quinta-feira, 4 de março de 2010

'TUDO CERTO NA BAHIA'


O que aconteceria com o as nossas preferências musicais se de uma hora pra outra todos os rótulos desaparecessem?


"Hipoteticamente falando", vamos considerar a seguinte possibilidade: todos os gêneros musicais serem extinguidos e a partir de então decidirmos o que ouvir, de quem gostar, baseados apenas nos talentos individuais, nas vozes, nos trabalhos divulgados pelos artistas que de uma hora pra outra direcionariam seus ofícios unicamente a favor da música. Não mais estaríamos presos ao estilo "A", "B" ou "C"... a pulsação da música feita com verdade seria a única responsável pela sedução dos nossos ouvidos!
Se  tal suposição fosse real, vez por outra, correríamos o risco de  nos  surpreendermos dando um voto de credibilidade até para aqueles cantores/ritmos que por sua antiga classificação nunca nos despertara interesse (no caso hoje,  recado é para os que não toleram "axé music"). Involuntariamente estaríamos nos dando uma chance de repensar  alguns  conceitos pré-estabelecidos pela mídia e sua tendência à  rótulos. Fato!

...


Pois é, todas essas suposições são apenas uma introdução para que eu  possa, a seguir,  falar  da minha mais nova aquisição: o  novo trabalho da  Banda Eva, "Lugar da Alegria"! Entendo que para alguns, o simples fato de artistas fazerem parte de um ritmo popular altamente criticado, já simboliza um motivo forte para que não recebam votos de confiança, contudo, vou insistir mais um pouco!


A escola elétrica...


O atual  líder do EVA, Saulo Fernandes, assumiu os vocais da banda em 2002, logo após a saída da "cantriz" Emanuelle Araújo e vem se destacando pelo seu estilo próprio. Ao longo dos anos, o Grupo Eva tem se  fortalecido como uma grande escola baiana de axé music! Por lá já passaram  medalhões  do carnaval soteropolitano como: Luiz Caldas, Daniela Mercury, Durval Lelys e Ivete Sangalo, mas a "Era Saulo" trouxe novidades.  O grupo ganhou uma roupagem moderna e se encorajou a ousar mais,  se dedicando a experimentações rítmicas diversas.  A partir  dessas  misturas, conseguiram  promover uma interessante fusão entre  as suas  influências baianas  e  a  inconfundível pegada do pop! Eu arriscaria dizer que a banda  hoje é  um dos grandes  exemplos  da - vagarosa - evolução alcançada pelo axé music nos últimos oito  anos! Para escutar esse som, é preciso  esquecer  antigos traumas como  a  "dança da manivela", por exemplo... ou ignorar a existência do "melô do tchan", da "dança da garrafa" em nossas vidas... e aí sim, podemos embarcar numa nova "vibe"... num novo jeito de produzir alegria e música popular (mais especificamente de carnaval) no nosso país!

 
Quem é o cantor?

 

Saulo tem uma luz diferente, mesmo! É o menino da bata colorida e do  sorriso simpático. Se destaca entre uma multidão que vai atrás (ou à frente) do trio através do seu estilo. Sua postura perante a música é  original e transmite sinceridade, apesar da simplicidade até certo ponto despojada! Seu timbre é doce e forte e sua interpretação contagia, assim como deve ser a de todo bom cantor de trio elétrico, que tem como missão na vida o  nobre ofício de alegar multidões. Quanto a isso não dá pra fugir!
Como reconhecimento de sua coragem, já garantiu alguns prêmios importantes, a exemplo de: Cantor Revelação Carnaval 2002/2003 (Troféu Dodô e Osmar), Cantor Revelação 2007 (Prêmio Melhores do Ano - Domingão do Faustão), Melhor Cantor do Carnaval 2007/2009/2010 (Troféu Band Folia ) entre outros. 

"Oxente balancê"...


Após o sucesso  do "Veja  alto, ouça colorido"(2007), o  EVA (abreviatura das palavras "Estrada Velha do Aeroporto", local onde os sócios do bloco jogavam futebol em Salvador) está de volta. O novo trabalho também saiu  no formato CD e DVD, com um  total  de  18 faixas, que vão desde os galopes eletrizados e ritmos africanizados, até as baladas pop-ropmânticas das quais o cantor/compositor vem se especializando. Com exceção de "Mares de Ti", uma regravação de autoria de Carlinhos Brown, Saulo, que também escreve e declama poesias,  participa de todas as outras composições do projeto. Seus maiores parceiros são os outros integrantes da banda e suas canções devem nascer na estrada durante as turnês, por isso imprimem tanta liberdade.
A idéia do trabalho foge ao tradicional formato do show ao vivo (está mais para o "Pode Entrar" de Ivete)! É como se fosse um último grande ensaio a céu aberto antes de se lançarem para as platéias de seus tantos carnavais! Os cenários que se alternam seguem sempre a mesma idéia de aconchego, de lugar especial para se relaxar e ideal para se entregar a música, seja ela qual for! Há também uma merecida homenagem a raiz negra presente em toda banda ou artista que nasce na Bahia! Na letra da canção "Oxente Balancê" é possível se arrepiar com versos como: "Tambor tá no sangue, toda pulsação vem de onde? Vem da África... vem de Keto, vem de coração"...

 
 As locações...

Nesse sentido o EVA também inovou! Entre verdes jardins e árvores milenares, a trupe composta basicamente  por: Fábio Rocha (bateria), Ênio Taquari, Rudson Daniel, Alan Toreba (percussão), Léo Pinheiro (baixo), Ronaldinho (Guitarra e violão), Adriano (teclados), Marcelus (sax e flauta),  Alcione Rocha (sopros), armou sua tenda pra fazer música boa... e  fizeram mesmo! 
Compondo o  cenário, recantos baianos muito especiais: o Castelo Garcia D´Ávila, em Mata de São João, e um belo sítio no município de  Camaçari! A produção artística e musical  ficou a encargo do experiente Alexandre Lins e do próprio Saulo. Não há luxo, tampouco sofisticação nos acabamentos, o diferencial é a idéia, a vontade de fazer bonito... ainda assim eles se superaram positivamente mais uma vez!


As participações...

As participações especiais têm a cara da Bahia, do verão, do carnaval... previsível? Talvez, mas pensando bem, que mal há nisso? Até porque, quando nos deparamos com os resultados, as peças desse mosaico parecem perfeitamente encaixadas em quase todas as escolhas (que devem ter sido baseadas principalmente em afinidades musicais)!


Como não existem extras no DVD, incorporou-se ao fim de cada canção um pouco das interessantes curiosidades  de  bastidores. Um dos momentos mais  delicados  dos diálogos apresentados é   a  devoção  à natureza demonstrada por  Saulo e Margareth Menezes ao pés de uma árvore centenária! A forma respeitosa como se comportam  perante a toda aquela autoridade gigantesca é comovente! Os dois dividem os vocais na "balada percussiva" "Sinais" (Saulo Fernandes/Alcione Rocha/Fábio Rocha/Rudson Daniel)! Sem dúvidas, um lindo momento para ambos.


Com o tribal e divertido Ninha (ex-Timbalada), a banda gravou "Tudo certo na Bahia" (Saulo Fernandes/Alcione Rocha/Fábio Rocha/Rudson Daniel),  a aposta do grupo para o verão! Realmente o resultado ficou irresistível, super astral! Duvido que alguém em sã consciência e com os pés em perfeito estado de conservação, consiga se manter indiferente a animação desse super balanço! Tem jeito não, a gente acaba ficando mais feliz, basta se permitir!


"Mares de ti" (Carlinhos Brown) é uma das mais belas canções do cd "Alfagamabetizado", o primeiro trabalho de Carlinhos Brown e no DVD ganha uma versão acústica lindíssima. Saulo e Brown se completam em cena, brilham juntos, sem dúvida um dos pontos altos desse trabalho!


Ao final da canção "Velocidade luz" (Saulo Fernandes/Alcione Rocha/Ênio/Renan Ribeiro) o modesto 'SF' brinca com o ex-Ara Ketu Tatau: "Me dá essa garganta pra mim?". Pudera! Tatau é simplesmente uma das vozes negras mais lindas que a Bahia já produziu em todos os tempos!  Inspira, expira e devolve puro suingue africano adornado por um timbre magnífico! Sou fã a muitos anos, confesso! A música é um samba-reggue animadíssimo.

O resultado...

"...isso não foi uma simples gravação de DVD... isso foi um encontro entre pessoas de energia linda e com um mesmo objetivo: ajudar na beleza do resultado final..." - Saulo Fernandes.


Assim como aconteceu em 2007, "Lugar da alegria" é um som para se "ouvir colorido"! É um trabalho musical para quem gosta de ser feliz, para quem pensa na alegria como algo possível, necessário, transformador! Fazer axé music de qualidade nunca foi tarefa muito fácil, mas os que conseguem, alcançam um merecido sêlo de qualidade máxima entre os artistas do gênero.
Na minha humilde opinião, o trabalho do EVA com Saulo Fernandes alcançou um estágio interessante, merece o nosso respeito e principalmente um pouco mais de atenção! Outro detalhe bem legal é que o produto chegou as lojas com um preço super acessível! Compei o dvd por R$19,90 e o cd por R$14,90 (ORIGINAIS, bom enfatizar em tempos de pirataria). Nos tempos atuais, esse é um diferencial importante (rs). 
Pra finalizar, uma pequena amostra desse projeto, a canção "Tão sonhada" (Saulo Fernandes/Gigi):



É isso aí, gente! As observações foram todas feitas de acordo com as minhas percepções... nada oficial! Sugiro que quem tiver oportunidade, permita-se, mas depois não esqueça de me dizer o que achou!

"Amores são sentimentos profundos que eu desejo a todo mundo, a luz!"
Beijos musicais!
Jr Vilanova.

10 comentários:

NANDITA CAYMMI disse...

Rapaz... vc se superou hj hein? Eu amooooooo o eva.. É a única banda que se renova, e nao é à toa que eu tenho saído cmo eles, ao menos um dia no carnaval, pelos últimos 4 anos... pois é.
Eles ao menos, re(i)novam...
isso é muito bom!
O unico lado ruim é o bloco lotaaaaaaaaaado... impossível de bailar . rs...
mas enfim. ainda prefiro me apertar um pouco a ouvir aquelas trocentas cançoes já batidas.
bjinhosssss

NANDITA CAYMMI disse...

O unico lado ruim é o bloco lotaaaaaaaaaado... impossível de bailar . rs...
mas enfim. ainda prefiro me apertar um pouco a ouvir aquelas trocentas cançoes já batidas e que citei no meu blog.
aproveita e me ajuda a divulgá-lo, ok? Agora acho q estou de volta!
www.nanditacaymmi.blogspot.com
bjinhosssss, flores e música!

Josi disse...

Ju sou sua fã de carteirinha!
Vc é simplesmente o dono da palavra,amoooo suas criticas, acho bem profissionais, bem detalhistas, com muito cuidado e muito carinho,eu amooo de verdade!
Caramba eu quero esse DVD, tá bem "Pode Entrar" mesmo, ele fez bem não ter convidado Ivete, pois as vezes rola muito essa super proteção e uma certa promoção que a Ivete pode fazer em relação a ele,digo isso pq ja ouvir várias pessoas dizendo que ele cresce através dela, o que é um grande engano e pecado,pois Saulo pra mim arrasa e seu jeito romantico e de menino me encanta de uma maneira única.
Enfim, amei o post,as novidades e vou assistir o Clip.
Beijos Ju

Unknown disse...

Nossa, como bem falou a colega aí em cima, você se superou! Gostei de ver a forma como defendeu seu ponto de vista, acabou em convencendo a dar um voto de confiança ao axé (de boa qualidade lógico!)...

O vídeo é lindo e o preço do DVD (Original), melhor ainda... rs... taí, acho que seguir seu conselho!
Beijocas.
Cris.

Cláudia disse...

Muito boas as suas percepções a respeito desta banda que sou fã!!!
Esse novo trabalho dele está muito bom, já andei ouvindo algumas músicas, mas preciso ficar atualizada de todo o repertório!
Valeu pela super dica Júnior!!!
Uma otima tarde musical para todos!!!
bjs da Ma-DINHA!

Valéria lima disse...

Que ideia boa a sua Jr, se acabasse os rótulos nas músicas ou mesmo acabasse nos gêneros musicais, muita gente assumiria o amor por músicas bregas, aquelas cafonas mesmo bem dor de cotovelo...às vezes é tão bom ouvir. Voltando aos rítmos baiano, eu simplesmente amo de paixão o Saulo da Banda Eva, Chiclete com banana...êhhh Bahia de todos os santos!

BeijooO'

Nalvinha disse...

Nossa Juninho, eu ADORO EVA! Sou fã de carteirinha!! Ainda não vi o novo DVD, mas agora vc falando já tô ansiosa pra ir aí assistir!!rsrs

bjoo

Dalva Nascimento disse...

Também sou fã d EVA e aprendi muito hoje... o DVD deve ser um show!

Bjs.

lis disse...

Oi Júnior
Gosto muito da Banda Eva, da alegria e das boas músicas, não acompanho muito mas me agrada.E agora essa apresentação especial do Saulo que canta que é uma gracinha!Letra linda, tudo lindo e ele é uma figura carismática, Estou ouvindo pela miléssima vez,vou ficar aqui mais um pouquinho rsrs preparando o coração!!
Voce também escreve muito bem, sua crítica é muito boa,faz a gente acreditar no que dz, encantador .
Tenho me inspirado muito nas músicas que escolhe e indica aqui e essa "Tão Sonhada" , do Saulo pe deliciosa ,não se surpreenda quando ouvir embalando uma poesia na minha casa, ok? vai ser plagiando sua sensibilidade mesmo e o que é bonito é pra ser mostrado, comcorda? rsrsrs
Boa sexta feira, tenho conseguido mais tempo a noite ,pra te visitar.Boa noite,então amigo lindo.
Abraços

Carol Sakurá disse...

Olá,Junior!
Belíssimo texto!
Você consegue fazer-nos sentir o clima baiano apenas com palavras.
Não ouço muito,mas adorei sua abordagem.
Uma sexta-feira de alegrias pra vc!

Bjs!

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com