segunda-feira, 26 de abril de 2010

'VIDA QUE SEGUE' (Impressões sobre 'Amor, festa e devoção')


Meninos e meninas, eu voltei, voltei para ficar!

Vim contar minhas novidades! Espero encontrar a todos, exatamente como os deixei. Sabe, amanheci me dando conta que já entramos na última semana de abril... daí pergunto: como assim "última semana de abril"!?! Não foi ontem mesmo que 2010 começou? É irmãos, vida que segue, tempo que voa! Não demora muito e estaremos exatamente no meio do ano novo (novo?) Sei não, acho que é hora de revisar minha listinha de prioridades para que não precise deixar muita coisa para 2011!

Bem, já que não devemos perder tempo, como normalmente acontece as segundas-feiras durante as 'notícias de fim de semana', compartilho  os assuntos que escolhi para o post de hoje, vamos a eles... 


"Amor, festa e devoção..."


Foto dos ingressos do show carinhosamente organizados sob parte da minha coleção de cd´s e dvd´s da Diva.

Esse é o conselho que, segundo Maria Bethânia, a sábia matriarca dos Velloso, Dona Canô, costuma dar quando lhe perguntam a receita para tanta longevidade e lucidez. “Isso explica a energia e o seu espírito para com a vida, os seus 102 anos… Tudo isso são aprendizados para mim. Só agora consigo traduzir em música, intenção e gesto tudo que ela representa para mim”, disse. Foi daí que nasceu o título do show que assisti no último sábado, 24, no Teatro Gustavo Leite, aqui em Maceió! O espetáculo é fruto dos dois cd´s lançados por Bethânia no final do ano passado: "Tua",  recheado de canções de amor compostas por feras como Adriana Calcanhoto, Chico César, Jorge Vercillo, Roque Ferreira, J. Velloso etc. E  "Encanteria", um manifesto de fé, que reafirma a já conhecida ligação da intérprete com suas raízes religiosas  e com o cancioneiro popular.

Foto: internet.

"Minha Santa Bárbara, senhora de mim..."! O show  inicia com a voz soberana de Bethânia invadindo o ambiente antes mesmo das cortinas se abrirem, entoando os versos da canção "Santa Bárbara", a  música que o conterrâneo Roque Ferreira fez para que ela pudesse homenagear, ao mesmo tempo, a santa católica e seu orixá de devoção: Iansã!  Aliás, não por acaso, as rosas vermelhas estão por toda parte no cenário - simples, mas muito requintado - de Bia Lessa... desde o chão forrado de pétalas, até o painel  iluminado, adornado por flores, estrategicamente posicionado atrás da cantora, no centro do palco. Impossível não se arrepiar com uma entrada dessas, majestosa como a própria MB!

Foto: internet.

Durante a apresentação ela estava especialmente simpática, leve, eu diria. Sem falar  no magnetismo emanado durante esse encontro ao vivo, que  é muito maior que qualquer sensação prazerosa que sua obra - registrada em cd e/ou dvd - possa despertar! Todas as vezes que tenho esse privilégio (e essa foi a quarta vez), entro num estado qualquer de hipnose!  É como se estivesse oferecendo um farto  banquete para minha alma... me sinto um privilegiado, pois Bethânia é uma das poucas artistas que hoje podemos classificar como sendo DE VEDADE!

Foto: internet.

Antes de partir de vez para as coisas do amor, o show segue quente! Bethânia canta "Feita na Bahia"(Roque Ferreira) e o primeiro estrofe da fortíssima "Encanteria" , de Paulo César Pinheiro(a segunda parte da letra ela só canta, propositalmente, no final do show, antes de se despedir do público, como se realmente estivesse encerando os trabalhos da noite). Ao melhor estilo Clara Nunes, a música  conta a estória de uma entidade de luz, que chega no ambiente atendendo ao chamado de algum aflito, e que logo ao se apresentar, ordena: "Moço apague essa candeia, deixa tudo aqui no breu, quero nada que clareia, quem clareia aqui sou eu!"... Nesse momento, Bethânia bate no peito e  repete confiante: "Quem clareia aqui sou eu"! A platéia vai ao delírio... impossível não se emocionar! 


A parte romântica do espetáculo reservou gratas surpresas. Além de ouvir ao vivo pérolas da nova safra a exemplo de "Tua"(Adriana Calcanhoto), "É o amor outra vez" (Dori Caymmi e Paulo C. Pinheiro) e  "Domingo" (de Roque Ferreira, que já foi tema de uma postagem aqui no blog), por exemplo, os súditos presentes puderam  presenciar  uma Bethânia bastante intimista, especialmente romântica, e isso fica bem evidente ao cantar (à capela) "Explode Coração", "Olhos nos olhos" - de Gonzaguinha e Chico Buarque respectivamente - e "Bandeira Branca", importada do repertório da saudosa Dalva de Oliveira
Pra ser sincero, fiquei um pouco frustrado por não ter ouvido a minha faixa preferida do cd "Tua", a bela "O que eu não conheço", de Vercillo e J. Velloso... pra quem ficou curioso, a letra diz mais ou menos assim: "O mais importante do bordado é o avesso, é o avesso... o mais importante em mim é o que eu não conheço, o que eu não conheço.". Confesso que tal ausência me frustrou um pouco.

Foto: internet.

Do  mano  Caetano   apostou nas  lindíssimas  "Queixa"(uma das minhas músicas preferidas, que fora composta para ela, mas que só agora foi registrada em sua voz) e "Não identificado", sendo essa última, segundo a própria, a música que seu pai costumava dedicar a  mãe como prova do seu amor. Pelo menos aqui em Maceió, "Dama do Cassino" e "Drama", que estão no set list original,  ficaram de fora.
Ah, não posso deixar de comentar a interpretação de "É o amor" (hit sertanejo gravado em estúdio no cd "A força que nunca seca", de 1999) adornada pelos versos: "do jeito que você me olha, vai dar namoro...", de Bruno e Marrone! Criativo, delicado e lindo, pois ela pode tudo! Vejo um vídeo amador do show realizado no 'Palácio das Artes', em BH:

Além da linda homenagem que fez a  Dona Claudionor (o verdadeiro  nome da mãe, Canô) antes de entoar a poética "Estrela", de Vander Lee ,  MB evidencia Santo Amaro da Purificação, sua cidade natal, no bloco que contempla alguns sambas de roda. Nesse momento  lembra também  Dona Edith do Prato (artista santamarense recentemente falecida). Pra ela, Bethânia canta "Saudade dela", de Roberto Mendes e Nizaldo Costa (que na versão original  conta com as participações de Caetano e Gil)! Próximo a esse momento todo cenário se transforma e um painel montado por quadros com fachadas de casas antigas e santos aparecem no palco! 

FOTO: Mauro Ferreira.

Nesse show MB reduziu a quantidade de textos, salvo engano, eles resumem-se  a  apenas dois poemas, sendo um dos: "Olho de lince",  de Wally Salomão. O encerramento ficou por conta da festejada "Reconvexo", uma das marcas registradas da Bethânia que habita no inconsciente coletivo do brasileiro! 
No geral, foram quase duas horas de muita música, numa arte que transborda e rompe as barreiras do tempo e espaço! Se por ventura a caravana de Maria Bethânia passar pela sua cidade, recomendo que se dê a chance (ou ao luxo) de vê-la e ouvi-la numa das melhores fases de sua carreira.
 
Peço perdão pela falta de fotos e/ou vídeos do show de Maceió. Agora com o blog, estou me habituando a registrar mais situações e confesso que até pensei em levar a máquina para providenciar isso, mas ainda não foi dessa vez! Na realidade tenho muita vergonha e acho uma considerável  falta de respeito com as pessoas que estão na platéia, pois o flash das máquinas atrapalham e até irritam... e sem eles reconheço que as fotos não ficam legais! Não acho bacana, mesmo... e ainda dou "cartão vermelho" para os que exageram na dose. E aí, perdoado?  


Eu vi na TV...


Sei muito bem que Maria Bethânia é assunto suficiente para preencher um post inteiro, mas não poderia deixar de registrar também a  entrevista  de  Marília Gabriela com Nelson Xavier e Ângelo Antônio (que como nós bem sabemos, acabaram de inerpretar o médium Chico Xavier no cinema). Os atores falaram um pouco sobre suas trajetórias no programa de ontem e, claro, sobre o filme recordista de bilheteria do cinema nacional. O depoimento de Nelson Xavier em especial fora bastante comovente, principalmente quando ele diz que a história de Chico Xavier lhe fez repensar sua postura agnóstica, que conservava até bem pouco tempo! Ainda segundo ele, a vida do médium lhe emocionou muitíssimo e lhe ajudou a repensar sua postura perante o mundo... hoje se considera um homem melhor!
Ângelo Antônio também revelou coisas muito interessantes, principalmente quando o assunto foi os reflexos da sua potencial mediunidade (que ele chama de sensibilidade) que durante as gravações se revelou bem mais aflorada!
Sinceramente, Gabi poderia ter feito as entrevista renderem mais, mas ainda assim acho que vale a pena uma espiada no youtube, daqui a pouco deve estar lá... tire suas conclusões!



Já que falei em GNT, ressalto que Fernanda Young está de volta com a nova temporada do engraçado e divertido "Irritando Fernanda Young"! O entrevistado desse domingo foi o repórter e apresentador Zeca Camargo. Fica a dica.

...
E vamos tocando o nosso barco... devagar e sempre... 'vamo que vamo que dá'!
Beijos aos montes.
JrVilanova.

15 comentários:

Carol Sakurá disse...

Querido!
Amooooooooo Betânia,sempre encontro uma trilha sonora 'betânica" pra minha vida.
Beijos e ótima semana!
Post histórico!

Unknown disse...

Que lindo... tudo muito lindo... suas palavras são lindas!

Fico tão feliz em ver a vitalidade de Maria Bethânia nos palcos e nos estúdios! Depois da Biscoito Fino, fica até difícil acompanhar tantos lançamentos!

Mas ainda bem que existe o COntatos Imediatos pra atualizar a gente.

AMEI! (post histórico 2)
Cris.

Valéria lima disse...

Amigo,
Achei maravilhoso o jeito como você escreve sobre coisas corriqueiras.

BeijoooO'

Guilherme disse...

Pois é, amigo!

Vc, como sempre, ARRASA no post!

Um abraço!

Unknown disse...

Ei, esqueci de comentar... cê é fã de verdade, hein! Menino, quanto cd e dvd na priemira foto!!!!
Cris.

Helga Piçarra disse...

"Eu sei que eu tenho um jeito
Meio estúpido de ser
E de dizer coisas que podem magoar e te ofender..."

Lindo demais! Tinha 13 e já chorava a ouvir esta canção de Maria Bethânia. Deve ter sido um show e tanto. Que sorte teres assistido.

Beijinho e boa semana :)

Wanderley Elian Lima disse...

Olá meu amigo
Bethânia é eterna, sua presença no palco é incomparável, seu repertório é único. Ela é totalmente demais.
Bjux

lis disse...

As meninas tem razão , todas comentaram sobre a beleza que é a sua maneira de trazer as noticias e a forma de apresentá-las tão bem , dando um brilho todo seu , especialíssimo.Parabéns .
Gosto das musicas que a cantora escolhe pra compor um CD ,sempre do tipo romanticas como os versos de Wally Salomao "seja pedra seja planta seja bicho seja humano
Quando quero saber o que ocorre a minha volta
ligo a tomada abro a janela escancaro a porta..."
Obrigada , valeu a dica, deu vontade assistir , as fotos mostra uma Bethania feliz com a vida, como voce diz, leve.
Já Fernanda Young na maioria das vezes me irrita de verdade Júnior rsrs ,muito bobinha , quando o entrevistado é bom ,dá pra ver, mas o programa é todo corridinho e na TV tem que me agradar 100%, caso contrário desligo e vou ler rsrs
Marília Gabriela sempre gosto muito, independente do entrevistado, ela ajuda.
Boa semana pra voce também," vamo que vamo que dá" rs
abraços

Anônimo disse...

Que texto hein! Claro que amo a Betânia, Fernanda Young, etc... mas venho aqui pelos seus textos, isso é que adoro!!!! O jeito que você escreve!
bjsss

Renan disse...

Sim, Bethania é uma Diva em eterna movimentação e depois que ela foi para a Biscoito Fino, ficou melhor ainda!... Marilia Gabriela, é a entrevistadora de todos e conduz uma entrevista como poucos(as) e Fernanda Young, faz parte da frase anterior.
Bjs.

Dalva Nascimento disse...

Puxa, que final de semana, hein??? Só a Bethânia já valeria por tudo!!! Dispenso a F. Young (rsrsr), viu?

Beijos grandes, meu amigo!

Igbonan Rocha disse...

Querido Júnior, que texto primoroso!!!!

Confesso que quem não assistiu ao show ficou desejando tê-lo feito só por conta de sua narrativa envolvente e apaixonada.

Quero registrar que tirei várias fotos do show (sem flash, diga-se de passagem) e todas ficaram ótimas. Confira no meu ORKUT. Tenho também algumas filmagens. Se quiser para postar no "Contatos" me avise!

NANDITA CAYMMI disse...

Rapaz.. fui lendo e me arrepiando, acredita!?!? Pois é, só quem já viu um show de Bethanea para saber e visualizar tudo a cada linha do que vc disse! Ela é maravilhosa.. teatra e claro.. musical.. adoro!E agradeçamos à Nara Leão que a descobriu, hein? E a convidou para a substituir no show Opinião! hahahahahha!

Mudando de assunto, já faz tempo que quero falar que adorei a nova assinatura q vc aderiu. JR VILANOVA é explendido. Foi vc ou foi uma dica? Soa mais artístico, gera mais credibilidade e tem uma sonoridade fantastica... voaaaaaaaa meu kerido!

bjos, Flores e música!

chica disse...

Ela é maravilhosa. Tens toda razão em não fotografar, com os flahs que atrapalhampor lá! CERTO!!!
Tudo lindo e bom de ler por aqui!abração,lindo dia!chica(como está essa cidade linda que adoro???)

Eu Meus Reflexos e Afins disse...

Adorei o post!
Bjins entre sonhos e delírios

A carne ferve
Os olhos fecham(...)
E tudo explode(...)

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com