segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

VOLTEI, PENEDO!





De volta depois de um fim de semana maravilhoso, com a família, na linda cidade de Penedo! E o melhor de tudo é que além de estar lá com meus parentes e amigos, ainda tive o privilégio de conhecer e participar, pela primeira vez, da FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES, que já é um dos mais importantes eventos da região do Baixo São Francisco.

Mas antes de falar mais um pouco sobre esse momento de celebração da cultura popular, eu queria registrar publicamente o meu agradecimento especial (pelo convite, carinho, acolhida, pelo almoço delicioso etc) a minha tia querida, Carmem Mary, ao Carlos, Nalvinha, Wendel, Fabiana e as crianças Evelyn e Carlinha, pelos momentos especialíssimo! Tudo foi muito agradável e é isso que eu tentarei demonstrar pra vocês com o post de hoje!
Ao contrário de outras oportunidades, dessa vez eu consegui registrar alguns momentos legais do passeio... a Festa de Bom Jesus - que hoje acontece paralela ao Festival de Tradições Populares de Penedo - completou 126 anos em 2010 e ofereceu a população local e visitantes uma farta programação cultura, esportiva e religiosa. Romeiros e fiéis de várias cidades nordestinas, além de turistas de diferentes regiões, vieram pra ver uma das maiores manifestações de fé do estado de Alagoas de perto, e tenho certeza, não se arrependeram!

Pra mim é muito comovente poder assistir manifestações dessa natureza! Foi emocionante observar todos aqueles barcos apostos no Rio São Francisco, movidos pela fé, com o intuito de louvar e pedir proteção ao Bom Jesus! Essa é mais uma tradição secular que merece e precisa ser preservada, pois, assim como os casarões de Penedo, ela também representa um importante patrimônio cultural do Brasil.

Os que acompanham o blog a um tempo lembram do post: "A Ouro Preto Nordestina", certo? Pois bem, na ocasião em que apresentei Penedo pra vocês, fiquei devendo uma foto de um dos monumentos históricos mais importantes - e bonitos - de seu acervo: A IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO (ao fundo), uma construção de 1661, em estilo barroco. Durante a festa esteve fechada, uma pena!

Algo muito peculiar nas cidades do interior do nordeste: a banda de Pífano (em ação)!


As três fotos acima mostram a Procissão de Bom Jesus dos navegantes que aconteceu no último domingo, 10/01/10! Ela começa no Rio São Francisco e depois percorre as ruas de Penedo numa demonstração de fé e devoção.
Lá cabe todo mundo! Qualquer tipo de embarcação está liberada para homenagear o santo! Veja a coragem e disposição dos amigos na foto acima!
Mais momentos...

Alguns dos meus companheiros de viagem: Renan, Nalvinha (linda!) e o casal Paulinho e Patrícia diante do altar da Igreja de Nossa Senhora das Correntes... destaque para o altar coberto de ouro!
Durante o evento, tive a oportunidade de conhecer o trabalho lindíssimo do artista "Tadeu dos bonecos" (pelo menos foi assim que ele se apresentou). Todas as esculturas são feitas de papel e impressionam pela delicadeza e perfeição! Prometo postar outras fotos desse trabalho impressionante em breve.
Mais uma da série: eu e o rio!
Com Wanessa, minha irmã caçula, aproveitando a festa no sábado e aguardando os shows da Banda Raça Negra e do baiano Tatau (ex-Ara Ketu).

Queridos: Jonnhy(sim,'seu nome É Jonnhy'), Antônio, Paulo e as  meninas: Nalvinha e Wanessa.

Pois é, essa foi a boa do fim de semana. Adorei tudo que vi! Postarei outras fotos no meu orkut e quem quiser conhecer mais de Penedo e da minha intimidade, me adiciona lá! Reservei essa foto do pôr do sol no Rio São Francisco para finalizar o post de hoje e espero que vocês curtam essa cena como eu! Principalmente para os que moram distante, essa certamente é uma imagem pra lá de especial!
...

As duas primeiras fotos (pinturas), eu fotografei numa exposição que está acontecendo na cidade, no Teatro 7 de Setembo! Infelizmente não achei o nome do artista, vou ficar devendo os créditos, mas são muito lindas, não podia deixá-las de fora.
...
"E vamo que vamo, vamo que vamo que dá"!
Té qualquer hora!

Jr Vilanova.

9 comentários:

Carol Sakurá disse...

Olá!
Quantas riquezas!
Grande beijo e ótima semana!

Nalvinha disse...

Só posso dizer que o fim de semana foi MARAVILHOSO com vcs...
Adoramos a visita e estamos aguardando a volta!

BEIJO!!

Cláudia disse...

Nossa riqueza cultural tao bem retratada neste post. As fotos falam por si!!!
Vamos valorizar o que eh da nossa terra, da nossa gente!!!
PARABENS Junior!!!

Bjss

Unknown disse...

Caramba! Como a cultura popular é linda! Como o Brasil é rico, como esse blog é delicioso de visitar!

Amei!
Cris.

Wanessa Vila Nova disse...

Meu 5º ano na festa mas dessa vez com um sabor diferente pela 1ª vez me sentindo em casa, muito boa compainha...

Ah percebo diferenças aqui, assumindo o Vila Nova e com ele, o dom da escrita...

ps: obg por salientar o "caçular" kkkkkkkk...

bjos

Anônimo disse...

Muito bom!
Quantas vezes já fomos ou já lemos sobre a cidade de Penedo, mas a cada nova leitura ou nova visita, parece que ela tem mais e mais a nos mostrar.
Parece simples ( a cidade, o final de semana, o post...) Mas definitivamente não é!
Amei!
Cherus!

Renan Laurentino disse...

Maravilha!... Cidade linda e cheia de historia, além do mais fica em Alagoas.
Parabéns!...

ANTONIO disse...

É LINDO VER UMA PESSOA FALANDO BEM DA MINHA CIDADE MARAVILHOSA, AGRADEÇO PELO RECONHECIMENTO E DIVULGAÇÃO DO EVENTO. UMA ABRAÇO!

Dalva Nascimento disse...

A cultura das cidades do interior é mesmo muito rica... é um privilégio poder participar de momentos assim: nós que vivemos nos grandes centros urbanos carecemos muuuuito disso!

Bjs.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com