terça-feira, 14 de dezembro de 2010

'GRACIAS, MARGARETH'!

Sabe o que acontece quando alguém, num momento de inspiração qualquer, resolve misturar nomes como Chico César, Gilberto Gil, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Marcelo D2, Pepeu Gomes com a voz potente de Margareth Menezes? Nossas almas sensíveis agradecem! Eis aqui um maravilhoso presente para os nossos ouvidos... e para os olhos! Já está nas lojas a alguns meses, no formato CD, Blu-ray e  DVD: “Naturalmente - Acústico”, da baianíssima Margareth Menezes (que, diga-se de passagem,  já foi chamada de "Aretha Franklin Brasileira"), lançado pela gravadora MZA Music e produzido por Marco Mazzola.


Embora faça parte de uma safra de cantoras de axé music  de primeira linha – onde está também Daniela Mercury, por exemplo - estamos mais familiarizados com imagem da cantora de trio elétrico que arrasta multidões através de ritmos contagiantes, deixando muitas vezes seu belo e singular canto para segundo plano. “Naturalmente” vem desmistificar essa imagem pré-concebida de forma muito tranquila, inclusive sem a preocupação de negar as raízes afropop brasileiras que a trouxeram até aqui. Maga chega para se afirmar definitivamente como uma das maiores cantoras da nossa música popular! Nesse trabalho único em sua carreira de mais de 20 anos, complemento do cd Naturalmente lançado em 2008, Maga interpreta grandes canções de forma única e divide seu momento com amigos como Carlinhos Brown e Saul Barbosa e abre um pouco da sua discreta vida para um público que, depois do que apresenta nesse vitorioso trabalho, pode afirmar que pouco lhe conhecia!


No repertório, mesclado a imagens de estúdio Ilha dos Sapos e pontos turísticos de Salvador como a Praia da Ribeira, o Candeal e a Feira de São Joaquim, nos deparamos com sucessos como: “Mulher de Coronel”, uma linda canção de Gilberto Gil, “O quereres”, de Caetano Veloso, a romântica “Febre”, de Zeca Baleiro, um medley maravilhoso de “Qual é”, hit de D2 e “FM Rebeldia”, do pernambucano Alceu Valença, fantástica por sinal. Destaque para “Gracias a La vida”, imortalizada por Mercedes Sosa e a linda “A Beira e o Mar”, que já batizou um dos discos de Maria Bethânia! Entre as inéditas temos a romântica “Amor ainda” (feita em parceria com Brown), “Coco do M”, um “trava-língua” maravilhoso que conta com a participação de Marivaldo Stomb, o reggae “Voa” e a pulsante “Saudação ao caboclo" (Selei, selei), apresentada no mais autêntico tempero baiano, aquele que apimenta os tantos carnavais de Margareth! Segue o treiller desse trabalho vitorioso pra deixá-los com um pouco mais de “água na boca”: 



Tá bom ou quer mais? Se ainda assim precisar, clamaremos por "mais" juntos, pois acredito que depois de tamanha ousadia, a voz negra mais conhecida do carnaval soteropolitano não conseguirá ficar muito tempo longe de iniciativas como essa, que, “naturalmente” tendem a abrilhantar ainda mais sua carreira de tantas lutas e vitórias! Bem, eu recomendo para presente de natal! Está à venda nas melhores lojas e o preço médio é R$35, justo!


Um grande beijo no coração de todos... e viva a boa música brasileira!

Jr Vilanova.

4 comentários:

Sandro Omena disse...

Popooo,
Maravilhosamente fantástica a nossa Maga! Gosto muito do trabalho desta cantora que a acompanho desde os meus 14 anos de idade, quando a mesma estourou com a música Elegibo. A única vez que fui ao carnaval de Salvador quando vi Margareth no trio elátrico fiquei paralizado com aquela voz potente e gostosa de se ouvir. E olha que eu não gosto muito de trio elétrico, porém para algumas cantoras quando lá estão, como foi o caso de Bethania, as suas vozes ficam mais a vontade ao ar livre, e consequentemente, o tom fica ao meu ver muito mais agradável.
Nosta dez esse post querido popo.
Saudades

lis disse...

Oi Júnior
sua presença é sempre motivo de alegria e corro logo pra te abraçar e dizer que está aqui juntinho do meu coração,ok?
nem é preciso dizer que o tempo é curto pra visitar os amigos todos e priorizo retribuir pra ser mais justa no entanto falta-me tanto mais ... rs
que o Natal lhe seja maravilhoso , que o proximo ano possa curti-lo mais , suas indicações sempre excelentes , seu carinho e atençao.
Volto logo
abraços

Renan disse...

Margareth Menezes é uma diva baiana e por que não nacional, seus trabalhos são cheios de graça, letras lindas e arranjos maravilhosos. Gosto da voz e admiro seus trabalhos a longa data.
Parabéns pela postagem, com sempre de muito bo gosto!...

CRISTIANE RIBEIRO disse...

Realmente não conheço muito do trabalho de Margareth menezes, mas não posso negar a energia que ela passa com sua voz! Adorei saber que ela está se aperfeiçoando no canto e oferecendo ao público novas faces... os vídeos são lindos.
Adorei.
Cris

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com