quarta-feira, 17 de junho de 2009

Quarta da poesia: "Um show de Jorge Vercillo"


Voltei para cumprir a promessa de ontem! Prepare-se...
Tô aqui hoje, entre outras coisas, pra falar sobre o show do último dia 11/06 aqui em Maceió, no SESC Poço: “Jorge Vercillo – Trem da minha vida” !

Esse é o título do mais novo trabalho do cantor, registrado em CD e DVD e já nas lojas de todo Brasil (aqui em Maceió, nas “Lojas Americanas”)! Eu, particularmente, classifico este como o melhor dos três trabalhos lançados por ele em DVD e posso até explicar o porquê: é que no primeiro – proveniente do cd “Livre”- que saiu num momento em que todos aguardavam uma oportunidade de contemplá-lo num palco, ao vivo, Vercillo optou por um registro em estúdio, morno, monótono e até certo ponto chato! Não rolou, pois as músicas todas eram inéditas e desconhecidas do grande público, era preciso gostar muito do cantor para assistir até o final!

No segundo, dessa vez ao vivo como – no meu ponto de vista – deveria ter sido o primeiro, Jorge acerta no repertório, mas ainda não consegue alcançar uma naturalidade no palco... talvez pela exaustão que é gravar um DVD - quem já assistiu uma gravação é que sabe – o resultado ficou meio “engessado”, quase não existem diálogos com o público e eu sempre sinto falta disso nos shows registrados em DVD: interação com a platéia! Os extras são bem legais, melhor que o do atual.

O novo trabalho também é ao vivo, mas existe uma grande diferença do anterior... Jorge Vercillo está mais solto, existem diálogos com a platéia, pedidos do público, improvisos, convidados especiais, músicas diferentes na voz dele, como é o caso do hit “Coisas que eu sei”conhecido na voz de Danni Carlos. O repertório também é variado, embora não possua só sucessos, mescla bem as canções de forma que não fiquem só de um jeito, ou só de outro. Os arranjos também estão lindos! Diferentes, bem feitos! Sinceramente, acho que ainda não está "perfeito", não é nenhum registro "antológico", mas tá valendo!

Agora sim, sobre o show de fato:

Acho que o mesmo dividiu opiniões, mas a minha é: EXCELENTE! E quando falo que o show do Jorge Vercillo causou estranheza em alguns é baseado no fato de perceber um amadurecimento qualquer no trabalho do cantor, quer dizer, tanto do cantor, quanto do seu público... isso representa um olhar mais crítico em torno de sua obra, onde não só os grandes hits passaram a ser importantes, mas as novas canções, aquelas mesmas que não tocam no rádio, receberam em suas apresentações o lugar de destaque que merecem! O início foi assim, músicas diferenciadas, até certo ponto "desconhecidas", mas não menos lindas por isso!
O palco estava bem próximo da platéia, a luz do espetáculo estava maravilhosa – coisa que só percebi ao vivo e não no DVD, talvez por desatenção -, o artista parecia realmente satisfeito em cantar novamente em Maceió. Foram duas horas de show... elogiou a cidade, o mar, as pessoas e ainda confessou que foi na capital alagoana o seu primeiro show fora do Rio de Janeiro! O fã-clube alagoano adorou!

Aproveitando que hoje é quarta-feira e que este é o dia de dividirmos poesias e coisas que o valha, resolvi juntar o útil ao agradável e separar 25 frases extraídas de músicas de Vercillo! São algumas das minhas preferidas e como achei oportuno pelo assunto tratado hoje, aí estão:

1.“O amor surgiu como um em mil, por você eu vim... e assim será, a me conduzir sem mandar em mim, como o vento e o barco a vela que nos leva sem fim...”- “Ciclo”.

2.“...fui cruel sem saber que entre e o bem e o mal, Deus criou um laço forte, um nó, e quem viverá um lado só?”- “Encontro das águas”.

3.“Eu quero ver o invisível, prever o que está no ar, como previ meu futuro ao te ver passar...”- “Invisível”.

4.“Ao te refletir, um espelho em si, vira quadro, vira arte... Salvador Dali não ousou imaginar-te!”- “Leve”.

5.“Céus, conheci os céus pelos olhos teus, véu de contemplação... vou entre a redenção e o esplendor de por você viver...”- “Fênix”.

6.”O mundo inteiro está guardado em mim, de Sarajevo aos Templos de Pequim... Na leveza do ser a beleza é voar o Himalaia inteiro... Alquimia é reter as montanhas no olhar, o Himalaia inteiro”- “Himalaia”.

7.”...com dois canos pra mim apontados, ousaria te olhar, ousaria te ver... mesmo que me arranquem o sexo, minha honra, meu prazer, te amar eu ousaria... se os boatos criarem raízes, ousarias me olhar? Ousarias me ver?... No clarão do luar espero, cá nos braços do mar me entrego...” – “Avesso”.

8.”... minha vida escureceu desde que você não quis mais saber de mim... tudo que era flor viu o cinza da manhã e se entristeceu pelo fim do nosso amor! Mar azul também, suas ondas estancou. Sem o seu calor o oceano é uma poça sem cor.” – “Praia Nua”.

9.”...enfim, encosta teu barco em mim que o sol já se pôs... em nós, espalham-se os laços, desatam-se os nós... enfim, passeia sua boca em mim até me calar...” – “Melhor lugar”.

10.”...ela é quem me dá força, ela é quem dá asas, ela me dá em casa ou em qualquer lugar” – “Vela de acender, vela de navegar”.

11.”Não se ofenda com meus amores de antes, todos tornaram-se pontes pra que eu chegasse a você” – “Monalisa”.

12.”... ela está em todas as coisas, até no vazio que me dá quando eu vejo a tarde cair e ela não está! Talvez ela saiba de cor tudo que eu preciso sentir, pedra preciosa de olhar, ela só precisa existir para me completar...” – “Ela une todas as coisas”.

13.”...garis, vigias e violeiros são como Exú e Batman, rondam nas sombras, mas a serviço da luz... Eu me entreguei de corpo e alma para a dor e a alegria de ter a música como crença, como um Deus... o meu amor, o meu sustento, minha sabedoria, tudo que eu tenho foi a música quem deu” – “Tudo que eu tenho”.

14.”Passo de novo na rua que você cresceu só pra respirar o seu ar. Há tanto céu, tanto mar entre você eu...”- “Ultra-leve amor”.

15.”... sonho com alguém que você não é! Eu me entreguei demais, eu imaginei demais... foi um devaneio meu, um veraneio seu e um outono inteiro em minhas mãos... vi um sol nascer pelos olhos seus, me deixei levar, eu não refleti que era a luz dos meus refletida em ti...” – “Devaneio”.

16.”... a beleza é uma arma em suas mãos! Se dissolvem as defesas, caem os véus... você é filha de Osíris... se transforma em arco-íris só pra me apaixonar... tem os olhos de Ísis, é seu meu destino, eu sei” – “Olhos de Ísis”.

17.“... vem, eu guardei o meu tempo de vida pra mais ninguém, seja fogo de palha ou seja amor, seja do jeito que for, só de pensar em você já me faz tanto bem” – “Do jeito que for”.

18.“Não sou eu que me faço voar, o amor é que me voa e atravessa o vazio entre nós pra te dar a mão... o meu amor é um passo de fé no abismo em seu olhar” – “Abismo”.

19.“...enquanto fome houver, prosperidade não há sequer, enquanto a ganância reinar, escravo o homem será, mas boas-novas ainda virão no ar”- “Boas-novas”.

20.“... tombo que se levanta e suplanta a dor, H2O na planta, pilha do meu robô... Monalisa sem tela, novela sem TV, tudo que rima com ela eu falo com mais prazer! Filha da poesia, porta-voz do esplendor que eu descobri um dia, dona do meu amor” – “Rima”.

21.”...vez em quando bate um vento por aqui, abro as minhas asas pra tentar subir, mas com tanto tempo preso a essas grades me esqueci e agora tenho medo de cair... quem provou da liberdade não terminará preso as próprias grades, um dia eu vou voar, eu já vivi no ar...” – “Asas cortadas”.

22.”Tem coisa mais quente que alguém te protegendo o tempo todo, te mostrando os mapas de um dia-a-dia lindo? Tem coisa mais clara que alguém te observando o tempo todo, enxergando até a fonte de um sentimento infindo?” – “Alegre”.

23.“Aceite gostar de mim e o tempo dirá por nós, ninguém vai julgar, desarme esse olhar, adentre pelos meus jardins... as árvores morrem de pé” – “As árvores”.

24.“...as pessoas tem medo de se abrir e acabarem se machucando, eu levei tanto tempo pra falar, mas agora estou tentando...” – “Fácil de entender”.

25.”Desde que te vi tô cego de paixão, nunca mais pensei em mim, pirei” – “Infinito amor”.

Foram essas as frases escolhidas para a tarde de hoje! Gostaram?Agora pra finalizar, como prometido, algumas fotos do evento - em sua maioria tiradas pelo expert no assunto: Evaldo Simões - pra quem ficou com curiosidade de ver o cantor em ação!
Renan, Ronildo e Evaldo... muito queridos!Vercillo em ação!
De olho no click!
Com Renan e Ronildo!
Fazendo charme!
Luzes apontadas para o astro!
É isso... entendeu?
Com Renan

Agora, depois de tanta informação, um momento pra descontrair... Jorge Vercilo contou uma historinha engraçada sobre a letra da música "Cartilha", que compôs ao lado de Fátima Guedes! O verso da música em questão é esse: “...na relvosa cama de luz, vamos cultuar esse amor pela cartilha de amores Hindus... o seu abraço é um pedaço de céu, vou beijar os seus lábios azuis...”.

A parte engraçada é a seguinte:

FG - Jorginho, o que você achou da letra?
JV- Pôxa, Fátima, adorei, a música fala de amores Hindus, uma coisa mística, poética, delicada...
FG- Mas você sabe o que significa a cartilha de amores Hindus, né Jorginho?
JV- ???
FG- Jorginho, a cartilha de amores Hindus é o "Kama-sutra"!
JV- Hã? Ah, legal, mas tem bastante poesia nos outros versos também, essa coisa de "lábios azuis", etc...
FG- Mas você sabe o que significa os "lábios azuis" na música, né Jorginho?
JV- ???
FG- Jorginho, "lábios azuis" significa o órgão genital feminino!!!
JV- ...
(...)

Beijos a todos e uma ótima quarta-feira!
Jr.

3 comentários:

NANDITA CAYMMI disse...

Nossaaaaaaaaaaaaaaa... tenho ouvido tanto vercillo, daí venho e me delicio com suas palavras.. sobre ele!
adorei! vou comprar !
bjssssssssssssssssss

Anônimo disse...

Adorei suas colocações,
observações e curiosidades a respeito de Jorge Vercílo. Conhecia algumas das letras das músicas que vc mencionou, mas NUNCA nenhuma delas me fizeram refletir tanto quanto agora!!!
Deu pra sentir o gostinho do que foi o show no que vc escreveu e pelas fotos!!
Manda um beijo pro meu amigo Ronildo, saudades!!!
Valeu Junior!!!!Promessa VERDADEIRAMENTE cumprida e cooooooomprida....rs!!
Beijos da madrinha Dinha!!!

Josianne disse...

Sou muito suspeita para falar de Jorge Vercilo porque pra mim ele completo, em simpátia, simplicidade, cultura e uma inspiração de dar inveja a qualquer ser humano que gosta do que é bom, o que eu mais gosto nele é maneira simples e bonita q ele encontra de falar sobre vários assuntos em suas músicas, tudo vira música, vira arte!E eu acredito q essa simplicidade e até engenuidade é q dar um toque super especial. Enfim,sou suspeita! kkkkkkk
QUERO ESSE DVD.
Bjos

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com