segunda-feira, 31 de maio de 2010

'EU ESTOU AQUI'

"Quem é vivo sempre reaparece"!


Como costumo repetir toda segunda-feira: voltei. Para quem não se recorda do motivo da ausência, estive afastado esses dias por conta da minha participação na 5º Edição do Salão de Turismo, que aconteceu no período de 26 à 30/05 no Anhembi, em Sampa.

É claro que possivelmente a viagem à São Paulo irá render alguns posts, mesmo imaginando que uma grande metrópole como essa talvez “não seja mais segredo pra ninguém” (ou não). Sabe, uma das coisas que me chamou  a atenção, foi perceber que muitos paulistas (e paulistanos) curiosamente talvez não conheçam boa parte do acervo cultural de sua cidade. Sim, percebi isso tanto ao conversar com amigos, quanto ao pedir informações nas ruas... alguns me diziam: “acho que é aquele que fica logo ali, mas não tenho certeza não...”, ou seja, passavam todo dia na porta da Pinacoteca ou no Museu da Língua Portuguesa, por exemplo e não sabiam ao certo do que se tratava, entende? Como se não tivessem tempo disponível para descobrir a magia existente nesses lugares (algum cidadão paulistano de plantão para me confirmar isso?rs). Pois bem, assim que conseguir reanimar meu PC, que ontem, após receber a transferência das fotos da viagem - e deletá-las da máquina - apresentou uma pane cardíaca misteriosa. Até lá, vamos as duas dicas de hoje:

“O Poeta da voz”...

 

Queria indicar pra vocês um livro fantástico que acabei de comprar (e quase devoro por completo no trajeto São Paulo/Maceió): “Histórias das Minhas Canções - Paulo César Pinheiro”, Ed. Leya, 2010! Para muitos, tal personalidade dispensa comentários, mas para quem por ventura não conhece (ou reconhece) o poeta, ele é simplesmente um dos maiores compositores da música popular brasileira e em especial, do samba brasileiro! Dos seus 14 anos até hoje, PC já soma mais de 2.000 composições, muitas delas encomendadas e interpretadas por Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia, Simone e tantos, tantos outros medalhões! Ente os parceiros de composição, nomes como: Baden Powell, João Nogueira, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Tom Jobim, D. Ivone Lara, Joyce, Lenine, em diferentes épocas da nossa música.

O livro fala justamente sobre essas diferentes fases! Paulo César conta de forma informal e bem humorada, detalhes interessantíssimos do seu processo de criação e até curiosidades dos bastidores da música. Aproveito para compartilhar que as ‘quartas da poesia’ de junho serão todas dedicadas a esse poeta brasileiro, inclusive destacando quatro das melhores histórias do livro! Taí uma ótima oportunidade para mergulhar nesse universo mágico pelas mãos de um grande gênio!

“O poeta da voz 2”...

Pra complementar a dica de leitura anterior, indico pra vocês agora o novo cd de Selma Reis, batizado “O poeta da voz”, um tributo, claro, ao próprio PC! Particularmente falando, adoro a voz potente de Selma e seu jeito original de cantar. Sempre gostei, embora reconheça que, devido ao seu estilo mais clássico - e seus poucos registros em cd -, seu canto não representa nenhuma unanimidade... sei que não são todos que a admiram ou conhecem! Bem, dada as devidas proporções, sugiro esse trabalho como uma ótima opção de música de alto nível. O Cd está lindo, traz arranjos excelentes em 15 canções, entre elas: “Banho de Manjericão”, “As forças da Natureza”, “Bolero de Satã”, “Portela na Avenida”.

As participações especiais ficaram por conta de Beth Carvalho, Diogo Nogueira e do próprio Pinheiro, declamando um LINDO poema na faixa: ‘Ofício’! Confesso que depois de ter lido o livro sobre a história de algumas dessas canções, a proposta de Selma ficou ainda mais linda!



É isso, gente boa. Tava com uma saudade danada de blogar e cheio de planos também para os próximos capítulos... assim que a assistência técnica da minha "ferramenta de trabalho" me der ma boa notícia atualizo o marcador "Pelas ruas que andei", ok?

Agora deixa eu ir visitar os amigos em seus blogs, pra ninguém achar que sumi de vez... obrigado aos que estiveram aqui na minha ausência!
Beijo de boa semana!
Jr Vilanova! 

10 comentários:

Carol Sakurá disse...

Sempre com novidades boas.
Aguardo os posts sobre a viagem,com certeza serão enriquecedores.
Abs!

Cláudia disse...

Eu tb tou por aki amigo.....naum pense que sumi naum,e stou sempre lendo e deixo recadinho sempre que posso...adoro esse espaço!!!
Beijo grandeee

Teresa Diniz disse...

Olha, e logo o Museu da Lingua Portuguesa, único no Mundo, que eu adorava visitar!
Bjs

Valéria lima disse...

Olá Junior, já estava com saudades.
Então visitou a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa também?!Fantástico, não é mesmo. Grande parte da população realmente não se interessam por cultura infelizmente, esse é o retrato da sociedade brasileira.

BeijooO'

Unknown disse...

Felicidade em revê-lo, querido! Tava estranhando mesmo a falta de posts... o último foi o poema de Assaré, aquele profundo, comovente!

Que chato esse negócio do seu computador, não? Ainda mais com suas fotos, quer dizer, suas não, nossas!rsrsrs

Seja bem-vindo e aguardo as novidades da viagem!
Cris.

Sandro Omena disse...

Juniorr,
Que bom tê-lo de volta! E melhor ainda trazendo dicas não só na poesia como também na música. Gostei da dica de Selma, pois gosto muito de sua voz. Quanto ao Paulo César preciso conhecer mais sobre sua história e trabalho. Manda as fotos de sua viagem para a gente se deliciar.
Grande beijo

chica disse...

Que bom te ver!Deve ter siso um trabalho legal por lá e as dicas foram ótimas!abração e inté!!!rssr chica

Wanderley Elian Lima disse...

Oláamigo
Bom retorno. São Paulo é realmente uma cidade com centenas de opções de lazer e cultura, sem falar na gastronomia que é fantástica. Tenho certeza que você aproveitou bastante a sua estada lá.
Bjux

lis disse...

Como nao pude vir ontem por aqui passo só pra dizer que adorei tudo que li , o livro de Paulo Cézar Pinheiro já está na agenda pra comprar , temho ótimas referencias e agora mais a sua recomendação.
Por incrível que pareça conheço Maceió , tão mais distante , mas nao conheço São Paulo ,a 40 minutos daqui, nunca me deu muitos motivos pra ir até lá , um dia quem sabe? rsrs
abraços e ótima quinta feira

Dalva Nascimento disse...

Uma coisa tenho que dizer: suas dicas são sempre de primeira! PC Pinheiro é um dos meus compositores favoritos e vou colocar mais este livro na minha lista! E a Selma, então? Que voz deliciosa, como se diz por aqui "redonda"... Duas delícias imperdíveis!

Bjs.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com