quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

'A ALEGRIA QUE (NÃO?) CURA'

O lance hoje é o seguinte... Sempre olhei para a apresentadora Hebe Camargo como uma referência de vitalidade e alegria Um ícone no quesito envelhecimento saudável. Por outro lado, poderia jurar, convicto, que  doenças como câncer  estavam diretamente ligadas a tristeza, ao rancor, ao ódio, amargura, sofrimento. Portanto, sentimentos de felicidade, bom humor e a alegria, funcionariam como uma espécie de elixir, uma prevenção "contra o mal", uma coisa meio Patch Adams, entende?
Ficar sabendo que Hebe lamentavelmente  desenvolveu uma doença dessas, sinceramente, pra mim foi um grande choque! Uma decepção mesmo. Foi como se toda minha teoria tivesse sido subitamente derubada, minhas convicções ido por água a baixo... mas logo a Hebe? Uma espécie de modelo de corpo e mente sã aos 80 anos?! Não é nada fácil de entender. Preferia que as coisas fossem diferentes.



Ainda intrigado e inconformado com o fato (embora confiante que a apresentadora conseguirá extinguir esse mal do seu corpo), resolvi pesquisar um pouco sobre o tema (alegria que cura doenças) e preencher o post de hoje com algumas consideração sobre o assunto... mesmo sem saber direito onde queria chegar, precisava saber até onde eu estava certo, e mais, até que ponto posso continuar confiando na idéia de bom humor para afastar o indesejável. É uma reflexão relativamente simples, mas que vale a pena discutir.


Vejam vocês, a primeira coisa interessante que encontrei -por acaso- sobre o tema, no site "saúde na internet", foi a afirmação: "A risada faz aumentar a secreção de endorfina que relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica." E aí, o que me diz? Só com o número de risadas da apresentadora as segundas-feiras esses anos todos, daria pra gerar imunidade por mais oito décadas, no mínimo! E tem mais: "No livro " Anatomia de uma doença", Norman Cousins conta como se curou de uma doença grave assistindo seriados cômicos pela televisão.". Utopia ou uma possibilidade real ao alcance de todos? Pelo sim, pelo não, melhor apostar no bom humor!


Depois foi a vez de encontrar um texto de Luiz Antônio Gasparetto,  "A CURA PELO PENSAMENTO", que tem tudo a ver com a reflexão de hoje. Dentro de sua ótica espiritualista, Gasparetto aponta algumas mazelas, suas potenciais razões e os pensamentos mais adequados para tentar neutralizar os efeitos delas (baseando-se num estudo feito pela psicóloga americana Louise L. Hay) . Acompanhe alguma das recomendações logo abaixo, seguindo a sequencia de cores:


DOENÇASCAUSAS (Pensamentos – padrões negativos) / CURA ( pensamentos- padrões positivos)


AcneNão se aceitar, desamor de si / Eu me amo, eu me aceito onde estou agora.Eu sou maravilhoso.
.

Alcoolismo/ Sentimentos de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição / Eu relaxo o passado.Eu tenho valor.Eu me amo e me aceito agora.
.
Alergias/ A quem você é alérgico? Falso ego e sensibilidadeEu estou em paz, o mundo é seguro e amigo.

.
Anemia/ Falta de prazer; desinteresse da vida/ Meu mundo é cheio de alegria e estou interessado em tudo.
.
Apendicite/ Medo, medo da vida, bloqueio do fluxo das sensações/ Alegria, eu relaxo e deixo as minhas sensações fluírem.
.

Asma/ Supersensibilidade, amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados/ Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como eles são.
.

Bronquite/ Ambiente familiar inflamado Paz. /Ninguém consegue irritar-me.
.

Câncer/ Profundos segredos ou aflições corroendo o eu; retenção longa dos ressentimentos, ferimento profundo./ Não existem segredos. Eu deixo que o passado se vá . Meu presente será preenchido com alegria.
.
Colesterol(excesso de )/ Entupimento dos canais de prazer; medo de aceitar o prazer/ O prazer é norma.meus canais estão largamente abertos.eu amo ávida
.

Coração (problemas do )/ Problemas emocionais sérios, longamente suportados; falta de prazer, rejeição da vida, crença nas pressões e no esforço/ Alegria, alegria, alegria.Amor e paz. Eu prazerosamente aceito tudo da vida.
.
Dentes/ Sustentar longas indecisões; incapacidade de derrubar idéias por análise ou decisão/ Eu faço minhas decisões baseadas nos princípios da verdade e fico seguro com o resultado.
.

Desmaios/ Medo; não poder conviver; ou enfrentar, apagar-se de tudo./ Eu tenho poder,força e conhecimento para lidar com tudo na vida.
.

Diabete/ Profundo sentimento de mágoa, falta de açúcar na vida. / Eu permito que a vida seja gostosa.Eu deixo o passado ser apenas passado. Eu aceito que a alegria e o prezar sejam as bases da minha vida.
.
Enxaqueca/ Resistência ao fluir da vida; medos sexuais, desperdícios emocionais./ Eu descanso no fluxo da vida e deixo-a fluir através de mim com facilidade.
.

Epilepsia/ Rejeição a vida, sensação de perseguição, violência contra si./ Eu amo a mim mesmo e a tudo na vida. A vida é uma eterna alegria.
.

Estômago ( problemas do)/ Incapacidade de assimilar idéias, medo de novas idéias./ Eu assimilo novas idéias facilmente, a vida concorda comigo.
.

Excesso de peso/ Insegurança- auto-rejeição; procura de amor; proteção do corpo; medo de perda, sufocar sentimentos./ Eu me aceito e me amo como eu sou. Eu sou sempre seguro no alimento espiritual.
.

Fadiga/ Resistência, aborrecimento, falta de amor pelo que faz/  Estou entusiasmado com a vida e cheio de energia.
.

Gastrite (dores de gases)/ Reter as idéias indigestas: sufocar o ar por medo./ Eu relaxo e deixo a vida fluir facilmente através de mim.
.

Gengiva (problema da)/ Inabilidade de levar avante as decisões uma vez que sejam tomadas. Eu sou uma pessoa decidida./ Eu me deixo ir pela vida.
.
Hemorroidas/ Carga, pressão, tensão, medo, medo de deixar acontecer./ Eu descanso todo o peso e as cargas e vivo na alegria do presente.
.

Hepatite/ Medo, raiva, ser odiado .O fígado é o local da raiva e emoções primitivas. / Eu deixo ir agora tudo o que não preciso mais . Minha consciência está limpa e meus pensamentos são frescos, novos e cheios de vida.
.

Insônia/ Tensão, culpa e medo./ Eu descanso do dia e mergulho em um sono perfeito, pacífico, sabendo que o amanhã cuidará de mim.
.

Mau hálito/ Atitudes podres, pensamentos estúpidos./ Eu falo com amor. Eu expiro somente o que é bom.
.

Nervos – nervosismo/ Comunicação; luta, pressa, medo, ansiedade , pensamentos confusos./ Estou na interminável jornada pela eternidade.Que a paz esteja conosco. Não existe nenhum lugar para qual devamos apressar-nos.
.
Pés (problema dos)/ Medo do futuro/ Eu paro na verdade.Eu vou adiante com prazer;eu tenho compreensão espiritual.
.

Pescoço/ Inflexibilidade, recusa em ver os outros lados da questão; teimosia/ Eu sou flexível.Eu aceito outros pontos de vista.
.

Próstata (problemas da)/ Desistência, derrotismo, sensualidade excessiva com sentimento de culpa; crença na velhice./ Eu aceito minha masculinidade. Eu sou eternamente poderoso.Sexo é prazer.
.

Psoríase (descamamento da pele)/ Insegurança emocional./ Eu sou pacífico e seguro .Eu estou em paz com tudo na vida.
.
Rins (problemas dos)/ Crítica, sensibilidade, desapontamento./ Eu vejo somente o bom em tudo.Ações corretas estão sendo tomadas e eu estou realizado.
.

Roer unhas/ Separação dos pais; pedaço de si que se recalca./ Eu sou um indivíduo naturalmente criativo.Eu aceito e sou seguro em minha maturidade.
.

Sinusite/ Presença de pessoas que o irritam./ Ninguém tem o poder de irritar-me a menos que eu permita.Paz e harmonia.
.

Úlceras/ Algo se corrói em você; ansiedade , medo , tensão, crença em pressões./ Nada pode irritar-me. Sou pacífico, calmo e feliz.
.
Varizes/ Negatividade,resistência; remoer emoções; sustentar um trabalho que você odeia; circulação antravada, atulhada de idéias; desencorajamento./ Eu me movimento e vivo com prazer. Eu amo a vida e circulo livremente.
.
Vesícula (pedras na)/ Amargura; pensamentos dolorosos que você não encontra meios de evitar./ Jubilosamente deixo o passado ir-se. A vida é boa, eu sou bom.

Pois é isso, queridos, ano novo taí e o cuidado com a saúde deve estar, mais que nunca, em primeiro lugar... no dia a dia... nas pequens atitudes e principalmente pensamentos, que são o combustível da alma!

Vamos mudar de frequencia vez por outra, atentarmos para os sinais que o nosso corpo emite e assim tentarmos atingir uma qualidade de vida razoável!

Alegria e enturiasmo por si só parece que ainda não é o suficiente. Não podemos descuidar da alimentação, dos exercícios físicos dentro do possível - e do nosso limite -, as visitas preventivas ao médico  e lembrar que esses cuidados nunca são demais! 

Vamos torcer confiantes para o sucesso do tratamento de Hebe Camargo!

Beijos,
Jr Vilanova.


6 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá meu amigo
Suas postagens são completas, parabéns pela grande trabalho de pesquisa
Bjux

Renan Laurentino disse...

Sim, emanar energia positiva num sorriso, abraço, palavra de conforto, apoio, quaisquer destes e outras ações podem e devem ser regra para o bem viver. Também gosto de Hebe e espero que ela seja vitoriosa nesta nova briga!... O post esta ótimo.
Parabéns!...

Unknown disse...

Nem me fala desse epsódio com a Hebe... também fiquei chocada, sabia?!

Quem dera que as coisas fossem diferentes, né? Achei a idéia desse post maravilhosa! Vou ler novamente todo rol de doenças, causas e precauções(principalmente)!

Um beijo.
Cris.

Dalva Nascimento disse...

Olá, Junior! Não é a toa que a sabedoria popular nos diz que "rir é o melhor remédio". Confio plenamente nesse ditado: além de evitar rugas, o bom humor faz um bem enorme à saúde. Saber rir de si mesmo, lidar com as dificuldades de uma forma positiva evitam muiiiiitas doenças. E quando a doença chega (tenho um caso na família) enfrentá-la com coragem e determinação, numa atitude vencedora é caminho andado para a cura. Adorei o post!

Beijos!

Cláudia disse...

Você se empenha tanto em nos trazer informações que realmente são relevantes para nossas vidas...fico encantada com tanta diversidade e qualidade!!! PARABÉNSSSSS


Nas raras vezes que assisto Ana Maria Braga me peguei com um dos médicos responsáveis pelo tratamento dela. E em um dos momentos ele falou que a fé ajuda e muito neste tratamento. E que ele mesmo se surpreendeu quando Ana Maria Braga ficou curada, segundo ele a fé dela foi um dos principais motivos para a cura do câncer. Nem imagino o quanto deve ser doloroso e difícil passar por um tratamento desses.

São nesses “episódios” da vida que nos fazem encorajar, dar valor aos mínimos detalhes, viver a vida intensamente!

Fé...força...persistência...determinação...família...amigos...muito amor no coração... Deus em todos os momentos... saúde para todos nós!!!!Amém!


Bjinhos amigo!!!

chica disse...

Maravilha de postagem essa e felizmente a HEBE está se superando...abração,chica

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com