terça-feira, 6 de julho de 2010

A PALAVRA HOJE É: DIVERSIDADE!


Bom dia, amigos!

 

Ou seria boa tarde? Boa noite, talvez? Bem, a correria do dia-a-dia tem tirando meus pés do chão! É tanta movimentação que já não sei mais que horas são, onde estou, qual o dia da semana... a prova disso é que trago as “notícias de fim de semana” em plena terça-feira!rs... “Tô bem não, gente”...rs... mas o motivo é nobre: muito, muito trabalho! Julho está sendo uma prova de fogo. Mas confesso que não posso ficar muito tempo longe, do contrário, tenho crises de abstinência... e levo “puxão de orelha” como o do queridíssimo Sandro Omena que carinhosamente me liga e diz: “cadê as atualizações”? E eu adoro quando isso acontece, pois é sinal que tenho agradado com opiniões tão pessoais! Taí, Sandreco, atendendo a pedidos e agradecendo a preferência...

Antes de continuar quero pedir milhões de desculpas e dizer milhões de obrigado aos amigos blogueiros que mesmo mediante ao meu repentino sumiço, ainda lembraram de passar aqui no ‘Contatos’ e prestigiar o modesto espaço! Hoje eu li todos os recados deixados, adorei... Lis, Helga, Wanderley, Dalva, Carol, Valéria, Chica enfim, perdão e, por favor, não desistam de mim! Não tenho dia, nem hora marcada para retomar o ritmo de postagens e visitas, mas eu volto qualquer hora, sim? Prometo!


Indo agora ao que também interessa, peço licença para direcionar as dicas de hoje para uma causa que eu acho muito nobre: A Semana da Diversidade Sexual 2010! Tomei conhecimento da iniciativa através do Canal GNT, que entre os dias 04 e 12 de julho, estará recheando sua grade com programas voltados ao tema. Achei nobre. Achei inclusive necessário, pois programas como “Marília Gabriela entrevista”, “Happy Hour”, com Asdrid Fontenelle e Fred, além de uma série de documentários magníficos, proporcionam sempre uma discussão sadia e essencial sobre tabus tão polêmicos! Comovido e entusiasmado com a possibilidade de diminuir de alguma forma o preconceito (mesmo sendo uma formiguinha), resolvi fazer menção ao fato aqui no blog, e mais, como de costume, expor algumas dicas legais, só que hoje totalmente voltadas a Semana da Diversidade, que a partir de já fora instituída no blog também!

Então, deixemos nossos potenciais preconceitos de lado e abracemos tais dicas, que garanto, são bem legais:


Pra ver...

Assisti ontem no canal GNT um documentário excelente! Se pudesse, presentearia a todos que conheço com ele, no intuito de lutar por um mundo mais tolerante! Histórias reais, comoventes, de pessoas que tiveram que enfrentar o preconceito em suas vidas de uma forma muitas vezes cruel! Estou falando do filme: Porque a Bíblia me diz assim”, 2007, de Daniel G. Karslake. Como todos hão de concordar, atualmente, a maior dificuldade na aceitação da homossexualidade se dá por motivos religiosos. A intolerância se justifica principalmente através de passagens bíblicas que são repetidas furiosamente para justificar a exclusão, a condenação terrena em nome de Deus. O documentário objetiva propor um olhar mais apaziguador sobre o fato, confrontando diversas versões e interpretações sobre aquelas que seriam as passagens condenatórias da homossexualidade. Dentro desse universo, existe ainda a apresentação de histórias comoventes de famílias religiosas que tiveram que encarar o “problema” de frente, cortando na carne o próprio preconceito!

Pra ler...

Continuando com o mesmo tema, aproveito para indicar uma leitura no mínimo interessante, apesar de muito polêmica: “O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade”, de Daniel A. Helminiak. O livro é de 1994 e foi lançado pela Edições GLS com intuito de provocar reflexões  direcionando  um novo olhar sobre os escritos sagrados, chamando a atenção para algumas indiscutíveis contradições e tentando interpretar  outras tantas  "verdades absolutas" considerando, por exemplo,  o contexto social da época etc... para quem se pergunta ou tem dúvidas de como essas passagens podem conter um outro significado além daquele que se apresenta  ao pé da letra, recomendo!

Para ouvir... 


Você já ouviu falar em Leila Maria? Pois é, também sei muito pouco sobre ela, mas o bastante para me apaixonar de cara. Apesar de pouco conhecida, a cantora (que até onde sei já possui três cd´s lançados) é apontada como uma das melhores cantoras brasileiras, coisa fina, produto tipo exportação! Como se não bastasse, Leila Maria teve uma idéia no mínimo original: lançou em um cd intitulado “Canções do Amor de iguais” (Deckdisc), com o claro objetivo de interpretar músicas  que – direta ou indiretamente - estão ligadas a uma proposta gay: “Não existe música hétero ou música homossexual. Reuni no álbum canções sob dois aspectos: as que foram compostas por gays, como Cole Porter em "All of you" e George Michael em "Kissing a fool" , e as que os homossexuais se apropriaram como hino, o caso de "Você vai ser meu escândalo", de Roberto e Erasmo Carlos lançada por Wanderléa, e "Seu tipo", de Eduardo Dusek, imortalizada na voz de Ney Matogrosso” - explicou Leila.



O projeto é na verdade do jornalista Antônio Carlos Miguel, crítico musical de "O Globo". Como a própria explicou, no repertório estão pérolas como: “Você vai ser o meu escândalo”, de Roberto e Erasmo, “Gatas Extraordinárias”, de Caetano Veloso, “Mar e lua” de Chico Buarque, além de “Um certo alguém” de Lulu e “Ilusão à toa” , de Johnny Alf. O resultado é lindo e além de cantar em português, Leila incluiu alguns clássicos em inglês!



...

É como eu sempre digo: viva e deixe viver! O mundo é grande e a vida de cada um de nós já é complexa o bastante para perdermos tempo preocupados com o “pecado” do vizinho! Vamos nos libertar de tudo que exclui, de tudo que segrega, pois de outra forma será impossível alcançar a evolução tão almejada!

Deixo beijos a vocês!

Jr Vilanova.

11 comentários:

Wander Veroni disse...

Oi Jr! Hj um amigo meu jornalista me perguntou se eu tinha visto essa campanha da GNT sobre a diversidade. Ele pensou se era algo nacional ou internacional...como não tenho TV Paga estou por fora disso. Mas, de qualquer modo, acho mto interessante a emissora promover essa reflexão e debate. Parabéns pelo post! Abraço

Chica disse...

Boas dicas Junior! Esse tema é importante mesmo! Um abração,bons trabalhos e tudo de bom! chica

carol sakurá disse...

Olá,querido!
Saudades!
O respeito e a tolerância são pilares.
Leila Maria é tudoooo!
Bjs!

CRISTIANE disse...

Com o pretexto d e preservar a "moral e os bons costumes", os hipócritas apontam o dedo em todas as direções, esquecendo-se que quatro deles estão apontados para si mesmo!

Não entendo as religiões, não entendo os líderes religiosos também... sou a favor do amor, a favor da felicidade das pessoas e procuro analisá-las pelo que são e não por quem elas escolhem pra levar pra cama! Isso é absurdo!

O post está lindo e eu também estava morrendo de saudades!
Deixo muitos beijos carinhosos,
Cris.

Marliborges disse...

O preconceito é uma tristeza, um atraso na vida de qualquer um.
Bjsssssssss

Sandro Omena disse...

Êêêêêêêêêêê, popoooo!! Que bom lê-lo mais uma vez!

É compreenssível esta correria, afinal de contas nossa vida corre desenfreada, são tantas coisas para dar conta que as vezes temos que abrir mão de outras(ainda bem que são temporárias). A semana da Diversidade Sexual tenho conhecimento a mais de 10 anos, e tenho acompanhado alguns eventos, principalmente quando morava em Salvador. De fato, é um evento muito bem "articulado" que promove a população o conhecimento sobre diversos assuntos realcionadados a homossexualidade. O que permite contribuir com a diminuição do preconceito já que qualquer relação humana se resume em uma única palavra que se chama AMOR, ainda que entre iguais. Mesmo você sendo uma formiguinha amigo tenha certeza que sua contribuição é de uma importância infinita. Parabéns pelas palavras escritas. Rapazzz!! Você cutuca cantoras brasileiras que infelizmente o povão no geral não conhece! Ouvi falar de Leila Maria através de um amigo pedagogo que entusiasmado me dizia ter descoberto uma cantora de voz e interpretação maravilhosa. Confesso que não dei muita importância e acabei esquecendo o seu comentário. Fico grato em lembrar-me de Leila Maria que com certeza irei escutá-la o mais breve possível, pricipalmente agora pelas canções que você listou no álbum da cantora. Nossa! Sou apaixonado pelo Lulu e nunca tinha ouvido a faixa "um certo alguem" numa voz femina. Adorei todas as dicas popo, obrigado, vai me desculpando pelas cobranças ao mesmo passo que entedo o tempo, tempo, tempo, tempo (eita lembra?!) de cada um. Mas, não nos deixe desamprados!!!
Grande Beijo

Valéria Sorohan disse...

Jr. jamais desitirei do seu blog, suas dicas são sempre ótimas e adoro diversidades.

BeijooO*

Junnior disse...

Olá Jr. Apesar de não ter comentado nada, vi que você entrou como seguidor do Navve Guei e vim aqui conhecer o seu espaço. Gostei. Apesar da sua "correria" vc consegue transformá-lo num espaço agradável e aconchegante para todos (pelos comments que li). Parabéns.
Junior.

lis disse...

Oi meu sumido Júnior
Imaginava mesmo que o tempo tivesse levado um pouquinho voce ! esse tempo que não dá "tempo" rsrs implacavelmente.
Atualizar as postagens é mais fácil porque deixamos programadas, mas comentar também tem momentos que nao dá pra passar em todos os amigos, ou passar com atraso.O importante é saber que estamos aqui e qualquer saudade mais rigososa e doída é só acionar ! rsrs
Muito bom o assunto sobre diversidade e que não seja só com olhar pro sexual ,há muitas causas a serem abraçadas.
Sou totalmente a favor da diversidade e do liberdade de escolhas em tudo ,o que incomoda é quando há exagero mental rs
vou ouvir a cantora, não conheço ainda.
Obrigada pelo belo post, nao pode nos privar muito tempo, uns diazinhas só, ok ?
abraços

Wanessa Vila Nova disse...

Parei aqui porque o tema me chamou atenção, deixe-mos de lado os nossos "pré-conceitos" pena que esse tipo de iniciativa só acontece em tv's fechadas mas já é alguma coisa... beijos

Renan disse...

Como de costume, sempres ótimos textos e um assunto que instiga o a reflexão como ser humano e social. Que marravilha!... Essa atitudo do GNT que bom se mais emissoras tivessem essa iniciativa. Também conheço Leila Maria e aprovo!... Felicidades Apolinário e nós nunca desistiremos de você!...
Felicidades.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com