sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TOP 10: "SE DANÇAMOS FUNK..."



Tenho quase certeza que quando um artista se posiciona em cima de um trio elétrico, cantando axé music, pra nós que geralmente estamos cá em baixo, a Bahia imediatamente se faz presente. Se toca um frevo em algum lugar, não tem como ser diferente, o nosso imaginário logo nos leva pra Pernambuco, pras ladeiras de Olinda etc. E se o ritmo da vez for o Funk, que lugar do Brasil vem a sua mente, hein?!
.
O ritmo carioca é polêmico por si só! Suas letras picantes, suas dançarinas provocantes e sua parcial ligação com a violência urbana sempre dividiu opiniões dentro e fora de seus bailes, mas agora alcançou o ápice da discussão!
Tá sabendo? Imagine só que o "som de preto e de favelado" chegou até ao Congresso Nacional causando ainda mais polêmica através do Projeto-Lei 4124/08, que que prevê a transformação do "funk carioca" em "patrimônio cultural da humanidade".
.
E certamente você se perguntará agora: qual o objetivo maior de tal Projeto? Segundo o autor do mesmo, o deputado Chico Alencar, do PSOL-RJ, ele visa estimular a aplicação de recursos financeiros para a realização e efetivação de atividades ligadas ao gênero, além de reconhecer o seu valor artístico e cultural. Exagero ou uma iniciativa verdadeira de valorização cultural?
.
Certo mesmo nisso tudo é que existem várias idéias ao redor do impasse. Há quem atribua ao Funk  e seus funkeiros o rótulo de discriminado e vítima de preconceito para justificar o importante título. Existe quem defenda a idéia de que ritmos populares causam sempre indiferença até se firmarem como genuinamente brasileiros (como o samba, por exemplo, que já foi muito marginalizado) e claro, os que se posicionam radicalmente contra tudo, considerando exagerada e inoportuna tal sugestão, visto que alguns outros ritmos - talvez mais emblemáticos para o Brasil - ainda não possuem títulos tão expressivos.
.
Toda essa efervescência ao redor dos julgamentos que pesam a relevância social do ritmo carioca (que pra ser sincero nem sei a que pé está atualmente), me fez ter uma idéia legal pro "TOP 10" de hoje!
Longe dos preconceitos e julgamentos, criei a seleção "Se dançamos funk", através de uma compilação musical que traz versões bem diferentes para o mesmo tema! Procurei aliar o ritmo - que indiscutivelmente é alucinante - com alguma coerência nas letras, para que não soe apelativo e destaque também um pouco do outro lado da moeda...
.

Confira abaixo a coletânea faixa-a-faixa:
.

1.Deixa isso pra lá (Alberto Paz/ Edson Menezes) - Lulu Santos.
2.Baile da pesada (Fernanda Abreu/ Rodrigo Maranhão) - Fernanda Abreu.
3.Zum, zum, ê (Carlinhos Brown) - Ivete Sangalo (Part. Carlinhos Brown).
4.Saúde-Só love(Rita Lee/Roberto de Carvalho/ MC Buchecha) (ao vivo) - Paula Toller.
5.Rap do Silva (Cidinho/Doca) - Chicas.
6.Negro Gato (Getúlio Côrtes) - Mc Leozinho.
7.Quero te encontrar (MC Buchecha) (ao vivo) - Kid Abelha.
8.Nosso sonho-Conquista (MC Buchecha)-Poder (Ivete Sangalo/Radamés/Gigi)(ao vivo)  - Ivete Sangalo (Part. MC Buchecha).
9.Pot-Pourri Bloco funk (ao vivo)- Fernanda Abreu.
10.Se não fosse o funk (MC Marcinho) - Lulu Santos.
.

E aí, vai querer conferir antes de se posicionar a respeito do tema? Hum... quer saber, talvez nem seja preciso! Vamos curtir música que é melhor!







.
Se quiser expor sua opinião e ajudar a complementar o post, por favor, não faça cerimônias, pois, como você já sabe,sua opinião é importante pro blog...
 
Se precisar de mais informações e quiser se aprofundar no assunto, tenho uma excelente indicação de leitura: http://patrimoniais.fotopages.com/?entry=1859059
.
Bom fim de semana pra todo mundo que passa por aqui a cada atualização!
.
 
VALEU, GENTE!
Jr.

10 comentários:

Unknown disse...

Ninguém fica parado meesssmmmoooo... acho todos os ritmos brasileiros maravilhosos, calientes, infelizmente todos passam por um processo de excesso e deturpação! Todo gênero traz bons e maus artistas, não é?

Em relação a polêmica, também não tenho uma opinião formada, pois não conheço os argumentos a fundo, mas deixo um questionamento:

Devemos discutir se o funk merece ser reconhecidou ou se essa é mesmo a hora disso acontecer?!?

Fika a dika!
Bjos,
Cris.

Unknown disse...

Ah, sobre a seleção, já estou super curiosa pra escutar... de muito bom gosto!

Bjos.

Josianne disse...

Oba,oba,oba... está chegando o dia da faxina!!! kkkkkkkkkkkkk
Vou ouvir o batidão!!!!
Adoro funk!! Acho tudo de bom!!!
Acho que gosto não se discuti, o que devemos fazer sempre é respeitar as opiniões de cada um, música transmite muitas mensagens, e as vezes o que eu sinto os outros não sentem, isso faz parte da vida, as tais escolhas,né?
Amo música no geral, música acalma e anima ao mesmo tempo!
Amanhã o dia prometo hein nego!
Bjoooos, te adoro.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Júnior!

Tudo bem que o Funk é uma expressão cultural (e musical) legitimamente brasileira, mas acho que esse deputado está apelando. Essa lei não é pra tanto...tem coisas mais urgentes no no nosso país que precisam ser vistas.

Parabéns pela pesquisa e por propor tal discussão no blog.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Josianne disse...

"Vem tchutchuca linda senta aqui com seu pretinho, vou te pegar no colo e fazer muito carinho..."

Ai amei essa seleção,vale a pena baixar porque ficou muito legal, não tem quem não dance!

Beijos Ju, ja estou ansiosa para a próxima seleção.

Cláudia disse...

“Bons” e “ruins” assim analiso as mais diversas vertentes musicais. O Funk carioca tipicamente se destaca com seus bailes. O que conheço a respeito é o que leio e assisto pela TV. O Funk é uma realidade forte no Rio de Janeiro, vivendo nesse contexto alguns jovens utilizam a música com a finalidade educativa. O jovem MC Dedé, em “Estudar e Jogar Bola”, aborda a importância da educação na vida das pessoas, ele foi até premiado pela subprefeitura de Cidade Tiradentes. Esse lado do Funk é super positivo.
“Patrimônio Cultural da Humanidade”, não é esse programa de classificação que visa a catalogar e preservar locais, etc de excepcional importância cultural ou natural?!!....Os critérios para essa escolha devem ser muito bem estudados, debatidos e pensados!!
Muito boa a escolha das músicas Júnior, adoreiii!!!!!....
Ótima semana a todos!!!!
Bjs

Renan disse...

Adorei, esta seleção contem os classicos do funk e interpretados pelos melhores cantores(as)legal!...

NANDITA CAYMMI disse...

Rapaz... sou da vertente que pensa que existe espaço para todo tipo de musica...
se vc ker dançar, escohe um ritmo, se ker poesia, vai para vinicius de moraes e assim vamos. Cada musica tem um momento. É claro que há os exageros. Mas se há é pq alguém o consome. certo? bjinhos e boa seleção.

Anônimo disse...

OI TUDO BEM MEU NOME E DHULLY ADOREI AS
MUSICAS DE VCS MINHA IRMAN SEMPRE CURTI VCS GOSTARIA DE MANDAR UM BJS PARA TODOS OS FANKEIROS DO RIO DE JANEIRO E TAMBEN PARA OS MCS DAI DO RIO PROS DJS TAMBEM E PRINCIPALMENTE PRO MENOR DO CHAPA PORQUE EU AMO MUITO ELE NAO SO ELE A TODAS AS COMUNIDAS DA ZONA SUL E ISSO UM BEIJAO PRA TODOS VCS ♥ ♥ ♥

Anônimo disse...

oi moro em guarulhos sao paulo gosto muito de ouvir vcs beijo e sempre bom ouvir funk

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com