terça-feira, 21 de dezembro de 2010

JÁ FEZ SEU PEDIDO? (FELIZ 2011: ANO V)

Se você atendeu ao meu convite e veio até aqui, precisa saber de algumas coisas: Tudo começou em 2007 (senta que lá vem história) quando resolvi desejar um bom natal e um feliz ano novo diferente aos amigos mais próximos... comigo todo fim de ano é igual, costumo ficar  mais emotivo e  me sinto verdadeiramente diferente... sabe aquela sensação boa que nos invade quando concluímos com sucesso algo do qual nos empenhamos muito? Passo o mês de dezembro inteiro interagindo com ela, com direito a "nó na garganta" e lágrimas nos olhos por qualquer motivo. Pode não parecer, mas assim como todo bom geminiano, sou emotivo! Além disso,  faço parte do time dos que fazem questão de pensar o ano com começo, meio e fim, sabe como é? Gosto de pensar na possibilidade de (re)começar um novo ciclo, pra mim ela está ligada a esperança, a novas chances, a poder tentar outra(s) vez(es)! Não adianta contestar isso, todas as coisas aqui na Terra têm um fim, precisam ser concluídas de alguma forma para terem seu sentido garantido, do contrário, viver seria um caminhar sem fim, sem direção e a partir de certo ponto, algo extremamente exaustivo. Onde estariam nossas horas de reflexão se o trabalho não tivesse tempo determinado pra acabar ou vice versa? Se não tivéssemos dia certo para comemorar (mesmo que esse motivo nos seja dado todos os dias), se não pudéssemos dividir nossos dias em horas e decidir o que fazer com elas? Claro, se a gente preferir, também pode ficar no mesmo lugar, sem começar, nem terminar nada, mas esse definitivamente não é o meu caso. E não esqueçamos das palavras de Drummond: "Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo...". 

 
Músicas falando por mim...

Bem, foi mais ou menos nesse período que pensei de que forma eu poderia compartilhar essa gama de  sentimentos. Compartilhar porém,  de  maneira a não precisar recorrer as frases feitas dos tradicionais cartões de natal, que estão por aí aos montes nessa época, que são lindos, mas que nunca traduziram 100% o que eu gostaria de dizer numa das épocas – pra mim - mais lindas do ano. Mas a pergunta era: como fazer isso? E a partir desse questionamento, a criatividade se apresentou de bom grado. Da forma mais natural do mundo chegou e me disse: “elementar, meu caro, mande seu recado através das músicas que você tanto ama, talvez elas consigam fazer tanto bem a alguém como fazem à você”! Feito! Sabemos que a música costuma despertar em nós sensações similares a de um amor verdadeiro, que como diz o poeta, "invade e fim"! Porque resistir, então? Desse dia pra cá a mesma dinâmica tem se repetido, penso no que eu gostaria de dizer as pessoas que me cercam, misturo essas mensagens entre vinte músicas pré-selecionadas com a melhor das intenções e distribuo depois de coração aberto! Limitar tudo isso as minhas reflexões íntimas não basta... na vida só vale aquilo que podemos compartilhar e espero que isso responda a pergunta qe alguns me fazem e que detesto responder: "mas o que você ganha com isso mesmo?"

Ouvindo ou escutando?

 
Claro, não tenho como mensurar se minha intenção consegue alcançar a todos, até porque o objetivo não é esse. Por vezes noto que nem sempre a iniciativa é compreendida corretamente, o que é super natural, afinal, sabemos que OUVIR É DIFERENTE DE ESCUTAR! Acho interessante observar, por exemplo, quando ao receber o cd , alguém, provavelmente tentando ser simpático, coloca-o imediatamente pra tocar onde estiver, achando talvez que se trate de algo festivo... lógico, não demora e os outros presentes, com toda razão, gritam de lá: “tira isso, coloca uma música mais animada aí”! Como sabemos, num momento de confraternização, as pessoas tendem a procurar a música mais animada, a voz mais conhecida, o sucesso popular que toca na rádio... aviso aos navegantes: definitivamente, não esse não é um cd para se ouvir coletivamente!
Isso é bem engraçado e merece ser lembrado, outros amigos, talvez até por uma falta de orientação de quem teve a idéia ("mea culpa"), procuram tão somente reconhecer os cantores ali contidos, como se isso fosse mais importante que  refletir um pouco  sobre as  idéias impressas nas canções. Naturalmente, também costumam me perguntar: “mas quem é esse fulano? Nunca ouvi falar”, "quem tá cantando isso? Prefiro na outra versão!", "Não conheço essa, passa a faixa!"... e aí eu penso: tem nada não, ano que vem eu tento outra vez (risos).

Sobre as instruções prometidas...

 
Brincadeiras à parte, após os devidos e necessários esclarecimentos, gostaria de dizer que na realidade o que lhe entrego todos os anos -ou pela primeira vez, não importa- é algo íntimo, muito pessoal, mas nada confidencial. Cabe todo mundo e todas as interpretações. É também um ato despretencioso, juro. Nasce a partir do que observo, do que descubro, do que acredito e das experiências vivenciadas ao longo de mais um ano em minha vida. E em relação as instruções, recomendo que o guarde para escutar quando estiver sozinho no carro, ou em casa, naqueles momentos em que ninguém estiver por perto... que o escute no aparelho de mp3 durante suas caminhadas ou pedaladas... escute-o na dúvida, na tristeza, na ansiedade ou quando sentir falta de alguém por perto, talvez isso ajude! Porque o que importa, definitivamente, não é quem está cantando, não é o ritmo das canções e sim as sugestões que elas carregam! Pra mim o que interessa na hora de escolhê-las é principalmente a idéia que cada faixa traz consigo e isso pode estar  numa palavra, numa frase, num verso ou refrão, não importa... estejam atentos e me falam depois, ok? 
...

Pelo segundo ano consecutivo eu trago algumas palavras sobre esse assunto aqui pro blog, e dessa vez com uma chamada "discreta" no cd que certamente alguns aceitarão. É que aqui - ao contrário do espaço limitado  dos já citados cartões natalinos - tenho a oportunidade de deixar as palavras fluírem livres. Por tocar nesse assunto agora, será que já falei demais? Espero que não, pois ao contrário do ano anteiror, não  jusatificarei meus pensamentos explicando o papel de cada canção do cd, principalmente porque a semeadura é livre. Descobri que na vida que as coisas não precisam (nem devem) funcionar de uma mesma forma para todos nós e isso quer dizer que todos terão a liberdade de mergulhar em suas próprias verdades, mas por favor, sem preconceitos! Tomara que gostem e se quiserem dividir comigos suas opiniões, sejam bem-vindos!

Seguem as faixas e seus intérpretes:


01. Água Doce (Roque Ferreira)/ Intérprete: Roberta Sá.


03. Saúde, Só Love (Rita lee/ Cláudinho e Buchecha)/ Intérprete: Paula Toller .

04. Ame(Paulinho da Viola/ Elton Medeiros)/ Intérprete: Simone.

05. Força e Elegância (Aricia Mess)/ Eliane Printes.

06.Distração(Christiaan Oyens/Zélia Duncan)/ Intérprete: Zélia Ducan.

07. Tranqüilo (Kassin)/ Intérprete: Bebel Gilberto.

08.Filosofia de vida (Martinho da Vila)/ Intérprete: Ana Carolina.

09. Lema (Carlos Rennó/Lokua Kanza)/ Intérprete: Ney Matogrosso.

10. O Sol (Antônio Júlio Nastácia)/ Milton Nascimento.

11. O que eu não conheço(J. Velloso-Jorge Vercillo)/ Intérprete: Jorge Vercillo

12. Errática/ Intérpretes: Chico Saraiva e Verônica Ferriani.

13. Colorida e bela (Jair Oliveira)/ Intérprete: Pedro Mariano.

14. Você/ Intérpretes: Chicas.  

15. Reinvento (Ceumar)/ Intérprete: Ceumar.

16. Ilumina (Noca da Portela/Tranka/Toninho Nascimento)/Intérprete: Maria Bethânia.

17. Imaculada oração (Péri)/ Intérprete: Vânia Abreu.

18. Sonda-me, usa-me(Aline Barros / Edson Feitosa / Ana Feitosa)/ Intérprete: Ricky Vallen.

19.  O baile dos anjos (Vander lee)/ Intérprete: Vander Lee.

20. Banho de Manjericão (Paulo César Pinheiro)/Intérprete: Selma Reis.


Acho que agora já se pode usufruir do presente!

Dedico o cd de "Boas Festas" desse ano a minha AMADA avó Nalva, que virou "estrela Dalva" no último dia 19/12 e deixou muitas saudades!

Boas festas pra você, de coração. Um felicíssimo 2011... “TIM, TIM”!

Jr Vilanova.


 P.s: Aos que estão distantes, deixo beijos, extensivo aos que estiveram por aqui durante todo ano e sempre voltam com palavras carinhosas, valeu de verdade!

16 comentários:

Sampaio disse...

O senhorito sempre surpreendendo, né?!! Meu querido, muito obrigado pela lembrança e pelo carinho! Retorno para você os mesmos desejos de uma vida mais feliz não só em 2011, mas nos anos que se seguirão! Muita saúde e força de vontade para continuar lutando pelos seus sonhos! Felicidades mil! Forte abraço!

Angélica Fialho disse...

Sinto muito, pela partida de sua avó. Mas mesmo distante quero lhe desejar um feliz natal e feliz ano novo. E que continue a nós presentear com seus post.

Vanessa (Prima do Junior) disse...

Oi, Junior!

Eu teria muita coisa pra te dizer, mais eu n saberia por onde começar.
Peço primeiramente desculpa. Quando vi o CD na mesinha do pc vi o nome do seu blog e não resistir. Entrei no blog, li e coloquei o CD pra ouvir. Não foi educado, eu sei! Mas como ja tinha dito, "não resistir". Porque, sei bem que o que vem de você, é de bom gosto!
Seu blog é muitooo bom! Gosto de algumas coisas que vc posta/escreve.
Não vou mais me prolongar, diria coisas que necessito te dizer, um dia quem sabe, mas não é o momento nem o lugar!...
Por fim...
Te desejo tudo que há de bom nessa vida,e que o novo ano, seja uma nova fase de bons fluidos e muito mais sucesso.
TE ADORO, DE CORAÇÃO.
BEIJO.

Sandro Omena disse...

Queridíssimo Popó.
Inicialmente, sinto muito pela D.Nalva, mas por outro lado acredito até hoje que nós temos o tempo já programado aqui na terra, ou seja, quando a hora de partir chega acredito que a missão nesta terra já foi cumprida. Com isso vão aqui meus sentimentos para voce e sua família.
Por outro lado, nada melhor do que ganhar música de presente. Eu particularmente adoro, e melhor ainda se for um canto a descobrir. A maioria das pessoas não se interessam pelo que está escrito, mas sim pelo folia que a música trás. Não estou falando isso como forma de crítica severa, pois defendo a liberdade em todas as áreas, inclusive a do gosto músical. Sempre acreditei que devemos ouvir aquilo que nos trás felicidade, paz e harmonia, ainda que seja a tarrachinha - é isso?! Segundo meus alunos da escola pública. Mas vamos refletir assim! Como é possível que nossos alunos prestem mais atenção em músicas que para eles são mortas, se mais de 90% não leem absolutamente nada!? Acho muitíssimo complicado. Então se é para escutar palavras que retratem o amor a dois, fica mais fácil para eles escutar um funck, não é? Para finalizar agradeço Popó pelo presente das faixas e desejo a voce, Renan e sua família um natal de muita paz, harmonia e alegria, além de um fim de ano de muita energia para todos nós. Nada melhor do que começar um ano com muitos planos e iniciativas positivas.
Grande beijo

Helga Piçarra disse...

Caro Junior, passei para lhe desejar um Feliz e Santo Natal, com muita paz e muito amor. Seja Feliz!

Um beijinho :)

Rafaela Andrade disse...

Oi, querido.

Obrigada pela troca de energia durante todo o ano, mesmo na correria, na loucura, na essência de nossas almas. Um abraço pela sua vó, bem forte e apertado.

Tem uma música linda lá no blog, espero sua visita. Beijos!

Se a gente é capaz de espalhar alegria,
Se a gente é capaz de toda essa magia,
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia!

Que o Natal do menino Jesus ilumine o seu coração hoje e sempre!

Rafaela Andrade
http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
http://apenasumponto.blogspot.com/

Unknown disse...

Juninho,

Obrigada pela LEMBRANÇA, em sentido duplo!
Sou suspeita para falar em você, né?Você me emociona, me alegra, me ensina...e eu morro de saudades de sua presença MAIS PERTO.Te gosto, te admiro! Te admiro, te gosto!
Bem, sobre o cd BOAS FESTAS, eu já gostaria se ele tivesse apenas a música GRACÍAS A LA VIDA, imagine tendo outras pérolas como Água Doce, etc.etc.
Que sua vida em 2011 seja iluminada, só love, reinventada, colorida!
Saúde!!

bjos Valéria e Lívia

Guilherme disse...

Jr.!
Obrigado (mais uma vez) pela grata lembrança...
A seleção está DIVINA! Como vc, meu caro!
Feliz 2011 (e 12... e 13... e 14... e sempre!)
Vc (apenas) merece!
Abração!

Gui
www.prosopoetica.blogspot.com

anita sereno disse...

ola :)
que o ano 2011 seja de Ressurreição
paz amor e harmonia
desejo que este ano seja de muitas alegrias
muita saúde e humildade
que o seu ano seja de renovações e sonhos realizados
votos de um ano 2011 cheio de amor beijinho desta amiga fique na paz de Deus

chica disse...

Linda e bem escolhidas as músicas e tua avó deve ter ido feliz...

Que 2011 seja lindo pra ti e teus! abração,chica

Ataniel Santos disse...

Jr Vilanova,
Vim lhe retribuir a visita e desejar um feliz 2011 pra você! Que ricas benções sejam derramadas sobre ti e sua família.
Muita paz, saúde, alegria e sucesso!
Um abraço.
Ataniel.

Rike disse...

Olá!
O Natal e Ano Novo são sempre assim, nos deixam mais emotivos, nos deixam melhores como pessoas!!
Abçs e Feliz Ano Novo!!!
Rike.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
Desejo a você e família, um Ano Novo cheio de realizações, amor e paz.
Bjão

lis disse...

Oi Júnior
Li sua mensagem e achei muito bonita, como sempre!
Senti muito também sua ausência mais amiúde (?) rs palavrinha estranha essa rs nos comentários e aqui mesmo no nosso Contatos que nem são assim tao Imediatos mais rsrs,
mas é ainda o único que existe e é bom contatar voce., vir aqui é sempre prazeroso.
A gente acostuma e nem é tao saudável assim. Dá uma dorzinha quando temos que nos separar.No entanto, sei bem que tem que ser assim.
Há vida lá fora ... e exige que a vivamos bem .
Gostei e me ajuda tanto essas suas dicas de músicas. Seu blog é uma ótima referencia pra quem gosta de boa música, é só pesquisar por aqui rs
Obrigada por compartilhar generosamente.
Que 2011 lhe seja próspero e muito muito feliz.
Devia ser proibido ir embora ... a vó Nalva foi.
Aproveitemos esse sentimento pra usufruir com sabedoria os momentos antes que chegue a hora de ir tambem, todos vamos.
É hora de recomeço.De esperança. De muito amor.
Dezembro, Natal e principalmente a virada de mais um ano sempre mexe com a gente.
Gosto de ve-lo assim emotivo.
Obrigada pela presença no Flor de Lis.
deixo meu abraço de um feliz Ano Novo.

CRISTIANE RIBEIRO disse...

Sou suspeita pra falar sobre o que você escreve, na realidade, depois de ler tudo isso, fiquei até sem palavras agora...

Só me resta desejar um ano iluminado, especial, mágico... e continue compartilhando coisas lindas com todos os leitores do blog...

Mil beijos,
Cris.

Unknown disse...

Júnior,
presentes como esse podem vir de você (que me parece ser uma pessoa sensível, tocante e tocada), mas você nem sempre sabe onde eles podem chegar...e graças as mãos da minha irmã (Valéria) o cd (lindíssimo) chegou até mim. Confesso-lhe que não li as instruções, mas as segui à risca!!! A música 8 é uma oração!!!! Parabéns!

Iácones Moura

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com