quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quinta do caos: "BLOG ACTION DAY"



Normalmente, aqui no blog, as quintas-feiras são destinadas as discussões voltadas ao “caos”, ou seja, todo e qualquer assunto polêmico que pode – e muitas vezes deve – ser considerado como tal. Entre os principais e mais recorrentes posts nesses meses de blogagem, estão os relacionados aos efeitos nocivos que nossa permanência na Terra, unida a nossa egoísta desatenção vem causando ao planeta. Impossível se falar em caos sem levar em consideração o aquecimento global, a falta de responsabilidade ambiental por parte de todos e até a ausência de políticas sustentáveis – ou sustentadas – capazes de garantir a redução desses impactos nocivos e perigosos.




Já que é assim, o 15 de outubro não poderia ter caído num dia mais apropriado. Por quê? Explico: hoje o mundo virtual estará de mãos dadas em função do Blog Action Day(http://www.blogactionday.org/br)! Trata-se de uma iniciativa que nasceu em 2007, proposta pelos americanos Collis e Cyan Ta'eed e que possui como objetivo principal a promoção de assuntos vários – todos de interesse global - através de blogagens coletivas, oriundas dos mais diversos recantos do planeta, basta se cadastrar no site oficial. Nesse universo estão inseridos também os microblogs, as revistas eletrônicas ou qualquer outra forma de comunicação virtual existente... eu também estou me inserindo nesse universo! Tamo junto?


Então é isso. Mais uma vez estou conclamando os visitantes desse espaço para mais essa reflexão sobre as nossas responsabilidades perante o planeta azul. Aceita o desafio? Acho muito válido dedicar um pouco do nosso tempo para questões dessa, digamos, natureza! Me diga, particularmente falando, você já parou pra pensar de que forma pode - ou deve - ajudar a minimizar tais estragos ou é do tipo que acredita que o “trabalho de formiguinha” não é capaz de produzir resultados significativos? Se tivesse que elencar agora algumas atitudes ecologicamente corretas que fazem parte do seu dia-a-dia, quais poderia citar? Ficou em dúvida, certo? Compreendo. Eu também, no primeiro momento, senti um pouco de dificuldade em pensar sobre o assunto na prática...
 
A verdade é que se formos focar no desastroso aquecimento global (tema proposto pelo Blog Action Day em 2009), provavelmente muitos de nós nos veremos inertes em meio ao olho desse furacão! Lembrando ainda que, voluntaria ou involuntariamente – isso cabe a cada um avaliar-se – contribuímos diretamente para esse quadro!
 
Pensando numa maneira de contribuir, proponho uma significativa ajuda nesse sentido. Segue abaixo 50 atitudes ecologicamente corretas que podem nos nortear e servir como direcionamento na busca de uma vida mais saudável! Boa idéia? Vamos lá (A lista foi divulgada pela Global Warming Facts):
 
01. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes: lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente.

02. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado: um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

03. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético: procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

04. Não deixe seus aparelhos em standby: desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

05. Não coloque refrigeradores próximos de fogões: eles utilizam muito mais energia para compensar a perda de refrigeração.

06. Descongele periodicamente geladeiras e freezers que não fazem o degelo automático: se puder, troque o aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos antigos, o que lhes subsidia o valor a médio prazo.

07. Feche as panelas enquanto cozinha: ao fazer isso você aproveita o calor que se perderia no ar.

08. Use a máquinas de lavar só quando estiverem cheias: caso você precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água.

09. Tome banho de chuveiro: um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

10. Use menos água quente: aquecer água consome muita energia.

11. Pendure ao invés de usar a secadora: você economiza mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano.

12. Recicle: se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, procure incentivar o poder público a implantá-lo.

13. Faça compostagem: cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico.

14. Reduza o uso de embalagens: prefira embalagens maiores, de preferência com refil.

15. Compre papel reciclado: produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa as florestas.

16. Utilize uma sacola para as compras: sacolas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente.

17. Plante árvores: uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida.

18. Compre alimentos produzidos na sua região: fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

19. Compre alimentos frescos ao invés de congelados: comida congelada consome até 10 vezes mais energia para ser produzida.

20. Compre orgânicos: alimentos orgânicos ainda são mais caros pois a demanda ainda é pequena. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

21. Coma menos carne: o metano, emitido por bois e vacas é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.

22. Ande menos de carro: use menos o carro e mais o transporte coletivo.

23. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro: qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível.

24. Mantenha seu carro regulado: calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses. Carros regulados poluem menos.

25. Dirija corretamente e não desperdice combustível: escolha as marchas corretas, desligue o carro quando ele ficar mais de 1 minuto parado.

26. Lave o carro a seco: existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional.

27. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente: apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente, é certo que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pelas plantações.

28. Use o telefone ou a Internet: não passe duas horas no trânsito para uma reunião de 15 minutos.

29. Voe menos: aviões são grandes poluidores.

30. Incentive a reduzir as emissões de poluentes: você pode se tornar um agente de grandes mudanças se, além de reduzir suas emissões também estimular seus amigos a fazer o mesmo.

31. Economize CDs e DVDs: são mídias eficientes e baratas, mas, um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida.

32. Proteja as florestas: as árvores precisam ser mantidas. Elas mantêm a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

33. Considere o impacto de seus investimentos: na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.

34. Informe-se sobre a política ambiental das empresas cujos produtos você usa: ainda que a responsabilidade ambiental esteja se popularizando, muitas empresas pensam mais nos lucros do que em ações ambientais concretas.

35. Desligue o computador: desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.

36. Considere trocar seu monitor: o maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos.

37. Não troque os seus aparelhos sem necessidade: eles utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes, sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.

38. Desligue o ar condicionado meia hora antes do final do expediente: num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária.

39. Não permita que as crianças brinquem com água: ensine a elas o valor desse bem tão precioso.

40. No hotel, economize toalhas: em alguns hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia.

41. Participe de ações virtuais: a Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas.

42. Instale uma válvula na sua descarga: para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário.

43. Economize água em suas viagens: em algumas regiões é necessário caminhar por mais de dois quilômetros para encontrar água. Ao viajar para regiões onde a água é escassa, economize mais ainda.

44. Recicle árvores e cartões de Natal: reaproveite tudo o que puder no ano seguinte.

45. Não peça comida para viagem: se você já foi até o restaurante, sente-se e faça a refeição. Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.

46. Regue as plantas à noite: assim você impede que a água se perca na evaporação.

47. Freqüente restaurantes orgânicos: com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos estão se implantando.

48. Vá de escada: para subir até dois andares ou descer três, vá de escada. Além de fazer exercício, você economiza energia.

49. Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes: mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses sejam atendidos.

50. Passe o link deste postagem aos amigos (http://www.nautilus.com.br/clientes/pontes/leituras/2007/50acoes.htm).


Pronto, agora pelo menos você já sabe por onde começar.
Façamos a nossa parte!
Se você é blogueiro, integre também esse movimento.
 
Apolinário Júnior.

7 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi Junior!

Fico muito contente de vc tb estar abraçando essa causa que é fomentar um espaço de discussão sobre as mudanças climáticas na blogosfera mundial. Parabéns pelo post!

Abraço

Dalva Nascimento disse...

A preservação do planeta é um ato de cidadania e dever de todos. Hoje em dia fala-se muito de preservação ambiental, proteção animal, etc. Infelizmente.
Sim, porque só se fala, pouco se faz. A hora de agir é já. São tantas campanhaa mas resultado prático pouco se vê. Hoje mesmo me entristeci assistindo ao noticiário que exibia uma parte da Baía de Guanabara literalmente coberta de sacos plasticos e lixo de todas as espécies... fiquei triste porque sei que eu contribuo prá isso. Depois da tristeza me veio a raiva por não tentar pelo menos fazer alguma coisa prá mudar essa situação. E disse comigo mesma: hoje vou "fazer" alguma coisa. Fui ao supermercado e no caixa comprei uma daquelas sacolas de tecido para trazer minhas compras. Não usarei mais sacolas plásticas. Sei que é um gesto pequeno, mas é o que pude fazer, pelo menos por enquanto.
Parabéns pelo post, Apolinário. Precisariamos ler um deste todos os dias!!!

Uma noite de paz!

Bjs.

Paula Belém disse...

é ISSO AÍ...
ESTOU TENTANDO FAZER AMINHA ´PARTE E CONVENCER O POVO AKI DE CASA A FAZER TBM... TD CONSCIENTE, COM MODERAÇÃO... SUSTENTÁVEL.

BJOSSSSSS

Paula Belém disse...

opssssss... comentei com o loginde minha amiga paula...
Mas o comentário é de NANDITA CAYMMI. rs...
ah.. aproveita e segue ela, que é terapeuta e vai postar textinhos por lá.. hehehe! bjosssssssssssss,
Nandita Caymmi

Wanderley Elian Lima disse...

OLá moço, obrigado pela visita ao meu blog, eu estava na roça e lá não pega internet(ainda existe isto). Voltei
Realmente e responsabilidade de todos nós a salvar o planeta.
Grande abraço

Cláudia disse...

ACREDITO SIM que cada um fazendo a sua parte já é um grande avanço...o trabalho formiguinha como vc bem mencionou. Tarefa bem difícil perante as comodidades que nos são oferecidas atualmente, mas não impossível. Devemos fazer um pequeno balanço de nossas vidas, tentar nos adaptar ao máximo a um modo de vida visando a conservação do nosso planeta. Pensar nas gerações futuras. Nos educar e educar os nossos pequenos.
Ficarmos ATENTOS e AGIR!!!

Parabéns por lembrar do nosso planeta Júnior!!!
Adorei o texto, as dicas....sigo algumas e outras começarei desde já a praticar e a divulgar sempre que possível!!!

Bjãooo

Unknown disse...

Junior!

Meus parabéns pela iniciativa! Que bom que nem todos desistiram de pensar com carinho no nosso planeta... fico até aliviada quando assuntos dessa natureza são tratados seriamente, é sinal que o mundo tem solução!

Estou lendo atentamente cada uma das 50 dicas que deixou. Já me identifiquei com algumas!

Um beijo,
Cris

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com