sábado, 13 de fevereiro de 2010

'SALVE ZÉ PEREIRA!'


Chegou o grande dia!

Eu que estou desde o comecinho do mês enaltecendo a festa de Momo, não poderia deixar de vir aqui hoje e abrir, oficialmente, o carnaval 2010 do Blog Contatos Imediatos!
Nem sei se os foliões desse bloco estão por aqui, se estarão marcando presença, visto que, mesmo pra quem não pula carnaval, aproveita esse feriado para tirar umas férias, né? Folgas assim, com  4, 5 dias de ócio são raros!


...

"Viva o zé-pereira! / Que a ninguém faz mal! / Viva o zé-pereira! / No dia do carnaval!"

Tem uma energia diferente no ar! E está por toda parte! Se ligar o rádio, a tv, se abrir os jornais ou até mesmo parado aí onde você está agora, se quiser, vai conseguir  sentir! O caldeirão do "país do carnaval" a essas alturas está fervendo em temperatura máxima de norte a sul! Afinal de contas, chegou o sábado de Zé Pereira! Sabe, passei minha infância ouvindo meus avós, meus pais, tios etc, falando sobre a proximidade da  chegada desse tal de 'Zé não sei das quantas'... e eu, folião nato e desentendido, também  acabava ficando  ansioso por  tal  visita!
Anos depois - e já não era sem tempo - descobri que o tal do Zé era um "portuga" animado, "retado", que veio morar no Rio de Janeiro, virou sapateiro, e lá pelos idos de 1846 - possivelmente cansado de tanto colar as solas de sapato gastas  de tanto  serem arrastadas pelas ruas cariocas -  com criatividade e animação, reuniu um grupo de amigos e saiu, numa barulhenta passeata lá pelas bandas da rua São José! De lá pra cá, seu grito de liberdade nunca fora esquecido. Hoje, famílias do Brasil inteiro aguardam o seu dia chegar para que possa acompanhar esse cordão ao lado Zé Pereira!

Na Bahia - onde, confesso, reside o meu coração carnavalesco - as coisas pegam fogo desde a quarta-feira passada! A constelação de estrelas baianas já está na rua fazendo festa! E, vamos combinar, o folião que está em Salvador precisa mesmo de uma dose extra de disposição! Sinceramente, por experiência própria, acho que não é só quem não vai atrás do trio elétrico que já morreu... se não tomarmos alguns cuidados, quem foi atrás do caminhão pode morrer também... ei, clama nas conclusões precipitadas: morrer, mas de alegria, diga-se de passagem! Ou de desidratação... ou até, pra quem bebe, entrar num coma alcóolico, já que juízo não é uma presença garantida nas festas de rua! Por isso é preciso estar consciente de que o corpo também precisa de descanso, de muito líquido e um pouco de consciência também.
Os quatro carnavais que passei na terra de Dodô e Osmar, foram simplesmente os mais tranquilos e talvez os melhores da minha vida! Contrariando todas as lógicas, no meio da multidão, "protegido" pelas cordas de um bloco ou sentado na beira do mar da Barra vendo os trios passarem, experimentei sensações plenas de tranquilidade e amor! Porque embora alguns ainda carreguem consigo a maldade e agressividade, ali, de verdade, a alegria e a vontade de ser feliz prevalecem acima de qualquer outro objetivo! E é por não estar lá agora, que confesso que poderia estar um pouquinho mais bem-humorado agora!rs.

O Galo da madrugada já cantou cedo, acordou os foliões do Recife, convidando-os para uma prazerosa missão: serem felizes, como nunca, pelo menos até a próxima quarta-feira! Embora fascinado a folia carnavalesca e morando num estado vizinho de Pernambuco (a pouco mais de 300 km de distância), nunca me mobilizei para conhecer seu carnaval, uma das maiores festas carnavalescas do mundo!
Sabe, ainda agora, sentado de frente por computador escrevendo sobre o início da festa, deu uma  vontade repentina de dar um pulo lá... pois é, quem sabe não faço uma "loucurinha carnavalesca" - que é de praxe -! Levanto cedo, saio cedinho de casa e aporto em  Olinda "pra ver qual é"! Sem programação, sem hospedagem, sem lenço, nem documento!
Se assim o for, prometo registrar imagens e compartilhar tudo com vocês!

...

Pois é, foi isso o que vim dizer hoje: seja lendo um bom livro, vendo um bom filme - ou o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro -, ou gastando muita energia, sejamos felizes nesse carnaval!
A brincadeira começou agora!
Beijos,
Jr Vilanova.

5 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá meu amigo
Um ótimo carnaval pra você. Divirta-se. Juízo rsrsrs
Beijão

Anônimo disse...

Muito bem, vc deveria fazer letras ou jornalismo. bjus, feliz carnaval, esse será o mais murcho dos últimos anos da minha vida. bjão Vânia Laurentino

lis disse...

Obrigado Junior pela abertura brilhante dessa festa de alegria.
Fico aqui bem quietinha vendo desfile pela Tv , porque o Rio está impraticável nessa época pra botar o bloco na rua ...Tem Madonna , Paris Hilton a cidade agora tá bombando com visitas de figuras internacionais, é só festa e o carioca adora a farra! rsrs a cidade tá fervendo.
Bom carnaval e fico esperando as novidades .
abraços, amigo.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
É verdade, até hoje o Zé Pereira é famoso.
Como foi de carnaval? Passeou ou pulou ?
Como se não bastasse estar bloqueada para adicionar ( quando tento aparece uma mensagem dizendo que o priprietário do blog proibiu a minha entrada no site), agora sumiu aquele link onde as pessoas pegavam para colocar na página. Se você a vir por estes blogs, me avisa para que possa recuperar.cada hora que abro a página tem uma novidade.
Pior de tudo é que para achar vocês é um horror, porque todos os links sumiram da minha página. Tenho que esperar que venham até aqui para chegar até vocês.
Beijo

Cláudia disse...

Até que enfim alguém me disse quem era esse famoso Zé Pereira.....rs

;)

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com