domingo, 18 de julho de 2010

UM SHOW DE GAL (Festival de Inverno de Garanhuns-2010)



Na última sexta-feira, 16/07, aportei novamente na cidade pernambucana de Garanhuns. Cês lembram da minha última visita a "cidade das flores"? Lembram do post "Chocolate quente e fondue"? Pois é, pra quem perdeu  essa chance, recomendo uma olhada rápida   na postagem antes de prosseguir, no intuito de  se  localizar melhor no mapa,  assim as coisas vão  fazer mais sentido... sim, porque depois me ver falar em frio e em  Festival de Inverno em pleno nordeste, só conhecendo melhor a geografia dessa linda cidade! Dá um pulinho lá que eu te espero, ok?

...

Na parede da 'chocolateria' Sete Colinas, pude conferir os 20 cartazes do evento e um pouco mais da história do FIG.

Pronto. Agora sim, podemos continuar... Em 2010, essa já tradicional festa de Pernambuco, o FIG,  acontece entre os dias 15 e 24 de julho (ou seja, ainda dá tempo de conhecer) e completa 20 anos de existência com uma programação diversificada, que mistura teatro, cinema, dança, circo, manifestações culturais regionais e muita música... música boa! Atrações de peso! Por lá já passaram  nomes como: Zizi Possi, Cássia Eller, Ney Matogrosso, Jorge Ben Jor, Djavan, Alcione, Zélia Ducan, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Ana Carolina  e por aí vai, a lista é imensa, o que é natural após tantos  anos  de existência!

Eu e Renan em frente ao palco principal do FIG, na Praça Guadalajara.

As apresentações musicais  acontecem sempre à noite, na Praça Guadalajara, mas apesar da programação noturna do FIG ser a mais conhecida e talvez  a  mais visitada, a festa se espalha por vários pontos da cidade e possui  opções  disponíveis o  dia praticamente todo. Tudo gratuito! Participa quem quiser, quem vier...

"Com a cara e com a coragem"...


Devido a correria que minha a vida se transformou nesse mês de julho, não tive tempo para programar uma viagem até Garanhuns, mas de uma coisa eu sabia: em hipótese alguma eu poderia perder um show de Gal Costa aqui no nordeste! Seria imperdoável. Resolvemos então o problema: saímos de Maceió como se diz por aqui "com a cara e com a coragem"... estávamos em três, além de mim, Renan e Vânia faziam parte da excursão particular! Após nos libertarmos de nossas obrigações profissionais, resolvemos encarar a distância e enfrentar os quase 200 km de estrada, deixando que as coisas fossem acontecendo naturalmente a partir daquele momento! Não havia nenhum tipo de programação pré-estabelecida, permitimos que as horas fossem traçando o roteiro... uma delícia!

Com Renan e Vânia: ansiosos pelo início do show.

"Quem sabe faz a hora, não espera contecer"! Sabe, abrindo um pequeno parêntese no assunto, hoje posso citar a frase de Geraldo Vandré como uma espécie de filosofia de vida. Nem sempre soube ou quis agir assim, mas estou aprendendo,  tendo a consciência de que viver livremente ajuda a exercitar a leveza que ainda espero alcançar. Com o passar dos anos, acho que estou me cansando  de querer correr atrás do controle de tudo, característica marcante da minha personalidade... finalmente começo a experimentar outros sabores, outras fases, novos comportamentos... e sei que tenho crescido muito com isso... tenho me permitido, me dado o direito de ser ou de apenas estar e a vida segue me surpreendendo. Chegamos em Garanhuns por volta das 19 horas, sãs, salvos e entusiasmados.

Um show de Gal...


Gal Costa canta "Azul", de Djavan.

Gal entrou no palco por volta das 23 horas para uma hora  e meia de show. Foi a primeira vez que vi a diva de perto, a primeira vez que escutei a voz de cristal ao vivo. Que prazer! Confesso que estava ansioso e muito curioso também, pois como todos nós sabemos, Gal passa por um momento qualquer de reclusão profissional, a algum tempo não lança nada novo, não está em turnê e o tipo de show que seria apresentado ainda era uma incógnita! Se bem que no fundo isso pouco estava importando, pois como diz Djavan nos versos de 'Mal de mim', "escutar Gal e Tom... o que rolar é bom"! 
Pra compartilhar o que vi e ouvi, disponibilizo alguns  vídeos que fizemos no dia, afinal, passamos a ser companheiros de viagem aqui no blog!

Gal Costa durante apreentação no 20º FIG- Garanhuns-PE.

Visivelmente mais magra, com cabelos mais curtos, nos ombros, e com a boca vermelha de sempre em destaque, ela entrou no palco muito comunicativa... simpática e despojada como quem chegou para rever amigos, embora nunca  tivesse colocado os pés em Garanhuns! Tivemos sorte, ela estava verdadeiramente feliz. De cara entoou os versos de "Eu vim da Bahia", de  Gilberto Gil e foi recebida como uma rainha. Cantou lindamente. Nesse momento pude matar a minha curiosidade. O show afinal fora montado num formato mais acústico, três músicos apenas a acompanhando e para delírio da platéia, que a essas alturas já lotava a  Esplanada Guadalajara, ela optou por um repertório bem popular e bastante conhecido. Na sequencia vieram: "Azul", de Djavan, "Meu bem, meu mal", de Caetano Veloso, "Camisa Amarela", de Ary Barroso...   

Gal Costa durante apreentação no 20º FIG- Garanhuns-PE.

Muito animada, interagiu o tempo todo com o público. Contou histórias da sua gloriosa carreira, curiosidades sobre as músicas e compositores que gravou e se mostrou muito à vontade até para ouvir sugestões de seus "seguidores do Twitter". Pois é, pelo que ela deixou transparecer, algumas das músicas cantadas em seu show, foram sugestões/pedidos de seus fãs no mini-blog! Viu só até onde a modernidade nos trouxe? Atualmente é possível até opinar no repertório de nossas grandes divas, quem diria...
A essas alturas o espetáculo já tinha alcançado ares de informalidade e seguiu com outros hit´s: "Folhetim" e "Samba do grande amor", de Chico Buarque e "Vatapá", de Dorival Caymmi, compositor que não poderia faltar num repertório baseado em grandes sucessos...

A pedido da platéia, Gal canta trecho de "Fruta Gogóia"..

Gal se mostrou surpresa com a diversidade de idades entre o público presente! "Quanta gente jovem", disse ela ao fitar a platéia. Pelo menos metade dela era composta por jovens com idade inferior ao seus anos de carreira, mas que  demonstravam muita  intimidade com o seu repertório. Ainda para sua surpresa pediram insistetemente que cantasse "Fruta gogóia". Tamanha fora a  insistência que não lhe restou outra opção, senão cantar  o sucesso à capela, um grande momento! O show seguiu com uma série de Bossas de Tom e Vinícius, como "Garota de Ipanema", "A felicidade", "Chega de saudade". Como sempre acontece, lembrou João Gilberto e falou de sua influência musical em sua vida. Disse que o estilo desse complexo artista mudou a sua forma de cantar e de ver a música, numa generosa declaração de amor e respeito.

 
Gal Costa durante apreentação no 20º FIG- Garanhuns-PE.

Gal surpreendeu ao revisitar canções como "Vapor Barato" (numa introdução vocal arrepiante), "Sorte", "Festa no interior" e até "Chuva de prata" no bis... você que é fã incondicional de Gal Costa, me responda, a quantos anos não escuta versões ao vivo desses clássicos populares da baiana? Faz tempo não faz? Não foi à toa que todos cantaram entusiasmados até o fim de cada um dos clássicos. Vejam os vídeos do 'Bis': 

 


No bis, durante o 20º FIG, Gal sugere 'Chuva de prata' e a platéia responde entusiasmada.

Pelo que se vincula na imprensa, um grande retorno está previsto para Gal ainda esse ano. O projeto seria um show e um cd de inéditas, produzidos por Caetano Veloso e seu filho Moreno, com grandes chaces de se tornar um momento marcante de sua trajetória artistica.  Por enquanto, baseado no que vi e ouvi, o que posso dizer é que ela está cantando perfeitamente e que sua voz continua sendo uma das mais belas do mundo.


Esse foi o relato do que rolou no show de Gal Costa em Garanhuns. Fica também a dica de viagem para suas próximas férias de julho! Conheça o Festival de Inverno mais charmoso de Pernambuco!

Beijos meus.
Boa semana!
Jr Vilanova. 

8 comentários:

Carol Sakurá disse...

Junior querido!

Você está a cara do luxo!

Ao ler que ela cantou folhetim ,me deu agua na boca...rs.

Beijos e linda semana!

Wanderley Elian Lima disse...

Êta menino que tem uma vida agitada, sô!
É isso mesmo meu amigo não se pode perder as oportunidades, pois elas podem não aparecer novamente. Tem muito tempo que Gal não aparece por essas andas de cá, já estamos com saudade. Adoro.
Beijão

Anônimo disse...

nunca tivesse colocado os pés em Garanhuns!

ela já esteve em garanhuns sim senhor !!!!!!!!
no fig de 2 ou 3 anos atrás e ficou devendo porquê o show era baseado em caimmy

Vânia disse...

Pó, abalouuuuuuuuuuu, adorei os vídeos, sem falar no texto, vc é um escritor nato. bjus
Vânia

Unknown disse...

Menino, que maravilha de relato, que show mágico!

Amo Gal Costa, uma voz inconfundível, um talento único! Embora nunca tenha tido o prazer de assistí-la ao vivo, imagino o que isso deve representar para uma platéia de fãs...

Você é não perde uma, hein! E está coberto de razão quando diz que "quem sabe faz a hora"... tenho certeza que estás no caminho certo!

Deixo beijos.
Bom tê-lo de volta.
Cris.

Essência e Palavras disse...

Oi meu amigo,

Eu, em novo endereço.
te espero lá, ta?

beejo e boa semana!

Renan Laurentino disse...

Adorei o show, realmente uma Gal Costa muito a vontade e cantando pura como cristal, já disse Jorge Versilo. Não lembro da Gal ter ido ao festival de inverno em Garanhus, e olha que sou frequentador antigo deste festival, pois se ela tivesse ido, eu já estaria lá!... Como fui neste! Pois foi estranho, ela não ter comentado o fato de um show anterior. Um frio bom, mas nada muito pesado. Segurança nota 10. Garanhuns, até 2011.

Sandro Omena disse...

Junior!
Que bom que foi prazeroso para você, Renan e Vânia esta neste Festival de Garanhus, que com certeza é maravilhoso. Pena que eu não pude estar com vocês, mas pelo que você escreveu e mostrou é como se eu estivesse. Lindo, lindo e lindo! Gal continua bela com sua voz de cristal, e esperamos ansiosamente pelo seu retorno, não é mesmo Renan, rsrsrs! Vendo as gravações, percebe-se a intimidade e espontaneidade da cantora com o público. Adorei. Parabéns, popo!
Beijo

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com