segunda-feira, 19 de abril de 2010

EXPANDINDO A COMUNICAÇÃO

Semana começando, esperanças renovadas!

Saúdo os companheiros! Como normalmente acontece nas segundas, chego pra bater um papo informal, contar as minhas novidades, unindo algumas dicas legais de coisas que andei vendo, lendo, enfim... vamos lá, "abrir os trabalhos" desse blog!

O som que não sai da cabeça...

Pra começo de conversa, trago pra vocês uma dica musical muito especial! Tô falando da cantora alagoana Fernanda Guimarães que após dez anos de carreira e muitas composições, acaba de lançar o seu primeiro cd solo, "Verbo Livre", que saiu esse ano  pela Saladesom Records do Rio de Janeiro!
Segundo Fernanda em entrevistas recentes,  o disco  representa  um resumo de sua trajetória até aqui. Cantora experiente de timbre aveludado (que adoro),  ganhou espaço e notoriedade se apresentando nos principais palcos de Maceió;  conquistou  admiradores  como  vocalista   banda alagoana  "Zero82",  protagonizou sucessos de público e crítica  como os  projetos "Bossa+Nova" e  o "4Jazz",  além de  participar  de grandes festivais de música pelo Brasil!
O resultado disso tudo são 13 faixas que misturam ritmos brasileiros e latinos, muito bem distribuídos entre baladas  apaixonadas, releituras de  grandes clássicos da MBP ("Bonita" de Tom Jobim e "Kalú" de Humberto Teixeira, que canta à capela)  e  tantas outras com potencial a hit, como  no  caso da faixa-título! Para saber mais sobre ela, basta visitar seu myspace, no link que disponibilizei acima. Recomendo MUITO esse trabalho de qualidade, principalmente para os que, quando o assunto  é música alagoana, possuem uma única referência: Djavan! Fernanda é o novo, embora  notoriamente  mate sua sede de arte também em fontes conhecidas e conceituadas. 
Para os que estão abertos a novidades e desejam conferir o potencial de mais esse talento brasileiro (o país das cantoras), os cd´s estão sendo vendidos pelo site da gravadora ou para quem mora em Maceió, nas lojas Mãos de Mestre (Passeio Stella Maris, Praia do Francês e Aeroporto).  
E por falar no Mestre... um vídeo de Fernanda cantando "Alagoas", composição do próprio:


Convite especial

Semana passada recebi  uma proposta  pra lá de especial da professora Juliana Araújo, uma querida amiga, que me convidou para um bate-papo informal com os simpáticos alunos do curso de Comunicação empresarial, da FAA- Faculdade Alagoana de Administração. Pois é, o negócio tá ficando sério!(risos)


1- O tema escolhido (lógico) foi: "Como criar um blog" e durante a apresentação procurei detalhar o passo-a-passo para aqueles que ainda não conheciam a rede social "blogosfera"! 
2,3: Acima, registros dos momentos de início e do fim da palestra! Juntos fizemos um passeio por todas as etapas na criação de um blog.
4-8: Os alunos da turma de comunicação empresarial atentos as novas informações "bloguísticas"! Obrigado a todose  aqui estão como prometido.
Gostaria de agradecer pela oportunidade, atenção e participação de todos e registrar mais uma vez que estarei a disposto a futuras conversas! Valeu, gente!

O dia do índio

Hoje é dia do índio! Muito provavelmente a data ficará restrita as comemorações propostas pelas escolinhas primárias, que geralmente transformam seus pequenos em  caciques,  pajés e Iracemas! Será comum encontrar criancinhas caracterizadas pelas ruas... mas infelizmente é só, muitos de nós sequer lembramos da data!
Quero terminar o post de hoje com uma música de Daniela Mercury chamada "Dona desse lugar" (Daniela Mercury/Marcelo Quintanilha/Paulo Daflin)! Um belo manifesto em defesa dos índios brasileiros, uma canção reflexiva que nos permite reconhecer a importância dos verdadeiros donos dessa terra brasilis, que depois de tanto massacre e discriminação, ainda lutam para sobreviver em sua essência!

"Deste antes, muito antes
Do Brasil ser Vera Cruz
Os primeiros habitantes
Por aqui andavam nus

Os tapuias e tupis
Guaranis e pataxós
A aliança mais antiga
A voz dos nossos avós

Terra mãe da civilização
De um deus que não era cristão
Mas fez a vida na floresta esculpida
Onde nasceu a

Índia
Sou índia terena
Da pele morena
Abençoada dos povos de lá

Índia
Sou índia xavante
Índia encantada da tribo distante
Dona desse lugar


Tupiniquins, tupinambás
Txucarramães e bororós
A aliança mais antiga
Avós dos nossos avós

Terra mãe da civilização
De um deus que não era cristão
Fez a vida na floresta esculpida
Onde nasceu a Índia...

Tupinambá
Tupiniquim
Txucarramãe
Guarani
Tupi
Pataxó
Bororó
Caiobá
Xavante"



É isso. Semana que começa, vida que segue!
Espero vocês por aqui!
Jr Vilanova.

13 comentários:

Unknown disse...

Nossa, como tá chic, heim moço! Tá até dando palestras... mas você se expressa muito bem escrevendo, falando deve ser igual. Tenho certeza que os alunos da faculdade ficaram contentes!

Fernanda Guimarães, é? Voz linda mesmo... e a música do vídeo então! Adoro quando diz: "é que eu fui condenado a viver do que cantar"! Adoro Djavan.

Que o índio possa ser respeitado um dia(antes que desapareça!) e possamos nos redimir ao menos um pouco, visto tantos horrores que cometemos no passado, né?

Super semana pra ti... começamos bem, heim!
Beijos da Cris.

Carol Sakurá disse...

Passando pra desejar uma linda semana!
Beijos!

Helga Piçarra disse...

Em primeiro lugar, apreciei bastante o som de Fernanda Guimarães. Muito agradável e não conhecia. Em segundo, parece que vamos ter novos blogueiros no activo, depois do curso de formação "como criar um blog". Vou ficar atenta aos teus discípulos, se forem tão bons como o mestre, a blogosfera só vai ficar a ganhar com isso.

O dia do Índio, deve ser um pouco como o dia de Reis aqui. Pouco mais se traduz, do que em crianças com coroas de papel na cabeça, mas enquanto assim for, o esquecimento não será total.

Uma óptima semana para ti. Beijinhos :)

Juliana Araújo disse...

Juninho

Sua contribuição foi fundamental para a percepção dos alunos das novas formas de comunicação existentes,abrindo suas mentes para outros horizontes antes viciadas as formas convencionais. Obrigada e até a próxima!
Beijos
Juliana Araujo

Essência e Palavras disse...

Aaaaaaaaaaahhhhh!!!!!!!!
Quanta cultura, que delicia.

Junior, como é bom sentir a leveza da sua criatividade, adoooro.


Beijão, boa semana, ta?

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigão
Que chique está até dando aula de blog, quem sou eu!!! rsrsrs
A cantora ou vi e gostei, vou procurar ouvir mais coisas dela.
Beijão

José Renan disse...

Apolinário,

Tive o privilégio de assitir a cantora Fernanda Guimarães em dois momentos, numa abertura do show da tambem cantora Vanessa da Mata no Teatro Deodoro e na grande inauguração do Teatro Gustavo Leite, junto ao mestre Djavan e convidados, além de presentações na TV local e bares. Sim, comprei o CD que esta sempre no meu som. Não sou critico de arte, mas o CD esta muito bem apresentado. Parabéns e que ela continui desenvolvendo trabalhos tão bons quanto!... Felicidades.
Que bela iniciaiva a sua de ir ao encontro destes estudantes e apresentar a blogosfera, importante conhecer esse veiculo de informação que em muitas vezes faz parte da vida deles e os mesmos nem conhecem bem!... Parabéns!...
Sim, vale a maxima da Baby Consuelo "Todo dia é dia de Índio" Ultimamente, nossos irmãos estão tão sofridos, as crianças indiginas vivem em condições de risco, suas terras invadidas, suas vidas estancadas e fugindo à suas raízes, façamos uma reflexão sobre a importância desses povos e como eles foram tratados pelas Américas, ou não esqueçam que na América do Norte, os índios form dizimados e hoje os poucos sobreviventes e descendentes vivem fazendo artesanato as margens da auto-estradas norte-americanas. Reflexão meus amigos, reflexão!...

Valéria lima disse...

Um palestrante?! isso é sinal de que você é uma pessoa desinibida, eu jamais conseguria fazer isso, falar em público. Parabéns pela sua desenvoltura. Fernanda Guimarães é talentosissíma eu conheço o trabalho dela, bela escolha. Aqui em São Paulo tem a semana do índio, com esposições culturais, brincadeiras em alguns parques público, sempre houve isso, mas é comum o povo não se interessar por cultura em geral.

BeijooOs

NANDITA CAYMMI disse...

Meus Deussssssssssssssssss... e num é q a cisa esta ficando mesmo séria!?!?!? Nossaaaaaaaa...
Parabéns! Quem ia imaginar que, num bate papo informal, a idéia de reviver o blog ia dar nisso!?!?!?! hauhauahuahauh! Tá vendo aí...
rs.. me agradeça viu? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! zuação. Mas vc merece, pq seu blog e de muito bom gosto e com tons críticos excelentes. Um jornalista!
Parabéns!

Uelton Gomes disse...

Caramba vc também é palestrante que legal, muito sucesso pra vc .

Abraços

lis disse...

Sua postagem sempre completa Junior, estive aqui ontem e estava exausta de sono, resolvi ler hoje com calma.
Alagoas tem filhos talentosos ,mais uma cantora pra fazer sucesso, vou querer depois pegar a letra da música.
E voce se saindo muito bem nas palestras . nao me surpreende , com a facilidade na escrita naturalmente , bom orador! rs
parabéns.
Obrigada pelo carinho que venho recebendo, to ficando toda boba! rs
e voce nao vai sair ileso , vou enocntar aqui nesse nosso Contatos uma forma de levá-lo pra lá, é só esperar.
abraços e até (sempre de noite) rs

Dalva Nascimento disse...

Fernanda Guimarães é um presente: quanta musicalidade! Adorei! Olha, as dicas que vc têm sido publicadas no Novo na Rede são muito úteis para todo este povo que quer se iniciar nessa rede fantástica que são os blogs! E eles não podiam contar com ajuda melhor que a tua pois, além de aprenderem a técnica necessária, certamente também vão absorver um pouquinho do carinhos e atenção do mestre... rsrs!

Bom feriado, Junior!
Bjs

Fernanda Guimarães disse...

Olá Apolinário, tudo bem?

Primeiramente, peço desculpas pela demora para te responder, eu sou realmente ausente em Orkut, twitter e afins, um dia tomo jeito! ;-)
Li o artigo que escreveu na data em que vi seu scrap e hoje novamente, me sinto lisongeada com as palavras e muito feliz por você ter essa percepção, ver como um trabalho pode tocar as pessoas de uma maneira tão bacana me dá uma sensação maravilhosa e me sinto uma pessoa de sorte. Realmente, o CD "Verbo Livre" é um retrato da minha carreira até agora, um mix que apresenta fragmentos de cada projeto, bandas, estilos que já explorei. Obrigada, mais uma vez!

Adorei os comentários, todos muitos carinhosos, um feed back mais do que especial. Dei uma zapeada no teu blog desde as postagensmais antigas e como disse a Helga: "Vou ficar atenta aos teus discípulos, se forem tão bons como o mestre, a blogosfera só vai ficar a ganhar com isso."

Um beijo grande e muita música sempre!
Fernanda

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com