sábado, 12 de novembro de 2011

O QUE EU QUERO SABER DE VERDADE!



No título do novo cd de Marisa Monte ela pergunta: “O que você quer saber de verdade?”. Particularmente, respondo sem mais delongas: “Quando teremos um trabalho a altura dos impecáveis ‘Mais’ e ‘Cor de rosa e carvão’?”.


Não quero dizer com isso que o novo disco é necessariamente ruim, tão pouco que não gostei ou que não recomendo, não é isso. Nem sou louco de assumir uma responsabilidade dessas baseado apenas no meu gosto pessoal... estamos falando de uma das melhores artistas do Brasil, quiçá do mundo. Apenas registro que, três anos depois do último trabalho, um documentário no formato DVD+CD com 09 canções ao vivo, frutos da turnê “Infinito ao meu redor”, confesso que espera ser surpreendido.


Vou além nas explicações. Tenho a impressão que depois do estrondoso sucesso de “Tribalistas” (2002), Marisa elegeu um novo estilo, que alterou sua maneira de conceber música. Não por acaso, a cada novo projeto, lá estão sempre bem misturados os parceiros Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes e os resultados sempre muito parecidos, familiares demais. Apesar dos anos de intervalo de um trabalho para outro, quase todos possuem a mesma feição. Assim não envelhecem, mas também não amadurecem! Rugas as vezes fazem toda diferença.


Se um amigo imaginário chegasse agora de outro planeta e me perguntasse: “Mas qual o estilo musical dessa tal de Marisa Monte?”, responderia em "marcianês": um “brega popular politicamente correto”! E “politicamente correto” por se tratar de uma cantora acima de qualquer suspeita, de quem se convém aceitar quase tudo, sejamos sinceros. Vejamos, após escutar o novo cd, poucos se surpreenderiam se descobrissem que a até então inédita “Aquela velha canção” fora um grande hit na época da Jovem Guarda... que Roberto Carlos cantará “Depois” em seu especial de fim de ano, que virará um cd de inéditas... que uma apresentadora infantil resolveu regravar “O que você quer saber de verdade” no próximo disco só pra baixinhos... que “Ser feliz” estourou no carnaval de Salvador na voz de uma importante cantora de trio elétrico e concorre ao Prêmio Dodô e Osmar! E mais, que a Banda Aviões do Forró promete balançar Campina Grande com o sucesso “Hoje eu não saio, não”! A diferença é que dessa vez não seria Marisa Monte cantando e aí talvez não fôssemos tão tolerantes, não as aprovássemos com tamanha imparcialidade.


Claro que não existe nada de errado nisso. Mérito de sua inteligência, coragem e profissionalismo. No meu caso, talvez seja só saudosismo. O “efeito surpresa” dos discos anteriores aqui citados me marcaram, só isso. Marisa sempre se apresentou como uma inquieta pesquisadora e já promoveu vários resgates... chamou atenção para Clara Nunes num momento que o Brasil parecia tê-la esquecido, sem falar no disco "Tudo azul" (2000) e o documentário “Mistério do Samba” (2008), produzidos por ela no intuito de valorizar e guardar em lugar especial as verdadeiras raízes do nosso samba. Diga-me sinceramente, quem ousaria regravar “Ensaboa” de Cartola e Monsueto depois de ouvi-la na interpretação de MM? Quem hoje não tremeria nas bases musicais ao ter que regravar “Rosa”, de Pixinguinha e Otávio Costa? E ainda poderia citar “De noite na cama”, “Balança Pema” ou “Dança da Solidão”, de Paulinho da Viola... nessas também ninguém toca!


Para cantora, o que diferencia esse disco dos outros é a felicidade! Talvez seja uma fase. A fase de ser feliz e popular sem jamais perder a sofisticação. Se a idéia é essa, Marisa Monte conseguiu outra vez. Aliás, atualmente nada poderia ser mais popular gravar um clipe dançando valsa com o lutador de vale-tudo Anderson Silva, certo?




De um jeito ou de outro, poder fazer o que se quer é uma delícia!
Bons sons em sua vitrolinha!
Beijos.

Jr Vilanova.

2 comentários:

Renan disse...

Boas observações, como estamos falando de um icone, vale a reflexão!... Francamente, não gostei muito do CD, porem, o novo é sempre bemvindo, mesmo que o mais do mesmo!... Marisa Monte tornou-se uma veterana, sem dúvidas!... Carreira rica culturalmente e trabalhos primorosos, não dá para agradar sempre!... Mas vamos festejar esse lançamento no país das cantoras.

Ótima postgem!...

Lílian Souza disse...

Poxa vida... fiz aqui um comentário detalhando as opiniões acima e perdi tudo aqui. Estou revoltada :(

Mas tudo bem, já que não deu pra salvar, resgatar o que perdi. Resumindo: Eu também não gostei do CD logo de cara. Esperava mto mais assim como a legião de fãs de MM. Porém ela é diva e nós os "fãs" aceitamos e nos habituamos as mudanças de nosso ídolos em estilo e gênero. Criamos tanta expectativa e nos frustamos um pouco quando não era bem aquilo que imaginávamos, porém Viva MARISA e viva o último Lançamento.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com