segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O QUE RESTOU DE 2010...

Foto tirada por mim dia 01/01/11 às 05h:30 min na Praia de Riacho Doce-AL.


E lá se foi a primeira década do novo século... e nós aqui, firmes, fortes e felizes... pelo menos é como espero encontrá-los! Tudo bem com todo mundo? Como passaram as festas de fim de ano? Deus conserve a alegria e o otimismo em nossas vidas, que nunca nos falte o entusiasmo de acreditar numa vida melhor! Eu sou só alegria! Inclusive, abro o post desse início de semana com a foto que tirei do primeiro amanhecer de 2011! Cada raio de sol que apareceu no céu foi um pedido que fiz... imagina só quantas coisas espero para desse ano!rs...
...

Como eu disse recentemente nos últimos posts, não podemos olhar pra frente ignorando completamente o que passou e hoje, assim como aconteceu ano passado, gostaria de puxar pela memória e tentar traçar um perfil do ano que passou! Registrar os momentos que mais me marcaram para que possam ser relembrados num futuro próximo. Afinal, um blog existe e serve pra isso também e acho a iniciativa válida e oportuna. Entre os dez fatos que ficaram na minha lembrança estão:


1. Acho que nada mais justo que começar essa retrospectiva com o maior fato histórico das últimas décadas:  a eleição da primeira presidenta do Brasil! Quem viveu pôde ver, assistir, comprovar. Se até bem pouco tempo a mulher brasileira sequer tinha direito a voto, hoje ela alcança o cargo máximo da Nação! Esse momento ninguém poderá  mais esquecer, será inclusive repetido nas aulas de história do Brasil por muito tempo!




2. A cidade do Rio de Janeiro, cartão postal do país - apesar de todas as mazelas que precisa a todo custo esconder-, é eleita a sede das Olimpíadas de 2016! "Rio 2016": uma jogada política articulada e um investimento milionário que promete gerar muita visibilidade! O mundo começa a olhar para o Brasil com outros olhos! Além disso, ainda seremos sede da Copa do Mundo de 2014... estamos muito em na fita (ou na FIFA)...



3. E em matéria de "cidade maravilhosa", outro  fato que não pode ser ignorado é a verdadeira guerra civil que o Rio de Janeiro viveu em novembro/10... e muito mais  o seu resultado surpreendente!  Sim, porque até hoje me pergunto como é que uma sociedade pode sofrer tanto tempo com a violência urbana e de repente, como num passe de mágica, algo que parecia inconcebível  amanhece resolvido?!? Invadem os morros, expulsam os traficantes e "cabum", tudo resolvido? Estranho demais e merece muita reflexão ainda.


 4. Um fato marcante e talvez o mais emocionante de todos é o milagre concebido aos 33 mineiros que ficaram soterrados por dois meses numa mina no Chile! 33 foram também os dias  de escavação para que o duto que os trouxe novamente a superfície escavasse os 700 metros de profundidade! Uma situação quase surreal e ainda mais inacreditável foi o final feliz desse verdadeiro conto de terror... acompanhar o resgate dessas pessoas foi muito marcante para todo o mundo! 


5. Outra tragédia marcante foi o abundante vazamento de óleo da plataforma petrolífera Deep Water Horizon, no Golfo do México, gerando o pior desastre natural da história dos EUA! Quem não lembra das tristes imagens do vazamento? Quem não as lamentou e se angustiou com o descaso e a demora para as devidas providências?




6. Na música mundial, indiscutivelmente pra mim, esse foi o ano das estrelas Beyoncé e Lady Ga Ga! Não teve pra ninguém mais, sucesso total! Uma esbanjando sensualidade, a outra, completamente diferente de tudo que estamos acostumados a ver, esbanjando excentricidade! No Brasil, além da visita ilustre de La Beyoncé (com direito a registro dessa passagem no novo DVD), por aqui a insuperável Ivete Sangalo apronta mais uma das suas e simplesmente arrasa quarteirões lotando com meses de antecedência nada menos que o Medison Square Gaden! Dizem que o próximo, se as coisas continuarem como estão, será em Marte e que em breve as passagens interplanetárias estarão a venda!


7. O cinema nacional também esteve em alta! Tropa de Elite 2 repete o sucesso estrondoso e torna-se o filme nacional mais assistido de 2010 com mais de 10 milhões de espectadores! Na realidade, o filme representa um dos filmes mais assistidos da história do cinema nacional!  Numa sistemática completamente diferente, destaque para os filmes espíritas Chico Xavier e Nosso Lar, que chegaram a arrecadar R$ 30 milhões e R$31 milhões respectivamente. Nada mal, hein!


8. Os fenômenos climáticos foram outro motivo  de muita preocupação em todo mundo! Sinais da insatisfação da mãe natureza com o nosso comportamento irresponsável não faltaram. No Brasil, as chuvas que arrasaram Niterói e meses depois destruíram cidades inteiras em Alagoas e Pernambuco foram prova disso! A erupção do vulcão Irlandês que fechou aeroportos na Europa também merece ser lembrado, pois mostrou mais uma vez o tamanho da nossa vulnerabilidade diante dos poderes devastadores da natureza!




9. Em 2010 a política brasileira vira definitivamente e assumidamente uma grande palhaçada (literalmente, também)! De todas as regiões chegam figuras esquisitas e toda sorte de oportunistas que provavelmente enxergam nos cargos públicos um meio de vida fácil ou um caminho para retomada de carreiras artísticas fracassadas! LAMENTÁVEL!




10. O décimo acontecimento marcante... esse é você quem diz! Me ajude a compor essa retrospectiva sinalizando o momento que mais lhe marcou ano passado! Lembre-se, futuramente isso pode nos ser útil!


Beijos e boa semana!
Jr Vilanova.

2 comentários:

NOEMI disse...

perzado amigo !!que em 2011 nossas esperencas se renovem.
sucesso pra ti.
abracos

Renan disse...

FELIZ 2011!... CONTINUE NOS PRESENTEANDO COM TEXTOS MARAVILHOSOS E REFLEXIVOS. SUCESSO, PAZ, PROSPERIDADE E AMOR!...

Felicidades.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com