quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TOP 10: "VANDER LEE"


.
Confesso que  preparar uma seleção do cantor  Vander Lee para o blog era um desejo que me acompanhava a algum tempo (assim como outros tantos nomes da MPB que ainda pintarão no TOP 10)! Contudo, as devidas  providências só foram tomadas quando minha madrinha querida, Cláudia Monteiro, com todo seu conhecimento musical e bom gosto, sabiamente sugeriu o nome do mineiro. Pra mim, demonstrou que apesar de não ser um cantor tão popular, já alcançou uma boa aceitação entre as pessoas, digamos, "musicalmente sensíveis"...


De início eu pensei em repetir a receita sempre renovável do "tributo" - assim como aconteceu com "Elas cantam Chico César", uma das seleções que mais agradou aos visitantes -, visto que o compositor já foi gravado por nomes emblemáticos, tipo: Maria Bethânia, Alcione, Margareth Menezes, Gal Costa, Leila Pinheiro, Rita Ribeiro (a primeira a me apresentar o cantor através do cd: "Comigo"), Eliana Printes etc...  minha idéia era a de juntar essas interpretações magníficas com a poesia aberta de Mr. Lee, até porque existem composições suas que nunca foram gravadas por ele (só por elas), como é o caso de "Mais um barco" (Alcione) e "Trem do desejo" (Maria Bethânia)! Pensando bem, tá decidido, aguardem o volume dois: "Elas cantam Vander Lee"!

Como a maioria dos bons artistas brasileiros, iniciou sua carreira na escola dos  barzinhos. Como Vanderli participou de concursos musicais, cantou na noite de Belo Horizonte, mas foi depois de virar Vander Lee que seu trabalho começou a ganhar o mundo... primeiro ficou restrito ao eixo Rio-São Paulo, depois, com o destaque das gravações de grandes divas da Mpb, hoje seu som ultrapassa fronteiras. Se eu realmente tivesse que comparar o estilo musical de Vander com outros talentos - com a finalidade de nortear os que por ventura ainda não o conheçam -, poderia citar Jorge Vercillo, Chico César, Zeca Baleiro, claro, considerando as peculiaridades de cada artista... poderia arriscar dizer apenas que os trabalhos se encontram em algum momento,podem soar compatíveis!

Dos seis cd´s lançados (dois de forma independente), conheço quatro e um DVD, lançado em 2006! A seleção aqui inclui músicas do cd´s: "Ao vivo", "Naquele verbo agora", "Pensei que fosse o céu" e duas canções de seu mais novo trabalho: "Faro"!

Depois das devidas apresentações e esclarecimentos, vamos ao que interessa: MÚSICA!


1. Românticos (ao vivo)
2.Contra o tempo (ao vivo)
3.Esperando aviões (ao vivo)
4.Farol
5.Fui
6.Bom dia
7.Iluminado
8.Meu jardim
9.Pensei que fosse o céu (ao vivo)
10.Onde Deus possa me ouvir (ao vivo)
Bônus:
11.No balanço do balaio(ao vivo)
Ps: todas são composições de Vander Lee.


LINK PARA SELEÇÃO:


ESPERO QUE TODOS GOSTEM DA PROPOSTA DE HOJE!
BEIJOS!
Jr.

10 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Vander Lee , esse mineiro, tem coisas maravilhosas pena que não é divulgado pela mídia.
Abração

Carol Sakurá disse...

Ah...o maravilhoso Vander Lee!

Gosto muito de "Românticos são loucos",mas tenho um apreço especial por 'Esperando aviões'.

ABs!

Unknown disse...

Duas músicas do cd novo??? Hum... baixando, baixando, baixando!

Adorei o top 10 de hoje!
Cris.

lis disse...

OI,Junior
Muito boa, gosto de Romanticos ( em extinção ?).
Depois volto pra baixar. Aqui é o cantinho da música , adorei , posso ter as maos todas elas hehhe
abrços

Tico Esteves disse...

Olá Apolinário, tudo bem?

Ah eu sou suspeito para falar do Vander Lee (sou mineiro e fã deste maravilhoso artista). Mas ó, sem dúvida é um músico fora de série. Parabéns pelo texto!

Grande abraço meu amigo!

PS: Muito obrigado pela força no post da Letícia!

Cláudia disse...

Júúúú....te agradeço de pé \o/ pelas palavras e pelo pedido aceito...presentão de Natal!!! Ow trem bãoo!!!...irreverente, um poeta de corpo e alma, impossível não se emocionar...o coração bate mais feliz!!! eu adoro!

Além de bom cantor é um excelente contador de causos e piadista de mão cheia...quem não conhece esse mineiro tá perdendo!!!

Finalzinho de tarde TOP!!!....\0/

Bjãoooo

Dalva Nascimento disse...

Junior,

esse mineirinho é bom demais... tenho o DVD dele e já quase gastou de tanto que vejo. Gosto muito!!! Tenho as músicas gravadas, todas...

Beijinho, e mais uma vez, parabéns pelo ótimo gosto na escolha das músicas e do artista!

Nalvinha disse...

Uau!!
Não conhecia, mas baixei e tô adorando!!
Ótima escolha!

beijoo

Anônimo disse...

Lindimais da conta, sô! O Poeta mineiro e atleticano, trem bão, uai...rs
Ele é tudibão.
Bjin e inté.

Carolina Alves disse...

Amei seu blg, Vander Lee é maravilhoso, por onde passa encanta com suas poesias. Parabéns ficou show!!! bjs

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com