quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

'MENSAGEM PRA VOCÊ' (TOP 10 ESPECIAL)



Na verdade, essa idéia nasceu em dezembro de 2006! Naquele ano eu pensei numa maneira de agraciar meus amigos e conhecidos de uma forma diferente, sem necessariamente precisar recorrer a receitas antigas, previsíveis, as frases feitas dos cartões natalinos... afinal de contas, ser diferente foi uma missão que me foi confiada antes mesmo de eu chegar por aqui!

Recorri então aquilo que me era mais familiar, a música! Acredito sinceramente no poder dessa ferramenta! Pra mim ela simboliza um  medicamento eficaz, uma companhia indispensável, um agente transformador,  uma fonte  inesgotável de inspiração! Então, pensei: porque não transformar esses sentimentos num bom motivo para reflexão e votos de um feliz ano novo? Convenhamos, é no mínimo original, concorda? Tá afim de experimentar? Então vamos lá... ah, outra coisa, como a arte é algo muito subjetivo, aconselho que o cd seja escutado individualmente, com o intuito de refletir mesmo!

Começo com um descritivo, faixa a faixa, relatando os motivos que me levaram a escolhê-las para o cd de 2010 (como prometido)! O LINK PARA BAIXAR O CD ESTÁ NO FIM DA POSTAGEM! (Se estiver com muita pressa, clique aqui, mas volte depois!)


1. "...levante-se, há um líder dentro de você..." - Atualmente, devido a tantas catástrofes, de  um crescente desequilíbrio ambiental, previsões pessimistas que apontam para um futuro  seriamente comprometido, é cada vez mais comum se ouvir falar em "fim dos tempos", na escassez dos nossos recursos naturais e até na possível volta do Mensageiro para arrebatar as almas que foram boazinhas durante esse tempo conturbado e condenar os "pecadores"... tá na moda falar-se de juízo final.
Daí eu pergunto, onde e como estamos exatamente dentro desse reboliço todo? Inertes? Indiferentes? Ou verdadeiramente interessados em fazer algo positivo a respeito? Para Roberto Carlos (que também é Rei): "Todos estão surdos" ... e estar surdo pra mim é não simboliza simplesmente a ausência do sentido audição, mas sim o ato de negar-se a compreender certas verdades. A canção chama a atenção de todos para questões simples, cotidianas, que devido a inúmeros fatores,  talvez  estejam sendo  ignoradas e essa seria última postura que deveríamos adotar! Não esqueçamos que a responsabilidade por um mundo melhor, antes de tudo, é nossa! A primeira transformação acontece em casa, acordemos para essa realidade...

2. "Tomara, meu Deus, tomara!" - Antes de qualquer outra classificação, pra mim, a música de Alceu representa uma simbólica oração em nome de dias melhores ('quem canta reza duas vezes')... das 21 que foram selecionadas, sem dúvidas é uma das mais emblemáticas! Ela sugere a libertação através dos pensamentos positivos, das atitudes responsáveis, da mudança de frequencia para se enxergar o diferente com naturalidade! Tomara mesmo que em 2010 consigamos vencer as barreiras que ainda nos separam e construamos uma história norteada por mais compaixão e tolerância! É isso que peço ao universo todos os dias. Passe essa idéia adiante... 'amém'?!

3. "Vamos nos jogar onde já caímos" - Todo fim de ano, quer queiramos ou não, devemos  nos posicionar para o momento do mergulho que se repete todo 31 de dezembro e que conhecemos tão bem! Só que por mais familiar que  esse salto nos pareça, a verdade é que, para que ele seja bem sucedido é  necessário nos enchermos de coragem, de esperanças, vibrarmos positivamente nessa direção!
Através da música de Paulinho Moska tento chamar a sua atenção pra isso! Não adianta deitar dia 31 achando que no dia 01 tudo será exatamente igual a ontem! Raciocine comigo, as horas do nosso dia não são iguais, nem os minutos, tão pouco os segundos... que dirá um ano inteiro... logo, nada pode ser exatamente igual! Claro, teremos sempre duas opções: crermos que podemos transformar a nossa realidade dando novos ares a tudo que nos acontece, ou simplesmente ignorar determinadas possibilidades, achando que tudo não passa de uma grande bobagem. Eu já fiz minha escolha, quero colocá-la em prática, sugiro que reflita e faça a sua!




4. "Felicidade não precisa de culpa" - Precisa? Ainda assim conheço pessoas que esqueceram dessa velha máxima! O refrão da música de Zélia Ducan entra pelos nossos ouvidos como um mantra, nos impulsionando a abraçar a idéia de felicidade como algo possível, acessível e simples! Talvez o desafio de muitos em 2010 seja encontrar esse sentimento em meio ao seu cotidiano apesar das ausências, da escassez, dos problemas, das imcompreensões... até que alguém me prove o contrário, ainda acredito que é possível se fazer uma deliciosa limonada com um simples limão... a minha com bastante gelo e açucar, por favor!

5. "Sorria mais, leve a vida simplesmente" - Mart´nália vem complementando a idéia da música anterior. Não foi por acaso que inclui "Be Happy" no cd desse ano. Foi por acreditar que se não conseguirmos encontrar meios de transformarmos nossos dias em realidades menos densas, mais dignas, viver se tornará uma tarefa insustentável e assim perderá todo sentido! Foi baseado nos inúmeros exemplos que presenciei em  2009, que resolvi incluir um remédio anti-stress nessa seleção! Gostaria que em 2010 a gente pudesse VIVER, porque em muitos casos, mesmo sem perceber, optamos por apenas sobreviver! Ainda dá tempo pra mudar isso, não esqueçamos!

6. "Amanheça brilhando mais forte" - É um momento de preparação. Uma fortíssima candidata a hino de 2010 (pelo menos para os que tiverem a alegria como meta). É uma música para ser escutada a todo volume no dia 31, antes de você sair de casa para receber as energias que emanarão do ano que chega. É um momento pra respirar uma energia nova, crer nela, crer na renovação e se preparar para brilhar com os fogos que iluminarão o céu. Sábios conselhos do Teatro Mágico, não deixem de ouví-los!





7. Não poderia fazer um cd para 2010 sem incluir um poema nele. Não depois de um ano onde adotei um blog com o endereço: "da poesia ao caos"! A poesia esteve muito presente em minha vida nos últimos meses, ela me ajudou inclusive a me reaproximar da literatura, pois minha busca por novas leituras foi uma constante, principalmente para alimentar as nossas "quartas da poesia"... li bastante coisa interessante em 2009! 
No ano passado o cd foi aberto pelo poema "MUDE", de Edson Marques (que hoje estampa a TV 'Contatos Imediatos'), pois acreditei nessa mistura de poemas falados e cantados e a reação não poderia ter sido melhor! Esse ano, antes de 'cantar' o amor nesse próximo bloco, ouviremos Paulo César Pinheiro declamar um belo texto em homenagem  a esse sentimento sublime. Espero que ele tenha conseguido emocionar a você também.

8. "Cuide bem do seu amor, seja quem for" - A medida em que os anos vão passando, algumas grandes verdades vão compondo o nosso leque de aprendizados! A cada novo dia que passo ao lado de uma pessoa que me respeita, me considera e me ama, mais reflito sobre a importância de conservar um sentimento dessa magnitude! Num mundo onde aparentemente todos andam sem tempo para doar a melhor parte de si, sugiro a você, que entre tantos desencontros encontrou alguém pra dividir o seu afeto, que conserve e zele pela sua relação! Que em 2010 você ame muito, seja amado (a) em dobro e possa gritar em alto e bom som: "SOU FELIZ NO AMOR", pois esse é um privilégio raro! Cuide bem de quem lhe ama, façamos o amor valer a pena... CUIDE BEM DO AMOR QUE VOCÊ ESCOLHEU PRA CHAMAR DE SEU!

9. "O amor quer ter saúde, deixa o amor ter" - Quando escutei a música de Carlinhos Brown pela primeira vez, minha reação foi imediata: "essa vai pro cd de fim ano"! A imagem poética que seus versos me traduziram volta e meia me emocionam novamente! A idéia de um amor livre, sem limites, que quer ter saúde, quer ter as coisas da qual tem direito, que quer voar e ver o mundo é inspiradora pra mim! "DEIXEM O AMOR TER"! O amor merece isso, gente... desejo pra você muitos "barcos na beira do mar" e um amor sempre por perto pra contemplar o mundo com você!




10. "Cuidado!" - Definitivamente é preciso estar atento e forte no mundo atual! Sou obrigado a reconhecer que hoje em dia não existe mais um lugar seguro, não existe sequer situação de risco... estar vivo já é um risco! Por isso eu sugiro que tenha muito cuidado com as suas escolhas, com sua maneira de encarar a vida, com as suas relações, com a forma que encara a sua vida! Preserve-se! Não permita que as armadilhas dessa vida bandida lhe preguem uma peça, NEM TUDO QUE RELUZ É FEITO DE OURO.

11. "Tanto faz você chegar primeiro, primeiro foi seu ancestral..."  - Poucas coisas no nosso país matam mais que o  trânsito! Durante as viagens que fiz em 2009 de carro e até nos percursos rotineiros dentro da minha cidade, perdi as contas dos sustos e  apuros  que passei por conta da imprudência dos outros! E se o assunto for impaciência, desrespeito, descaso com a vida?  Na faixa cinco, o cd previne contra o stress e o trânsito hoje talvez seja um dos grandes produtores desse sentimento/ doença em nosso organismo, por isso não poderia deixar de convocar a todos (motoristas ou não) para uma reflexão em conjunto, a fim de diminuir os riscos pelo qual passamos e provocamos nas ruas de nossas cidades! A música de Elba Ramalho é ideal para esse momento.

12. "Seja paciente, não esquente a cabeça, deixe a vida rolar..." - Confesso: antes de tudo, preciso repetir isso pra mim mesmo muitas vezes! Um dos meus objetivos para o próximo ano é justamente me tornar uma pessoa mais leve... menos preocupação, menos aflição, menos tudo que possa me tirar do meu foco! Além da música ser agradável, a artista que está cantando também faz parte da escolha da faixa... Ivete Sangalo. Sempre alegre, sempre esbanjando bom humor, um grande exemplo para seguirmos em 2010!




13. "...se todos fazem sua parte o mundo segue seu caminho!" - "Com a boca escancarada faço esse protesto em forma de oração"... a letra da música de Pedro Luís - cantada por Mayra Lemos - é extremamente forte e também sugere ação gerando transformação! Por mais otimistas que sejamos, é impossível não levar em consideração certas verdades duras... se mundo não anda bem e se continuarmos com a mesma atitude apática em relação a essa tendência global, nada pode melhorar... não existirá pensamento positivo que dê jeito! Exercite-se, olhe um pouco pros lados, procure um meio de ajudar, veja a vida por outros ângulos, estenda sua mão antes que ela seja solicitada... experimente uma atitude um pouco mais responsável com o planeta que nos acolheu! Assumamos esse compromisso em 2010 conosco e com o planeta que espera reações pró-ativas de nossa parte!

14. "...prepare-se pra celebrar o deus mu-dança" - Muito mais que uma decisão, considero a decisão um estado de espírito. As situações nos sugerem isso constantemente, mas poucos são os que optam pelo desafio. Particularmente falando, não quero estacionar nos degraus do egoísmo aguardando a sorte chegar... por mais erros que eu possa cometer, estou a cada dia mais conectado com uma postura mais honesta em relação a minha vida e a todos que a cercam.
Em 1989 Gilberto Gil  já anunciava essa necessidade de transformação em sua música, acredito que a partir desse ponto de vista já estamos um tanto quanto atrasados! O que parecia soar como um convite, hoje se apresenta como uma exigência!  Não tenhamos vergonha de fazê-lo, "só o que está morto não muda"!




15. "...alterado o grão, alterado o pão" - Essa música foi composta pela cantora Vanessa da Mata no momento em que retornou a sua terra natal com intuito de rever os cenários naturais que fizeram parte de sua infância... rios, flores, capins dourados, sabores diversos e muitas histórias... ao invés disso se deparou com a devastação, com a desertificação, com a poluição que apagou de vez suas memórias transformando sua casa num "não-lugar"! É comovente compartilhar essa constatação com ela através da canção "Absurdo", ainda mais nós tendo consciência que isso não é algo restrito só ao seu lugar... o meu lugar está ameaçado, o seu lugar está ameaçado, no mundo inteiro todos se sentem assim... "deram o galinheiro pra raposa vigiar"!
A música está aí pra lhe lembrar - mais uma vez - que se não fizermos algo - mesmo que timidamente -, a roda viva da vida leva o que nos é essencial pra lá. Cuide do que é seu... pense nisso!

16. "...pra bom entendedor meia palavra basta" - Basta? Por exemplo, o que você faz com o lixo que produz? Que postura você adota na praia, no carro, na ua casa? Quanta água você desperdiça no banho, na lavagem do seu carro ou da sua calçada, no vazamento da torneira que ninguém conserta? Quanta energia elétrica é desperdiçada com aparelhos que estão aparentemente desligados, mas que bem poderiam estar fora da tomada? Que produtos ecologicamente corretos você consome? Quantas vezes esse ano se preocupou em avaliar a procedência do que adquire? Interrogações que por enquanto ficarão sem resposta, mas que bem podem ser respondidas com frases inteiras...

17. "No final será o que não sei, mas será... aqui também é bom lugar de se viver!" - Porém, contudo, todavia, não percamos as esperanças em vermos um planeta melhor! Essa seleção deseja ver as esperanças renovadas e não gostaria que isso deixasse de ser interpretado dessa maneira! É por isso que a canção Planeta Sonho, de Flávio Venturine está aqui... ela diz que nada está perdido, que as coisas ainda podem mudar se priorizarmos o mínimo de esforço no nosso cotidiano! Ser consciente não deve ser tão difícil, concorda? Vamos tentar outra vez.

18. "...é tão bom quando a gente tem fé e acredita..." - Conheço essa música a alguns anos e voltei a escutá-la totalmente por acaso em 2009! Achei que ela também combinaria com a proposta do cd por imprimir uma leveza, é cantada com a calma peculiar de Caetano Veloso, fala de coisas simples - mas nem por isso menos essenciais -, sugere o bem! E cá pra nós, fala a verdade, "é tão bom" ou não é?





19. "quero fazer melhor que antes pra amanhã ainda melhorar" - E aí, tá acabando... pensou? Vamos nos acertar assim? Cada um fazendo - a sua maneira - a sua parte para tornar sua história ainda melhor de ser escrita? Vamos mudar o mundo a partir da organização dos nosso hábitos íntimos? Então, se é assim, todo mundo agora se comprometendo em ser feliz no ano novo a partir de já!

20.                       "Feliz ano novo
No breque, na Brahma, no lar ou na lama
Com cana ou champanhe
No mar, na macumba, no rumo ou na rumba
Nas noites cariocas"

Sem ressalvas, sem restrições, sem predileções, sem preconceitos: FELIZ ANO NOVO!


Faixa Bônus:





21. Se cantar é rezar duas vezes, cantar uma oração, segundo a minha matemática torta, deve ser equivalente, pelo menos, a umas 4 orações ou mais... seria isso? Normalmente os cd´s de fim de ano possuem - "religiosamente" - apenas 20 músicas. Estabeleci esse número por considerá-lo ideal, tanto no espaço do compact disc, quanto para reflexões.
Quando encontrei a versão do Pai Nosso (cantada por artistas como Simone, Ivete Sangalo, Fat Family, Claudia Leitte etc), o cd já estava praticamente pronto, mas não tarde demais para eu concluir que era oportuno encerrá-lo com essa faixa tão emblemática!

É ISSO, AGORA USE O LINK ABAIXO E BAIXE A SELEÇÃO QUE EU FIZ PRA VOCÊ!



...
Por fim, só me resta lhe desejar (dessa vez por escrito), um ano cheinho de boas notícias! Que aqueles velhos e insistentes problemas desapareçam gradativamente (ou repentinamente, que seja), que a sua vida vá se enchendo de esperanças e que ao longo do novo ano tudo se transforme (inclusive você)!
Não perca tempo, vá comemorar o fato de estar vivo, invente seus motivos (sejamos criativos)... QUE A DEUSA MÚSICA CONSIGA DEIXÁ-LO MAIS SENSÍVEL QUE O HABITUAL  E MAIS ESPERANÇOSO NUM FUTURO MELHOR!

Um super abraço!
Apolinário Júnior.



Faixas da seleção: 1.Todos estão surdos (Roberto Carlos)- Nação Zumbi; 2.Tomara (Alceu Valença)- Alceu Valença; 3. Tudo novo de novo (Paulinho Moska) - Moska; 4. O habitat da felicidade (Lula Queiroga / Lucky Luciano)- Zélia Ducan; 5.Don't Worry, Be Happy (Adaptação de - Bobby Mcferrin)- Mart´nália; 6. Camarada d´agua (Danilo Souza e Fernando Anitelli) - O Teatro Mágico; 7.Poema: Versos de amor (Paulo César Pinheiro)- Paulo César Pinheiro; 8. Cuide bem do seu amor(Hebert Viana)- Os Paralamas do Sucesso; 9.Yara-Há(Carlinhos Brown)- Carlinhos Brown;  10.Cuidado(Frejat)- Barão Vermelho; 11.Rua da passagem(Lenine)-Elba Ramalho; 12.Viver com amor(Ivete Sangalo, Gigi)- Ivete Sangalo; 13.Caio no suingue (Pedro Luis)- Mayra Lemos; 14.O eterno deus Mu-dança(Gilberto Gil)- Gilberto Gil; 15.Absurdo(Vanessa da Mata)- Vanessa da Mata; 16.Tá? (Pedro Luís, Roberta Sá)- Mariana Aydar; 17.Planeta sonho (F.Venturini,Vermelho, M.Borges)- Flávio Venturini; 18.É tão bom(Luiz Caldas)- Luiz Caldas e Caetano Veloso; 19.Do zero- Anna Ratto; 20.Feliz ano novo(Egsberto Gismonti) -Egsberto Gismonti.

13 comentários:

carol sakurá disse...

Junior,
Voltei!
Que graça!
Um lindo natal pra vc repleto de som!
Bjs!

Wanderley Elian Lima disse...

Só você mesmo meu amigo, para ter tanta disposição , bom gosto e sensibilidade. Adorei toda a postagem, não sei qual parte é a melhor. É claro que vou baixar o CD.
Obrigado pelo carinho e atenção que me deu durante este ano, espero que em 2010 nossa amizade se fortaleça da vez mais.
Grande beijo pra você

Léo Villanova disse...

Primo,
Grande presente que você oferece pra todos. Isso é o que se pode chamar de verdadeiro espírito natalino.

Tenha um 2010 repleto de inspiradora alegria.

Abração

.Lis disse...

Oi Júnior
Estou de malas prontas, mas nada me faz deixar de passar aqui nesse nosso "Contato". Voce arasoou amigo! Presente de luxo e qualidade!obrigada, não posso baixar agora ,depois volto com aquela calma que o novo ano vai permitir e copio tudo rsrs Adorei todas , Vanessa da Mata e seu Absurdo é excelente,Pedro Luis e Roberta Sá ( Tà ),também, Cuide bem do seu amor é linda ,escolheu todas com muito carinho e dedicou bastante, hem , querido!obrigada,Junior.
Agora, bom Natal,Feliz Ano Novo , cuidado ,nao vá exagerar com dry martinis duplos por aí, nem com Brahma ou champanhe ,porque preciso de voce ,quando voltar rsrs suas poesias, seus textos inteligentes ,seu bom humor.E quando quiser dá uma chegadinha naquele ultimo post lá do flor de lis e deixe um abraço rsrs. Posso estar em silencio,mas estou por lá .
Parabéns pela excelência e nos vemos depois.
Vou voltar mais vezes aqui e ler tudo,de novo.rs
meus abraços
Timtim

Dalva disse...

Junior,

Obrigada pelo presente... música é mesmo uma coisa mágica, sempre nos inspirando. Vc sempre acerta em cheio na seleção: tem aqui algums músicas das quais gosto muito, como a do Alceu Valença e a do Frejat... já estou baixando elas para ouvir!

Beijos e uma noite de paz!

Silvana Nunes .'. disse...

Neste Natal resolvi fazer uma homenagem diferente.
Coloquei em minha árvore somente os presentes que ganhei, e felizmente,
não couberam, de tantos e tantos que adquiri durante estes anos.
Porque vocês, meus amigos, foram
os presentes que recebi de Deus.
Presentes que se fizeram presentes no decorrer
deste ano, de outros e mais outros, de hoje e de ontem e
que com certeza amanhã continuarão a me dar muitas alegrias...
Vocês são presentes de coração....
Aqueles que não compramos, pois não há preço
nem dinheiro nenhum no mundo para pagar...
São presentes que colhemos na árvore da vida, são
frutos da amizade e de muita luz em nossos momentos...
algumas vezes nebulosos pelas adversidades da vida...
Mas quando do nada, vocês aparecem, nos fortificam
e nos irradiam tanto amor, independente da distância
física, sempre próximos em permanente sintonia.
Meus amigos,
quero agradecer em prece, por vocês existirem.
Que a alegria, o amor, a fraternidade, o perdão,
a compreensão... continuem nos unindo.
Que Deus, em sua infinita bondade, continue
orientando-nos e mantendo acesa a luz da Amizade,
do Amor e da Paz entre todos nós.
Ho, ho,ho,ho !

Saudações Florestais !
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
em: http://www.silnunesprof.blogspot.com

CRISTIANE disse...

Ai,Junior...

Tudo que eu queria agora era ter a palavra certa para traduzir a minha reação ao ver e ler tudo isso, como fiz agora!

Que sensibilidade, que talento, que disponibilidade... você realmente nasceu para lidar com as palavras!

PARABÉNS E OBRIGADO POR TUDO... que em 2010 as coisas sejam ainda melhores pra nós, FELIZ NATAL!
Cris.

Josianne disse...

Oi amor...
Poxa tive o previlégio de receber esse CD de presente, e que presente hein... um verdadeiro empurrão para que o meu 2010 seja repleto de pensamentos positivos e determinação.
Bom, e pra vc... poxa são tantas coisas que desejo para vocêS... mas saiba que estaremos sempre juntos no pensamento e no coração, que todos os nossos sonhos se realizem e que a gente continue a procura da felicidade, sabe né, que a felicidade se encontra dentro de nós mesmos?!! Então para mim essa procura significa um melhor entendimento,por isso, calma siga seu coração, veja esse mar lindo da sua casa, coloque esse sorrisão e vá pra rua oferecer ao mundo o que vc tem de melhor!
Te amo Juju, a saudade ja está apertando!
FELIZ NATALLLL!!!! Que Papai Noel traga mais inspiração para a nossa alegria!!!
Bjos.

Josianne disse...

JUju eu esqueci de fazer um comentário, eu AMEI o Top 10 do Vander Lee, tu arrasou,tu não não é fraco não hein!!! kkkk, amei!!! Ai eu preciso de um amor! =(

Angélica disse...

Oi meu bem, estou com saudades, por que não postou mais.Beijos

Josianne disse...

Poxa vida, estamos aqui no calor da recepção sonhando com o novo post, mas acho que ele só vai vim ano que vem,né?Tudo bem, eu espero.
Estou ansiosa para o proximo TOP 10, acho que Roberta Sá merece,Maria Monte, Djavan... lembra daquele post que era citando alguns trechos das musicas dele? Aquilo pode virar som, música!!!
To cheia de indiretas hoje hein... kkkkk
Bjos

Patricia disse...

Jú, ainda não escultei todas as músicas, mas li todas as referências e como sempre: adoro!!!
Realmente é um presente muito significativo, seu poder é profundo e perpetuo (não é a toa que amigas me recomendam).
Amo você,
Bj,

Essência e Palavras disse...

Adorei!

Passei pra deixar um beejo e o desejo que o proximo ano, seja próximo a tudo aquilo que almeja.

Feliz 2010

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com