Às vésperas de fevereiro chegar, volto para dizer adeus ao primeiro mês do ano... agradecê-lo também pela força, pelas condições de iniciar um ano com pé direito... o que ele ainda me reserva para os 11 meses que virão, não sei, o que tenho certeza é que pretendo permanecer otimista, tirando proveito de toda e qualquer situação que se faça real em minha vida... e que assim seja!
Quanto aos amigos e leitores que eventualmente passarem por aqui, registro meu desejo de uma semana tranquila, repleta de boas energias e aprendizados. Aproveitando, registro também as já conhecidas dicas de segunda-feira... basta descobrir coisas interessantes que sigo o mesmo caminho, o caminho do Blog Contatos Imediatos!
Umbigo na África...
Sempre brinco com os amigos mais próximos dizendo que tenho o umbigo enterrado na África, tamanha a ligação que possuo com essa herança negra. Apesar dos preconceitos que ainda existem, acho tudo muito lindo, muito atraente. Existe uma canção de Martinho da Vila e Rosinha de Valença chamada “Samba dos Ancestrais” que fala um pouco sobre isso: “Se teu corpo arrepiar/ Se sentires também teu sangue ferver (...) Se o povo te impressionar demais/ É porque são de lá os seus ancestrais/ Pode crer no axé dos seus ancestrais”. Já me arrepiei várias vezes!
Se formos falar da contribuição da musicalidade negra africana para a nossa música popular então, seremos obrigados a reconhecer influências fascinantes, que estão onde nem imaginamos ou percebemos! E estou falando tudo isso para apresentar a vocês a minha mais recente descoberta musical: A “Orkestra Rumpilezz” (com “K” mesmo, do grego). Idealizada pelo maestro e arranjador Letieres Leite, saxofonista baiano que também integra a banda de Ivete Sangalo, a proposta traz 26 experientes músicos, que misturam os atabaques baianos (afrobrasileiros, portanto) com instrumentos de sopro diversos. O resultado é um som sofisticadamente jazzístico, tendo como base os sons dos terreiros baianos.
É cultura pura! A mistura do profano, da riqueza das religiões pagãs, que a partir de sua essência também são sagradas. É difícil tentar descrever toda essa mistura, por isso apenas recomendo! O trabalho, gravado no Teatro Castro Alves, saiu 2009 pela sempre antenada gravadora Biscoito Fino, através do selo Caco Discos.
Merece um Oscar...
Um candidato forte pra levar a estatueta! Toy Story 3, assim como aconteceu com os filmes anteriores da série, manda muito bem! A "Pixar" é fera, não é? Impossível não se encantar com suas animações, principalmente porque usam a ingenuidade do desenho animado pra falar de coisas sérias! Acho que é por isso que tantos adultos se juntam as crianças na sala quando um novo título chega as locadoras!
Em Toy Story 3, a turma de brinquedos do agora adolescente Andy é obrigada a refletir sobre os caminhos que precisarão prcorrer dali por diante. A partir dessas reflexões muitas coisas legais acontecem, legais pelo menos pra quem assiste, boquiaberto, até onde a criatividade humana pode chegar. Legal também é perceber a função educativa que o filme, como a maioria dos desenhos da Disney, promove! Grande sacada, adorei! São clássicos como esse que colaboram para a criança que existe em nós nunca morra!
Fico por aqui. Deixo um beijo grande e especial a todos e o desejo de um fevereiro, mesmo mais pálido pela ausência do carnaval, próspero e animado!
Nos vemos qualquer hora dessas!
Jr Vilanova.
…leia mais