quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

'FANTASIA'



"Que é fantasia, por favor?
Roupa-estardalhaço, maquilagem-loucura?
Ou antes, e principalmente,
brinquedo sigiloso, tão íntimo,
tão do meu sangue e nervos e eu oculto em mim,
que ninguém percebe, e todos os dias
exibo na passarela sem espectadores?"

Carlos Drummond de Andrade.

Outras palavras...

Nesse fevereiro, motivado pelo clima festivo, envolvido pela  afetividade e alegria sugeridas por essa festa brasileira (o carnaval), resolvi convidar alguns amigos para dividirem comigo a autoria dos posts da 'quarta da poesia' aqui no Contatos! 

No primeiro momento enviei a proposta para Guilherme Ramos, do Blog "Prosopoético" (que nos presenteou com "A Bailarina e o Boêmio" ), Wanderley Elian, do "Blog Novas Estações" (com o poema "Carnaval desengano" ) e para queridíssima amiga Lis Costa, do Blog Flor de Lis, que encerra hoje a primeira etapa dessa iniciativa com  a  apropriadíssima escolha: 'Fantasia'. A única orientação dada  aos convidados foi que suas sugestões tivessem algo a ver com o carnaval, com o mês de fevereiro e assim aconteceu! 

Agradeço imensamente a parceria e consideração desses três queridos que deixaram esse blog mais bonito e atrativo! Lógico que faltaram muitos outros (que, preparem-se, muito em breve estarão recebendo convites similares), pois, graças aos deuses, desde março de 2009, quando o blog entrou no ar, tenho feito grandes amizades e como disse ontem, SOU MUITO GRATO POR ISSO !

...

Agora, voltando ao poema, me respondam: alguém disposto a responder ao questionamento do grande sábio? Onde estão as suas fantasias e em que ocasiões elas são usadas? Interessante refletir sobre isso, não? Um poema tão curto e tão profundo ao mesmo tempo! 

Sobre a escolha, Lis me esclareceu com as seguintes palavras: "pesquiso com dedicação e escolho entre os inúmeros  poetas, independente da nacioanalidade, um poema que me toca naquele dia, naquele momento"...  aliás, essa é a cara do Blog Flor de Lis! Ao acessar esse endereço e nos depararmos com o seu conteúdo de textos e imagens, a sensação imediata é a de termos acabado de  adentrar a sala de visitas dessa gentil blogueira (me corrijam os que já conhecem o delicioso espaço virtual!)... a energia é linda!

Poesia não há de faltar nunca por lá! Seu objetivo, como o de todo blog sério, é nobre e ela afirma ainda: "O poema precisa me envolver e sempre agrada os amigos. Eles voltam porque um poeminha durante o dia só faz bem a alma, não ?". SIM, querida! É por isso que lhe fiz esse convite, e mais, que já  lhe tenho grande afeto e admiração! PARABÉNS pela dedicação e por acreditar numa blogosfera séria, pulsante, vibrante e cheia de verdade, cheia da sua verdade!

Fico por aqui. Imensamente feliz com os caminhos que minha vida nesse mundo virtual vem tomando! É o que sempre digo: "Vamo que vamo que dá"!

Beijo a todos e cada um!
Jr Vilanova.

16 comentários:

Unknown disse...

LINDO texto!
Muito boa a escolha da Lis! E digo mais, com essa descrição maravilhosa do 'Flor de Lis', pode ter certeza que eu vou lá sim! Quero 'adentrar a sala da amiga'...rs...
Beijocas!
Adoro as quartas aqui!
Cris.

lis disse...

Oi,Júnior
Claro que sou a primeirinha a comentar, anciosa que estava pra ver se a escolha do poema ia arrasar por aqui rsrs , ficou linda a postagem principalmente porque mesmo o poema sendo excelente, voce "rouba" a cena com suas palavras de incentivo e carinho e dá um brilho todo especial !
Obrigada me proporcionar essa particpação que só me honra muito.
Espero que seus leitores gostem .
Abraços abraços

lis disse...

E a Cris chegou na frente rsrs vou ter que fazer jus aos seus elogios , começar a estender o tapetinho lá, pra chegada desses seus amigos queridos. E amanha vou , "com sua autorização" levar pra lá essa postagem porque quero fazer inveja nos amigos ,claro!! rsrs
Voltei pra agradecer a imagem que ficou chocante! muito boa .
A foto que enviei, nao deu tempo de chegar mas nao fez falta nenhuma rsrs
Obrigada Júnior
beijinhos

Valéria lima disse...

A Liz maravilhosa, foi uma das minhas primeiras seguidoras. Quanto as fantasia, te garanto que começou na minha infância,reforçada, muitas vezes pelos meus pais,que agradeço até hoje. Um devaneio, um sonho acordado. É uma obra da imaginação. Tenho muitas...mas prefiro não comentar!...rs

BeijooO'

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
A Lis brilhou na escolha, amo Carlos Drummond , mas não conhecia esse poema. E você como sempre muito gentil com seus seguidores. Obrigado pelo carinho
Beijão

Renan Laurentino disse...

Muito bonito o poema. Grandes reflexões! Farei uma visita ao blog da amiga que o sugeriu.
Abraços.
Renan.

Essência e Palavras disse...

Oi Junior...
Ah! Quem sou eu para responder ao grande mestre sabio!!!

Mas pra mim "a fantasia é um pequeno romance de bolso que carregamos sempre conosco e que podemos abrir em qualquer lugar sem que ninguém veja nada nele, no trem, no café e o mais frequentemente em situações íntimas."

Asim eu aprendi, assim eu creio!


beeejo adorei o texto.

Carol Sakurá disse...

Paraafraseando a poetisa" A poesia não se entrega a quem quer revela-la"

Lindo post!
Bjs,querido!

Dalva Nascimento disse...

Oi, querido amigo!

A Lis tem mesmo muita sensibilidade na escolha dos poemas que publica no blog, e como resultado o Flor de Lis é um espaço que tem tanta energia e beleza...

Respondendo ao grande e sábio Drummond com uma outra pergunta: quem vive sem fantasia?!

Bjs.

chica disse...

Oi,Junior! Parabéns pela tua escolha.Adoro o blog da Lis e estou sempre por lá.Agora ,assim, te conheci. Um abraço e parabéns aos dois!chica

Vicktor Reis disse...

Parabéns ao Junior por esta iniciativa de "abrir portas" a estas parcerias tão enriquecedoras.

A minha querida amiga .Lis correspondeu "à altura" na sua continuada defesa da lusofonia, escolhendo um magnífico poema do eterno Drummond de Andrade.

Corajoso aquele que no mundo actual, por um dia que seja, deixa cair a "máscara" que todo o ano o acompanha.

Abraço Jr. beijinho querida .Lis

Teresa Diniz disse...

Junior
Gosto muito da Lis, tinha de seguir o conselho dela e vir aqui. Gostei, do poema, do espaço, do ambiente. Vou voltar.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Excelente escolha. também amo Carlos Drummond. Gostei do conteúdo do post, voc~es escreve muito bem.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom dia para você.
Saudações Florestais !

susana disse...

Parabéns aos dois! Muito bem esolhido!
beijinhos

Lilá(s) disse...

Muito boa a escolha da Lis, o poema arrasou...
Bjs

Cláudia disse...

Amizade é fundamental!!! Parabéns a todos que conseguem trazer mais alegria aos nossos dias...mais canção, mais amor, harmonia, informação.....de mãos dadas sempre!!!
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/ corrente do bem, do saber!

bjss

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com