quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quinta do caos: "O lance é incomodar"


Parece coisa combinada pra provocar um certo constrangimento na gente... "é a treva" tomando conta das regulamentações profissionais no país.
Veja só você, enquanto o curso de jornalismo perde força e a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão, gerando muita indignação por aí (e por aqui), os flanelinhas de Brasília e Porto Alegre, ao contrário dos seus "colegas" jornalistas, tem muito o que comemorar: suas profissões acabam de ser reconhecidas, regulamentadas no último dia 03... quer dizer, o site da Folha diz: "A profissão existe desde que uma lei federal foi sancionada em 1975 e regulamentada dois anos depois. Só agora, porém, o governo determinou normatização local e fiscalização". Então esse é um assunto antigo e provavelmente uma forte tendência...
Em Brasília, até a segunda quinzena de julho as primeiras turmas já deverão estar formadas e atuando nas ruas da cidade, o que representa outro grande privilégio: capacitação em tempo recorde e inclusão no mercado de trabalho garantida! A cidade do Rio de Janeiro e de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo já manifestaram interesse nessa novidade...

Sem rodeios, vou confessar pra você: sinceramente, morri de inveja! Sim, porque até eu, Bacharel em Turismo desde 2005, oriundo de um curso que foi instituído no Brasil, salvo engano, em 1971 -formando e preparando especialistas para encarar cientificamente o universo complexo dessa atividade - nunca tive o privilégio e a honra de existir e ser legalizado... já ouvi muitas vezes: "turismólogo não existe"! Engoli sêco, mas embora isso não seja verdade, também não posso dizer que é mentira!
Num súbito devaneio chego até a me questionar: será que escolhi a profissão errada? E veja que curioso, se não tivesse me formado em Turismo, certamente, pela identificação com a palavra escrita, teria optado pelo jornalismo... realmente uma ironia!
(...)
Pela nova lógica, iniciada com a decisão do STF em abolir a necessidade de diploma superior para exercer a profissão de jornalista, faz-se necessário observar: se o ex-flanelinha - hoje guardador de carro profissional ou protetores do patrimônio - uma vez encorajado, resolver publicar um texto, assinar uma matéria de jornal ou um projeto qualquer na área de turismo nos estados citados, tudo bem, tudo certo. Porém, se eu ou qualquer jornalista resolver desenvolver um trabalho de guardador de carro profissional - ou ex-flanelinha - não poderemos, pois aí estaremos indo de encontro a lei! É isso mesmo? Entendi certo? Putz, tragam meu "tchai"!


Justificativa para medida: "proteger" o cidadão do crescente assedio dos flanelinhas - que existem em todo país, consequentemente, não demora e a lei estará valendo para todo território nacional -. O que isso quer dizer em outras palavras? Se você deseja alguma coisa no Brasil, pra conseguir vai ter que incomodar! Incomodar muita gente! Isso mesmo, o estranho silêncio dos jornalistas e a falta de organização dos bacharéis e técnicos de turismo não vão ajudar em nada... o caminho para valorização profissional é justamente o contrário! Aprendamos com os fla... quer dizer, com os guardadores do patrimônio!

Ao mesmo tempo em que parabenizo os (ex)flanelinhas contemplados com a medida, visto que, brincadeiras a parte, isso ajudará a moralizar um pouco as ruas por onde, atualmente, brasilienses e gaúchos andarão, declaro publicamente minha bem-humorada "dor de cotovelo" e chamo todos a uma reflexão e discussão! O que cê acha sobre isso, hein?

Algumas fontes da notícia:


http://www.jornalalobrasilia.com.br/ultimas/?tipo=NOT&Desc=&IdNoticia=23284


http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u591098.shtml



http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u588899.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u588899.shtml
Beijo carinhoso a todos!
Té breve...
Jr.

4 comentários:

NANDITA CAYMMI disse...

PUTA QUE O PARIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.. eu li isso e fikei pirada, pq assim, como vc, ou parecido, caro amigo.. minha profissao tbm nao é das melhores. Sabe como é né? Publicitário, ou "pobrecitário" como se diz por aí , nao é lá nada demais... ê pais fuleiro, viu?
Vai entender.
Ah.. vltei da viagem... e atualizei meu blog. passa lá depois. bjosssssssss

Anônimo disse...

Tia...vou ficar dando uma olhadinha no carro tá?!!
“- Não, obrigada, não precisa!”, corro o risco de, ao voltar, encontrar meu carro com um enorme arranhão, ou com um pneu furado.
“- Sim, pode dá uma olhadinha”, o que ele fará se estiverem roubando meu carro? Será que enfrentará o ladrão com um pedaço de pano?!!...rs

Na minha opinião representantes despreparados no poder são os grandes responsáveis por todo esse caos.... Aonde iremos parar?????? ...“é a treva!”...

Júnior, você expressou sentimentos de indignação e revolta, sempre com uma pitadinha de bom humor, que não estão somente em sua opinião, mas na minha também. Um texto bem polêmico e abrangente, muito bom!
Será que essa “profissão” é realmente necessária? Na minha opinião NÃO! Nossos representantes continuam propondo soluções sem pé nem cabeça para um problema sério de exclusão social existente em nossa sociedade.
Mais uma vez repito o que já disse há alguns dias: “respeito à dignidade humana”. É isso que está faltando, lutar pela desigualdade social que impera em nosso país.

Bjs
Dinha

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk... muito melhor quando as coisas são ditas e tratadas com bom humor!!! AMEI o post.
Cris.

Josianne disse...

Oba,oba,oba!!!
Robertos Carlos comemorando 50 anos de carreira e o Contatos Imediatos comemorando 500 visitas!!! =) pois é Jr. tentei comparar com algo que fosse tão rico em expressões e carinho e lembrei do nosso rei, gostou?
Parabéns! Sei como esse é blog é importante pra vc, a cada vez que vc comenta de uma maneira sutil para que a gente dê uma olhadinha "sem compromisso" no seu espaço, imagino o quanto isso preenche seu coração, acho que outras vidas vc foi um escritor ou um ator de teatro que final de cada peça se orgulha dos aplausos, e de escritor que se dedica numa sessão de autográfos a cada um que por ali passar.
Pois é, acho que você trouxe um pouco desse espirito para essa vida, e nesse blog vc recebe os aplausos e os carinhos de todo nós!
Que venham mais 500 visitas, saiba que farei de tudo para ajudar nessa somatização!
Beijooooooooooossssss, ou melhor, 504 beijos
( eu sou a quarta da filinha!)

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com