segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Notícias de fim de semana: "CHOCOLATE QUENTE E FONDUE"


Crianças, voltei! Fui por aí, andei por alí, mas cá estou outra vez. Hoje, as notícias de fim de semana serão voltadas as decobertas da minha última viagem... farei um breve resumo sobre minha visita a simpática cidade pernambucana de Garanhuns! Sabe, acho legal a idéia de usar o blog como uma ponte para o acesso a outras culturas, afinal, passam por aqui semanalmente pessoas de diferentes regiões do país e muitas delas provavelmente não conhecem as peculiaridades de certos recantos desse imenso país! Espero que gostem das fotos e das informações que eu escolhi pra compartilhar com todos hoje...
...

Se alguém lhe dissesse que acabou de chegar do nordeste e que se empanturrou  de chocolate quente ou que  dividiu um  fondue numa roda animada de amigos, qual seria sua reação? Estranharia, certo? Pois bem, fique sabendo que por mais incompatível que isso possa parecer à primeira vista, existe mesmo uma convidativa  explicação...  
É que situada em pleno Planalto da Borborema, encravada entre sete colinas - Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo -, a 896 metros acima do nível do mar (no ponto mais elevado, a altitude chega a 1.030 metros), Garanhuns possui uma temperatura média anual de 20 graus, chegando a 9 graus no período do inverno! Um clima tão peculiar que já lhe rendeu o apelido de "Suíça pernambucana"...

A temperatura local  propicia aos seus visitantes - principalmente os que não estão acostumados com o clima mais frio - uma atmosfera completamente diferente daquela que está associada a imagem do nordeste brasileiro. Embora eu  já tivesse feito alguns passeios até a cidade em ocasiões anteriores, foi a primeira vez que pernoitei, fiquei mais tempo, o que me deu a chance de desbravar outros recantos interessantes. Ah, destaco que estive durante todo o passeio  na companhia das professoras e alunos da Escola de Ensino Fundamental do Serviço Social do Comércio - SESC-AL.

Garanhuns ainda é apontada  por muitos como sendo a cidade natal do Presidente Lula, que na realidade nasceu em Caetés, que fica bem próxima e que na época,  por volta de 1945, ainda era  distrito de Garanhuns.  Destaque também ao seu tradicional  FESTIVAL DE INVERNO, evento que acontece todo mês de julho, desde 1991 e oferece gratuitamente a turistas e moradores uma programação cultural e musical de qualidade.

Bem, acho que falei o suficiente para uma introdução, vamos as imagens captadas durante os últimos dias!

1-2. : Na estrada, o visual é composto por cenários montanhosos, pastos, canaviais e resquícios de mata nativa, que nessa época do ano estão cobertas por Ipês roxos!

3.: Garanhuns também é conhecida como a "cidade das flores" e realmente elas estão por toda parte; 4.: Nos jardins, praças e parques, flores como a hortência enfeitam em abundância as ruas da pacata cidade.

5.: Praça Tavares Correa, onde se localiza o relógio das flores. Construído em 1979,  tem quatro metros de diâmetro, funciona a cristal de quartzo e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade; 6.: O relógio das flores tomado pelos alunos do ensino fundamental da Escolinha do SESC-AL.
7-8.: Monte Magno, o ponto mais alto da cidade de Garanhuns. De lá é possível visualizar as famosas sete colinas que contornam o município. É o Cristo mais alto do Brasil em relação ao nível do mar.


9.10: Imagens do castelo construído pelo torneiro mecânico conhecido como João Capão! Segundo se comenta na cidade, a idéia de construí-lo nasceu quando o Sr. João, ainda criança, viu num filme um castelo medieval que lhe chamou atenção. Obstinado, resolveu perseguir seu sonho e hoje, após 20 anos, conseguiu erguer um em pleno agreste pernambucano; 11: Além de ser dono de um castelo, Sr. João Capão (que não estava em casa na ocasião) ainda prova que tem bom gosto... enfeitando sua sala existe uma réplica da obra de Leonardo da Vinci!



12.13.14.15.: Imagens de um dos lugares mais especiais do passeio: O Santuário da Mãe Rainha, o maior templo católico da região! Muitas flores enfeitam o local que possui uma energia muito peculiar, de tranquilidade, de paz. Achei que o estilo da igrejinha lembra as construções holandesas, não?
16.17.: Ainda no santuário da Mãe Rainha, entre os pinheiros, uma espécie de planta bem diferente dos padrões nordestinos! A impressão que dá é que ela está coberta de neve e talvez por isso o jardineiro tenha me respondido que o nome da mesma é... "neve"!rs. Bem previsível!



18.: Faixada da Fábrica de Chocolates "Sete Colinas", a mais tradicional da cidade.

19.: Bonecas de madeira no estilo "pau oco" compõem a decoração do hotel. 20.:  Possivelmente você já ouviu falar na expressão "santo do pau oco". Ainda hoje é usada para designar pessoas falsas etc... surgiu em Minas Gerais, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. As imagens ocas serviam para esconder o ouro brasileiro que era contrabandeado para Portugal. Após "recheados" com o ouro, os santos eram vestidos e como levantar a saia de um santo não é nada recomendável(rs), passava tranquilamente despercebido.

21.: A arte dos artesões locais. Delicadeza e fé simbolizados através da cultura popular.

22.: Aguardando o chocolate quente com amigo Adeilson, que conduziu o grupo com segurança durante os 185 km de Maceió à Garanhuns;   23: Com as professoras: Joseline, Fabiana e Quitéria. Simpatia e profissionalismo dentro de uma das profissões mais lindas que existe no mundo! Ao fundo, o Guia de turismo Geremias (Tio Gerê!).


Eis o que tínhamos reservado para o da de hoje... gostaram? Tomara que sim!
.
Deixo aqui um abraço e o desejo que sua semana seja especialmente produtiva!
.
Fui...

11 comentários:

Essência e Palavras disse...

Que titulo apetitoso... Um convite!

Bela Viagem. Cultura, gente nova... até o chocolate vale mais... rsrs

Beeejo e Boa semana

Wanderley Elian Lima disse...

como o nosso país e grande e cheio de contrastes, tem coisas que a gente nem imagina. Valeu conhecer Garanhuns.
Forte abraço

Unknown disse...

Quanta informação legal... frio no nordeste?!? Realmente é uma realidade que a gente não imagina... mesmo! Fiquei com vontade de conhecer a cidade de Garanhuns.

As fotos estão lindas, as informações são muito interessantes! É por isso que não deixo de vir aqui!

Beijos e boa semana também.
Cris.

Dalva Nascimento disse...

Oi, Junior!

O Nordeste é mesmo cheio de surpresas... Muito bacana o teu post, revelando essas curiosidades (a historinha do santo do pau-oco é super esclarecedora!) Literalmente viajamos junto com vocês!

Boa semana!

Bjs.

Angélica disse...

Puxa JÚ que linda as fotos , vc e quem me conheçe sabe o quanto amo essa cidade. Que bom que vc gostou espero irmos juntos. Um grande beijo. Angel

Renan Laurentino disse...

Lindas fotos mesmo... pena que não pude ir também dessa vez...

Renan

NANDITA CAYMMI disse...

Ainda bem q vc pensou nos visitantes de outros cantos do Brasil.. rs... como eu q nao sou de tao longe asssim... somos amigos nordestinos. rs.

entao eu já to curiosa prá conhecer esse lugar. valeu a dica!

Nalvinha disse...

Realmente lindas fotos!! Lugar lindo...
Jonnhy também esteve lá esse fds e falou que era uma cidade muito linda!!
Deu até vontade de conhecer tb... rsrs

bjo!!
Boa semana!!

Claudia santos de almeida disse...

Meu lindo,fez essa visita aqui em garanhuns,passou bem pertinho da cidadesinha onde moro e não veio me ver!!!!kkkkkkkkk tô brincando, fiquei muito feliz em vc ter vindo visitar a cidade de garanhuns e conhecer um pouco da cultura daqui... bjosssss sua colega Cláudia Santos do cbc

josianne disse...

Juuu que lindo que tá esse blog,né?? cada dia que passa mais conhecido e mais completo,não me canso de falar: VC MERECE!
E essa viagen hein? Que legal,tem certeza q era trabalho? Tem um desse pra mim? kkkkkk tenho tantas horas que dar pra conhecer o Brasil batendo o ponto.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Coisa linda cada detalhe que vc registrou, ficou tudo lindo paixão, eita esqueci, vc é geminiano!
Se cuide, te adoro pra sempre.

Cláudia disse...

Eita que viagem massa!!! ADORO Garanhuns!!!
Deu saudades agora lendo o post e vendo as fotos!!
Ohh cidadezinha aconchegante!!!

Que viagem massa Júnior!!
Bjsss

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com