sábado, 20 de março de 2010

20 DE MARÇO - DIA DO BLOGUEIRO!

Dia do blogueiro! Pois é, também temos um dia reservado!


Gostaria muito de começar esse  post apontando os reais motivos que levaram o dia 20 de março a ser lembrado como o dia do blogueiro, mas infelizmente não encontrei nada de concreto para embasar esse texto! A questão é mesmo: acreditar ou não acreditar... e eu acredito! E de cara já parabenizo todos aqueles que encaram essa atividade (profissionalmente ou como um hobby, não importa) com seriedade, responsabilidade e respeito, pois entendo que de outra forma “blogar” perde todo o sentido!

Ainda sobre a origem desse dia, andei juntando alguns indícios que poderiam me levar a alguma conclusão sobre essa homenagem! Encontrei coisas interessantes, como por exemplo:



1. O nosso amado “Blog” é uma ferramenta relativamente recente, foi criado em 1997, pelo cabeludo Jorn Barger e inicialmente chamava-se “weblog”. Até pensei que havia encontrado algo que me trouxesse bons indícios, mas não, mas não foi esse o motivo que designou o 20 de março como o dia do blogueiro, pois sua criação se deu num dezembro. Primeira possibilidade descartada!


2. Quando Peter Merholz desmembrou a palavra “weblog” e a reduziu traduzindo o termo que usamos hoje, poderia estar involuntariamente justificando o porquê dessa data, todavia, segundo relatos, isso aconteceu em abril ou maio de 1999! Ainda não é essa!



3. Em 2000, esse verdadeiro universo de comunicação virtual passou por mais algumas transformações: com a intervenção do Blogger, o blog ganhou página própria, seu URL, o permalink, e deixou de ser apenas um link hospedado em sites diversos... ganhou vida própria! A blogosfera, ou seja, o termo que caracteriza a rede social formada pelo universo dos blogs, também nasceu em 2000 e marcou uma verdadeira “revolução bloguística”, onde esses simpáticos endereços passarram de 50 para 2,5 milhões, chegando hoje ao número significativo de 112 milhões de blogs em todo mundo! Mas não, nenhuma dessas transformações marcaram o mês de março!

Pois é, tudo que eu consegui descobrir por enquanto é que estamos no calendário das datas comemorativas e se é assim, não percamos tempo contestando, tentando entender ou explicar... vamos comemorar! Façam menção a essa data em seus blogs, lembrem ao mundo que o blogueiro é uma figura forte no universo virtual e que chegamos pra ficar...

...principalmente nós, blogueiros comprometidos, cheios de boas intenções e vontade de acertar! Essa data serve para fortalecer a idéia de que “somos muitos, não somos fracos”, nem sozinhos nessa multidão de tantas cabeças pensantes!

Juntos somos ainda mais bonitos! O sucesso dessa iniciativa depende muito das parcerias e trabalho em equipe, mesmo quando elas não são formatadas oficialmente! De mãos dadas a gente chega mais longe;)  
PARABÉNS: Wanderley, Guilherme, Lis, Dalva, Chica, Carol, Tico, Wander, Letícia, Josy, Valéria, JRonson, Rafaela, Natival, Essência e Palavras, Estevão, Teresa, Nandita, Carmem, Nanda Botelho e a todos os blogueiros sérios e éticos do mundo!

Beijos agradecidos!
Jr Vilanova!

21 comentários:

Unknown disse...

parabens a todos blogueiros

Valéria lima disse...

Não tem importância, se não há nada que embase esse nosso dia..rs nós o fazemos então! tô nessa!!!

BeijooO' e feliz dia do blogueiro.

Unknown disse...

Que chic, dia do blogueiro, é?!? Nossa, não sabia!
Pôxa vida, querido, o que posso desejar a você é que permaneça nos presenteando com toda essa disponibilidade e sensibilidade por muuuuiiittttooo tempo!
Meu beijo extensivo a todos os blogueiros do Brasil!
Cris.

JRonson disse...

e parabens tambem a voce Jr Vilanova, porque o dia (totalment dscnhcido para mim, nao fazia ideia :)) também e seuu, viva aos bloguistas mesmo :) optima homenagem

chica disse...

Parabéns a todos e que linda tua homenagem...Como sempre, arrasas!!abração e quero te desejar um lindo OUTONO que está acabando de nascer...chica

Carol Sakurá disse...

OLá,Querido!
Parabéns pelo dia do blogueiro!
Obrigada pelo carinho!
Vou twittar teu post!
Bjs!

lis disse...

Oi Junior
Gostei muito do texto e tomei a liberdade de postar no meu Ladinho que foi criado no blog Varal de Ideias e aderi, o objetivo é estimular melhor essa lateral que chamam também de sidebar e que fica quase invisivel .
Veja lá e depois diga se gostou , achei interessante seu texto e quis dar maior visibilidade, ali podemos postar algo que queremos que mais gente veja ,achei bacana.
abraços abraços
Parabéns , blogueiro !!

Wanderley Elian Lima disse...

Parabéns a você também meu querido. Continue nos enriquecendo com seus posts maravilhosos.
Beijão

Teresa Diniz disse...

Obrigada e parabéns também para você pelo dia e pela lembrança, tão interessante. Nunca tinha ouvido falar no Dia do Blogueiro, mas pronto, não faz mal, comemora-se.
Gostei muito da forma como colocou a questão da seriedade e do comprometimento da blogosfera. Posso roubar a ideia e postar no meu blogue oculosdomundo.blogspot.com ? Eu sei que costuma ir ao outro blogue, mas este é o blogue social, digamos assim, e também é bem vindo por lá.
Bjs

Teresa Diniz disse...

Junior
Já fiz a postagem com o link. Vá lá ver.
Bjs

Tico Esteves disse...

Oi Jr, grande texto!

Esse ano estou correndo tanto que nem consegui comemorar! :D

Grande abraço meu amigo e muito obrigado pela lembrança!

PARABÉNS PRA NÓIS SÔ!!!

Tico Esteves
http://www.novonarede.com.br/blog

Helga Piçarra disse...

Jr Vilanova, em primeiro lugar... parabéns! Creio que o mês de Março é um mês dado a celebrações, temos o dia do pai, da poesia, a chegada da Primavera e tantos outros, porque não o dia do blogueiro. Havendo seriedade e respeito pelo que se faz, há mesmo é que comemorar. Mais uma vez, parabéns a nós!

Beijinhos :)

Renan Laurentino disse...

SALVE O 20 DE MARÇO!... BLOGUEIROS DO BRASIL, FELICIDADES!...

Anônimo disse...

Olá Junior!
Feliz Dia do Blogueiro pra você também, pra nós todos!!!! Felicidades! Successo, montões de comentários nos posts!!!! (é isso que a gente gosta, não é mesmo?)
Beijo grande.

Guilherme disse...

É vivendo e APRENDENDO!

Valeu pela info, Jr.!

Abração e PARABÉNS a todos nós!!!

Jr Vilanova disse...

Queridos!

Fiquei muito feliz em saber que a notícia foi novidade para muitos e que a partir desse post, poderemos comemorar com mais frequencia o "nosso dia"!

Aos novos blogueiros seguidores, sejam bem-vindos, a casa é nossa!

'E vamo que vamo que dá'...
Jr.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde, Junior.
Pois é, dia do blogueiro e do contador de histórias. Parabéns para nós outros.
Passando para dar uma espiada nas novidades e dar os parabéns pelo dia de ontem.
Desculpe a minha ausência esta semana, mas estou sem internet, tendo que recorrer a uma lanhouse, coisa não gosto muito de recorrer a estes lugares, mas... fazer o quê. Para quem mora dentro do mato como eu, é a única opção no momento, assim mesmo muito lenta.
Não sei por quanto tempo vou ficar sem conexão, o 3G apresentou um problema e estou aguardando uma solução (sentada porque em pé vai cansar ), mas espero que não me abandone.
Quando eu não contar para vocês uma história todos os dias é porque estou com problemas . Adoro essa relação, pode crer.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para desejar um bom final de semana.
Saudações Florestais !
em http://www.silnunesprof.blogspot.com

JRonson disse...

Jr vilanovaa dpois ha ainda d m dizer como e q cnsgue colocar o blog d dtrminado jeito a nivel da dcoraçao, cm voce tem, q qeria mudar o meu mas nao entendo d nada mesmo :b

Dalva Nascimento disse...

Viva, Junior!

Vim festejar este dia (atrasada, mas sempre a tempo!) contigo. É uma honra e um prazer festejar o dia do blogueiro ao lado de pessoas sérias e éticas como você, meu amigo! Feliz dia do blogueiro!

Bjs.

Anônimo disse...

E VERDADE

Anônimo disse...

TU PENSA O QUE QUEER

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com