segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Notícias de fim de semana: 'COMPONDO UM PERFIL'




Sim, eu voltei... voltei para ficar porque aqui é o meu lugar!  E pra indicar algumas coisas bem legais também...

Sabe, venho reparando que com o passar  dos meses  o blog está,  gradativamente, compondo o seu perfil. Lógico,  isso não quer dizer que se trate de algo  definitivo - por aqui teremos sempre espaço pra quase tudo -, pelo contrário, mas  de certa forma ajuda o  endereço a criar uma identidade. Se alguém hoje me pergunta do que se trata o meu blog, já posso sinalizar com precisão: "um espaço virtual democrático e despretensioso, interligando música,  poesia, cinema, turismo  e  principalmente  opiniões imparciais sobre todos os assuntos!". Enquanto leitor, o que é que você achou da minha auto-descrição? Seria isso mesmo?

...

Dentre todas essas  características que vêm me  norteando, está a iniciativa bem intencionada de promover algumas eventuais indicações , ou melhor, de chamar a atenção, propor, sugerir coisas que descubro, gosto e que considero legais para compartilhar, afinal, um blog nasce pra isso, certo? Notícias de fim de semana é assim, um momento para expor essa minha percepção. Só tem um detalhe importante que gostaria de deixar bem claro: para tal, uso basicamente a minha opinião sobre as coisas que escolho pra compartilhar. Que isso fique bem claro sempre!

Hoje em especial, eu separei três dicas bem legais. Tomara que você se identifique com alguma delas...

Companheiros de viagem...

Semana passada, finalmente, eu tive a oportunidade de assistir ao documentário "Coração Vagabundo" (durante a III Mostra de Cinema Brasileiro), que nasceu durante a turnê do cd  'A Foreign Sound' , de Caetano Veloso, no momento em que passou por São Paulo, EUA e Japão, entre os anos de 2003 e 2005.
Com pouco mais de 50 minutos de duração, o filme gravado de maneira totalmente despretenciosa pelo jovem diretor Fernando Grostein Andrade - irmão mais novo do apresentador Luciano Huck -, expõe algumas facetas "do jeito Caetano de ser" - aquele mesmo que muitos de nós já conhecemos parcialmente: polêmico, inteligente, sensível, autêntico e às vezes bem contraditório -.  De qualquer forma, gosto muito da forma que ele se articula quando disposto a defender algum de seus pontos de vista (dentro e fora de seu 'Coração Vagabundo')!
Através do filme é possível invadir sua intimidade, literalmente, aliás, o assunto que mais repercutiu quando se falou no lançamento desse documentário foi a tão comentada "cena de nudez" do compositor (foto abaixo)! Particularmente eu não entendo como ainda hoje certas coisas -  que já poderiam ser encaradas como naturais - ainda parecem causar tanta estranheza... a cena tida como "polêmica" é super tranquila, acontece logo no início do filme e acabou tendo um destaque muito maior do que muitas outras nuances realmente interessantes, como por exemplo, a declaração de amizade entusiasmada  feita pelo cineasta Pedro Almodóvar ao então casal  Paula Lavigne e Caetano... o fato de um monge Chinês reconhecer o cantor e falar da sua admiração por ele, "Likes Coração Vagabundo", diz ao encontrá-lo no Templo! Ou até a maneira articulada como contesta uma suposta entrevista do alagoano Hermeto Pascoal, que afirma que a música brasileira seria a melhor do mundo (Caetano discorda veementemente!). Há quem classifique as opiniões de Veloso como grandes besteiras, mas ainda assim o admiro por não se eximir da opinião, não se intimidar pelas críticas e não ter receio em parecer diferente! Pra mim isso se chama autenticidade!

Resumindo, acho que posso  descrever o filme como um diário de bordo, recheado com momentos muito interessantes que nos permite  assumir, mesmo que  por  poucos instantes, o papel de companheiros de viagem do mestre da MPB (Salvo um eventual encontro em algum aeroporto por aí, de outra forma isso nunca seria possível!).
Vou parar por aqui pra não tornar o post muito longo, mas antes de encerrar faço uma ressalva: se você é do tipo de expectador que levanta-se apressadamente da cadeira aos primeiros sinais do término do filme, STOP! Relaxe, aguarde mais um pouco, os créditos desse documentário representam uma parte bem interessante, complementam o próprio filme.

A criatividade do cinema brasileiro...

Reconheço que o cinema brasileiro ainda não alcançou respeito suficiente  das platéias. As produções constantemente  são alvo de muitas críticas e até concordo que existam  trabalhos de qualidade duvidosa dentro desse universo, mas mesmo assim me considero um otimista em relação ao assunto.  Acredito e gosto do cinema nacional... mesmo! Pago com maior prazer um ingresso para assistir a um filme brasileiro no cinema! Acredito nos profissionais, no potencial de nossos atores, diretores e na criatividade peculiar da arte desenvolvida no Brasil! Torço para que um dia possamos assumir um lugar de destaque no competitivo mundo cinematográfico.
Uma das gratas surpresas que tive esse fim de semana (e que foi direto para minha lista de favoritos) foi proporcionada pelo filme ROMANCE, do competentíssimo diretor/produtor Guel Arraes ("O auto da compadecida", "Lisbela e o prisioneiro", "Meu tio matou um cara", "Os normais- O filme"...)! Dividindo os papéis principais estão Wagner Moura e Letícia Sabatella, que também protagonizaram polêmica por uma suposta cena de nudez dos atores, que na realidade não tem nada, absolutamente nada demais... nada que não combine com arte, que torne a cena apelativa, nada que não seja visto com tranquilidade em outros filmes 'Holiudianos'!  Preenchem os espaços da trama com muita propriedade os atores: Andréa Beltrão, José Wilker, Marco Nanine e Valdimir Brichta. Conhecidentemente, a trilha sonora e direção musical ficou a encargo de Caetano Veloso.
De forma bem resumida, o filme faz uma delicada relação entre o clássico medieval TRISTÃO E ISOLDA, vivido numa peça teatral, e uma peculiar história de amor nascida em pleno sertão nordestino, em forma de adaptação para a TV. Entendeu? Mais ou menos, né? Melhor mesmo seria você que ainda não assistiu dar um voto de confiança ao nosso cinema e avaliar sob sua própria ótica.
Mas é óbvio que o filme não se limita somente a uma estória de amor. Além de muito humor (traço marcante de Guel), da linda fotografia e  de uma luz encantadora, vários outros assuntos são abordados durante a trama.  Entre  os pontos que me chamaram  mais atenção, está a  forma com que a "arte televisiva" pode corromper artistas! A eterna briga entre os atores de televisão e os de teatro (e seus motivos)... a guerra de egos entre atores consagrados... os famosos ataques de "estrelismo"... as dificuldades encontradas pelos produtores ao se deparar com os  interesses capitalistas das grandes emissoras, sempre se sobrepondo a arte etc. Só por isso acho que o filme já valeria a pena, mas ainda tem muita coisa pra se descobrir e refletir... assista e depois comente (não necessariamente nessa ordem)! Segue o link treiller oficial: http://www.youtube.com/watch?v=-FLzJyiMM0A.

Festa no ap...

Sabe aquela rotina gostosa que se dá quando decidimos convidar alguns amigos para uma visita informal? Pois é, geralmente - levando em consideração a minha experiência própria -  o primeiro  passo é  arrumar a casa com carinho, escolher cuidadosamente o menu do jantar, preparar  aquela sobremesa 'tiro e queda', colocar a bebida pra gelar e acender um bom incenso... não é mais ou menos assim? Contudo, quando tudo parece perfeito, você se dá conta de que ainda não escolheu uma trilha sonora adequada para ocasião (sim, costumo pensar em tudo). Algo que não soe monótono, tão pouco animado demais ao ponto de atrapalhar a conversa. Se  fizermos uma opção errada, a noite tanto pode parecer enfadonha aos convidados, quanto exagerada no quesito animação - um pulo para que a reunião tão bem planejada vire uma espécie de "festa no ap com bunda lêlê"...
Pois é, aí é que entra a minha terceira indicação. Embora eu não conheça o seu gosto musical, tão pouco o dos seus amigos, desconfio que 'PAULA LIMA - SAMBA CHIC', pode vir a ser o complemento que faltava para sua reunião domiciliar! Na realidade o dvd já se parece com uma reunião entre amigos, só que num grande baile... o repertório está simplesmente bem  sugestivo, mas sem abrir  mão do alto-nível de produção, presente do começo ao fim! É estimulante sem ser invasivo, é suingado sem ser exagerado, é diferente sem ser esquisito (se é que você em entende). Aqui mesmo no blog, no último 'TOP 10 - Batucada', Paula recebeu dois elogios, um de Carol Sakurá e outro de Claudia Monteiro, que se encantou à primeira vista com a cantora (certo madrinha?).
Paula Lima é original, tem um charme todo especial, um timbre de voz super diferente e uma animação peculiar! O dvd é bom a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, com qualquer pessoa e certamente em algum momento vai lhe deixar mais feliz!
Tive a sorte de encontrar essa pérola entre as minhas caminhadas de fim de semana e desde então não paro de escutá-lo... destaque para as minhas preferidas: "Meu guarda-chuva", "Negras Perucas", "Gafieira S/A", “É Isso Aí”, "Deixa isso pra lá", "Quero Ver Você No Baile", enfim, são 19 faixas imperdíveis, uma bela coletânea dos seus 05 trabalhos solos. Ainda tem as participações especiais de Dona Ivone Lara, Toni Garrido, Seu Jorge...
Para os que já viram o show, ouviram o cd ou acompanham o trabalho da artista, favor se pronunciar!(rs), Eu, como podem ver, estou completamente empolgado!

...

Pois é, gente, no mais, eu só gostaria de deixar pra vocês meus sinceros votos de uma semana bem especial, reflexiva... durante o mês de dezembro, a gente que acredita num processo de renovação a cada início de um novo ano, geralmente se entrega a um momento de análises e reflexões que inevitavelmente resultarão num terreno propício para novas construções em 2010!
.
Beijo grande pra quem por aqui passar!
Amanhã eu volto...

8 comentários:

Carol Sakurá disse...

Olá!

Adorei a proposta,interativa e descontraída.

Ah,Caetano!Derreto!rsrs

Abs e uma semana maravilhosa!

Carol Sakurá

Unknown disse...

ESTAMOS empolgados! Não é só você!

Cê sabe que não sou do tipo que passa por aqui nas pressas, né? Paro e leio tudoooo... e o resultado é sempre o mesmo: ADORO!

Adorei as dicas e mais ainda a forma gostosa como relata as coisas (sob o seu ponto de vista, já sei)... tudo aqui é muito estimulante pra mim.

Um super beijo e uma ótima semana!
Cris.

Renan Laurentino disse...

Sim, Caetano vale muito assistir, ouvir, etc... Paula Lima, joia!... O filme muito engraçado e inteligente!...

Blz.

Dalva Nascimento disse...

Oi, Junior!

Olha, O Contatos Imediatos é um espaço que nos presenteia com cultura e amizade, principais caracteristicas do teu perfil. Adoro tuas dicas! Também encaro o cinema brasileiro com otimismo. Ultimamente a qualidade dos filmes subiu muito, e sempre que tenho oportunidade assisto.


Bjs.

Essência e Palavras disse...

Quanta intensidade!!!

Gosto da proposta do blog...


beejo

Josianne disse...

Jujuuuuu! Olha que chic! Arrasou nas dicas, você não é fraco não hein... menino MENTIRA que vc tem o DVD da Paula LIma? Que tudo! Eu adoro ela, ela é muito charmosa, uma voz toda sensual...ela é tudo de bom!!!
Boa semana pra vc amor, te adoro!

Josianne disse...

Juuuuuu, batucada ta lindooooooo! Adorei, essa musica da Maria Bethania é do CD novo? Adorei.

Cláudia disse...

Quntas dicas interessantes....adorei os filmes e a indicação do DVD de Paula Lima, samba chic...eu tou dentro!

Vou procurar acessar todas as dicas e volto aqui pra te contar!!
beijo grande e ótima semanaaa!

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com