segunda-feira, 16 de agosto de 2010

'ESCUTEM O QUE EU DIGO'


Podem chegar...

Todos preparados para as cotidianas surpresas e potenciais desafios de mais uma semana? Ok, ok... sigamos juntos então! Após um período conturbado e bastante corrido, aos poucos estou retomando a dinâmica normal do blog. Acredito inclusive que essa semana nos veremos com mais frequencia... teremos  mais Cora Coralina na quarta-feira, música na sexta, outras  repostagens, enfim,  espero  contar com a agradável companhia de todos.

...

Como de costume, trago nessa segunda-feira algumas dicas que julgo bem  legais. Claro, para isso, continuo levando em consideração, principalmente, o meu gosto pessoal, as minhas impressões e principalmente as minhas percepções, ok? Não sou nenhum crítico profissional, apenas gosto de dividir com vocês um pouco das coisas que acredito e julgo realmente interessantes! Repio sempre isso para evitar confusões, ok?

Então... Podemos? Vamos lá?


Recomendação nº1...


Esse fim de semana foi bem especial pela oportunidade que tive de receber amigos aqui em casa... muito divertido reencontrar pessoas queridas! Reafirmar laços de amizade, tão importantes na vida da gente (e que algumas vezes, por conta do excesso de cobranças ou de uma potencial incompactibilidade de gênios, são tão difíceis de conservar). Então a minha primeira recomendação de hoje é para você que anda sem tempo em meio a correria do dia a dia, encontre um momento e o dedique exclusivamente ao  reencontro  de pessoas pelo qual nutre admiração, consideração e respeito! Beijo à Sandro Omena, Vânia Laurentino e ao Fabisson, que chega agora nesse time... obrigado pelo encontro e pelo bom astral de sempre! Esse é o meu jeito de dizer "obrigado pela visita". Beijos carihosos.

Para ouvir...

Pra quem ainda não ficou sabendo, já se encontra a  disposição de todos o novo trabalho da cantora Roberta Sá! O cd chama-se "Quando o canto é reza" (lindo título, não?), conta com a participação do grupo carioca Trio Madeira Brasil e caracterza-se  como uma merecidíssima  homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira (autor de mais de 400 canções, entre elas,  clássicos como "Água da minha sede" e "Encandeia", sucessos imortalizados por Zeca Pagodinho!). Depois de  ganhar  o reconhecimento da diva  Maria Bethânia - que gravou mais de  6 de suas canções  nos discos  "Encanteria" e "Tua" - Roque recebe  agora  esse   presente de Roberta, que com certeza ajudará muito na divulgação e valorização de sua obra.
No Cd, Roberta está cantando lindamente e se entregando com segurança  à composições bem diferentes do seu estilo mais contemporâneo. O  repertório  em si é forte quando retrata as nuances do misticismo baiano, quando fala de fé e  dos  curiosos personagens que compõem esse universo. Por outro lado, traz também toda leveza possível quando fala de amor, natureza e poesia!
Os ritmos são os mais variados - vão do samba carioca ao  ijexá -  e valorizam não só a interpretação segura da moça, mas o lado instrumental impresso brilhantemente pelo Trio Madeira Brasil... um toque e tanto de bom gosto! O disco, com toda certeza, está entre as melhores coisas que escutei esse ano!
Aos meus modestos ouvidos soou perfeito! Talvez pelo fato de descrever em seu repertório um cenário muito familiar as minhas lembranças mais especiais, o cheiro de maresia, a sonoridade que remete as festas nordestinas mais autênticas! Ficaram curiosos? Experimentem também, de coração aberto... não vão se arrepender! Como aperitivo, uma nova versão para "Água da minha sede"... Roberta numa das faixa do cd "Quando o canto é reza":
  

Pra ler...

 

Como eu sempre falo: o que me move é a vontade de descobrir coisas novas. Gosto mesmo é de saber, encontrar, experimentar. Nada deve ser definitivo, tão pouco previsível, rever nossos conceitos é quase uma obrigação. A minha dica de leitura de hoje comprova isso: "Vamos fazer barulho – a biografia de Marcelo D2" (2007), Ediouro, de Bruno Levinson.
Nunca fui muito fã de Marcelo D2, conheço pouco do seu ácido trabalho, contudo, isso não me afasta ou me impede de querer  desbravar o universo de sua arte. Reconheçamos que de polêmica em polêmica, D2 alcançou um status de astro pop e isso certamente  não se deu por acaso!  O livro  é composto por entrevistas diversas: além do artista,  familiares, críticos, jornalistas, pessoas da área artística e até mesmo com o desembargador Siro Darlan, que mandou prender o Planet Hemp por considerar que a banda fazia apologia às drogas (lembram?). A arte do livro está muito interessante, o trabalho despertou meu interesse e o trago como opção de leitura pra vocês hoje!

Vamos em frente? Sempre, né?
"Vamo que vamo que dá"!
Jr Vilanova.

7 comentários:

Mãe Loira disse...

ADORO D2!!!!!!!!!!!!!!

Quero essa biografia e o cd de Roberta Sáemprestados!!! :)

Obg pelas palavras de incentivo... tô com tudo!!!

beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menino
Seu retorno é sempre comemorado, é sinal de coisas boas a caminho.
Rever amigos é sempre uma grande alegria. Adoro a Roberta Sá, e já tive a oportunidade de ouvir algumas músicas do novo cd, adorei.
Beijão

chica disse...

Encontrar amigos é sempre legal e vou aguardar a semana com Cora e demais post. abração,linda semana,chica

Carol Sakurá disse...

Olá,Junior!
Desejo uma semana de 'avante e triunfo'sempre.
Bjs!

Unknown disse...

Boas recomendações. Não sabia da biografia do Marcelo D2 e a música da Roberta Sá soou muito bem nos meus ouvidos também.
Bom início de semana pra você.
Abraços.
Junior.

lis disse...

Gosto do seu jeito pessoal ,Júnior
as novidades que traz são sempre muito interessantes.
Tres ótimas opções pra tornar a semana melhor - receber amigos , ouvir Roberta Sá ( escrevo ao som da voz cálida dela, obrigada!) e ler ,sempre uma ótima tarefa rsrs um dia leio Marcelo D2 , acho-o meio pedante, mas ele tem história de vida pra isso . E merece estar sendo reconhecido.
grande abraço , vamo que vamo que
dá rs

Unknown disse...

AMEI!

Aliás, eu aprendi a dmirar Roberta Sá aqui, sabia? É, meu filho, "Contatos Imediatos" ditando tendência musical!!!

ADOREI AS DICAS.
Fui...
Cris

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com