segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Notícias de fim de semana: "ARRUMANDO A CASA"!



Esse fim de semana me dei conta de um fato importante: o ano de 2009 está indo embora rápido demais! Imagine você que existem até outdoors pela cidade desejando "boas festas"! Fala sério, foi um choque que me despertou. Não demora muito e as lojas de departamento estarão repletas de artigos natalinos, aí já era! É como dizia uma antiga professora: "quando chegam os meses do "bro" é sinal que o ano acabou... agora é só uma questão de tempo"! E eu que ainda tinha tanto por fazer...


Hora de arrumar a casa, então! Já comecei a arrumar a minha (entenda-se: casa = idéias) desde o momento que percebi que mais um ciclo está prestes a se findar. Inclusive, preparem-se para posts cada vez mais reflexivos daqui pra frente! Geminiano quando cisma em filosofar... sai da frente! Essa minha fase começa sempre em outubro e se estende até o início de janeiro... não abro mão desses momentos!

Há quem conteste isso. Que ache uma grande bobagem, que acredite que a passagem de um ano seja meramente um passar de horas como num outro dia qualquer, mas comigo garanto que funciona diferente!
Sou do tipo que fica mais sensível, que repensa todos os acontecimentos passados, que senta na beira da praia para agradecer, lamentar e me planejar para as horas de um novo tempo... acredito no "novo tempo"! Tá achando cedo pra esse papo sentimentalista? Deixa está, daqui a pouquinho a gente vai ver quem tem razão!rs...

Ah, já que estamos falando em "arrumar a casa", gostaria de agradecer publicamente ao amigo Tico Esteves, do site LINKLÂNDIA, que está cuidando com muito profissionalismo da repaginada do nosso blog (É... tá sabendo, não? As coisas vão melhorar muito por aqui)! Vocês nem imaginam como tudo está ficando lindo (o cara é fera!). Eu já andei dando uma olhada e, claro, os meus sutis pitacos... acho que em breve vocês poderão opinar também sobre o resultado! Aguardem!

Voltando as notícias do fim de semana, espero que todos tenham tido dias proveitosos nas últimas horas e que estejam dispostos a me acompanhar em mais uma semana que inicia prometendo muito bate-papo!

Favor acertar os relógios que o horário de verão chegou para diversas regiões do país e vamos em frente...


Dicas de início de semana...

 

Primeiro eu gostaria de indicar aqui a entrevista que a Diva Maria Bethânia concedeu a  Revista Bravo (num cenário que ela mesma escolheu: uma fazenda carioca remanescente do século 18)!
Confesso que no fundo eu esperava um pouco mais da matéria em si, visto que não é sempre que a cantora se mostra aberta a conversas sobre sua vida pessoal e sobre o seu trabalho. Ao meu ver merecia mais páginas, merecia um papo mais aprofundado sobre seus mais recentes trabalhos: os cd´s "Encanteria" e o romântico "Tua" (que comento já, já)!
Contudo, o legal é que não será preciso desembolsar R$14,00 - como eu fiz - pra ler o que Bethânia tem a dizer! Na era digital tudo se torna mais acessível. Os fãs da santamarense interessados nas suas novidades, podem acessar o site da Bravo e conferir o que rolou nesse bate-papo com o repórter Armando Antenore. Taí, presentão, hein: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/maria-bethania-voz-nao-minha-sereias-502623.shtml#.
No site, além de ler a entrevista, ainda é possível  ouvir alguns trechos da mesma e visualizar o belo ensaio fotográfico realizado entre uma conversa e outra. Tá esperando o quê pra conferir? Ei, calma... modo de dizer... termina o texto aqui primeiro!

...




O melhor acontecimento desse fim de semana pra mim, sem dúvidas, foi o fato de termos recebido das mãos do querido amigo Alessandro os dois cd´s recém-lançados pela... ah, faltam-me até adjetivos - todos soariam redundantes!
Um saiu pelo seu próprio selo, o "Quitanda" e o outro pela gravadora "Biscoito Fino"! Um fala de fé, sincretismo, misticismo, candomblé. O outro é a voz de Bethânia personificada num amor completo, avassalador! Aliás, cantar a fé e o amor são as duas coisas que ela melhor sabe fazer na vida, convenhamos! É imbatível nessas categorias.
Nos novos trabalhos se apresenta traduzida através da poesia de artistas como: Adriana Calcanhoto (compositora da faixa-título do cd mais apaixonado: "Tua"), Chico César, Jorge Vercilo, Arnaldo Antunes, Lenine, Vander Lee, Vanessa da Mata, o mestre Paulo César Pinheiro (autor da faixa-título do outro cd, "Encanteria". Misticismo puro e certamente uma grande homenagem a inesquecível Clara Nunes! Possui uma força de arrepiar qualquer agnóstico!), tem também o compositor baiano Roque Ferreira entre outros... fala sério, ficou com água na boca, não ficou?
Recomendo muito. Bethânia tem conseguido se reinventar de uma forma que nenhuma outra cantora de sua geração conseguiu! Alguns até tentam, mas não existe hoje - em tempos de pirataria - um único artista brasileiro que tenha demonstrado tanta disposição para produzir como ela! Desde que firmou parceria com a gravadora Biscoito Fino, Bethânia vem nos presenteando com consecutivos excelentes trabalhos. Numa busca recente encontramos pelo menos 04 cd´s e 02 dvd´s maravilhosos: "Mar de Sophia", "Pirata", "Bethânia e Omara" - Portuondo, cd e dvd - e o maravilhoso show (em formato cd e dvd): "Dentro do mar tem rio", sem dúvidas um dos melhores de sua carreira!

Quando estiver mais familiarizado com as pérolas, pretendo postar um artigo mais completo sobre a minhas impressões, de que forma os trabalhos me tocaram! Ah, os cd´s e realise completo dos mesmos estão à disposição no site da Biscoito Fino (http://www.biscoitofino.com.br/bf/). Confira.

...

Outro momento muito legal do meu fim de semana foi ter assistido uma parte da entrevista que o apresentador William Bonner (que é um sobrenome meramente profissional, imagine você!) concedeu a Marília Gabriela em seu programa no Canal GNT.  Só mesmo Marília, com sua classe e elegância para arrancar de forma delicada absolutamente tudo que ela - e o resto dos telespectadores - deseja saber! Falaram sobre suas visões de mundo, profissional, familiar e até conseguiu quebrar um pouco da barreira da seriedade que o repórter carrega quando o fez fazer imitações, demonstrando características que poucos devem conhecer: o gozador e o cantor!
Breve a entrevista completa deverá esta disponível no youtube, por hora encontrei apenas um aperitivo: http://www.youtube.com/watch?v=qoGrKyKFEsQ. Interessante!

...


Se for pra falar em filmes (só pra não perder o costume), posso citar o delicado - e ao mesmo tempo desconcertante - "O menino do pijama listrado"! Recomendo! Aliás, não sou só eu que o faço. A primeira pessoa a fazer isso aqui - aproveito para agradecer a dica preciosa - foi a madrinha desse blog Cláudia Monteiro, que havia recomendado o mesmo em outro post . Valeu!
O filme é baseado no romance de John Boyne e retrata a dura realidade (prepare-se) vivida por uma criança de nove anos, Bruno! A questão é: o que teria uma criança inocente a ver com o terror do Holocausto e a Solução Final contra os judeus? Vale a pena tentar descobrir!
Como a ótica dos acontecimentos é quase sempre a de um inocente, o filme bem poderia ser considerado uma delicada fábula, mas na vida real as coisas são bem diferentes. A partir do momento que o conto de fadas se envolve com os acontecimentos sujos que mancharam o passado recente da humanidade o assunto vira coisa de gente grande! Mesmo não sendo dado a sentimentalismos, considerei a estória bem emocionante.

...

Vejam vocês... perceberam como o papo rendeu hoje? Começamos falando sobre a proximidade do fim de mais um ano, daí vieram reflexões pessoais, novidades e acabamos desembocando em nada menos que Maria Bethânia e William Bonner!!!

Essa é mesmo a cara definitiva da segunda-feira no blog! Espero ter agradado!

Beijo grande a todos e até amanhã!

Apolinário Júnior.



5 comentários:

Cláudia disse...

ADOREIIII o pedacinho da entrevista com o William Bonner....muito divertida!
"eu digo putz de vem em quando....kkkk"

O filme é ótimo não é Júnior?!, que bom que vc gostou e está indicando tb!


e... Maria Bethânia....excelente texto, parabénsss.. Um PRESENTÃO mesmo, uma reportagem muita rica em informações.

beijo grandeee

Unknown disse...

Meu Deus, quanta inspiração!

Iniciando a semana com a corda toda... ÔBA! Vem coisa boa por aí, tenho certeza!

Adorei tudo que li e ví! Em especial os cd´s de Bethânia... vontade de sair correndo comprar todos! Fiquei muito curiosa! Obrigado pelas valiosas informações!

Um beijo e estarei por aqui a semana toda, volta pra nós!
Cris.

Unknown disse...

Ah, parabéns pelo bom humor e pela forma descontraída que leva o blog... muito mais gostoso assim!

Vou ler a matéria da Bravo agora (depois que li tudinho)rs...
Cris.

Dalva Nascimento disse...

Oi, Junior!

Que legal você falar desse livro... eu o comprei há algum tempo atrás, e está na minha lista de leitura ainda para este ano! Tenho alguns na fila, mas acho que este vai "furar a fila"... rsrs...

Beijo!

Dalva Nascimento disse...

Ah... voltei prá comentar sobre a Maria Bethânia! E vamos a redundância, sempre: ela é DIVINA!!!

Bjs.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com