segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Notícias de fim de semana: sobre mim e sobre todo o resto!


Iniciando mais uma semana depois de um merecido -e breve - descanso...




Fim de semana me causa sensações tão especiais que quando ele chega, se pudesse não dormiria só pra não desperdiçar essas horas tão necessárias, sim, porque ainda não inventaram nada melhor que não fazer nada (calma, "sexo", chocolate e música vem em seguida)...


Meus dias de ócio tem sido assim desde que consegui me encontrar, que descobri onde ficava o meu lugar. As vezes me sinto o próprio inquilino da "casa do campo" que Elis Regina cantou - só que ao invés de carneiros e cabras eu tenho como cia micos e pássaros -. Imagine só, consegui encontrar um lugar pra viver que sustenta uma cara de domingo a semana inteira! Tem cheiro, gosto, cor de domingo. E isso tem me ajudado tanto, mas tanto, que nem eu mesmo estou sabendo quantificar esses benefícios! Hoje em dia minha maior e única preocupação é ser e por mais perturbador que isso possa parecer, ainda assim consegue me envolver numa esperança leve e despretensiosa.


FOTO TIRADA EM FERNANDO DE NORONHA(2006)

Esses dias não foi diferente. Me entreguei a música, a leitura e ao mar. Aliás, a maré esses dias esteve bem convidativa... e generosa... esperou eu acordar e só então começou a baixar... baixar... baixar... por volta das onze horas eu já estava completamente submerso, coberto de sal, absorvendo energia boa... lembrei de Maria Bethânia e Arnaldo Antunes, lembrei do poema "Debaixo D´agua", que uso agora pra ilustrar essas mal traçadas linhas... e quando acordei do transe tudo parecia melhor - a comida, a conversa, a companhia, as visitas, tudo estava mais saboroso...

"Debaixo d’água tudo era mais bonito
mais azul, mais colorido
só faltava respirar


Debaixo d’água se formando como um feto
sereno, confortável, amado, completo
sem chão, sem teto, sem contato com o ar
Mas tinha que respirar


Todo dia, todo dia, todo dia
Todo dia, todo dia, todo dia


Debaixo d’água por encanto
sem sorriso e sem pranto
sem lamento e sem saber o quanto esse momento poderia durar
Mas tinha que respirar


Debaixo d’água ficaria para sempre
ficaria contente
longe de toda gente
para sempre no fundo do mar


Debaixo d’água protegido
salvo fora de perigo
aliviado sem perdão e sem pecado
sem fome, sem frio, sem medo
sem vontade de voltar


Mas tinha que respirar
Só faltava respirar."

(Arnaldo Antunes) .
...


Aos 32 anos, estou numa fase da vida onde os compromissos sociais estão sendo deixados de lado em prol de um puro e simples diálogo íntimo. Já falei isso aqui em outro post, sexta a noite, tendenciosamente, dou logo um jeito de esquecer o celular num lugar inaudível, tiro do pulso o relógio e aviso ao Senhor do Tempo: "me esquece até segunda-feira e por favor seja generoso, arraste esses minutos o mais lento que puder". Daí pra frente já não me interessa mais que horas são, se o almoço vai virar jantar, se a novela das oito já começou, quem ganhou "A Fazenda" etc... Esses simples prazeres me causam uma sensação muito profunda de liberdade e a essas alturas da vida, ser livre é tudo que verdadeiramente me interessa.


Acho que minha "ficha" - sim, sou da época dos orelhões de ficha - vem caindo gradativamente, talvez isso chame-se maturidade, ou quem sabe seja só uma filosofia pessoal e intransferível... importante é existir! Existindo estou aprendendo a ser e a estar... bem!

...

Antes que as responsabilidades da semana esgotem em mim essa energia branca acumulada - como pode ocorrer com todos nós - resolvi vir aqui hoje, ainda envolvido com tais sensações e dividir com você um pouco daquilo que eu acho essencial para vida: leveza nos atos e pensamentos... assim como a água!

RIACHO DOCE (MACEIÓ-AL)


"Sou pescador de ilusões"!


BOA SEMANA, BONS SONHOS!


Beijo e até LOGO!


Apolinário Júnior.

5 comentários:

Cláudia disse...

Júnior....que texto lindo, que fotos lindas...somos privilegiados nessa terrinha tão boa que é a nossa!!!
PARABÉNS pelo texto, pura emoção!!!
Beijo grande
Cláu-Dinha MADRINHAAA!!!

Unknown disse...

Você escreve e eu leio sentindo o cheiro do mar, que é algo que eu amo!

Tudo lindo! Obrigado pelas imagens e palavras... de coração!

Cris.

NANDITA CAYMMI disse...

é isso aí.. maturidade....

e que lugares lindos da foto, viu? bjos

Josianne disse...

Jú eu amo esses textos que tu faz, adoro ler seu dia-a-dia, seus pensamentos... tudo de bom!
Aproveite o feriado,viu?
Bjooos

Josianne disse...

Juuuu que dia longoooo, foi um ótimo feriado, parecia até dia de sábado!! Amanhã começa tudo de novo :s poderia ser um domingo =/
Beeeeeeeijos.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com