quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

'RESPEITO É BOM?'

Quinta-feira. Dia de falar sério.

Tinha separado um tema diferente para o dia de hoje, mas  acontece  que entre  as  minhas visitas diárias aos blogs que sigo, me deparei com um post que me chamou a atenção. O  texto  mencionado acima  chama-se "O preconceito é preconceituoso" e foi proposto pelo Blog Antonizando, do qual atribuo os créditos agora e recomendo uma visita. Apesar do tema interessante, não concordei com tudo que li e isso me instigou a não esgotar o assunto apenas com a minha participação no tópico. Tenho algo mais a falar e quero saber a sua opinião também.
...

Acredito que  muitas vezes  fazemos confusão entre duas coisas distintas, e erroneamente as tratamos  como se  fossem iguais: exigir respeito e lutar contra o preconceito! A primeira  representa algo pelo qual TODOS devemos brigar sim! Independente de qualquer eventual posicionamento moral, social, religioso etc, somos (ou  teríamos obrigação de ser) seres racionais, buscamos uma constante evolução e respeitar o outro deveria ser um preceito básico e primordial (por mais esforço que a situação exija para alguns)! Então, cobrar respeito é uma reivindicação digna, necessária, um direito de todo cidadão, seja ela feita com fitinhas brancas na cabeça (como aconteceu no Big Brother esses dias e deu origem a discussão do Blog Antonizando), passeatas, manifestações etc. Ainda acredito na velha máxima que RESPEITO É BOM, NECESSÁRIO E TODO MUNDO GOSTA!
O segundo assunto é o preconceito, ou seja, de modo geral, a dificuldade de lidar com o que é diferente, o hábito reprovável de fazer juízo de valor das coisas e pessoas sem antes conhecê-las. Esse sentimento/ costume está mais próximo de nós do que imaginamos, mesmo quando o praticamos involuntariamente, seja com uma postura, um comentário ou uma atitude imprópria para a ocasião.
Por outro lado, sinceramente, também acho esse negócio de cobrar "aceitação" - e de achar que tudo é ataque, de se sentir inferior - um saco! Definitivamente ninguém é obrigado aceitar, concordar, nutrir simpatia por ninguém (mas ratificando: respeitar sim!)... e  isso reforça a idéia de que o importante é mesmo, antes de tudo, a auto-aceitação, seja você um gordinho, um magrinho, branco, negro  ou  homossexual! Acho que o tal preconceito diminui quando nos entendemos, quando estamos preparados para defender nossos pontos de vista e demonstrar segurança em ações e pensamentos - embora diminuir pré-conceitos não signifique diminuir os embates da vida!

Concordo que o tema é polêmico e extremamente delicado e é por isso que ele está no blog hoje! A intenção é tão somente fazer refletir... tanto a minha reflexão pessoal (que é um exercício maravilhoso), quanto a sua que me lê agora (e pode tranquilamente está discordando de tudo ou complementando meu riiocínio).

Vamos repensar sobre isso, sobre tudo que possa ser ou representar uma prática nociva em nossas vidas, pois o ato de pensar e repensar atitudes e posicionamentos é extremamente necessário para criação de um mundo melhor, mais tolerante.

Boa quinta-feira, minha gente!
Amanhã volto com música!
Beijos.
Jr Vilanova.

6 comentários:

Renan Laurentino disse...

Sim, existem distinções nas palavras expostas na postagem,outro dia uma amigo me falou de uma colocação pouco adequada digo preconceituosa de uma velha senhora,a avó de sua namorada, então entramos na discurssão e entendemos que não tratava-se de preconceito e sim a mais pura ignorância - a senhora é analfabeta de fato e não soube expor o que realmente sentia naquele momento, mas tenho certeza que os tolerantes não são maioria,mas vamos chegar lá!... Não jogamos pedra na Geni!... Concordo que todos temos um quantidade de preconceito, pouco ou muito, temos, mas o que se pode observa é que a tolerância para determinados assuntos aumentou, mas o respeito não vem acompanhando esse desenvolvimento, a falta dele acontece na vida social, politica, economica e uma quantidade de áreas que devemos ficar mais atentos e alertas para fiscalizar e analisar sempre. Bem, acredito firmemente na evolução da humanidade e continuarei acreditando e fazendo a minha parte, como ser e homem social.

Unknown disse...

O ser humano é naturalmente imperfeito, mas alguns fazem questão de sê-lo um pouco mais! Se superam!

Também não entendo como as pessoas podem viver condenando e julgando umas as outras uma vez que não existe perfeição entre nós... e o pior é quando a religião é usada para esse fim lamentável!

Meu lema é e será sempre: viva e deixe viver' e respeito para ser respeitado!
Um beijo,
Cris.

lis disse...

Oi Júnior
Assunto polemico e delicado mesmo.Até porque tá virando chatice até, tudo é preconceito agora.
Como voce descreve bem, ninguém é obrigado a gostar , precisa respeitar. Só que até falar que nao gosta ficou difícil rsrs há uma exigencia pra que se aceite tudo.O Big Brother levou alguns coloridos e já deveria ser normal a convivencia com diferentes opções ,mas há um certo estardalhaço que fica até desigual, nao sei se me entende.Minha opíniao é que cada um sabe como deve viver e todos tem que ser respeitados , até mesmo as opinioes contrárias.
O que nao me obriga a achar bonito certas vulgaridades seja de que lado for.
Há sim os radicais e isso é e deve ser combatido.
Amigo querido, muitos abraços , obrigado pelo carinho,
Volto sempre,ok?

Dalva Nascimento disse...

Penso que existe mesmo uma grande diferença: respeitar é uma coisa muito diferente de simpatizar. Você tem o direito de ser respeitado em suas opiniões e decisões. Mas não tem o direito de achar que essa tua opinião e postura seja a unica verdade que existe no mundo. O teu vizinho pode não pensar assim: afinal, o que é bom prá mim não é necessariamente bom prá você! Infelizmente temos visto muito disso por aí!

Beijos!

Essência e Palavras disse...

O preconceito é uma questão delicada. Estamos ai diante de um impasse no Congresso Nacional: O Homossexual deve ou não servir o serviço militar, marinha e aeronáutica?

Não sei até quando viveremos nesse meio de observadores e deliquentes de si mesmo.
Dificil...


Beiijo e muito bom tema!

chica disse...

RESPEITO é uma palavrinha que anda meio esquecida e é tão importante em tudo nas nossas vidas.Reavivá-la é preciso SERMPRE!!! abraços,chica

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com