quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Quinta do caos: LIBERDADE DE EXPRESSÃO x DANOS MORAIS.



“Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões,idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.”


Sempre entendi a liberdade de expressão como um direito sagado, intocável numa democracia, algo que pode ser compartilhado independente de autorização prévia... mas, ao que parece, hoje em dia a coisa mudou de contexto, portanto, cuidado com o que você fala ou pode virar um infrator da lei do “cala boca”!


Considero a censura um atraso sem precedentes na vida cultural de qualquer nação. Graças a Deus, oficialmente, nos livramos desse fantasma a algum tempo, mas ainda assim ele teima em se manifestar vez por outra, maquiado-se, seja através de interesses financeiros ou até mesmo inflamado pela vaidade de alguns. Responda-me quem puder: estaríamos regredindo nesse aspecto? Porque será que de repente as opiniões contrárias passaram a incomodar tanto e serem encaradas como ofença?


...


Se o assunto partir para o lado do humor, aí realmente a coisa torna-se ainda mais complicada. A sátira, a piada, o engraçado parece que se tornou algo ainda mais ofensivoou tão ofensivo quanto – que a crítica séria! Pergunto novamente: não estaríamos emburrecendo a medida em que perdemos o direito de exercer essa nossa peculiar característica? Esses dias mesmo estava lendo a notícia que o piloto de fórmula 1 Rubens Barrichello ganhou uma ação contra a Google – que ainda pode recorrer - por se sentir pessoalmente prejudicado por algumas comunidades do site de relacionamento Orkut, tipo: "Dirijo melhor que o Barrichello","A pressa é inimiga do Rubinho", "Rubinho pilota o Orkut" (numa tentativa de explicar o porquê do site ser tão lento), “Eu odeio do Rubinho Barrichello” etc . Caramba, será mesmo que isso é motivo pra tanto? Será que vale os R$ 1,2 milhões da indenização?


...

No site, eu mesmo faço parte de algumas comunidades no estilo “Eu odeio”, existem inúmeras, mas isso não quer dizer literalmente que eu queira o mal da pessoa citada! No meu entendimento, elas só sinalizam que a popularidade ou a aceitação de determinada personalidade não agrada, não convence, não é boa, ou será que o Rubinho e tantos outros artistas acreditam ser unanimidades? Ninguém é! Deve ser por conta de tantas represarias que outro movimento vem se proliferando: os flagrantes feitos em vídeo – em qualquer lugar, a qualquer momento e por qualquer pessoa - que são constantemente lançados na rede e expondo ainda mais os "vacilos coletivos"! “Atenção, tudo é perigoso... é preciso estar atento e forte”!

...

Barrichello não é o único que possui queixas. A lista de celebridades que se sentiram ofendidas ultimamente por piadas diversas é imensa. Sabe, ainda lembro bem – aproveitando o mês em que seu filme-documentário está sendo lançado – quando via na TV o imortal Abelardo Barbosa oferecer a platéia o “bacalhau” de fulana, a “banana” de beltrano, a “melancia” de não sei quem expondo uma comicidade inocente e debochada... acho que se isso acontecesse hoje em dia – ainda mais numa rede de TV de grande porte como a de Chacrinha -, ele correria sérios riscos! Provavelmente se depararia em algum momento com algumas das figuras comicamente citadas por ele, exigindo retratação pública ou alguma idenizaçao, o que acabaria comprometendo a criatividade e o bom-humor do “Velho Guerreiro”! Juliana Paes, por exemplo, tentou - e conseguiu - calar  o colunista José Simão, que em sua coluna fez uma comparação usando as castas indianas como base... com muito bom humor afirmou que a atriz seria da "casta das gostosas" e por isso estaria impura!  Tomou um processo e teve que retirar o que disse! E sabe o que penso sobre isso?
Bem, “cala-te boca”, acho que por hoje já falei demais.
.

Blogueiros, posicionem-se!
.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante seu ponto de vista... aliás, não é só um ponto de vista, é também uma descrição da realidade, da nossa atual realidade...

Sei que algumas pessoas realmente exageram, inventam mentiras da vida pessoal dos artistas etc... mas também concordo que fazer humor e falar o que se pensa virou algo meio perigoso... basta desagradar e pronto: tome-lhe um processo!

Espero que a vida volte a ser mais leve nesse sentido...

Cris.

NANDITA CAYMMI disse...

Rapaz... recentemente teve um bafafa aqui com Claudinha Leitte e um reporter... . Foi aí que levantou-se um pouco essa bandeira de discussao. Acho q a liverdade é a melhor coisa.. mas deve vir acompanhada com a ética.

Dalva Nascimento disse...

Oi Junior!

O Chacrinha brincava com as pessoas, mas concordo que atualmente existe um pouco de exagero em certas brincadeiras. Adoro uma piada bem contada, sátiras então me fazem cair de rir, mas não consigo ver graça nas brincadeiras do pessoal do "Pânico", por exemplo... eles pegam pesado demais... mas daí a processar, ou mesmo censurar vai uma grande distância! Sempre é meio perigoso quando se fala em censura...

Beijos, e boa semana!

Cláudia disse...

Pois é...é um preço que quem está na mídia paga, e na era da globalização, aonde somos bombardeados por informações, das mais diversas, a todo momento, tem que saber conviver com tudo isso.

Mas creio que tudo deve ser feito de uma forma respeitosa,a opinião pessoal é um direito que temos. Mas este deve ser feito de forma coerente!

Bjinhos

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com