segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"PARE, OLHE, ESCUTE"

Eis-me aqui novamente...


Me apresento para  novas postagens, diálogos, novidades. E também quero saber: os amigos, de que forma  iniciam mais uma semana? Todos na paz do Criador? "Que assim seja", então... "Amém", "shalom", "axé", "alá"! Vamo que vamo, mas devagar (e sempre), por favor! Pois pra quem ainda não sabia, estou me recuperando de uma semaninha "daquelas"...

Ainda rouco de tanta tosse, de cara amassada no formato do travesseiro  de tanto dormir, mereço chegar mais quietinho hoje (será que consigo?). Estive completamente "off-line", mas acabo de ligar o "siga-me" nesse exato momento. Quem vem? Cheguei bem disposto para as notícias de fim de semana... separei  duas  dicas bem legais, espero que gostem...

Pra ver...

Alguém aí já assistiu o filme "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho? Já ouviu falar, pelo menos? Pois é, ele estava a algum tempo na minha lista de indicações, mas ainda não tinha tido a oportunidade de fazê-lo. O negócio é  o seguinte: o autor do projeto convocou, através de um anúncio de jornal publicado em 2006,  mulheres interessadas em contar suas histórias de vida. Curiosamente, mais de oitenta apareceram e participaram da iniciativa, contemplando basicamente  assuntos ligados a afetividade familiar. De todas essas interessantes lições de vida, Eduardo Coutinho - um dos maiores documentaristas brasileiros em atividade - escolheu 23 e as transformou num filme! Idéia fantástica, não? Comovente, eu diria...


A grande sacada, porém, foi ter convidado atrizes como Marília Pêra, Fernanda Torres, Andréa Beltrão e  outras  desconhecidas do gande público para interpretar, ao seu modo, algumas dessas vivências. As histórias são contadas  tanto pelas protagonistas reais, quanto pelas atrizes, construindo assim uma fronteira entre realidade e ficção. Acho que Coutinho soube misturar muito bem depoimentos e as interpretações, que aconteceram no teatro Glauber Rocha completamente vazio. As vezes fica até difícil de saber que é a personagem, quem é a criatura.
Abaixo parte do trailer, retirado do site youtube! Espero que gostem. Lá também vocês podem encontrar outros trechos do filme, ok? Vale muito a pena: 



Para ouvir...

Mais um cd maravilhoso para matar as saudades de um grande artista brasileiro: Renato Russo! A Biscoito Fino ("e dá-lhe BF!") e a cantora Leila Pinheiro  acabam de colocar no mercado o  "Meu segredo mais sincero", uma baita homenagem ao ídolo pop  de toda uma geração. Nesse trabalho de extremo bom gosto, vários clássicos são revisitados em arranjos muito especiais, suaves,  que injetam  bastante leveza  ao rock da Legião Urbana. Inclusive, na minha opinião, esse é o seu grande diferencial! Poder ouvir pérolas do quilate de "Índios", "O teatro dos vampiros", "Daniel na cova dos leões", "Metal contra as nuvens", por exemplo,  através do canto reconfortante e contido de Leila é uma experiência fantástica (embora não seja inédita, visto que a cantora já gravou Legião Urbana em outros discos/oportunidades)!

Entre as 15 faixas do cd, estão  algumas das  mais populares no repertório da banda,  como é o caso  de "Pais e filhos", "Tempo perdido", "Há tempos"  e "Ainda é cedo"! Existe  ainda  a faixa  “La Solitudine”, canção italiana bastante popular, na qual Leila faz dueto com o poeta.
A parte gráfica dispensa comentários. Como de costume, linda! Mais uma vez a Biscoito Fino demonstra um  trabalho caprichoso  nesse sentido. As duas capas escolhidas foram  montadas a partir  de fotos antigas dos dois, fotos  essas  que  imprimem  a intimidade existente entre, digamos,  homenageante  e  homenageado.

Particularmente falando, não  imaginei que os dois tivessem uma relação tão próxima... Na realidade só passei a desconfiar dessa  amizade em 2006, quando  ela lançou o cd  "Nos horizontes do mundo" e incluiu nele o seu primeiro  dueto póstumo  com o ex-líder da Legião Urbana, uma parceria chamada "Hoje". Essa música,  inclusive,  compõe  novamente  o repertório de  "Meu segredo mais sincero",  porém, dessa vez sem a participação vocal de Renato. Pra falar a verdade achei até meio redundante colocar essa música outra vez, bem poderia ter optado por outro clássico  que soasse inédito em sua voz... mas já que trata-se de um trabalho que envolve sentimentalidades, ela deve ter lá suas razões...

As participações especiais ficaram por conta de nada menos que Dado Villa-LobosHerbert Vianna. A produção é de Cláudio Faria, Alê Siqueira e Márcio Reis Werderits, nomes conceituados e reconhecidos no mercado fonográfico.
Alguns críticos implicaram com a interpretação de Leila nesse cd. Julgaram como "excessivamente técnica". Pra mim ela está perfeita, o trabalho merece destaque e já faz parte das minhas melhores aquisições de 2010! No primeiro link disponibilizado (o site oficial do cd), é possível escutar trechos de algumas faixasRecomendo muito.

...

Acho que tinha mais coisa pra falar hoje, será?rs...

Espero que tenham gostado das dicas.
Fico por aqui!
Jr Vilanova.  

9 comentários:

Carol Sakurá disse...

Olá,querido Junior!
Desejo a você uma ótima semana,repleta de paz e inspiração.
Beijo!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menino
Bom que você já está melhor
Sobre o filme, sinceramente não tinha ouvido falar, vi o vídeo que você colocou, e me interessei bastante. Quanto ao CD, não podia ser melhor Leila Pinheiro e Renato Russo, é dose dupla de bom gosto.
Tenha uma ótima semana, com muita saúde e disposição.
Beijão

chica disse...

Boas dicas e todos voltando de um fim se semana animado.,O mei foi entre a netalhada e a cachorrada,srrsrs...abração,tudo de bom,chica e linda nova semana!

Unknown disse...

Dicas preciosas!!!

Gente, que show essa idéia da Leila Pinheiro... essa Biscoito Fino, então! Se superando a cada dia com excelentes opções. AMEI! O vídeo que você colocou na TV CONTATOS IMEDIATOS está perfeito!

A indicação de filme para ser fantástica também. Vou agora mesmo pesquisar mais coisas no youtube... me interessei bastante!

Um beijinho e uma boa semana.
Cris.

Uelton Gomes disse...

Olá Junior.

Volto com gás todo. Só dicas especiais. Me interessei muito pelo filme, vou assistir. Valeu pelas dicas.

Abraços

Sandro Omena disse...

Bom dia querido popó,

O Filme, aparentemente muito interessante, não tinha ouvido falar ainda. O título "jogo de cena" já nos convida a assistir. Você já o viu vendendo em algum lugar, ou já tem? E quanto ao CD de Leila, vaninha já tinha me falado, e faço questão de querer ouví-lo, pois fui e sou apaixonado pelo Ranato. Escutei muito Renato na minha adolescência.
Melhoras, se cuida e tome vitaminas para não cair de novo. Grande beijo

Sandro Omena disse...

Ahhhh! O Filme só 9 de novembro popó.

Abração

Jr Vilanova disse...

Sandreco, querido...

O filme indicado é de 2009! Deve ter nas melhores locadoras ou na internet mesmo, basta procurar!

Quanto ao cd da Leila, tô te aguardando para escutarmos, ok?

Beijão.
Jr.

lis disse...

oi Júnior
Voltando devagar já com a terça feira indo embora so pra deixar aquele abraço , agradecer as dicas
que dão um impulso na nossa semaninha, sempre.
Vou pegar Jogo de Cena ,já sou assídua nas locadoras rs adoro um filmezinho ,ainda mais assim com excelente recomendação ( nao tem erro).
deixo todos os abraços , apertados, longos , aconchegantes rsrs

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com