a Prefeitura teve (e que pelo que percebi poucos moradores tomaram conhecimento... ou, em meio a tanta correria, não tiveram tempo de prestigiar?): lançou um tipo de "metrô cultural". Simples, espalharam pelas estações vários tipos de exposições e disponibilizaram um guia de turismo (dica: é assim que se fala, ok? "guia turístico" é o livro de consultas de informações) para acompanhar os passageiros e traçar um panorama dos artistas e acervos -que pertenciam ao Instituto Itaú Cultural - por pouco mais que o equivalente a uma passagem de metrô... muito legal, não? Então... pude conferir apenas três delas... gostei muito de "Os Sapatos Plataforma de Carmen Miranda"  inspirados no estilo da cantora portuguesa (fotos 1 e 2), daquela que classifiquei como "mulheres coloridas" (2 e 3) e das telas que projetavam as sombras dando a elas acabamentos diversos! Muito legal (as duas últimas da página!)! Seguem algumas fotos:



1-3 -"Os Sapatos Plataforma de Carmen Miranda", de Rosina D´Angina



4 e 5 - Exposição em homenagem às mulheres por meio de ilustrações poéticas e bem-humoradas das artistas Thais Stoklos e Marlene Crespo.

6 e 7 - Parte da mostra "Arte Cibernética", que apresenta ao público obras que unem os universos da tecnologia e da arte.

Pois é, essa foi a primeira parte... logo, logo tô aí pra finalizar o passeio!
Beijo.
Jr Vilanova.

8 comentários:

chica disse...

Que maravilha e adorei acho mais de tudo, a obra da natureza...aquele tronco no jardim...abração,chica

Sandro Omena disse...

Querido Junior,

São Paulo é muito encantador, riquissímo culturalmente, mesmo que rodeado de muito concreto. Quando você mostrou o prédio do Masp, o que me venho a mente foi a fantástica estrutura de área livre que o prédio exibe. Bota muita engenharia, matemática e física para construí-lo. Muito belo este prédio que, infelizmente, a dois anos atrás passava por um séria crise de administração e investimento. Mas acredito que a esta altura do campeonato já tenha superado, afinal é o MASP, né! Gosto muito também do Parque Trianon que fica logo em frente ao Masp (você não mencionou, mas acredito que mensionará nos próximos capítulos da viagem), pois é um parque maravilhoso, agradável em plena avenida paulista. Vale a pena visitá-lo.E quanto ao metrô, nossa que loucura! Sempre me perdia por lá! Para mim sempre foi um verdadeiro labirinto, acredito que para se habituar só morando mesmo em São Paulo. E as esculturas então marvilhosas, né!Você precisava ir, se é que não já foi aos diveros museus espalhados pela cidade. Belos!São Paulo é um tesouro a descobrir a cada passo dado. Parabéns Querido. Traga-nos mais notícias desta cidade que nos encanta e nos envolve. Beijos

Essência e Palavras disse...

Minhas esquinas quebraram no silencio das ruas..

saudade de voce, amigo!

beejo enorme!

lis disse...

Passeio cultural em São Paulo! só podia hem ? rsrs brncadeira , gosto desses lugares que guardam historias da cidade.
Há aquele bairrismo entre Rio e Sao Paulo , peculiar de cidades próximas e bonitas.
Gostei muito do modelo que enfeita as fotos , humanizando-as.
Obrigada ,muito bom passeio .
deixo abraços e bom final de semana, b om domingo e ótima segunda , torcendo pra dar Brasil ! rs

Unknown disse...

Legal DEMAIS! Primeiro que sua escrita é prazerosa, seja lá qual for o assunto, você se sai muitíssimo bem! Depois, amo a cidade de São Paulo e adoro quando posso dialogar sobre suas opções de cultura... maravilhosas! Nesse primeiro post sobre a viagem você deixou um gostinho de "quero mais" e eu quero mais logo, logo!!! rs...
Linda sua visão sobre o seu passeio, realmente, se não estivermos atentos, muita coisa passa despercebida!!!
Deixo beijos.
Cris.

Fulvio Ribeiro disse...

Junior...
Olá quanto tempo que eu não passo aqui.
Seu espaço continua perfeito, Perfeito.
Parabéns..!!!
Grande abraço.

Dalva Nascimento disse...

Adoro pegar carona nas tuas viagens! Vc sempre traz pra nós uma visão cultural dos lugares!

Boa semana!
Bjs.

Rafaela Andrade disse...

São Paulo é louca, incrível e inacreditável, mistura tanta coisa, né? Eu adoro.
Boa semana pra ti.
Beijos!

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com