segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Notícias de fim de semana: "PELOS COTOVELOS"!



Após dias enfrentando alguns doces  contratempos que me afastaram temporariamente do meu passatempo preferido, eis que  estou de volta!  E prepare-se "escrevendo pelos cotovelos"!
.
"Um salve" especial aos meus queridos companheiros de blogosfera. Hoje, como sempre acontece,  é dia  de reafirmar o compromisso de falar  sobre minhas novidades, destacar as coisas que venho observando entre os passos e tropeços que tenho - graças a Deus- dado por aí!
Lembrando que o norte para os comentários e indicações da segunda-feira, nada mais  são do que minha ótica pessoal, que lanço sobre as coisas que chegam até mim e que particularmente adoro dividir com quem estiver mais próximo (nesse caso, você!). Vejamos o que temos pra hoje:

Uma nova paixão (música)...

Já começo o post  fazendo uma revelação bombástica e altamente íntima: ESTOU PERDIDAMENTE  APAIXONADO! Sim, confesso... musicalmente falando, não penso, nem ouço mais nada que não seja a voz  desse  talento chamado: Maria Gadú. A  cantora em questão é carioca, tem apenas 22 aninhos, um estilo próprio, cheio de personalidade e uma das vozes mais lindas que ouvi ultimamente (e olhe que isso é algo bem pontual para alguém que tem adoração por novos talentos e vozes femininas)! Sinceramente estou viciado no som proposto pelo seu primeiro disco. Não é à toa que Gadú já é apontada como uma das grandes promessas da música brasileira em 2009!



Ao contrário da rebeldia  que  sua figura  despojada possa imprimir à primeira vista, a sensibilidade musical em seu trabalho transborda em cada uma das 13 faixas do cd. Seja através das composições, seja em relação as suas doces interpretações (e ela prova que se garante no que faz quando tira uma onda interpretando a música "Baba", hit radiofônico conhecido na voz quase insuportável de Kelly Key) a moça encanta.

Dentre suas músicas, seria injusto de minha parte  citar apenas duas ou três como minhas preferidas... sinceramente, estão todas no mesmo nível (num alto nível, inclusive!). Seja flertando com o samba em "Altar Particular", seja entoando uma verdadeira oração na faixa "Dona Cila" (homenagem lindíssima a sua avó falecida que você pode baixar clicando no nome em destaque), Gadú merece atenção e aplausos antes mesmo do último acorde... a versão de "Ne me quitte pas" é um show  parte, impossível escutar apenas uma vez! Conseguiu deixá-la moderna e envolvente.
Ah, e antes que eu esqueça de comentar, a aspirante a musa da nova geração da MPB já emplacou uma de suas pérolas na trilha sonora da novela das 20h na TV Globo: "Shimbalaiê", já ouviu?


Desculpe aos que me julgam exagerado nos comentários, mas sabe como é, o comportamento de um ser apaixonado costuma se apresentar assim, sem ressalvas! Por hora, comprove o que digo, apaixone-se também, não sou ciumento!

Artes visuais...

Me diga, o que achou da imagem que ilustrou o tópico de hoje? Legal, não?
Pois é, durante minha visita a  IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas - que aconteceu aqui em Maceió no período de 31/10 à 08/11/09 e onde participei de uma oficina sobre blogs e microblogs -, dei de cara com a exposição do artista plástico Tchello d´Barros, que com muita criatividade expõe a sua arte através de imagens provocativas e muito interessantes!
Achei a linguagem tão tocante, tão próxima desse universo virtual no qual estamos inseridos que não resisti e fui em busca de mais informações. Foi aí que encontrei o site oficial (que está em fase de construção) e o blog Poesia Visual, onde é possível visualizar boa parte do acerto do catarinense (que também é poeta, escritor e ator). Segue um pequeno aperitivo abaixo, mas não deixe de visitar o blog:










Filmes...


Fim de semana é o momento perfeito para nos entregarmos aos, digamos, "prazeres da sétima arte"! Pra não perder o costume (mesmo sem maiores pretenções críticas), destaco - e recomendo - dois dos filmes que vi esse fim de semana  : o primeiro é  o drama/ suspense "O vizinho" (Lakeview Terrace), com os atores Samuel L. Jackson e Patrick Wilson, que convencem em suas atuações de vizinho encrenqueiro e ranzinza e novato perseguido e assediado, respectivamente.
Num resumo rápido, o filme  propõe uma reflexão sobre assuntos como o racismo, preconceito, abuso de poder e outros pontos importantes que acabam por tornar  a trama coerente. Aponta alguns desafios  provenientes  da convivência e como podemos facilmente nos tornarmos vítimas da nossa própria ingenuidade.
Não se trata de nenhum título imperdível, nada disso, acredito que nem tenha essa pretensão toda, mas para os que - como eu - gostam do gênero e detestam estórias surreais, apelativas e cheias de efeitos exagerados, essa pode ser uma boa pedida. Para os que ainda não viram o filme, clique aqui e assista ao treiller.
.

O outro filme que merece ser visto - e até quem sabe revisto - é o já reconhecido: FROST/ NIXON. Não sei pra você, mas filmes baseados em histórias verídicas  estão sempre entre os meus prediletos e esse em especial é do tipo que desperta uma vontade danada de buscar mais informações sobre os fatos abordados.

Na realidade a trama  envolve o expectador  numa "batalha televisiva"  travada entre o  ex-presidente americano  Richard Nixonque envolvido em  escândalos políticos  tem  como objetivo  melhorar sua imagem perante o eleitorado - e o apresentador de talk show  David Frost, que encara a entrevista concedida como uma oportunidade de alavancar sua audiência e seu sucesso!

Numa passagem rápida pela web - procurando um site legal para disponibilizar o link aliado ao nome do filme aqui como o fiz - encontrei um comentário fantástico, escrito por um senhor chamado Alexsandro Rebello Bonatt, que não conheço, mas reconheço sua sacada perfeita... não resisti e vou reproduzi-lo agora pra vocês, acho que vale a pena ler:

"Vamos fazer de conta que Sergio Mallandro tornou-se um apresentador de talk-show, assim como o humorista Jô Soares fez há alguns anos. Seu programa acaba se revelando um grande sucesso, mas não é muito levado a sério pela imprensa jornalística. Em busca de reconhecimento Sergio Mallandro tem a idéia de chamar para uma entrevista o ex-presidente Fernando Collor de Melo, com o firme propósito que ao longo do programa arrancar dele uma confissão pelos crimes cometidos ao longo de seu mandato, além de um pedido de desculpas formal ao povo brasileiro.
Apenas imaginando uma situação como essa é que o expectador brasileiro pode sentir o que significou quando o apresentador britânico David Frost, que começou sua carreira como comediante e que tinha uma fama de bon-vivant com pouca credibilidade, propôs ao seu produtor uma entrevista com o ex-presidente Richard Nixon. A reação de todo o mundo jornalístico à época foi de pura perplexidade, tanto pela petulância, quanto pela inutilidade de colocar uma raposa experiente como Nixon à frente de uma espécie de pária como Frost. Toda essa situação e as repercussões da entrevista estão brilhantemente retratados no filme dirigido por Ron Howard, tendo Frank Langella e Michael Sheen nos papéis principais. A fim de retratar completamente a história, o diretor é esquemático, dividindo-a em três fases distintas: a batalha de Frost para conseguir o dinheiro e o apoio para financiar o programa, o primeiro round onde ele é literalmente humilhado por Nixon - que não demora mais de 5 minutos para arrasá-lo no início da entrevista - e o round final onde vemos uma verdadeira batalha verbal em busca da verdade.
Sem dúvida uma obra completa e bem orquestrada, que pode ser tranqüilamente apreciada por platéias brasileiras sem o mínimo conhecimento do que foram os anos Nixon para os americanos.
Um grande filme." - Alexsandro Rebello Bonatt, 25/02/09.

Preciso dizer mais alguma coisa? Coloque agora o filme na sua lista de favoritos!

Livros...


Falando em bons filmes, aproveito o gancho  pra fazer uma  indicação de  leitura (principalmente para os colegas que possuem blogs direcionados a análise crítica de cinema).

Eis que durante as minhas andanças, encontrei por acaso na livraria do aeroporto (enquanto a guardava o casal Ricardo e Tânia Guerreiro e Célia Caldas, que logo se tornariam amigos queridos, umas das coisas mais legais que me aconteceram esse ano e que acabo de encontrar um espaço aqui para registrar isso) o livro: "OS MELHORES FILMES NOVOS", Editora Contexto, escrito pelo jornalista Luciano Ramos. Nele estão comentados e analisados nada menos que 290 filmes de variados gêneros, lançados entre os anos de 2005 e 2008...

Achei legal a proposta. Pra mim servirá muito mais como um guia prático, afinal, quem nunca ficou tonto e inseguro em meio ao universo de opções expostas nas prateleiras das locadoras? Isso acontece comigo toda hora! Ah, e o bom é que as coisa não param por aí, com a aquisição do livro  o leitor tem acesso a uma senha que lhe dá o direito de  acompanhar virtualmente as novas resenhas do jornalista através da página exclusiva do projeto!

O bom desse livro é que não preciso seguir uma ordem de leitura. Posso consultá-lo a qualquer hora, até no caminho da locadora que tá tudo certo! Fiz essa observação porque com a quantidade de coisa que tenho aguardando para serem lidas, preciso me policiar em relação a essas aquisições contínuas!


Vi na Tv...



Pra quem deseja assistir um programa que esteja longe dos sensacionalismos baratos que invadiram a tv brasileira como praga bíblica, recomendo - mais uma vez - o divertido "Irritando Fernanda Young", do GNT! É ideal pra começar a semana leve depois de dar boas risadas com, digamos, a "espontaneidade" de FY!
Ontem a entrevistada foi a atriz Cláudia Raia, que se mostrou especialmente bem humorada e muito a vontade durante a entrevista! Não sei se o vídeo já foi atualizado no site oficial, mas mesmo que não, vale uma visita ao que não viram as entrevistas mais antigas. Quem preferir assistir no youtube já tem: clique aqui!
.
.
Últimas palavras...



Pra terminar o post de hoje, para os que ficaram curiosos sobre o prêmio que recebi do blog "café com notícias" / Loja Superlatido, taí a foto da camisa que recebi! Ficou legal, não? Isso porque nem falei da embalagem pra presente que veio acompanhando... um luxo só!rs... Recomendo a marca e agradeço mais uma vez aos patrocinadores da promoção!

Um super abraço a todos.
Desejo uma semana produtiva, especial, azul!
.
Amanhã eu volto pros agradecimentos habituais e valeu pela visita!

4 comentários:

Unknown disse...

Pôxa, quanta dica legal...

Tava sentindo falta dessas observações legais... se não fosse você talvez não soubesse nem tão cedo da existência de Maria Gadú! Agora estou eu aqui louca pra escutar seu repertório!

Um beijo!
Cris.

NANDITA CAYMMI disse...

Rapaz... eu dei uma olhadinha nas camisas da superlatido e achei bem bacanas mesmo.

Mas falndo do teu blog: eu vou repetir que ele é q esta um luxo. de cara nova, organizado... e como sempre, de ótimo bom gosto, seja no layout , ou mesmo nos textos, sempre com ótimas dicas. Tive oportunidade e ouvir um pouco Maria Gadu e é mto bomo som mesmo. as outras dicas ainda irei verificar. rs...
bjos e sucesso!!!!

Dalva Nascimento disse...

Oi, Junior!

Ainda bem que não és mesmo ciumento, pois divido contigo essa grande admiração pela Gadu: ela é show... e promete!!! Quanto ao Tchello d"Barros só devo agradecer pela oportunidade de conhecer a sutileza de seu trabalho artistico!
Já passei algumas vezes por FROST/ NIXON, mas depois de ler o comentário do senhor acima decidi: vou mesmo assistir o filme!

Muitas dicas excelentes por aqui como sempre! Obrigada por tua atenção conosco!

Bjs.

Tchello d'Barros disse...

Apolinário,

obrigado. Que bom que gostou do meu trabalho. E fico feliz que tenha apresentado essa produção em poesia visual aos seus leitores aqui do blog.

Abraço fraterno.
Tchello d'Barros
Maceió-AL.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com