quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O QUE RESTOU DE 2009...



Voltei para fechar - finalmente - o ciclo de postagens sobre a passagem de ano! Essa será minha despedida definitiva, a partir de agora quero simplesmente viver e respirar novos ares (definitivamente não vou esperar o carnaval passar)! 
Aproveitando que hoje é quinta (do caos) e  que não consegui assistir a nenhum dos tantos programas de retrospectiva dos ultimos dias, decidi fazer, por conta própria, um breve retrocesso do ano que passou, levando em consideração, principalmente, aquilo que falou mais alto a minha memória nos últimos 12 meses... aquilo que ficou marcado de alguma maneira. Esse ano muitas outras coisas irão acontcer, quem sabe, até o fim de 2010 eu já tenha esquecido de boa parte das coisas que vi e ouvi até aqui... por isso quero registrá-las... daí, quaqlquer emergência eu ressuscito essa postagem e pronto, revivo um pouco dessas fatos memoráveis!
Claro que não vou lembrar de tudo, vocês, como sempre fazem, podem me auxiliar citando coisas marcantes que se lembrarem! Vamos compor aqui um perfil para o ano velho! Comecemos, então...

Um dos fatos marcantes que emocionou a todos (tenho certeza) e que não saiu da minha cabeça de jeito nenhum: o pouso forçado do Airbus A320 da US Airways, em Manhattan, após colidir com aves no ar. O ato heróico do piloto Chelsey Sullenberger, que conseguiu salvar mais de 150 passageiros, chamou a atenção do mundo e fortaleceu pra mim a idéia de que a gente só morre mesmo na hora determinada, no dia certo! Todos saíram ilesos de algo que por um triz não se tornou mais uma grande tragédia mundial.

Taí um grande fato que destaco  no post de hoje e que, talvez, seja mesmo  o maior acontecimento do ano passado! Um dos maiores de todos os tempos! Um marco para história mundial que os que viveram viram e provavelmente não se esquecerão! Trata-se da posse do 44ª presidente dos Estados Unidos, contudo, o primeiro líder negro de uma das maiores potências mundiais - e  uma das mais preconceituosas também!-. Realmente esse é um momento para ficar registrado em nossas memórias pra sempre, uma história pra ser guardada e contada aos filhos, netos, bisnetos etc!

O ano que passou ficou marcado pelo pânico propagado pela H1N1, ou melhor, pela temida "gripe suína", que mexeu com a rotina de todos depois de ser classificada como pandemia! Particularmente, desde os primeiros burburinhos, eu classifiquei todo aquele escarcéu como mais um exagero da mídia, principalmente quando os órgãos de saúde divulgaram que os índices de mortalidade da gripe comum ainda eram bem maiores que os da 'Influenza A'! Mesmo assim não há como negar que o pânico provocado pela doença marcou 2009.

Se em Manhattan o quase desastre aéreo deu lugar a alegria, em águas brasileiras, mais um grande infortúnio marcou a história da nossa aviação: o acidente com o avião da empresa Air-France, em maio, que caiu a cerca de 1.500 km de Recife-PE. 228 passageiros morreram, porém, após quase um mês de buscas, apenas 51 corpos foram encontrados. As pessoas simplesmente desapareceram da face da Terra sem deixarem pistas, como se nunca tivessem existido! Muito triste mesmo.




Como não citar a morte do Rei do Pop Mundial nessa retrospectiva? Impossível! Outro acontecimento que entrou para história e será lembrado por muuuiiitttooo tempo, quiçá pra sempre! Seu falecimento prematuro abalou o mundo da música e gerou um dos maiores movimentos de comoção mundial já vistos! Não me lembro de nada parecido. Embora reconheça a importância e o talento desse grande ícone, de certa forma lamentei assistir ao "circo dos horrores" no qual sua morte se transformou! A família então, um lamentável exemplo a ser seguido... Espero que agora, finalmente, o astro possa descansar em paz!

Outras  personalidades nacionais e internacionais também encerraram seu ciclo de vida em 2009, entre elas estão: o Deputado Federal Clodovil Hernandes, que morreu de parada cardíaca, em decorrência de um AVC, em março de 2009! O lendário comunicador Lombardi, a voz mais conhecida do SBT depois do 'patrão' Silvio Santos, que se despediu dos microfones em dezembro passado (e vejam vocês, só então teve sua verdadeira face revelada para o país). Completando as perdas de 2009 está a ex-pantera e musa de toda uma geração, Farrah Fawcett, o conhecido ator americano Patrick Swayze e atriz brasileira Mara Manzan, todos vítimas do câncer.


Outra coisa legal de lembrar foram as constantes visitas da diva pop Madonna ao nosso país. Pelo que parece, mais caridosa e apaixonada que nunca (dá-lhe Jesus Luz), Madonna tem se sentido em casa quando o assunto é Brasil! Que bom... que o mundo descubra cada vez mais sobre esse paraíso, "purgatório da beleza e do caos"!


E o Rio de Janeiro, hein? Vencer adversários tão poderosos e sediar as Olimpíadas de 2016 foi um presente e tanto! Confesso que logo que a notícia foi divulgada, minha primeira reação foi a de dúvida, já que o país precisará desembolsar milhões e milhões de um dinheiro que não se tinha pra resolver os problemas da população e de repente aparece uma solução... pensei: tem algo muito errado aí! Depois pesei a visibilidade, a geração de renda, a movimentação da economia, os empregos, enfim... aplaudi também.

O crescimento da rede sociai Facebook e o novo jeito de se comunicar virtualmente proposto pelo Twitter (apenas 140 caracteres), abalaram as estruturas da web. No início do ano existiam entre dois e quatro milhões de usuários no mundo no twitter, agora estima-se que já sejam quase 40 milhões. Celebridades, políticos, jornalistas, enfim, quase todos estão lá (a ferramenta já fez muita rainha perder a majestade também). No facebook já são 350 milhões de membros... com todos esses números, acho que só está faltado eu!

A guerra travada pela Globo e Record também merece destaque! Foi um dos maiores abalos que a Tv Globo recebeu em décadas e pela reação inesperada que tiveram os diretores, realmente não deve estar sendo fácil administrar tais investidas... de um jeito ou de outro a Rede Record começou a incomodar e até comprometer a hegemonia da Tv dos Marinho! Quem diria, Bispo...

Teve também a tão falada, e comentada, e temida, CRISE FINANCEIRA MUNDIAL, devido a queda da bolsa de Nova Iorque... que no fim das contas, como previu o Presidente Lula, pra nós não passou de uma "marolinha"! Mas o estardalhaço foi bem grande...

Claro que não vamos esquecer a política suja, corrupta e demoralizada do nosso país, sim? Destaco dois dentre tantos casos horripilantes que aconteceram em 2009. O primeiro foi a quase inacreditável atitude do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que xingou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de "veado" e "maconheiro" e ainda ameaçou de "estuprá-lo" em praça pública, caso o mesmo voltasse ao estado para criticar o vasto desmatamento ue vem ocorrendo a olhos nús! Dá pra acreditar nisso, gente? Um político, um líder, um representande de um estado brasileiro não ter o menor pudor em se expor ao ridículo dessa forma... toda vez que releio essa notícia fico novamente boquiaberto!


Outro caso estarecedor foi o do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda... tô falando do mensalão do DEM... do recebimento de propina da forma mais torpe e descarada que existe (menos, né? cueca e meia é bem pior)... a cena dos corruptos orando, agradecendo a Deus pela falcatrua realizada é qualquer coisa de repugnante! São imagens nojentas. "Brasil, o país do futuro"!



Pra encerrar, o inusitado jeito de se cantar o Hini Nacional inventado pela cantora Vanusa (a labirintite levou a culpa)... essa vai ficar na história também!

Bem, foram esses os assuntos de maior destaque que consegui me lembrar (ou que couberam aqui)... agora, me ajude você a recordar de outros acontecimentos importantes... acho que vale a pena essa reflexão!

Um beijÃO!

Jr Vilanova.

5 comentários:

Carol Sakurá disse...

Olá Junior!
Muito boa a sua retrospectiva!
O único problemas é que algumas coisas caem no esquecimento da memória do país.Exemplo:o avião da Air-France.
Um fato que me marcou foi o desabamento das obras do trem de São Apulo,onde um funcionário morreu e nenhuma autoridade fez nada pelo caso,somente campanhas politiqueiras.

Bj!

Dalva Nascimento disse...

Junior, tua restrospectiva está perfeita!
Tem coisa aqui que a gente até já esqueceu!
Se eu tivesse que definir uma “imagem” para o ano de 2009 seria aquela da posse do Obama, espelho de grandes esperanças da humanidade.

A perda do ídolo M. Jackson também marcou muito 2009.

Quantos aos escândalos políticos e as crises financeiras, estes,
infelizmente, não marcam muito pois já são tãaaaaaoooo normais...

Mas vou acrescentar um fato que marcou muito prá mim, particularmente em 2009:
a volta do Vascão à série A do Campeonato,
e o resgate da alegria da torcida vascaína.

Beijos, querido amigo!

Unknown disse...

Sabe que você tem toda razão? É preciso estar sempre atenta, e lembrar, relembrar, pra que as coias não caiam no esquecimento! Agora mesmo, quase não consigo me lembrar de nada de 2009 e olhe que o ano mal acabou...

Mas para colaborar com a retrospectiva do blog, vou relembrar o show de machismo e intolerância da UNIBAN, que expulsou a aluna Geyse, por conta de um suposto vestido curto, com que a própria faculdade permitiu que ela entrasse na sala de aula...

Independente do carater da moça, muito julgada também, considerei isso um dos grandes absurdos do ano passado.

Adorei participar.
Beijos, Cris.

Cláudia disse...

Foi um ano de muitas mudanças e acontecimentos que ficarão marcados na memória e história de todos!

Muito bom relembrar todos os esses fatos e ao mesmo tempo relembar dos nossos momentos de 2009!

Espero um 2010 com menos violência, que a nossa saúde não seja abalada com os temidos vírus, como aconteceu com a "gripe suína" em 2009...

Já está sendo um ano de muitas alegrias, esperanças renovadas e otimismo!

Bjo grande meu amigo!!!
Parabéns pelo post!!

Renan Laurentino disse...

A retrospectiva foi muito boa e bem exposta, sim muita coisa aconteceu e 2010 vem aí cheio de novas perspectivas e sucessos para todos nós, Parabéns!...

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com