sexta-feira, 15 de abril de 2011

VAI CORRER PRO MEIO DO MAR...

E aí, vamos viajar? Faz tempo, hein! Tempo que não trago novidades sobre as minhas andanças... mas hoje acredito que vou agradar muita gente... na realidade acho que esse post dispensaria até as palavras, se fossem só as imagens, elas falariam por si...

Como bom alagoano que sou, levarei vocês a um dos pedaços mais bonitos do meu estado... do Brasil... quiçá do mundo! A aproximados 130 km de Maceió, no extremo sul de alagoas, está a cidade de Piaçabuçu (toponímia indígena que significa palmeira grande). De lá saem a maioria dos barcos que vão até a foz, ou seja, até o encontro do lendário Rio São Francisco com o mar. Já imagina o que vem pela frente? Não percamos tempo, então...

 
Ponto de partida....

 Vista da cidade de Piaçabuçu, onde foram gravadas cenas do filme nacional: "Deus é Brasileiro", com Antônio Fagundes.
O Rio, embora bastante degradado, resiste e alcança distâncias impressionantes de uma margem a outra.
Com minha amiga Wer, a mãe do Bernardo.

O trajeto é bem especial. O rio serve como divisor natural dos estados de Alagoas e Sergipe, e o passeio de barco, que leva em média 50 min até a foz, desfila por cenários bucólicos como ilhas e manguezais até chegar as dunas, muitas, lindíssimas dunas móveis preservadíssimas!  

A paisagem...

A viagem é tranquila até para os que não gostam de passeios náuticos. Diferente dos passeios marítimos, por conta das ondas, não existem balanços bruscos, o diminui significativamente o risco de enjôo! Não há o que temer, só admirar!

Imagens dos manguezais preservados da região. É a vida se renovando no "Velho Chico".
Olha só o ponto de apoio do pescador da região: eles passam, dias nessas casinhas pescando.
 Não demora e elas aparecem: as dunas móveis. No barco, a trilha sonora é a música instrumental "Conquest of paradise", que causam uma sesação especial aos passageiros, que se sentem em plena época do descobrimento.

 
A parada...



A parada dura, em média, uma hora. Nesse local é possível admirar a paisagem mais de perto, caminhar por entre as dunas e o melhor: tomar um refrescante banho de rio, que a essas alturas, já se mistura consideravelmente com o mar de Alagoas, que é verde-esmeralda e morno! Para os mais preguiçosos, uma água de coco de frente para os pequenos oásis que se formam entre as dunas... e aí, é ou não é uma boa idéia?

Artesanato e culinária local...




No paraíso há muito mais o que se admirar! E experimentar! O artesanato local e os inúmeros quitutes típicos da região fazem a festa dos turistas. São peças em barro, palha e algumas rendas também. Na culinária, queijadinhas, cocadas de forno, brasileiras, cocadas tradicionais de vários sabores e bolos.

 A volta...


Na volta não há mais o que se comentar, recomendo só admirar, em silêncio, a paisagem criada por Deus especialmente para o deleite de pessoas especiais como nós... são cenas únicas, daquelas que a gente nunca mais esquece e é bom não esquecer mesmo, pois como todos sabemos esse paraíso anda extremamente ameaçado... o rio da integração nacional cada vez mais assoreado, maltratado, ignorado... a beleza do rio esconde a sua dor! Bem, mas esse é um assunto pra outra hora.   

 ...

E aí, é ou não é uma excelente pedida?!? Agende suas próximas férias já, venha para Alagoas, conheça Maceió!

Bom fim de semana.

Jr Vilanova.


FOTOS: Jr Vilanova.

1 Comentário:

Unknown disse...

Passei por aqui ;)
Ótimo findi !
Beijos Meus !

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com