segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AS CORES DO MEU CARNAVAL!



Meus queridos amigos, saudações alagoanas!

Aliás, hoje o blog  está mais alagoano que o de costume! Dando continuidade as postagens de fevereiro, gostaria de trazer vocês um pouco pra dentro das minhas referências de carnaval, das minhas lembranças, das imagens que povoaram minha infância...

É que no último dia 06/02, na Praça Multieventos, praia de Pajuçara - durante as animadas prévias carnavalescas -, aconteceu mais uma edição do concurso de Boi de Carnaval alagoano! Trata-se  de um tradicional folguedo que surgiu, provavelmente, das influências que  recebemos das culturas portuguesa e africana. Esse concurso tem como objetivo principal estimular e difundir essa cultura, que estava sendo extinguida pela falta de incentivo e divulgação!

Quero mostrar pra vocês as fotos que tirei durante o concurso e acrescentar algumas informações complementares: 

Por  essas bandas, a brincadeira do boi de carnaval nasceu (ou se fortaleceu) na periferia de Maceió. Em vários bairros essa manifestação popular - que existe, de formas diferentes, em vários lugares do Brasil e até do mundo -, ganhou um sotaque e um jeito genuinamente alagoano


 Construídos numa armação de madeira, vergalhões retorcidos e usando os chifres e a cabeça de um boi de verdade ,  eram originalmente recobertos com pano de chita. Com o passar dos anos, as criações se 'modernizaram' e hoje eles se apresentam cada vez mais coloridas, dando um show também de criatividade!


Já nas últimas semanas de janeiro, os bois saem pelas ruas, junto a sua bateria (que entoa a música característica do movimento) e outra figura folclórica: o 'Alaurso' (termo originário da expressão italiana 'LA URSA'), que acompanha o cortejo com uma roupa feita de estopa, fiapos costurados e máscara, fazendo pechincha de dinheiro com os foliões! O componente com maior "molejo" é o escolhido para dar vida ao animal, sustentando a estrutura de madeira... é preciso muito fôlego!
 

Outra figura essencial na brincadeira do boi de carnaval é o 'vaqueiro', o responsável por conduzir o animal, desafiando o bicho numa dança característica e demonstrando muita agilidade e ginga nesse balé!
Nas fotos abaixo, observe o colorido das fantasias, os adereços e  a cara da cultura popular alagoana estampada nos rostos desses 'meninos-vaqueiros':


Esse ano o concurso de bois de carnaval sugeriu que os concorrentes escolhessem temas e/ou personalidades brasileiras para homenagear! O resultado não poderia ter sido mais bonito! Esbanjaram criatividade e muita beleza também. Teve de tudo entre os homenageados: Amazonas, Chico Anísio, O Guerreiro alagoano, a cultura alagoana, ou seja, uma infinidade de temas.


Pra terminar, imaginem vocês, que em meio a festa, ainda fui convidado a dar um depoimento para TV local, que cobria o evento!  Acho que meu semblante de encantamento transpareceu e eu pude expressar isso para todo estado. Viu como tô importante? (risos)


E aí, gostaram de conhecer um pouco mais dos costumes e festas do nosso país? Espero que sim! Afinal, esse é um patrimônio que pertence a todos nós!

No próximo ano, quem sabe, alguém não se anima e aparece por aqui para descobrir mais alguns encantos de Alagoas?

BEIJO E BOA SEMANA!
Jr Vilanova.

8 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Meu Deus tenho um amigo que até aparece na TV, que chique!!! Adorei as cores do carnaval.
Bjux

Cristiany Correia disse...

Parabéns por divulgar a cultura alagoana. Nossas cores são lindas e as fotos ficaram maravilhosas.Tá importante mesmo dando entrevista rsrs acho que rolou um photoshop na primeira foto vc tá lindo demais rsrsrs Bjs

Unknown disse...

Gente, como o Brasil é rico!
Quantas cores, quantas histórias lindas, quanta coisa pra conhecer...

Eu fico encantada com coisas desse tipo... e com a sua disponibilidade pra nos apresentar isso também!

CRIS.

lis disse...

Um show esse post , Júnior.
Fiquei extasiada com tanta beleza ,imagino quanto trabalho e carinho na preparação e apresentação dessa festa de cor , criatividade e brilho.
Quando menina tinha medo dos bois e na minha cidade natal era uma festa !! já tinha algum cohecimento dessa beleza toda que é o folclore e carnaval de Alagoas, mas nunca tive o prazer de asssitir , tem tambem a dança dos cordões azul e encarnado, parece! tudo muito diferente e bonito.
Obrigada pelo elogio,Júnior, voce é suspeito porque amigo sempre passa a mao na cabeça rsrs e voce é um gentleman !!
Sim, é verdade Leila Diniz ,viveu intensamente e deixou o sonho de liberdade que as mulheres tanto desejavam .
Parabéns pelas fotos do depoimento , chic hem? é bom participar de coisas da nossa terra e nos orgulhar de faze-las.
Excelente seu registro.
meus abraços e um bom carnaval.

Carol Sakurá disse...

Junior,querido!
Que cultura rica!Aprendo muito por aqui.
Beijos e ótimo carnaval!

Anônimo disse...

Um dos meus pontos fracos! Boi de carnaval! Mexe comigo!
Arrasou! Só senti falta de umas fotos com os movimentos, com o momento da apresentação!
Bjus e quero mais!

Dalva Nascimento disse...

Há alguns anos tive a oportunidade (e o prazer) de ver de perto essa maravilha do folclore alagoano. Foi numa festa no Curso de Formação de Professores de minha filha, onde um grupo de lá prestigiou as calouras com um verdadeiro show de cores e folclore exuberante. Lembro-me que não conseguia despregar o olho de todo aquele aparato e que fiquei literalmente fascinada, encantada, apaixonada... é a expressão pura da arte popular, que está no nosso sangue, no sangue de todo brasileiro, e que mexe com a gente! Por isso entendo muito bem quando vc fala de semblante de encantamento...

Um beijo!

Nalvinha disse...

Quanta beleza mesmo!! Post maravilhoso!
E sem contar que está importante mesmo!! rsrs

Bom Carnaval Juninho!!

bjoo

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com