segunda-feira, 4 de abril de 2011

SAMBA DE PÉ NO CHÃO...

O samba está em alta! Ele já foi marginalizado, mas agora todos o querem cantar, festejar, exaltar! Porém, muitas vezes essas homenagens esquecem o principal: a essência para dar força e vigor ao ritmo negro! “Fazer samba não é contar piada, quem faz samba assim não é de nada...” falou e disse quem bem conhecia do assunto. Aliás, em tempos de superproduções e inovações tecnológicas confrontando tradições ancestrais, a dica que trago hoje é diferente de tudo que vimos ultimamente em matéria de samba! Falo de Mariene de castro! Esse nome lhe diz alguma coisa? Se não, não sabe o que está perdendo.

Mariene representa samba do recôncavo baiano. Abençoada nos terreiros mais sagrados da Bahia, entregou-se a arte ainda menina e a vida, ao seu tempo, encarregou-se de direcioná-la para os caminhos mais acertados! Agora desabrocha. Chega pedindo licença e pisando firme num dos palcos mais sagrados da Bahia, o Teatro Castro Alves. De lá saiu o seu segundo CD e primeiro DVD: “Santo de Casa ao vivo”! Lançado pela UNIVERSAL Music, o trabalho encanta pela simplicidade e preocupação com o resgate da verdadeira cultura popular! O repertório de sambas de roda e as participações de figuras folclóricas do estado, como Rita da Barquinha e Dona Nicinha, trazem a tona o que o estado tem de mais autêntico!
“Santo de Casa”, antes de virar DVD, encantou muitas plateias. Os shows de Mariene sempre foram muito bem aceitos e sua voz forte, ao seu tempo, arrebatou admiradores, o que inevitavelmente lhe rendeu o título de “sacerdotisa do samba”, representante das rodas de samba mais autênticas do país. Exagero? Experimente então ou vir a faixa 23 do DVD, onde esbanja suingue num pot-pourri de samba de roda! Se assistir ao número sem vontade de sair dançando, pode ter certeza, ou estás ruim da cabeça ou doente do pé!

Ainda pouco conhecida do grande público, a cantora ganha cada vez mais espaço entre a classe artística. As aparições mais conhecidas de Mariene são: No DVD “Beth Carvalho canta o samba da Bahia”, onde divide os vocais com a diva no clássico “Raiz”, dos poetas J. Velloso e Roberto Mendes. Outra participação marcante se dá no show “Balé Mulato ao vivo” de Daniela Mercury, onde juntas homenageiam a matriarca dos Veloso, D. Canô, ao lado da Banda percussiva Didá em pleno Farol da Barra, em Salvador. Podemos citar ainda o projeto “Samba Social Clube, vol. 3”, onde canta “Das 200 pra lá” e sua participação ao lado dos irmãos Jair Oliveira e Luciana Mello, no dvd “O samba me cantou”!

Os novos trabalhos da sambista estão à venda nas melhores lojas do ramo, principalmente na Livraria Saraiva. O CD traz 15 faixas, incluindo a “vinheta santo de casa”, onde o poeta e compositor Roque Ferreira faz uma participação, exaltando o trabalho da cantora. No DVD, entre clássicos como “Falsa baiana”, “Raiz”, “Ilha de Maré”, “Não deixe o samba morrer”, “Rosa Morena”, além de cirandas e pot-pourris de samba, estão 25 faixas! E o que tenho a dizer, afinal, é que é muito bom se deparar com algo verdadeiro, autêntico, em meio a tanto produto pré-fabricado! Minhas raízes negras vibraram ao se deparar com o som forte de Mariene, porque entre seus batuques estão nossa identidade, nossa cultura, nosso DNA.
 
Taí um super dica pra iniciar a semana!
 
Jr Vilanova.

2 comentários:

Valéria lima disse...

Olá Jr,

Linda ela, eu não conhecia. Samba para mim, sempre esteve em alta.

Meu beijooO*

Sandro Omena disse...

Sambista popó,

Realmente é um trabalho que se mostra autêntico em detrimento aos que vão aparecendo por aí. Gosto muito da voz de Mariene, me trás muita energia e vibração. Vi no site do Teatro Castro Alves o seu show, e a mãe da minha filha ainda veio me dizer que assistiu a um show de Mariene de graça numa das praças conhecidas lá de Salvador.
Só falta agora Mariene vir numa das nossas praças(rsrsrs).
Parabéns pelo Post que está maravilhosamente bem escrito.
Grande beijo

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com