sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TOP 10: "CEUMAR"

CEUMAR! Você conhece esse nome? Não? Então vamos dar um jeito nisso agora! Admiro o trabalho dessa artista desde o seu primeiro trabalho: "Dindinha" e de lá pra cá já tive oportunidade de ouvir mais três! Todos trazendo ótimas composições, excelentes interpretações e um estilo muito original!



Mas não sou eu quem vou contar essa interessante história artística pra vocês! Além de cantar na seleção "TOP 10" de hoje, vou deixar que a própria artista se apresente, ok? Achei um texto muito interessante na net, escrito pela própria CEUMAR e disponibilizo pra vocês abaixo!


"Minha música vem da minha natureza. Cresci com ela em casa, meus pais cantam, minhas irmãs tocam ... nas festas de família sempre tinha cantoria... No colégio já levava o violão, cantava nas festinhas, na praça, nas madrugadas ...

Aos pés da Serra da Mantiqueira experimentei os sabores da vida interiorana e simples! “...sob o céu azul me deito, me deleito, me desnudo, coração dentro do peito não foi feito pra ter tudo...”
Com passos certeiros, sem pressa, cheguei a Sampa em meados de 95.



Na cidade imensa fui absorvendo um bocado de tudo, nasceu o primeiro disco: DINDINHA: “divinha o quê primeiro vem amor ou vem din-din, dindinha dê dinheiro, carinho e calor pra mim” Do amigo e produtor Zeca Baleiro ganhei esses versos. Esteve comigo nos trabalhos do disco, uma parceria muito especial, que também tinha Tata Fernandes:éramos um trio e tanto!

Em 2000 , estreei na fonografia com muitos sonhos e certezas. Viajei bastante ( São Luís, Salvador, Curitiba, Rio, BH...) e cheguei a Portugal e Hong Kong, levando as cores do Brasil na minha música: “... sabiá de laranjeira tu bicaste o meu melão, a fruta mais brasileira, mais uva, mais fruta-pão...”; a batida sincopada do côco, a marchinha, o samba de roda... tive muitas alegrias ao encontrar gente de ouvidos abertos, ávida pelo frescor da novidade e do que não está , digamos assim, aparecendo nas telas da TV no domingo.

“...Quando ela aparece, há três anos, com Dindinha, produzido por Zeca Baleiro, um susto enorme: de onde vem tanta luz? Nada de pop no seu sotaque. Nem um pingo sequer de qualquer modismo, local ou importado. E todas essas delicadas qualidades reaparecem agora, em sempreviva!" (Maurício Kubrusly).

A empresa Biodinâmica (Engenharia de Meio Ambiente) do Rio, teve a brilhante idéia de presentear com música seus clientes no Natal.E à ela se juntaram ainda a empresa Hicon e a Tech Way, se São Paulo. Daí em 2003 lancei o sempreviva! Significado das flores : sempre-viva = permanência...

“A sempre –viva, como o nome já diz, é a mais desperta. Ou melhor, é uma flor com iluminação própria, apesar de sua aparência frágil, pétalas com consistência de asa de abelha... o cultivo é fácil: basta espalhar as sementes no solo certo, com uma leve aragem. Não são necessários adubação ou cuidados especiais durante a fase de crescimento. Os únicos riscos são a seca e, raramente, ataque de gafanhotos.”

Inspirada nessa flor da região de Diamantina,produzi o cd. Acreditando na leveza ,na liberdade, na música brasileira e na celebração da VIDA!

“... lá onde o sol descansa amarra sua luz no vento que balança, no veio do horizonte o meio que arredonda, um caminho de paz...”

Desde sempre buscando um jeito próprio de pensar a vida. E faço isso através da música,cantando e tocando, que é minha maneira de ser cidadã e contribuir um pouco com a permanência nesse mundo.

“... se o caminho é meu, deixa eu caminhar, deixa eu...”


Ceumar, outubro de 2003, São Paulo.



Músicas da seleção TOP 10:



1. Reinvento(ao vivo)

2.Achou! (Dante Ozetti/ Luiz Tatit)

3.Dindinha (Zeca Baleiro)

4.Parede-meia(Kléber Albuquerque)

5.O seu olhar (Paulo Tatit/ Arnaldo Antunes)

6.Cantiga(Zeca Baleiro)

7.Nada combinado (ao vivo)

8.Prenda minha (Gero Camilo)

9.Pecadinhos(Zeca Baleiro/ Tata Fernandes)

10.Parque da paz (ao vivo).




http://www.4shared.com/file/126641168/204de12f/Ceumar_top_10.html






Depois de ouvir, se quiser ou puder, me diz o que achou!

Beijão e bom fim de semana!

Jr.

PS: TÔ DEVENDO OS COMPOSITORES, VOLTO DEPOIS PRA COLOCAR.

6 comentários:

NANDITA CAYMMI disse...

já ouvi falar , mas nao conheco o trabalho.
Assim q eu tiver um tempinho vou explorar o trabalho dela. Seguindo a tua dica, claro.
bjos

CRISTIANE disse...

Obaaaa... novidades!!!

Que lindo o nome dessa cantora, mistura CÉU e MAR, duas coisas que se completam, deve ser maravilhosa...rs... já estou curiosa! Vi que tem muito Zeca Baleiro no repertório, que adoro!

Muito obrigado por mais uma seleção!!!
Cris.

Renan disse...

Também conheço a CEUMAR e aprendi a ser fã dela, gosto dos trabalhos dela principalmente quando ela participou do Festival de Música da TV Cultura e ficou num injusto 2° lugar, defendendo a musica ACHOU.
Bjs.

Josianne disse...

Nossa, essa é nova pra mim, lembra que eu pensei que era Vanessa da Mata?? kkkkkkkkkkkkkk (gente eu tava longe do pc,eu juro) tem um blog bem legal com um monte de cantoras novas, é o blog do Dj Zé Pedro, vou te mostrar depois.
Beijoooos

Cláudia disse...

Nosso Brasil tem uma riqueza cultural tão grande e muitas vezes tão "escondida" que se não corrermos atrás desses grandes talentos ficamos "órfãos" do que é bom realmente.

OBRIGADA Júnior por dedicar seu tempo a nos proporcionar essa riqueza de informações, por nos deixar a par do que é bom, por sempre buscar o que há de melhor engrandecendo nossas vidas!!!

Já ouvi falar de Ceumar, me encantei com as músicas Júnior, estava dando uma olhadinha nos vídeos do youtube....DEMAISSS!!!! Linda a história dessa grande e talentosa artista.


Ahhh....a música “o seu olhar” é PERFEITA!!!
Beijoooo
Cláu-Dinha

Carmem Silvia disse...

Ceumar... conheço como artista e como pessoa. Linda!
Bela escolha, Jr.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com