terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Os anomais 2": Comédia pra falar de coisa séria!

Ontem fui ao cinema assistir ao novo filme dos completamente anormais Rui e Vani: "Os Normais 2- A noite mais maluca de todas"! Alguém aqui já foi ver?
...
Particularmente falando, sou fã incondicional dessa apaixonante dupla de malucos e não é de hoje. Muito chegado num bom besteirol, acompanho a relação conturbada desse casal desde a primeira temporada do programa na TV Globo... inclusive, tenho hoje todos os dvd´s da série em casa e vez por outra lá estou eu relembrando as estórias que ajudaram a construir essa relação de 13 anos (segundo as contas da própria Vani (lse) no filme, com direito a gráfico de declínio de apetite sexual dos casais e tudo!)... ao rever todas aquelas neuroses e situações vexatórias - e quem sabe após me identificar com alguma delas - dou minhas estimulantes gargalhadas.
...
Fiquei muito feliz quando soube que a dupla faria um revival para as telonas. Na verdade, pelo sucesso que fizeram na telinha, nunca perdi as esperanças de que mais cedo ou mais tarde os roteiristas Alexandre Machado e da Fernanda Young - a "Vani da vida real"...rs... - pudessem retomar esse processo criativo... quer dizer, se é que ele foi abandonado algum dia! Adorei o primeiro longa, "Os Normais- O filme", me divirto até hoje e considero um dos melhores besteiróis brasileiros de todos os tempos. Não é à toa que alcançou a marca de 420 mil expectadores já na primeira semana e chegou a liderar a lista dos mais assistidos, feito esse que, pela situação da sala de cinema ontem - em período muito próximo a estréia, que geralmente é o mais concorrido - provavelmente não se repita. Bem, mas isso não é o mais interessante a se falar hoje.
...
No filme atual o casal aparece mais maduro - tô falando da idade cronológica, claro -, com 13 anos de relacionamento - ainda noivos, diga-se de passagem - e enfrentando sérios problemas sexuais no relacionamento. Em relação a loucura peculiar da personalidade dos personagens principais - e de todo resto -, essa continua viva e dá a sustentação do enredo do começo ao fim. Porém, particularmente, achei que nesse quesito eles já foram um pouco melhores! Talvez seja pelo fato de conhecer muito o estilo dos atores, quem sabe por ter gerado grandes expectativas em relação a esse retorno cinematográfico ou ainda por considerar Evandro Mesquita e Marisa Orth infinitamente mais engraçados que Daniel Dantas e Cláudia Raia... confesso que saí do cinema esperando um pouco mais. Mais até dos dois astros, pois em algumas cenas achei-os notoriamente, digamos, "sem tesão" (dessa vez literalmente).
...
Com isso não estou querendo dizer que o filme não é legal, pelo contrário, é sempre muito bom ter a oportunidade de ver Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães juntos, ainda mais quando estão a favor do riso e da alegria! Só estou expondo minha opinião imparcial e exercitando minha peculiar versão crítica.
Por entrar nesse campo de opinião, você pode até achar engraçado - embora não seja piada -, mas encontrei no texto uma mensagem muito válida e oportuna. Explico: toda confusão tem início quando o casal resolve discutir relação e chegam a conclusão que depois de tanto tempo de envolvimento e das tórridas experiências sexuais algo está mudando, ou melhor, diminuindo! Eles precisam fazer alguma coisa urgentemente e é aí que o filme convida a uma reflexão coletiva, pois tal preocupação, posso apostar, não pertence unicamente a Rui e Vani...
A platéia ri muito e entendo que muitas dessas risadas estão atreladas a outros tantos sentimentos! É o humor escrachado falando de coisa séria (ou melhor seria substituir a palavra "séria" por "inevitável"?)! Comungo com a idéia de que devemos manter a descontração até para tratar de assuntos densos e é justamente por isso que acredito que a trama de forma indireta ajuda aos casais presentes a se analisarem de forma tranquila, de maneira, digamos: "NORMAL"!
...
A leveza com que os protagonistas encaram tabus também é outro ponto bem interessante de se perceber. Na busca por soluções eficazes, o casal não limita suas possibilidades e demonstram naturalidade para discutir assuntos que para a grande maioria ainda soa como "proibido"! Eles apontam sempre para o outro lado da moeda, aquele mesmo que desacredita do preconceito, dos julgamentos, da repressão sexual, enfim, coisas que por mais que não sejam vivenciadas na prática, bem poderiam causar menos pudor e posturas arrogantes.
Expõem situações que - ao contrário de Vani, que fala de seus problemas abertamente para desconhecidas no banheiro feminino - na maioria dos casos permanecem trancadas a sete chaves nas casas, mais especificamente nos quartos por aí. Pesquisas aos montes falam sobre o tema que não é novidade pra ninguém! Embora eu ainda esteja no meu terceiro ano de relacionamento - graças a Deus -, já ouvi inúmeros relatos próximos sobre essas inevitáveis fases que todo casal atravessa mais cedo ou mais tarde!
Achei oportuno destacar o assunto!
...
Bem, é isso... RECOMENDO! No geral o filme retrata essa atrapalhada busca por experiências que possam "apimentar" a relação dos dois doidos de pedra! E nesse caminhar, estão no elenco principal os globais: Alinne Moraes, Claudia Raia, Daniel Dantas, Drica Moraes, Danielle Winits, Daniele Suzuki, o bicho-preguiça entre outros. A direção é de José Alvarenga Jr!
.
Agora corre pra sala de cinema mais próxima porque tem um novo episódio dos "Normais" no ar... aproveite!
.
Beijo, gente!
Jr.

5 comentários:

Nalvinha disse...

Ain Juninho que ótimoo!!
tô doidaa pra assistir!!
Isso me lembrou aquele domingo na sua casa, uma sessão de "os normais", ótimooo!!

bjooo

NANDITA CAYMMI disse...

kkkkkkkkkk.;.. já me diverti lendo o seu post.. magina vendo o filme. To loukinha prá ver o filme. Deixa só eu ter uma oportunidade. adooooooooro!!!!

Unknown disse...

Interessante seu ponto de vista! "Bom humor pra falar de coisa séria"... peloq ue senti, você quis dizer que tudo na vida pode vir a passar uma mensagem, independente quem sejam os atores principais... parabéns, acho que muita gente sai do cinema sem despertar para isso!

Quanto a dica de filme: já acatei e estou curiosíssima pra ver essa loucura toda!

Bjos e boa semana (hoje tem poesia?)
Cris.

Cláudia disse...

boa sugestão...vou assisti sim, não sabia que estava em cartaz!!! é sempre bom dar boas gargalhadas!!!
beijos e ótima terça
Cláu-Dinha

Estêvão dos Anjos disse...

Essa dupla foi a melhor coisa que surgiu na comédia brasileira ultimamente. Ainda não vi o filme, mas já ouvi bins comentários e não tenho dúvida da qualidade do filme. Bom texto amigo, até breve.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com