segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VIDA QUE SEGUE...


...blogueiro que volta! Tudo bem com todo mundo? Comigo tudo na paz! Começo, como sempre, agradecendo os últimos comentários, as últimas visitas... valeu mais uma vez! Quero deixar um beijão pra Lis, a 'Flor de Lis', e Daval, que andavam sumidas, mas que na última semana passaram por aqui e deixaram lindos recados. Dizer que suas presenças no Contatos  são sempre bem-vindas! Aos demais também... beijos agradecidos! Vamos aos assuntos da semana? Vumbora...

Perpetuando as antigas novidades...


O primeiro assunto é muito mais do que simples dicas de leitura e música. Na realidade quero propor, digamos, uma mudança de comportamento. Em outras oportunidades eu já sinalizei aqui o meu apreço  aos "sebos", lembram? Pois é, hoje eu quero reforçar isso! As visitas  que faço  a esses  "recantos culturais"  me trazem  sempre ótimas aquisições  e aproveito para formatar minhas indicações semanais a partir do acervo  observado nesses lugares, que acham? Os sebos - ou alfarrábios - possuem muita coisa boa  pra oferecer e só descobre isso quem já se deu ao luxo de experimentar. Passo horas mergulhado naqueles títulos maravilhosos e o legal é que atualmente eles estão até informatizados... você chega, diz o título que procura e em menos de dois minutos tem a sua resposta! Sem falar no preço, muito mais acessível. Abro aqui a camapanha: visite um sêbo, leve pra casa uma pérola valiosa!

Começo  indicando  o livro: "Rachel de Queiroz, Coleção Melhores Crônicas",  uma publicação da Editora Guaudí, 2008, com textos selecionados por Heloísa Buarque de Holanda! Como sou fã de crônicas e admiro a história de Raquel de Queiroz, fiquei muito feliz com essa aquisição, ainda mais por encontrar o livro em excelente estado e ter pago por ele míseros  R$15,00 diante de sua grandiosidade! É tentador ou não é?  As crônicas  expostas são  maravilhosas, baseiam-se  nas lembranças, opiniões, afetos e até nas indignações dessa mulher forte, jornalista competente, que não por acaso é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Deixo essa dica de leitura pra vocês com muita satisfação.

Não posso deixar de falar em música aqui no blog, porque o blog é de certa forma a tradução da minha vida cotidiana. Aproveito então  para citar  outro achado  magnífico:  o LP orinal "Claridade", de 1975, dando sopa no Alfarrábio do Sr. Nivaldo, na rua Barão de Atalaia, aqui em Maceió! Sim amigos, estamos falando de Clara Nunes, e mais, de um dos mais bem sucedidos trabalhos da sambista... lá estão clássicos da MPB  como "O mar serenou", "A deusa dos orixás" e "Juizo Final", de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares, todas em suas versões originais! Com esse, já são 05 vinis da artista que encontro em  sebos, em toutras oportunidades, pude redescobrir a arte de Clara através dos trabalhos: "Esperança", "Brasil Mestiço", "Nação" e "Clara Nunes", de 1974.

Além das fotos lindíssimas, o encarte do disco traz um belo texto da época,  escrito por Artur da Távola para extinta Revista "Amiga". Entre suas observações ele destaca: "Clara, Clareira, Claridade. Manhã luz, Clareza. Clara (...)Por volta de 1968/69 não existia ninguém cantando samba, nem acreditando nele. As serestas morriam. O choro agonizava (...) Samba era quase proibido. Você o preferiu...". Assim ele nos ajuda a entender um pouco mais sobre a história da nossa música, do samba, o nosso presente e eterno passado musical! Tudo lindo. Ah, quanto custou essa relíquia? R$ 5,00!


Mais uma semana! Como se diz por aí: "fica a dica"... ou as dicas!
Sorte pra nós, força pra seguir em frente e escolher o melhor caminho!
Beijos.
Jr Vilanova.

11 comentários:

chica disse...

Que bom te ver de volta e trazendo dicas preciosas pra que gosta de circular em sebos à caça de tesouros.

É legal!

abração,tudo de bom,chica

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
É sempre bom tê-lo de volta. Sou piolho de sebos, sempre encontro pérolas. Quanto a Clara Nunes, sou fã, afinal ela é conterrânea de minha mãe.
Bjão

Sandro Omena disse...

Popó!
Poesia e música faz um bem imenso a nossa alma. E melhor ainda quando dispomos de espaços, como o alfarrábio, justamente para encontrarmos acervos que jamais encontraríamos em outras lojas digamos..., mais modernas em seus artigos. Em qualquer cidade que eu chego, procuro logo saber de lugares que tenham sebos. E quando descubro, fico horas como se estivesse garimpando. O que para nós assíduos leitores não deixa de ser uma descoberta preciosa. Adorei o post. Grande beijo.

Unknown disse...

Que postagem legal, Jr. Aqui, pertinho de casa, tem um sebo e só entrei uma vez nele. Achei meio desorganizado, mas, lendo a sua dica, acho que voltarei lá para procurar algum livro de crônicas. Também adoro.
Quanto à cantora Clara Nunes, grandes recordações da minha infância. Minha mãe adorava.
Tenham todos uma ótima tarde.
Junnior.

Unknown disse...

Meu caríssimo Vilanova...
Bom vê-lo de novo... eu ando mais do que atrapalhada com a organização do meu tempo... eu nunca fui lá muito boa em administração mesmo... hehehehehe...
Mas o fato é que gosto de estar por aqui...
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Tâmara Luzia Veiga de Castro disse...

Oi Juninho,
Até que enfim consigo postar um comentário no seu maravilhoso blog.Quanto a SEBO(ALFARRÁBIOS)fui frequentadora assídua deles,pois eles foram minha salvação no tempo de colégio,para adquirir livros em conta para estudar.Na minha adolescência só se ouvia a sambista,que revolucionou, com suas canções de um ginga sem nunca mais igual:a nossa inesquecível CLARA NUNES,ela foi e será única.Tenha a certeza que você adquiriu um verdadeiro tesouro,uma dádiva dos deuses.Seu texto é uma maravilha poder ler,continue assim sempre,disso eu já sabia!!
Um grande abraço
Tâmara Castro

Almyr Rodrigues disse...

Pois bem meu caro,

Excelentes dicas, demonstrando o domínio sobre memórias, e valorização da cultura, e o mais importante que é estar compartilhando de tudo isso.

Muito bom!

Abraços

*Lembrando que um dos grandes motivos de hoje eu ter um blog foi sua visita à FAA/SI. Hoje tenho o (D)Escrevi Você - http://descrevivoce.blogspot.com

NANDITA CAYMMI disse...

Menino, falando em vida que segue.. a minha segue numa velocidade, rs.. nao to com tempo prá nada, mas sempre dou uma passadinha aqui. A maioria nao comento , pois leio do trampo e lá nao permite comentar. Um porre. Mas hoje estou aqui... e sempre elogiando os seus textos.
Sempre passo em sebos, sao maravilhosos. rs...
e baratos!
bjosssssssssssssssssss

NANDITA CAYMMI disse...

ahhhhhhh.. e to com texto novo no blog.!!!!! rs...

Sandro Omena disse...

Popoooooooooooooooooooooooooooooooooo
Cade voce

Saudades

Essência e Palavras disse...

Que volta, que vai...


Saudades!

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com