segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ALÔ, FEVEREIRO!

Às vésperas de fevereiro chegar, volto para dizer adeus ao primeiro mês do ano... agradecê-lo também pela força, pelas condições de iniciar um ano com pé direito... o que ele ainda me reserva para os 11 meses que virão, não sei, o que tenho certeza é que pretendo permanecer otimista, tirando proveito de toda e qualquer situação que se faça real em minha vida... e que assim seja!

Quanto aos amigos e leitores que eventualmente passarem por aqui, registro meu desejo de uma semana tranquila, repleta de boas energias e aprendizados. Aproveitando, registro também as já conhecidas dicas de segunda-feira... basta descobrir coisas interessantes que sigo o mesmo caminho, o caminho do Blog Contatos Imediatos!

Umbigo na África...



Sempre brinco com os amigos mais próximos dizendo que tenho o umbigo enterrado na África, tamanha a ligação que possuo com essa herança negra. Apesar dos preconceitos que ainda existem, acho tudo muito lindo, muito atraente. Existe uma canção de Martinho da Vila e Rosinha de Valença chamada “Samba dos Ancestrais” que fala um pouco sobre isso: “Se teu corpo arrepiar/ Se sentires também teu sangue ferver (...) Se o povo te impressionar demais/ É porque são de lá os seus ancestrais/ Pode crer no axé dos seus ancestrais”. Já me arrepiei várias vezes!


Se formos falar da contribuição da musicalidade negra africana para a nossa música popular então, seremos obrigados a reconhecer influências fascinantes, que estão onde nem imaginamos ou percebemos! E estou falando tudo isso para apresentar a vocês a minha mais recente descoberta musical: A “Orkestra Rumpilezz” (com “K” mesmo, do grego). Idealizada pelo maestro e arranjador Letieres Leite, saxofonista baiano que também integra a banda de Ivete Sangalo, a proposta traz 26 experientes músicos, que misturam os atabaques baianos (afrobrasileiros, portanto) com instrumentos de sopro diversos. O resultado é um som sofisticadamente jazzístico, tendo como base os sons dos terreiros baianos.

É cultura pura! A mistura do profano, da riqueza das religiões pagãs, que a partir de sua essência também são sagradas. É difícil tentar descrever toda essa mistura, por isso apenas recomendo! O trabalho, gravado no Teatro Castro Alves, saiu 2009 pela sempre antenada gravadora Biscoito Fino, através do selo Caco Discos.



 

Merece um Oscar...


Um candidato forte pra levar a estatueta! Toy Story 3, assim como aconteceu com os filmes anteriores da série, manda muito bem! A "Pixar" é fera, não é? Impossível não se encantar com suas animações, principalmente porque usam a ingenuidade do desenho animado pra falar de coisas sérias! Acho que é por isso que tantos adultos se juntam as crianças na sala quando um novo título chega as locadoras!

Em Toy Story 3, a turma de brinquedos do agora adolescente Andy é obrigada a refletir sobre os caminhos que precisarão prcorrer dali por diante. A partir dessas reflexões muitas coisas legais acontecem, legais pelo menos pra quem assiste, boquiaberto, até onde a criatividade humana pode chegar. Legal também é perceber a função educativa que o filme, como a maioria dos desenhos da Disney, promove! Grande sacada, adorei! São clássicos como esse que colaboram para a criança que existe em nós nunca morra!



Fico por aqui. Deixo um beijo grande e especial a todos e o desejo de um fevereiro, mesmo mais pálido pela ausência do carnaval, próspero e animado!

Nos vemos qualquer hora dessas!
Jr Vilanova.

…leia mais

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TROCAR ... NÃO TRANCAR!


"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!
Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."

"É fácil trocar as palavras", Fernando Pessoa.

OUTRAS PALAVRAS...

Janeiro é o mês dos recomeços, das reflexões mais acentuadas, das promessas, propostas, intenções. Por isso a mudança esteve em pauta aqui no blog e mudar, seja de opinião, de conceito ou atitude, requer profundas e imparciais análises, principalmente ao que tange a complexidade de nossos seres... inconstantes, impacientes, imediatistas, e muitas vezes intolerantes e resistentes! Que cada um posso se encontrar e que coragem, amor e poesia nunca nos faltem!

Beijos.
Jr.  

…leia mais

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UM E-MAIL,UM SCRAP OU UM TWEETER...

"Vontade de chegar e olha eu chegando"...


Resolvi vir. Mesmo sem um assunto definido, eis-me aqui! É que um blog também é pra isso, aliás, um blog é pra qualquer coisa, pra qualquer momento, pra qualquer pessoa em qualquer situação... recomendo inclusive que experimente. Quase tudo que me acompanha desde março de 2009 vem parar aqui de um jeito ou de outro e daqui, pode viajar para qualquer lugar do mundo! Que foi? Duvida? 

Meio louco isso, não é? Imagine você que eu, daqui do meu cantinho, direto da minha modesta praia em algum pedacinho desse lindo nordeste brasileiro, penso em algo para compartilhar e mesmo sem fazer a menor idéia de com quem irei fazer isso, sou surpreendido com um alcance inimaginável. De uma forma ou de outra consigo dialogar com gente que talvez, de outra maneira, jamais cruzaria na vida!

Recentemente tava consultando a estatística do blogger e qual não foi minha surpresa ao analisar os resultados, nem sei se você também vai acreditar, mas aqui nesse modesto pedacinho de blog tem gente do mundo inteiro! É Portugal, Angola, Espanha... Eslovênia, E.U.A, Polônia, Japão... Holanda, França, Canadá... Argentina, Corea do Sul, Reino Unido... Gente, como tem brasileiro no mundo!rs. Eram as provas irrefutáveis da tal da globalização aqui, ou melhor, ali, diante dos meus olhos!


Adorei aquilo! Me senti um "blogueiro internacional"!rs E fiquei pensando: puxa vida, que tamanha revolução a internet provocou na vida das pessoas! Quem imaginaria que ainda poderíamos tanto, que iríamos tão longe, fazer tantas coisas apenas com o esforço de um pensamento. É tudo muito surpreendente, ainda mais se pensarmos que essa metamorfose está só começando! Tem muito mais coisas vindo por aí, não demora muito e essa "viagem" passa a ser tridimensional... aí sim a coisa vai ser uma loucura...

Falo isso porque é inegável que também estamos mais solitários! Solitários e desconfiados, porque a internet costuma provocar esse efeito! São as contra-indicações do negócio. A verdade é que atualmente, vivemos mais acompanhados de máquinas do que de gente (e máquina jamais conseguirá cumprir essa função a contento! Sempre faltará alguma coisa). E tem mais, a "globalização" virtual é fato, mas as fronteiras reais que nos cercam, essas nunca estiveram tão vigiadas, tão inacessíveis, tão distantes! É país que não quer receber outro, e daí vem preconceito, vem a xenofobia e exigências e mais exigências para se conhecer novas terras... é como se o mundo virtual fosse um consolo...

E já que comecei o post sem a menor idéia de onde ele iria parar, aproveito para terminá-lo pedindo licença para, antes que eu esqueça, deixar um recadinho super importante pra uma pessoa que adoro: 

"Amiga querida, se preferir, me mande um e-mail adiantando o assunto, pois o hoje o dia foi corrido demais e não deu tempo de ligar pra você, ok? Amanhã dou um jeito de te responder, respondo o e-mail, te mando um scrap, um tweeter ou até um torpedo. Beijos e até qualquer hora!"

Falei?!? Té qualquer hora...
Jr Vilanova.

…leia mais

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

'MUDAM-SE AS VONTADES'



"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,

Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,

Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía."

"Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades", Luís Vaz de Camões, in "Sonetos".

Outras palavras...

Dando continuidade a proposta de janeiro/11, trago hoje para reflexão coletiva as palavras de Luís Vaz de Camões, que em seu tempo já falava dos efeitos da mudança em nossas vidas. Uma análise coerente sobre nossa capacidade de mudar de idéia, de querer diferente, o diferente, de alimentar diferentes desejos dependendo das experiências pelo qual já passamos (e algumas vezes até aquelas que ainda não passamos).

Taí, mais um capítulo dessa proposta... "mudança", a minha palavra-chave para 2011!

Beijos de quarta.
Jr Vilanova.

…leia mais

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AGRADECIMENTO!

Primeiro Selo de 2011!


E ele afirma que “esse blog é recomendadíssimo”! Nada mal, né não? Gostei e agradeço a gentileza do amigo e conterrâneo Ataniel Santos, do Blog Pegadas do Coração.

Vamos ao cumprimento das regras:


1º Repassar o selo a 15 blogs e avisar.

2º Responder as perguntas.

Nome: Apolinário Júnior (ou Jr Vilanova pra simplificar).

Uma música: Várias! Posso citar várias, a maioria de Djavan, mas como hoje estou muito poético, escolho Vander Lee: “Românticos”!.

Humor: Inconstante, coisa de geminiano.

Uma cor: Preto, porque emagrece.

Uma estação: Embora um dia ensolarado de mar azul seja muito bem-vindo, o céu cinza do inverno me inspira.

Como prefere viajar: Ouvindo música, pois não sinto o tempo passar.

Um seriado: “Os normais”.

Frase ou palavra mais dita por você: “Nada acontece por acaso”, mas gosto muito de “todo mundo quer saber com quem você se deita, nada pode prosperar!”, de Caetano Veloso.

O que achou do selo: Gentil. É sempre muito bom ser lembrado positivamente.

Os 15 blogs que desejo compartilhar a gentileza, indico depois, ok?

Valeu, então...
Beijos e até amanhã.
Jr Vilanova.

…leia mais

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TOP 10: ANGELA RÔ RÔ

A música está de volta às sextas-feiras do blog!


Bom terminar a semana assim, né? Como já disse aqui algumas vezes, acho que todo dia é dia de música, mas ainda assim não existe dia mais musical na semana que a sexta-feira! Sei lá, mas a sexta para maioria de nós é o último dia de trabalho da semana, o dia que antecede nossas aguardadas folgas semanais, o dia do churrasquinho na esquina, do chopp, dia de ficar até mais tarde na rua... acho que essa minha impressão nasce mais ou menos a partir daí!

E a homenageada de hoje é ela: Angela Maria Diniz Gonçalves, ou simplesmente: Ângela Ro Rô. Falei dela no início da semana, indiquei seu último trabalho com muita empolgação e hoje inicio o TOP 10 - 2011 com sua voz marcante! Nada mais justo, inclusive. Na seleção apresentada a seguir, estão alguns grandes sucessos de sua carreira, além de interpretaçoes memoráveis, como é o caso de "Outono", música de Djavan que em sua voz ficou simplesmente deslumbrante! A abertura fica por conta de "Homens e mulheres", música do repertório de Ana Carolina que ganhou novos ares com novo arranjo e cresceu significativamente com a participação de Rô Rô! No mais, a cantora de voz rouca que todos nós já conhecemos mostra porque suas sucessivas polêmicas não conseguiram apagar sua contribuição para música popular brasileira!


Para quem não sabe como funciona o negócio aqui, caso deseje apenas ouví-las ou até baixá-las no seu computador, basta clicar em cima de cada fixa. Uma nova página do 4shared aparecerá e daí por diante basta clicar em download e ser feliz!

Vamos as canções escolhidas:

1. Homens e mulheres - Com Ana Carolina.
2. Amor, meu grande amor
3.Fogueira
4.Ne me quitte pas
5. Tola foi você
6. Compasso
7. Demais
8. Risque 
09. Só nos resta viver
10. Escândalo
Bônus:
11. Outono
12. Simples carinho (ao vivo)

Fico por aqui. Bom fim de semana... a gente se vê!
Beijos.
Jr Vilanova.

…leia mais

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NÃO ME SINTO MUDAR...



"Não me sinto mudar. Ontem eu era o mesmo.
O tempo passa lento sobre os meus entusiasmos
cada dia mais raros são os meus cepticismos,

nunca fui vítima sequer de um pequeno orgasmo
mental que derrubasse a canção dos meus dias
que rompesse as minhas dúvidas que apagasse o meu nome.

Não mudei. É um pouco mais de melancolia,
um pouco de tédio que me deram os homens.

Não mudei. Não mudo. O meu pai está muito velho.

As roseiras florescem, as mulheres partem
cada dia há mais meninas para cada conselho
para cada cansaço para cada bondade.

Por isso continuo o mesmo. Nas sepulturas antigas
os vermes raivosos desfazem a dor,
todos os homens pedem de mais para amanhã
eu não peço nada nem um pouco de mundo.

Mas num dia amargo, num dia distante
sentirei a raiva de não estender as mãos
de não erguer as asas da renovação.

Será talvez um pouco mais de melancolia
mas na certeza da crise tardia
farei uma primavera para o meu coração.


Pablo Neruda.
(in 'Cadernos de Temuco' /Tradução: Albano Martins).


Outras palavras...

Elegi o tema "mudança" para as nossas quartas-feiras (para quem ainda não percebeu, esse é o dia mais poético da semana no blog). E dentro desse amplo universo, a resistência e o desistímulo em relação a transformações internas também estão postos a reflexão, pois fazem parte da natureza humana! 

Tudo na vida é relativo. Até o certo e errado da forma que conhecemos é relativo. O poema de hoje nos expõe bem  isso. Achei a  forma como Pablo Neruda coloca as palavras em "Não me sinto mudar", aima de tudo, muito honesta. E é esse o outro lado da moeda, porque nem sempre somos positivistas, nem sempre a espera por uma vida melhor convence. Ser positivo pode cansar também e não podemos ignorar isso. 

Colocar-se sempre convicto perante os acontecimentos inesperados da vida é algo que não serve para muitos e refletir sobre isso as vezes é bem oportuno...  Eis aqui o lado B da alma humana, o lado legítimo de quem resolveu não mudar e precisa ser compreendido por isso.

Boa quarta-feira,
Jr Vilanova.

…leia mais

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

!


Um cordial abraço...

...para Thiaguinho Sampaio, Vanessa, Sandro, Angélica, Helga, Rafaela, Valéria e Lívia, Gui-lherme Ramos, Junnior, Anita Sereno, Wanderley, Lis, Dalva, Chica, Cristiane, Tâmara, Emília, Iácones, Ataniel, Rike, Jana Mendonça, Carol Sakurá, Valéria Sorohan, Amparo e a todas as pessoas que ligaram, mandaram mensagens, telefonaram... Muito obrigado pela gentileza de terem aceitado meu convite, terem vindo até aqui, registrado suas impressões e compartilhado seus desejos. Estou aqui hoje pra dizer que li tudo e que isso me deu ainda mais estímulo pra continuar blogando! OBRIGADO  a todos e felicidade pra nós.

Precisava comentar isso aqui, deixar clara a minha satisfação e reforçar meu desejo de estar próximo!

Beijo, gente!
Sejam bem-vindos, sempre.
Jr Vilanova.

…leia mais

domingo, 9 de janeiro de 2011

REFLEXIVO E ATENTO

Saudações blogueiras aos amigos que por aqui passarem!
Espero que tudo esteja correndo como esparado nesse início de ano para todos... aliás, por falar em "correr", cês já pararam para observar que já estamos entrando na segunda semana de 2011? Hum... acho isso é algo bem  oportuno pra se comentar! Pode inclusive ser um indicador interessante... qual exatamente eu ainda não sei, mas tenho o meu palpite: NÃO PODEMOS PERDER TEMPO! "Vamos viver o que há pra viver" e seja lá o que Deus quiser ( e Ele há de querer)! Assim eu sigo, animado e confiante. Reflexivo e atento. Mas se a ordem do dia é não perder tempo, vamos sem mais delongas as dicas da semana... simbora:

Escandalosa...

Alma inquieta, um currículo considerável de escândalos e uma voz rouca que quase não cabe no seu atual corpo franzino (depois de perder mais de 30 quilos). Ela é assim e ainda envolvido pela atmosfera genuinamente musical de seu último trabalho, venho aqui para indicar “Ângela Rô Rô ao vivo”! E o faço porque é muito bom perceber que, mesmo após tantos anos de graves excessos, seu inconfundível estilo continua marcante, esbanjando vitalidade no canto que arriscaria afirmar: é único! Assim como acontece pontualmente com algumas cantoras – como Nana Caymmi, por exemplo -, não tem como escutar Rô Rô e ousar confundi-la com quem quer que seja... ou até mesmo não reconhecê-la! Gafe imperdoável! Por mais divas que esse país de cantoras possa produzir, algumas ainda conseguem atravessar gerações sem esbarrar com sucessoras diretas.
Bem, o fato é que adorei o DVD que gravou no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Adorei ouvir novamente, completamente repaginados, sucessos como “Fogueira”, “Tola foi você”, “Simples carinho”, “Só nos resta viver”, “Amor, meu grande amor”, “Joana Francesa”, até “Ne me quitte pas”, que com toda beleza e emoção, facilmente receberia a aprovação de Edith Piaf e Maysa Matarazzo, se aqui estivessem (Além dessas três cantoras, encarar esse hino ao amor é um ato de cragem e tanto)! Considero esse trabalho um título indispensável para os verdadeiros amantes da música brasileira. Precisa ser guardado para posteridade, pois música boa, apesar de ser um poderoso medicamento, não costuma possuir  prazo de validade. No projeto, que saiu em 2006/2007 pela Índice Records e ainda soa como novidade para muitos, estão ainda: a marrom Alcione, o negro gato Luiz Melodia e a guitarra e o vozeirão de Frejat! Apesar de uma produção simples, tudo ficou lindo. Recomendo demais!

O homem de verdade...

Ricky Martin resolveu escrever. Acaba de lançar a auto-biografia “EU”, que no Brasil foi traduzida e lançada pela Editora Planeta. Estava eu entre uma prateleira e outra do supermercado quando dei de cara com aquele... livro! Resolvi, literalmente, “pagar pra ver”! Acho que a curiosidade que me levou a isso é compreensível, sim? Após as últimas revelações sobre sua vida pessoal, Ricky tornou-se objeto de curiosidade para muitos e realmente, teoricamente, tem muito a dizer... Bem, mas para os que acreditam que o livro pode trazer algum novo tempero para o assunto “homossexualidade”, esquece. Ela também está lá, mas ele, definitivamente, não foi escrito para levantar bandeira ou coisa que o valha. Polêmicas e acontecimentos bombásticos não são a prioridade do astro. “EU” carrega um tom romântico e espiritualizado do começo ao fim. É completamente despretensioso. Seu objetivo talvez seja mexer em suas lembranças familiares, percorrer os caminhos que o levaram até a fama, avaliar o que essa fama representa em sua vida e dividir com o público alguns sentimentos íntimos. Em alguns momentos ele pode até se tornar interessante, embora sua linguagem seja previsível e simples. Bem no estilo “Paulo Coelho” - que inclusive discorre algumas palavras na contra-capa - o livro não vai além de um passatempo. Ainda bem que foi baratinho.

Belos e belas, devo me ir agora! O dever me chama! Ficam as dicas.
BOA SEMANA A TODOS!
Jr Vilanova.



…leia mais

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

QUERO O IMPOSSÍVEL...


"só quero
o que não
o que nunca
o inviável
o impossível
não quero
o que já
o que foi
o vencido
o plausível
só quero
o que ainda
o que atiça
o impraticável
o incrível
não quero
o que sim
o que sempre
o sabido
o cabível
eu quero
o outro"
Chacal.
(De BELVEDERE (1971-2007). Rio de Janeiro: 7 LETRAS; São Paulo: COSACNAIFY, 2007)



Outras palavras...

A primeira 'quarta da poesia' de 2011 vem propor mudanças... não importa por onde elas vão começar , se serão mudanças de comportamento, de postura, de opinião, enfim, que esse seja um ano de transformação interna, mas sincera! Coerente! Bem intensionada! Tudo isso para que o ano seja realmente novo e que cresçamos ao analisarmos o mundo sob outras óticas! Foi por isso que escolhi Chacal! Pela ousadia, coragem e estilo provocativo!

Vivamos então intensamente nosso ano!

Jr Vilanova.

…leia mais

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O QUE RESTOU DE 2010...

Foto tirada por mim dia 01/01/11 às 05h:30 min na Praia de Riacho Doce-AL.


E lá se foi a primeira década do novo século... e nós aqui, firmes, fortes e felizes... pelo menos é como espero encontrá-los! Tudo bem com todo mundo? Como passaram as festas de fim de ano? Deus conserve a alegria e o otimismo em nossas vidas, que nunca nos falte o entusiasmo de acreditar numa vida melhor! Eu sou só alegria! Inclusive, abro o post desse início de semana com a foto que tirei do primeiro amanhecer de 2011! Cada raio de sol que apareceu no céu foi um pedido que fiz... imagina só quantas coisas espero para desse ano!rs...
...

Como eu disse recentemente nos últimos posts, não podemos olhar pra frente ignorando completamente o que passou e hoje, assim como aconteceu ano passado, gostaria de puxar pela memória e tentar traçar um perfil do ano que passou! Registrar os momentos que mais me marcaram para que possam ser relembrados num futuro próximo. Afinal, um blog existe e serve pra isso também e acho a iniciativa válida e oportuna. Entre os dez fatos que ficaram na minha lembrança estão:


1. Acho que nada mais justo que começar essa retrospectiva com o maior fato histórico das últimas décadas:  a eleição da primeira presidenta do Brasil! Quem viveu pôde ver, assistir, comprovar. Se até bem pouco tempo a mulher brasileira sequer tinha direito a voto, hoje ela alcança o cargo máximo da Nação! Esse momento ninguém poderá  mais esquecer, será inclusive repetido nas aulas de história do Brasil por muito tempo!




2. A cidade do Rio de Janeiro, cartão postal do país - apesar de todas as mazelas que precisa a todo custo esconder-, é eleita a sede das Olimpíadas de 2016! "Rio 2016": uma jogada política articulada e um investimento milionário que promete gerar muita visibilidade! O mundo começa a olhar para o Brasil com outros olhos! Além disso, ainda seremos sede da Copa do Mundo de 2014... estamos muito em na fita (ou na FIFA)...



3. E em matéria de "cidade maravilhosa", outro  fato que não pode ser ignorado é a verdadeira guerra civil que o Rio de Janeiro viveu em novembro/10... e muito mais  o seu resultado surpreendente!  Sim, porque até hoje me pergunto como é que uma sociedade pode sofrer tanto tempo com a violência urbana e de repente, como num passe de mágica, algo que parecia inconcebível  amanhece resolvido?!? Invadem os morros, expulsam os traficantes e "cabum", tudo resolvido? Estranho demais e merece muita reflexão ainda.


 4. Um fato marcante e talvez o mais emocionante de todos é o milagre concebido aos 33 mineiros que ficaram soterrados por dois meses numa mina no Chile! 33 foram também os dias  de escavação para que o duto que os trouxe novamente a superfície escavasse os 700 metros de profundidade! Uma situação quase surreal e ainda mais inacreditável foi o final feliz desse verdadeiro conto de terror... acompanhar o resgate dessas pessoas foi muito marcante para todo o mundo! 


5. Outra tragédia marcante foi o abundante vazamento de óleo da plataforma petrolífera Deep Water Horizon, no Golfo do México, gerando o pior desastre natural da história dos EUA! Quem não lembra das tristes imagens do vazamento? Quem não as lamentou e se angustiou com o descaso e a demora para as devidas providências?




6. Na música mundial, indiscutivelmente pra mim, esse foi o ano das estrelas Beyoncé e Lady Ga Ga! Não teve pra ninguém mais, sucesso total! Uma esbanjando sensualidade, a outra, completamente diferente de tudo que estamos acostumados a ver, esbanjando excentricidade! No Brasil, além da visita ilustre de La Beyoncé (com direito a registro dessa passagem no novo DVD), por aqui a insuperável Ivete Sangalo apronta mais uma das suas e simplesmente arrasa quarteirões lotando com meses de antecedência nada menos que o Medison Square Gaden! Dizem que o próximo, se as coisas continuarem como estão, será em Marte e que em breve as passagens interplanetárias estarão a venda!


7. O cinema nacional também esteve em alta! Tropa de Elite 2 repete o sucesso estrondoso e torna-se o filme nacional mais assistido de 2010 com mais de 10 milhões de espectadores! Na realidade, o filme representa um dos filmes mais assistidos da história do cinema nacional!  Numa sistemática completamente diferente, destaque para os filmes espíritas Chico Xavier e Nosso Lar, que chegaram a arrecadar R$ 30 milhões e R$31 milhões respectivamente. Nada mal, hein!


8. Os fenômenos climáticos foram outro motivo  de muita preocupação em todo mundo! Sinais da insatisfação da mãe natureza com o nosso comportamento irresponsável não faltaram. No Brasil, as chuvas que arrasaram Niterói e meses depois destruíram cidades inteiras em Alagoas e Pernambuco foram prova disso! A erupção do vulcão Irlandês que fechou aeroportos na Europa também merece ser lembrado, pois mostrou mais uma vez o tamanho da nossa vulnerabilidade diante dos poderes devastadores da natureza!




9. Em 2010 a política brasileira vira definitivamente e assumidamente uma grande palhaçada (literalmente, também)! De todas as regiões chegam figuras esquisitas e toda sorte de oportunistas que provavelmente enxergam nos cargos públicos um meio de vida fácil ou um caminho para retomada de carreiras artísticas fracassadas! LAMENTÁVEL!




10. O décimo acontecimento marcante... esse é você quem diz! Me ajude a compor essa retrospectiva sinalizando o momento que mais lhe marcou ano passado! Lembre-se, futuramente isso pode nos ser útil!


Beijos e boa semana!
Jr Vilanova.

…leia mais

sábado, 1 de janeiro de 2011

BRINDEMOS O NOVO ANO!


Vumbora... começou... levanta aê, sacode a poeira de 2009, vamos dar a volta por cima agora mesmo! Ano Novo, vida nova, "tim, tim"! E nem vem com esse papo que tá tudo igual não, por favor, vamos fazer um esforçozinho para nos deixarmos contaminar pela energia que centenas de milhares de pessoas espalharam pelo mundo a fora nas últimas horas... e haja semente de uva, onda pra pular, branco pra vestir, enfim, cada atitude semelhante faz parte do ritual que nos trará as boas energias pra perto! Pra algum lugar essa energia toda tem que ir e no meu caso, espero que parte dela entre na minha casa e que venha pra ficar... fique no mínimo até o próximo Reveillon, onde dará espaço para outros planos e tantas suposições.

Mas me diga, como e onde passou a virada de ano? Esteve vibrante, confiante, triste ou solitário (a)? Normal. Mas o pensamento no bem? Sempre, né? Independente de qualquer experiência, acho que o que vale mesmo é se determinar para que tudo dê certo a partir desse exato instante. ACREDITE, ainda dá tempo de se juntar ao time dos otimistas! Não se preocupe com o resto, como sabiamente cantou Lulu Santos: “se amanhar não for nada disso, caberá só a mim esquecer”! E aí, meu caro, minha cara, meu amigo, minha amiga, “apesar dos pesares”, aceita o caminho proposto? Então vamos começar o primeiro post de 2011 com suas principais previsões:


O ano do coelho...

No horóscopo Chinês, o ano será do coelho. Isso quer dizer que teoricamente teremos um período de tranquilidade e calma, muito diferente do que vivemos em 2010, o ano do tigre! Os chineses prometem um ano de paz de acordo com seu entendimento astrológico e isso é muito bom! O coelho simboliza a graciosidade, as boas maneiras, conselhos sadios, bondade e sensibilidade à beleza, além de representar muito bem as pessoas que desejam crescer. Tá bom ou quer mais? Eu quero, vamos em frente...



“Oraieiê”...

“Todo mundo é d´oxum, homem, menino, menina, mulher...”, pelo menos é o que diz a letra da belíssima e conhecida canção de Gerônimo (hoje na Tv Contatos Imediatos). Segundo os adeptos das religiões afro-brasileiras é ela, a deusa das águas doces que, com toda sua doçura e intuição, que comandará o ano de 2011. Oxum, o orixá da beleza, do ouro, do amarelo, chega espalhando ares de libertação e aflorando o emocional envolto de liberdade... Nada mal. Mas atenção, os conhecedores alertam para alguns cuidados necessários: cautela para que o emocional não influencie em escolhas erradas. Até agora tá ótimo, não está? Até agora só coisa boa, vamos em frente...


A dança dos planetas...

Mercúrio é o planeta que dará as principais cartas em 2011. Sabe o que isso quer dizer? Basicamente que os verbos: pensar, analisar, experimentar, comunicar e aplicar estarão em alta. Esse planeta tende a favorecer o comércio, a fertilidade em recursos, o uso do conhecimento em diversos setores: artes, ciências, comunicação e indústrias. Além de tudo isso, rege nossa mente racional, ou seja, se de um lado mais místico teremos oxum nos aguçando os sentimentos, do outro Mercúrio tenderá a fazer sua parte oposta, nos convidado as constantes reflexões. Ah, e não vou resistir: os geminianos e librianos, representantes do signo de ar, podem se alegrar um pouco mais! Diante da regência de Mercúrio, podemos e devemos ousar mais, pois nossas potencialidades estarão estimuladas em 2011! Legal, né?


O ano 4...



A conta é bem simples: 2+0+1+1= 4! Estamos vivendo o ano 4 de acordo com os estudos numerológicos. Esse é um número que, curiosamente, também parece estar relacionado com o trabalho, a profissão, a organização, a burocracia, restrição, limitação, obrigação, saúde e até a morte (ou transformação). Em relação ao último ponto citado, a morte, existe uma explicação bem interessante, observe: quatro são os pontos cardeais, os elementos (ar, fogo, terra, água), as fases da Lua (Nova, Crescente, Cheia, Minguante), as estações do ano (outono, inverno, primavera, verão), as épocas em que podemos dividir a vida humana: infância, adolescência, maturidade, velhice. Então o 4 representa a totalidade do Universo manifestado e, portanto, perecível em qualquer momento da vida terrestre. Cuidados especiais devem ser tomados com o stress, a ansiedade, transtornos psíquicos etc.

...

Interessante esse ponto de vista sobre o número quatro, não? E falando nisso, quatro são as previsões que trago pra vocês hoje e elas terminam exatamente aqui. Que todos nós possamos transformar nossas expectativas nas realidades mais sinceras... vamos viver, minha gente... sobreviver já é nossa obrigação. Pra terminar um vídeo legal que encontrei:





Vamo lá, agora é com a gente... boa sorte no seu caminhar particular e que venha 2011!
Beijos positivos!
Jr Vilanova.

…leia mais
 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com