terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

'DIA DE FESTA NO MAR'

Saudações em azul para todos!

Dia 02 de fevereiro, dia de festa no mar da Bahia ao melhor estilo Dorival Caymmi... "Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar! Eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá..."

O mar está vivo! Como vocês já perceberam em diversas ocasiões, tudo que vem de lá  tem muito a ver comigo também! É por isso que o primeiro grande agradecimento dessa terça-feira será para ela: A Rainha do Mar, a mãe das águas! Quero enaltecer  hoje a  cultura popular, baiana, a fé brasileira, a cultura negra, as religiões afro-brasileiras - comprometidas e verdadeiras - e a beleza de seus deuses orixás! 


Me entendam mais uma vez. Não estou falando de uma relação religiosa pessoal - realmente não sigo nenhuma, mas consigo enxergar beleza e poesia em muitas delas - e sim de um misto de encantamento e fascínio que nutro pelas águas que banham esse planeta! Deve ser coisa de outras encarnações, talvez...


A festa na Bahia começou em 1923, na praia do Rio Vermelho, quando alguns pescadores da região resolveram reverenciar a deusa das águas, na esperança que a pescaria melhorasse, visto que os peixes estavam  ficando escassos. Hoje a tradição chega a reunir  mais de 300 mil pessoas, entre adeptos do candomblé, a comunidade local, turistas e curiosos. No final da tarde, cerca de 200 embarcações, repletas de pedidos e presentes, saem em direção ao  alto-mar, levando os balaios para concretizar as oferendas (completos com tudo que possa interessar a uma mulher vaidosa). Se os cestos afundam, é sinal que a deusa aceitou os mimos, caso bóiem, não foi dessa vez que os fiéis e simpatizantes conseguiram agraciá-la! (Acompanhe um cronograma fotografico da festa clicando AQUI)


Entre a beleza, a fé, o misticismo e a intolerância religiosa, a festa de Iemanjá no Rio Vermelho está entre as manifestações culturais mais bonitas do nosso país! Guardo esperanças de um dia poder estar lá pessoalmente, no meio da população assistindo a tudo de perto e reverenciando antes de tudo o mar, que não é qualquer mar, que é o mar sagrado da Bahia de todos os santos!

Por hora, farei minha homenagem solitariamente e silenciosamente, no meu quintal, de onde avisto seu sobrado, que fica debaixo d´água, e  peço primeiramente PAZ PRO MUNDO EM QUE VIVEMOS!

Salve a beleza da cultura popular!
Salve as forças da natureza!
Axé!
Beijo minha gente!
Jr Vilanova.

5 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Dando uma passadinha para apreciar as últimas novidades.
SALVE IEMANJÁ ! Para quem cultua, hoje é dia de fazer pedido, é dia de Iemanjá.
Aproveito a minha estada aqui no seu cantinho para comunicar que, devido a diversos pedidos com algumas explicações, farei uma série com os orixás importados da cultura africana e cultuados no Brasil
Comecei como Iemanjá, pois hoje é o dia dela.Espero que aprecie um pouco dessa literatura africana que muito nós outros por suas histórias e mitos.
Um grande abraço.
Silvana Nunes

Wanderley Elian Lima disse...

Olá meu amigo
Salve Iemanjá, salve todos os orixás. Como sempre belo post, rico em detalhes.
Bjux

Unknown disse...

Que lindo, que delicado!

Realmente seus textos são muito completos, adoro! Vajei agor ana festa baiana!

Lindo!
Bjos,
Cris.

Dalva Nascimento disse...

Boa noite, meu querido amigo!

O mar é uma paixão em minha vida, também! Gostaria de ter o privilégio de poder avistá-lo diariamente, molhar nem que fosse a pontinha do pé em suas águas revigorantes! Intolerância religiosa não é o que gostaríamos de ver, em tempos tão difíceis... afinal, quem é o dono da verdade, não é mesmo? Respeitar as crenças é um dever de cidadania. Pobre daquele que não consegue sentir a presença de Deus diante de um mistério tão grande e tão bonito, como o mar...

Um beijo grande!

Essência e Palavras disse...

Não sei muito disso... Não sei muito dela...

Talvez porque Minas não tem mar, só bar...

:(

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com