terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Terça de agradecimento: 'TERÇA-FEIRA SANTA'

De volta no dia de Nossa Senhora da Conceição, que no sincretismo religioso é também Iemanjá, a Rainha do mar! Mesmo sem ser católico, nem candomblecista, hoje me dei conta de que estou exatamente no meio dessa festa religiosa de tanta tradição.

Deixe eu me explicar melhor: é que como vocês já sabem, eu moro numa cidade litorânea, e mais que isso, num bairro litorâneo... olho da minha janela e de um lado lá está o mar, do outro, a antiga igrejinha católica do bairro de Riacho Doce (imortalizado pelo escritor paraibano José Lins do Rêgo em seu romance de mesmo nome, e da minissérie global inspirada na obra). E ainda a pouco ao chegar em casa (vindo do aniversário do meu cunhado, parabéns Paulinho!), tive uma surpresa e tanto... a procissão de Nossa Senhora estava voltando com a imagem para igreja! Os fogos pipocaram no ar, algumas pessoas emocionadas, MUITAS pessoas participando da caminhada e o trânsito completamente parado em respeito a fé católica! Lamentei muito, muito, muito não estar com a minha máquina nessa hora... considero imperdoável não poder registrar e dividir essa cultura popular, cada vez mais rara num mundo globalizado e informatizado, com vocês aqui no blog! Meu bairro parece uma cidadezinha de interior, aquela mesma que ainda preserva e respeita seus costumes. E é por saber que isso tudo um dia vai acabar que me emociono tanto! 

Voltando ao assunto do dia 08... ao descer a alameda em direção a minha casa, a pouquíssimos metros da festa dos católicos, as últimas baianas e alguns admiradores da força da natureza que vem do mar faziam suas últimas oferendas à sereia... música, fé, misticismo, tudo acontecendo de forma tão linda e encantadora exatamente igual ao que vira a poucos minutos! Me senti um privilegiado, sabia? É como se eu estivesse (e estou) completamente  protegido por duas poderosas forças que  auxiliam na regência  desse universo! Tenho o amparo de Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição velando sempre por mim... claro que aproveitei o momento mágico para pedir um ano de 2010 muito próspero, cheio de gratas surpresas e recheado de boas notícias para todos que me cercam... e  isso diz respeito a você que me lê também, ok? No que depender de mim (de Iemanjá e de Nossa Senhora da Conceição), teremos dias muito especiais que fortalecerão nossa fé na vida e nos trarão esperança!
Me perdoe pela ausência de registros fotográficos, prometo me policiar mais em relação a isso!
...

Bem, mas não foi só  esse o assunto que me trouxe aqui. Quem acompanha o blog sabe que terça-feira é o dia mais interativo da semana (repito, repito e repito), o dia que reservo para falar sobre as coisas que são registradas aqui (às vezes fora daqui também) e dizer OBRIGADO.

Se essa é a ordem do dia, começo saudando mais uma vez a amiga de blogosfera Dalva, que através do blog (que adoro) INFINITO PARTICULAR, me fez uma grande surpresa esses dias! Veja você que a blogueira por excelência participou de uma gincana virtual onde teria que indicar três blogs que julgasse interessantes e assim o fez... advinha quem estava entre os privilegiados? Pois é, isso mesmo que você pensou agora... mas dois outros blogs também estão lá e merecem um click!
Para os que desejarem ler o que ela escreveu, segue o link da postagem e fica aqui o registro da minha satisfação em ser lembrado de maneira tão carinhosa! OBRIGADÍSSIMO, amiga! Valeu mesmo pela força e pelos comentários tão delicados!

Graças a Dalva e sua indicação, está fazendo parte desse time especial de seguidores do "CONTATOS IMEDIATOS", a delicada e gentil Lis, do blog FLOR DE LIS! Satisfação enorme tê-la por aqui, viu? Acredite. Seu blog também é lindo, me interessou muito e acredito que faremos uma parceria muito legal dentro desse universo virtual! Obrigado pelo seu comentário no post 'BATUCADA' e dá uma olhada mais abaixo que desconfio que resolverei de vez o problema que citou...

Josianne, meu amor... bom ver você por aqui novamente! Cê tá muito sumida, flor! Vem mais vezes... ah, e essa semana a seleção da Patrícia Marx sai, viu? Pode se ligar no blog que sai! Gostou da seleção 'Batucada', foi? Imagine que até nosso amigo Adriano veio aqui pra baixar, acredita??! Respondendo sua pergunta, a canção 'Samba da benção' faz parte do cd 'Que falta você me faz', que bethânia fez em homenagem a Vinícius de Morais...
Quanto a Paula Lima... Lógico que já tenho! Só falta você resolver vir assistir conosco, afinal, você faz parte do rol desses amigos queridos que preparo a casa pra receber... tô te esperando!

Clau-Dinha Monteiro... cê tem demorado a aparecer, mas quando vem manda ver, né madrinha? Dá uma super geral no pedaço...rs... que bom que é assim! MUITO obrigado pelos elogios tão estimulantes, ok? Beijo e aguardo suas novidades!

Beijo grande para Carol Sakurá (também adoro Paula Lima... alguma coisa sobre você eu já sei: excelente gosto musical!), Wanderley Lima (preciso parar com calma pra ler seus últimos posts no 'NOVAS ESTAÇÕES'! Adoro visitar o seu espaço e ví que tem umas coisas bem legais essa semana... me espera! ), Cristiane (sempre, sempre, sempre gentil! Seus comentários são simplesmente tudo que quero ouvir), José Renan, Angélica (até que enfim seguidora oficial, né? que bom... a seleção que pediu sai essa semana, se liga), Gui-lherme Ramos e Essência e Palavras também super queridos!
Ah, antes que esqueça, as boas-vindas ao novo seguidor do blog: Rafael Moraes! Espero que realmente tenha gostado do espaço e que sinta-se à vontade quando sentir  vontade de opinar (que em absoluto quer dizer concordar, ok?!rs)!

Eu queria agradecer também ao jornalista Roberto Vila Nova (meu tio!), pelas visitas que muito me alegram por existirem! Quero dizer que uma visita tão ilustre (principalmente pelos seus anos de jornalismo sério e competência largamente reconhecida), me deixa muito lisonjeado! VOLTE SEMPRE e por favor, não desista de baixar a seleção da Marisa Monte!rs...
...

Gente, ultimamente tenho encontrado com algumas pessoas que me dizem: "Cara, adorei a seleção do blog, mas não consegui baixar"! Pensando nisso e na intenção de auxiliar os nobres colegas, resolvi deixar uma dica repassando como fazer isso em três passos, vamos lá:

1. Clicar no link da postagem e aguardar que a próxima página carregue completamente.
2. Clicar no retâgulo azul, na parte superior esquerda da tela (logo abaixo do nome da seleção e da descrição), onde está escrito: Download Now e aguardar a próxima página carregar.
3. Aguardar a contagem regressiva que geralmente é de 10 segundos e logo após clicar em cima da descrição: "Click here to download this file".

Pronto, está feito. É só escolher onde salvar(opção que o programa dará em seguida)  e aguardar o processo ser concluído. Fácil, não? Agora não tem mais desculpa, vai lá baixar as seleções que mais lhe agradarem no marcador TOP 10.

Dica da semana:

Como sempre faço, queria indicar pra vocês uma leitura legal proposta pelo blog "REPENSANDO", do amigo Luciano Amorim! É uma leitura gostosa, tenho certeza que cês vão gostar. Segue o link:


Por hoje é só meninos e meninas!
Mas logo tô de volta!
Valeu...

7 comentários:

NANDITA CAYMMI disse...

rapaz... andei sumida, né? mas to numa correria aí.
Hj foi feriado aki em Salvador, pq é o dia da Padroeira daki...
enfim. Foi td lindo com o sagrado e o profano de maos dadas , como toda boa festa baiana. rs... bjo

lis disse...

Oi,Apolinário
Obrigada pela citação, muito interessante essa terça feira de agradecimentos, favorece conhecer seus seguidores.
Vou tentar baixar a música, seguindo seus passose depois te conto.
Bonito o seu olhar sobre as manifestações religiosas , são momentos de fé incontestáveis e também aprecio.
Um grande abraço

Unknown disse...

As coisas que escrevo aqui são reflexo das sensações que desfruto quando entro em contato com seus pontos de vista, do qual eu me identifico muito!

Um beijo grande e espero sempre dizer as cosias certas, mesmo que involuntariamente!
Cris.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo Apolinário, você sempre gentil sitando seus amigo. Obrigado pelo comentário feito na postagem "Amor entre iguais". Valeu
Abração

Cláudia disse...

Olha eu aqui 'través' ...rs
Júnior...tou adorando o progresso do blog...tou lembrando agora da prieira vez que você me conviou para conhecer esse espaço! De cara já sabia que viria coisa boa...e vc surpreende a cada dia e me encanta com esse jeito tão próprio e verdadeiro de ser. OBRIGADA por me escolher como Madrinha! Fico muito feliz!!
Beijo grandeee

Essência e Palavras disse...

Ah! Você é um encanto, Ju.

Adooro ler-te.

beejo

Jana Mendonça disse...

Júniorrr meu coração lindo!!!!!!!!!!
Hj (por favor ñ me xinga kkk) q me dei o prazer de ler teus artigos do blog e adoooreeeiii!!!!
Um deles q concordei com a tua linha de pensamento foi a Terça do Agradecimento!
Júnior, imagina quantos ainda não se dão conta desta cultura q queira ou não, independente de qualquer religião, observando pelo local em que há a prática deste costume, tudo é lindo?!
E o lugar em tu q moras meu amigo, é propício a admirar muita coisa bela :)!!!!
Um abração em ti, muitas saudades e tb manda o mesmo pra o Renan :)!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com