segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

QUEM TEM OLHO É REI...



Mais uma semana de correria e aprendizado, graças a Deus... espero encontrar todos muito bem. E para que possamos dizer que tudo está bem, relaxe, não é preciso que isso seja a mais absoluta verdade... é que estar bem também pode ser uma condição, uma determinação sua, porque não? Levantou, fez xixi, não ardeu, "gracias a la vida"!

 Esse é o exercício que assumi nos últimos anos e tudo isso porque tenho convicção que eu e você que me lê agora, estamos em situação privilegiada em relação a tantos outros semelhantes. Se formos procurar direitinho temos muitos motivos para comemorar. Sabemos ler e escrever, por exemplo! Isso não é uma maravilha num país onde a maioria é analfabeta? Taí, pelo menos não estamos cegos perante esse gigantesco rolo compressor que é a vida... e em terra de cego, quem tem olho é rei! Agora reflita. Não esqueçamos disso para começar semana!

Vamos as dicas de segunda-feira? Hoje tenho uma bem legal... MÚSICA! Outro bom motivo para encararmos a vida com mais entusiasmo. 

Voz e violão em punho...

Regravar os afro-sambas de Vinícius de Morais e Baden Powell não pode ser classificada como uma idéia das mais originais. Muito já se comentou sobre essa fase musical dos dois gênios, muitas vozes da musica brasileira (quiçá mundial) já emprestaram seus talentos afim de revisitar esses clássicos. Penso eu que para se aventurar novamente por essas águas sem soar redundante é preciso muita cautela! A boa notícia é que dupla Mônica Salmaso e o músico Paulo Bellinati conseguiram! Sim, porque regravar afro-sambas no formato voz e violão é uma bela tentativa de fugir do óbvio!

O que primeiro me chamou atenção no cd foi a sua capa! Linda. Olhando de perto, se você fizer um pouco de silêncio, é possível até ouvir o barulho das ondas ! A foto de Mônica Salmaso rodopiando de vestido branco na beira do mar, no melhor estilo Clara Nunes - que por aqui todo mundo sabe, adoro - prendeu meu olhar de imediato... não resisti! Mesmo correndo o risco de me decepcionar, levei-o pra casa!

Contudo, já deu pra perceber, né? Não me arrependi. O trabalho está lindo, a dupla arrasou. O violão de Bellinati, com tamanha leveza, traz para cada uma das faixas a dose certa de misticismo e encanto... principalmente encanto! Ele prepara o terreiro musical para que Salmaso entre e arrase com aquela voz forte que quem escuta dificilmente esquece. Ao contemplá-lo me remeti algumas vezes ao disco "Quando o canto é reza", de Roberta Sá. Ambos seguem a mesma proposta elegante de recriar os batuques afro-brasileiros com sofisticação, porém, sem desconsiderar a idéia que carrega cada uma das negras canções.


O trabalho, que originalmente foi gravado pela dupla em 1995, pra variar, repito sempre, foi re-lançado pela "salve, salve" Biscoito Fino e traz no repertório clássicos como: "Canto de Ossanha", "Cordão de ouro/ Berimbau", "Consolação" e a minha preferida "Tristeza e solidão"! Ao todo são 11 faixas. Se tivesse que fazer uma crítica seria para os preços dos títulos da BF... cada dia mais caros! Para todos que se identificam com o estilo, recomendo.

Acho que agora posso ir...
Beijos meus...
Jr Vilanova.

1 Comentário:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menino
Como sempre garimpando e nos apresentando novos talentos e novidades. Adorei, vou procurar mais coisas da dupla.
Tenha uma linda semana.
Bjão

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com