terça-feira, 14 de julho de 2009

Quinta do caos: Dois pesos, duas medidas...



"É muito triste, muito triste, eu não sei se vou aguentar, só peço a vocês muita força", declara Fátima Rodrigues, mãe de Rita de Cássia.


Pra quem não acompanhou os acontecimentos mais recentes e os noticiários dos últimos dias, o resumo - trágico - da ópera é o seguinte: na noite do último sábado, 11/07, enquanto participavam de uma festa no condomínio onde moram, os pais da menor Rita de Cássia, cinco anos de idade, resolveram levá-la ao apartamento, dormindo, deixá-la e retornar para comemoração. Apenas 19 minutos depois de acomodá-la na cama e antes mesmo de conseguir voltar ao local da reunião - como mostram as imagens das câmeras de segurança do prédio - D. Fátima foi surpreendida com a notícia que sua filha acabara de cair do 5º andar... e morrer!

Pelo que li e vi, me parece que primeiro caiu na rua uma bolsa com alguns brinquedos da menina, logo após, de acordo também com imagens da câmera de segurança, o corpo da menor, que passou por um furo na tela de proteção de uma das janelas do apartamento!

(...)

Nem bem se recuperaram do primeiro susto e da dor de perder uma filha nessas condições, os pais da garotinha ainda foram surpreendidos com um mandado de prisão em flagrante! Foram presos, obrigados a chorar suas primeiras lágrimas atrás das grades, tendo como companhia toda sorte de marginais! Responderão a inquérito pela acusação de "abando de incapaz"! Os vizinhos saíram em defesa do casal, se recusam a acreditar no que aconteceu e se colocam completamente contra a penalidade a que foram submetidos, pois sempre presenciaram a forma carinhosa como a criança era tratada no seio da família.

Mesmo - talvez - conhecendo os hábitos noturnos da filha e confiando numa característica marcante da mesma: o medo de altura, Dona Fátima e Sr. Gilson foram traídos pelas artimanhas trágicas do destino... justo naquela noite, na noite da festa do condomínio, Rita de Cássia resolveu acordar, ir até a bendita janela e caminhar em direção a morte... pelo menos esses são os primeiros indícios.

(...)

Quem me conhece sabe, não costumo ser lá muito tolerante em relação a acontecimentos dessa natureza, nem nutro uma visão paternalista das coisas, muito menos alimento sensacionalismos, mas nesse caso em específico me compadeci bastante, fui muito solidário ao caso e me questionei em relação, principalmente, a severa punição ao qual foram submetidos esses pais, no auge do seu trauma... deve ser o "efeito Nardoni"!

Será, por exemplo, que se uma "criança" de 17 aninhos tivesse cometido o mesmo crime - só que propositalmente, diga-se de passagem - a justiça seria tão rígida, tão implacável? Respondo como penso: não! Porque? Por que as leis no nosso país, em sua massacrante maioria e principalmente para uma parcela da sociedade, tem dois pesos e duas medidas! Agora a pouco mesmo uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça revoltou muita gente ao absolver o ex-esportista Zequinha Barbosa (Corredor, campeão mundial em 1987 na corrida de 800 metros) e sabe porque? Porque no Brasil fazer sexo com crianças e adolescentes não é crime, desde que as mesmas (os) já tenham se prostituído antes e que após o ato consumado o "cliente" pague o serviço sem pensar em calote!
Pois é, em 2003 o esportista foi pego, junto a um amigo, num motel com duas meninas de 12 e 13 anos, no Mato Grosso do Sul, num programa que custou R$80,00 aos cidadãos, com direito a tirar fotos das pobres coitadas, condenadas pela justiça a serem livremente abusadas por dinheiro, por terem um dia tido essa infeliz experiência por qualquer motivo... Nesse caso não existiu o interesse em fazer valer as leis que protegem as crianças brasileiras, a decisão inclusive fere o estatuto que protege as mesmas! Vá entender...

(...)


Você que tá lendo esse post agora, me diga, que peso você usaria num caso como esse? Tem alguma opinião formada? Que pensamento lhe vem a mente ao analisar os fatos, as dores, as consequencias desses atos cometidos, até então, de forma totalmente involuntária?


(...)


Nem vou me estender muito no assunto, embora considere que ele faça parte do "caos" em que vivemos. Só quero registrar meus pêsames sinceros aos pais da Rita de Cássia, que certamente virou anjinho antes mesmo de alcançar a frieza do concreto que lhe tirou a vida tão prematuramente... Só Deus e o tempo serão capazes de apaziguar um pouco a dor dos que ficaram!


(...)


... e que a justiça dos homens consiga ser branda com os que erram por descuido ou por um deslize fatal!

Jr.

Algumas fontes da notícia:



1 Comentário:

Anônimo disse...

Júnior, estive ausente alguns dias mas já estou de volta!!!Tava com saudades!!!
Feliz dia do AMIGO!!!
Bjo grande
Cláudia

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com