domingo, 2 de agosto de 2009

Notícias de fim de semana: Voltei sem nunca ter ido!

Salve, salve, blogueiros, visitantes e seguidores... DE VOLTA!


Feliz, satisfeito, relaxado... "Odara"! Que venha a segunda-feira - ingrata - e as fortes emoções que essa semana - certamente - me reserva! Sim, o início de agosto promete muitos desafios, eu que me cuide pra me agarrar ao bonde quando ele passar... saltar na hora certa! E claro, muitas coisas boas pra você também! Se estiver a vontade, pode me dizer como foram os seus "dias de ócio", os comentários estarão aí pra isso!

...

E por falar em comentários... sei que faz tempo que não os agradeço e que o dia pra isso é a terça-feira, ok, vou esperar pra amanhã, mas quero adiantar que estou muito satisfeito com a crescente adesão ao blog e muito mais pelas coisas legais que tenho lido (aqui, alí, acolá)! Validação total! Obrigado mesmo, muito, a todos que me proporcionam essa oportunidade de interagir virtualmente com tantas outras mentes pensantes! É como digo sempre que tenho oportunidade, o espaço é nosso e sem a movimentação habitual dos visitantes perde a sua vitalidade... o combustível de todo espaço virtual que se preze é a interação de quem lê, não esqueço disso!


...

Aproveito e divulgo novidades: para os interessados, já podemos interagir em "tempo real"! Nasceu o msn "contatos imediatos"! Anota aí o endereço e adiciona: contatosimediatos.blog@hotmail.com... espero os que estiverem dispostos a bater um papo, seja pra sugerir, comentar ou até criticar, tá valendo... Josianne já está lá! Quem sabe se daqui a um tempo não conseguimos constituir uma rede social capaz de fortalecer essa interação virtual? Taí a idéia/ convite! O endereço certo pra isso já existe e está a disposição da gente...

...

Pois é, quando digo que estou de volta parece algo incoerente, mas a verdade é que, apesar de estar atualizando este espaço periodicamente, ainda assim estava com saudades. Explico: É que tenho postado muitos textos meus, porém, nenhum deles me permitiu expor minha rotina da forma como geralmente acontece nas segundas-feiras. Tava faltando as minhas novidades, falar mais das coisas que tenho visto, ouvido, pensado... os recados postados através do twitter - que aparecem aí do lado esquerdo - até executam um pouco essa função, mas acho que é através das notícias de fim de semana que consigo estar mais próximo dos amigos que passam por aqui e cobram novidades! Ah, abrindo um breve parêntese, mais uma vez a enquete do mês apresentou resultados muito próximos, quase que um empate técnico! Melhor assim, mantenhamos então a coisa como está: equilibrada! É isso, hoje existe apenas um desejo desprentensioso de expor um pouco dos sentimentos vividos nos últimos dias.

...

Quando o assunto é música...

Entre as coisas legais que me aconteceram esses dias, está a sorte de ter encontrado num sebo (não canso de repetir: uma grande alternativa em tempos de pirataria) o maravilhoso cd "Mina d´agua do meu canto", de Gal Costa, produzido por Jaques Morelembaum! A bastante tempo eu buscava esse trabalho da diva, que passeia pelo repertório de Caetano Veloso e Chico Buarque... sim, poderia ter baixado em algum site de música, é verdade, mas nunca é a mesma coisa, poder inserir na coleção um exemplar original tem um outro sabor, por isso fiquei tão feliz... acho que foi exatamente aí que comecei a "ficar odara", pois música é um excelente e justificável motivo para elevar o astral! O registro traz 17 faixas, entre elas: "Milagres do Povo", "As vitrines", "Língua", "Atrás da porta", "O quereres", "Quem te viu, quem te vê"...

Outro grande trabalho da "voz de raio laser no cristal" - como classificou Jorge Vercillo - que não perco a esperança de encontrar por aí (nos sebos da vida, quem sabe) é o "Sorriso da gato de Alice", aquele que traz o bocão vermelho na capa! Quem encontrar por aí me avisa!


Outra relíquia audio-visual que já está nas lojas de todo Brasil - numa média de preço de R$35,00 - é o registro do show que Maria Bethânia apresentou na época do antológico cd "As canções que você fez pra mim" (quem não se lembra?), um dos mais emblemáticos projetos de sua carreira vitoriosa... O espetáculo foi gravado em 1994 e relançado recentemente pela gravadora Universal, talvez aproveitando a propícia estação de homenagens ao - rei - Roberto Carlos, em decorrência dos seus 50 anos de carreira... sabe como é, o comercial sempre falando mais alto, mas ainda assim dá pra tirar proveito dessas investidas.

Lembro vagamente de tê-lo visto - o show -sendo comercializado nas lojas ainda em VHS, mas só agora pude assistir ao espetáculo, que também existe em cd ao vivo! Mesmo considerando as limitações do registro antigo e da edição mal feita, ainda assim acho que vale a pena tê-lo guardado entre os exemplares de colecionador, pois apresenta uma Bethânia que, embora elegantemente contida, esbanja uma sensualidade peculiar no vestir e no cantar, personalizando ali a imagem que ficou - e ficará - pra sempre imortalizada no imaginário popular. No repertório, clássicos como: "Fera Ferida", "Ronda", "Detalhes", "Costumes", "Bárbara", "Você" e "Reconvexo", além, lógico, da canção-título!


Se for filme...


...eu recomendo "A casa do lago", com Sandra Bullock e Keanu Reeves! Não é um filme recente (uma produção de 2006), mas sinceramente, entre os títulos mais atuais que tive a oportunidade de assistir - esse fim de semana, por exemplo -, soa muito mais atual! A estória narra a relação entre uma médica que morou numa casa no lago e ao sair dela, manteve um contato por cartas com o engenheiro Alex, o novo inquilino, no intuito de solicitar que suas correspondências e/ou encomendas fossem guardadas ou enviadas para o seu novo endereço, sendo a caixa de correio o ponto de ligação entre os dois. É aí que nasce uma afinidade entre os dois, que buscam encontrar soluções para driblar o tempo, que corre contrário ao interesse do casal!


Advertência: é o tipo de filme que só funciona para aqueles que tem paciência de ligar acontecimentos gradativos e mais, que gostam de serem surpreendidos com finais inesperados (neste caso, tá falando comigo!)! Os românticos de plantão certamente vão gostar. Particularmente falando, detesto enredos tipo "mamão com açúcar", chego até a evitar o gênero romance exatamente por isso, mas "A casa do lago" em especial me pegou de jeito, lindo!


Alguns, menos identificados com a receita imprevisível dirão: "história absurda! Isso não existe"... e eu, em contrapartida, parafraseando Ivan Lins, digo: "o amor tem feito coisas que até mesmo Deus duvida"! Em se tratando da força mais poderosa e transformadora que existe, é bom não duvidar de nada que envolva esse sentimento, mesmo que pareça ficção!


Para os que quiserem ler outras opiniões (inclusive contrárias a minha), acessa o link: http://www.adorocinema.com/filmes/casa-do-lago/casa-do-lago.asp#Sinopse. Quem já assistiu comenta aí!


...


Curto e objetivo: não gostei! Nem sei como foi a repercussão desse filme no cinema, não acompanhei, apenas fiquei sabendo que ganhou vários prêmios, mas particularmente achei demasiadamente depressivo, "baixo astral"! Além de tendencioso. É o tipo de trama construída com o nítido intuito de arrancar lágrimas dos espectadores a qualquer custo... e certamente consegue, visto o reconhecimento que alcançou! É o típico filme feito pra chorar!


Tá, vai, o exemplo que a estória tenta passar é até nobre, pois aborda a importância que o assunto da doação de órgãos envolve (pra quem doa, pra quem espera por uma perspectiva de permanecer vivo), a atenção que o próximo merece, o bem que está ao nosso alcance e que todos de alguma forma podemos praticar... até aí tudo maravilhoso, porém, contraditoriamente, o excesso de bonança é que compromete a trama! Passa a ser um péssimo exemplo, porque a vida deve valer muito mais que qualquer armadilha imprevista, até porque a vida está cheia dessas fatalidades. No fundo, uma iniciativa que deveria servir como exemplo, acaba se tornando um ato irresponsável e extremo, altamente desaconselhável - o que acaba comprometendo a mensagem principal do filme!


Bem, essa foi a minha impressão! Na verdade não gostaria de desestimular ninguém, minha opinião - nem de longe - é absoluta, sei respeitar opiniões contrárias, mas é que fiquei tão insatisfeito que não pude ignorar... quem assistiu comenta comigo!

Pra ler...


Tenho uma ótima indicação de leitura para os que gostam de apreciar poemas: "Os cem melhores poemas brasileiros do século", uma seleção de Ítalo Moriconi, editora Objetiva. Já citei inúmeras vezes um exemplar parecido, que faz parte da mesma coleção e está entre os meus preferidos: "As cem melhores crônicas brasileiras do século" e agora aproveito pra destacar essa outra maravilha. Em Maceió - também pelos motivos que já especifiquei em outro post: ausência de livrarias e péssimo acervo - é muito difícil de encontrar esses títulos, com exceção das "Crônicas", que ainda pode ser achado por essas bandas!


O de poemas, que estou lendo agora , consegui através de empréstimo na excelente biblioteca do SESC, no bairro do Poço! Já estava em busca desse livro a um bom tempo e na ausência de alternativas para comprar, resolvi fazer um empréstimo (outra ótima alternativa numa cidade carente de livrarias)!

Nas próximas "quartas da poesia" estarei destacando alguns dos meus poemas preferidos, retirados em sua maioria do livro que pretendo devorar em poucas semanas (embora minha rotina não tenha me permitido isso)... Taí mais uma dica! Ah, vi que a editora Objetiva lançou também "Os cem melhores contos brasileiros do século"! Deve ser parte de uma "trilogia"... É realmente um trabalho de pesquisa minucioso e delicado que nos proporciona um mergulho delicioso na história da literatura brasileira.


Ví na tv...

Assisti pouca coisa na tv esse fim de semana - até porque estava mergulhado nos filmes e cd´s - mas realmente, pra mim, o grande momento da tv brasileira esses dias foi a entrevista que "Marília Gabi Gabriherpes" fez com a chique - e generosa - Marília Gabriela! Cês viram? Pra quem não acompanha o Programa "Pânico na TV", da Rede TV, eu explico: é que existe um quatro relativamente recente onde o humorista "Ceará" - Wellington Muniz -incorpora uma espécie de "clone bisonha" da apresentadora -cantora e atriz - do GNT! Eles copiaram o cenário do Programa que a verdadeira Marília apresenta atualmente e posicionaram o Ceará, repleto de óculos espalhados no balcão, uma peruca loira descabelada e uma herpes horrorosa na boca, entrevistando "clones de personalidades" como Michael Jackson, Romário, Morais Moreira, Gugu, Maria Bethânia... a imitação é perfeita! Impagável!

Nessa último domingo foi diferente, especial! A própria MG fez questão de participar da gravação do programa num gesto de humildade e generosidade poucas vezes visto na tv. Muito descontraída, deu muitas gargalhadas com as loucuras do artista que dá vida ao "Silvio Santos" do Pânico e divertiu os espectadores que certamente se deliciaram com o quadro! Marília, a verdadeira, aproveitou para elogiar e quase desestabilizou o artista pouco acostumado a falar sério...

O que gostaria de destacar é o bom humor e a maturidade demonstrada pela apresentadora! É fato que a equipe do Pânico muitas vezes exagera em suas investidas, tornando as brincadeiras com as celebridades inconveninetes e até perigosas - como nos casos antológicos da atriz Carolina Dieckmann e Clodovil -, mas quando partem para uma gozação inofensiva e criativa como essa, são imbatíveis!

Achei o quadro de ontem maravilhoso. Pra quem perdeu, taí o link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=NZf4Azzueow.


...

No mais, tive a oportunidade de usufruir da companhia de pessoas queridas e quero mandar um abraço público a Vânia, Sandro e a minha querida irmã, Wanessa, que nos deu a honra de passar um fim de semana inteiro conosco! Se é pra falar de fim de semana, não posso deixar esses encontros passarem em branco!


Falei sobre as coisas que achei importante e que me aconteceram nas últimas horas... espero que encontrem algo de interessante pra vocês!

Qualquer hora dessas estou por aqui de novo!

Beijos e espero todos no msn!

Jr.

3 comentários:

Cláudia disse...

acabei de te add no msn!!!

kkkkkkkkkk...adorei o vídeo!
E as indicações de hj!
Beijos
Cláudia

CRISTIANE disse...

Menino, quantas coisas legais no post de hoje... muitas dicas, adoro!rs...
Olha só, você daria um excelente crítico de cinema, viu? Falo sério!

Mil beijos e boa semana,
Cris.

Josianne disse...

Oiiii. Jr. eu adoro esses posts que tu faz, são ótimos, seu lado critico como sempre digo, é tudo de boomm!!
Vou ver esse filme, "A Casa do Lago" é o tipo de filme que eu e minha mãe adoramos.
Vou dar uma olhada no livro, depois te falo o que achei, mas com certeza deve lindo,né? Vou ler, vou ler.
Bom final de semana amor.
Beijooos

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com