domingo, 29 de agosto de 2010

“Ei, amigo, pague a vida!”


Um dos ditados populares mais antigos alerta e não é de hoje: “Tudo na vida tem seu preço”. Supostamente, erra quem pensa diferente. Ingênuo é aquele que tenta ignorar a parcela de sua “dívida” perante o que adquire.

Quem sabe, a razão pelo qual o valor das coisas não seja tão facilmente reconhecido – apesar dos alertas - seja por não ser cobrado nas condições monetárias habituais. Ou quem sabe seria pela mais pura falta de interesse do pagador em descobrir mais sobre essa negociação da sobrevivência – produto do nosso inevitável egoísmo -. Pra mim, particularmente, certo mesmo é que não há nada, absolutamente nada, que não possua seu preço equivalente... É, mas meu amigo é mais um que esqueceu-se disso! Ou evitou aprender. Ou não se interessou em averiguar o que há de veracidade nessa metáfora. O fato é que anda por aí criando seus personagens e iniciando novas contas, outras tantas dívidas...

Faz grandes planos, deseja sofregamente alcançar mudanças, busca suas melhoras e a vida, ainda no prejuízo, sempre insistindo em não atender os tais apelos. Ele não entende o porquê. Talvez precise compreender que não se pode desejar demais quando a doação é de menos! Precise aceitar que as idéias de esperteza acima da média e de vantagens fáceis só aumentam seu ônus... “Malandragem, dá um tempo!”... gostaria de ter o poder de despertá-lo para algumas de suas condutas, mas tenho certeza que se assim fosse, seria considerado tudo, menos amigo. Escrevo então o que sinto.

Entre seus desejos está a vontade de ser independente. E ser independente pra ele representa, antes de qualquer outro valor moral, ter dinheiro... Ter mais dinheiro que muitos, mesmo que não saiba ainda o que fazer com ele - pelo menos nada que ultrapasse a barreira intransponível da futilidade que faz questão de gritar aos quatro ventos -. No fim das contas, tal propósito se revela como uma espécie de orgulho por não precisar mais de ninguém e isso é ruim, porque não precisamos das pessoas apenas levando em consideração o que elas tem de vantajoso para nos oferecer... Elas precisam da gente também! Atrelando-se um desejo íntimo a uma perda qualquer de quem quer que seja, não se pode contar com a complacência do universo – que todo mundo já sabe, conspira! -. Prefiro acreditar que ninguém precisa incluir o lamento do outro em seus sonhos, porque desse jeito as coisas não acontecem naturalmente, ficam presas à mesquinhez e nunca conseguem ser plenas por mais que se tornem reais. E ele sofre sem perceber seu erro, ainda assim, não foi capaz de descobrir quem é de verdade o seu maior inimigo.

Deseja amar. Busca alguém. Sonha encontrar a metade da sua fruta preferida - seja ela classificada como maça, laranja, pouco importa, desde que não tenha um sabor amargo a oferecer -. Só se esqueceu que amar também é renuncia e que toda e qualquer convivência trará agregada os inevitáveis defeitos do outro – que acabarão por se mostrarem despudoradamente -. Porém, sem a menor culpa, ele insiste em ser intolerante com todos que lhe cercam. Assim não é difícil concluir que se alguém é incapaz de tolerar quem está próximo, se não faz questão de combater tal característica dentro da sua rotina diária, provavelmente ainda não esteja preparado para ser atendido em seus anseios amorosos. Pra quê? Que garantias a vida pode ter nesses casos? Estaria tal almejante sendo incoerente com os seus próprios desejos ou se mostrando incapaz de administrá-los? É preciso pagar o preço! Relacionamentos frustrados aglomeram-se em seu histórico. Ele continua sem entender o tal porquê. Desafios são oportunidades de amadurecimento, mas meu amigo não quer se dar ao trabalho de sequer tentar reconhecê-los. Condena. Maltrata. Renega. “Golpeia o adversário”! Esquecendo-se de querer melhorar-se, esquiva-se do acerto de contas. Acho até que até já perdeu suas contas. Talvez esteja devendo mais do que pode pagar.

Almeja também reconhecimento, mas é incapaz de cumprir com seus compromissos em tempo hábil. Ignora a maioria deles, está sempre atrasado na hora de usufruir dos mais promissores encontros, achando, quem sabe, que terá sempre uma segunda chance. Até quando? É expert em criar desculpas esfarrapadas e isso o arrasta à ingratidão com quem o estende a mão e dedica-lhe confiança. O que será que o faz crer que desperdiçando suas melhores chances alcançará suas maiores aspirações? Ao invés do esforço pessoal em melhorar-se, dedica-se ao condenável costume de furtar das pessoas o que elas têm de melhor – seja uma idéia, um sonho, um hábito -. Sua personalidade se assemelha a uma colcha de retalho, composta por coisas extraída dos outros. Isso é profundamente intrigante!

Hoje, desanimado com as minhas conclusões a respeito dessa amizade, me faço vários questionamentos: “Quando o sol irá bater em sua janela?” Até quando dividirá seu tempo entre tentativas frustradas e objetivos nitidamente inconsistentes? De onde virá o alimento para toda essa irresponsabilidade com seu próprio destino? Porque será que as tantas tentativas de alerta no seu caso são sempre ineficazes? Até quando acreditará inocentemente que sairá desse recinto em que atualmente pousamos morada sem pagar seu proporcional aluguel? A quem acredita repassar seus débitos? Quanto tempo ainda lhe resta para quitá-los? Quantas mais interrogações existirão nesse universo particular?


Hoje reconheço que ele me ensina a viver, mas curiosamente é incapaz de absorver algo de bom entre as suas próprias experiências e por isso padece. Mesmo que camufle sua tristeza atrás do seu bom humor exacerbado, sei que padece.

Assim segue a vida - e a vida do desse amigo - aguardando seu pagamento num valor justo, valor este que todos podemos arcar, mas que muitas vezes, por descuido ou falta de compromisso, negligenciamos...


Apolinário Júnior.
Música: ”Personagem” (Jorge Vercilo/ Ana Carolina)
Intérprete: Pedro Mariano.

…leia mais

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"TE SERVIR UMA POESIA..."



"Este é um poema de amor

tão meigo, tão terno, tão teu...

É uma oferenda aos teus momentos

de luta e de brisa e de céu...

E eu,

quero te servir a poesia

numa concha azul do mar

ou numa cesta de flores do campo.

Talvez tu possas entender o meu amor.

Mas se isso não acontecer,

não importa.

Já está declarado e estampado

nas linhas e entrelinhas

deste pequeno poema,

o verso;

o tão famoso e inesperado verso que

te deixará pasmo, surpreso, perplexo...

eu te amo, perdoa-me, eu te amo..."

"Poeminha Amoroso", Cora Coralina.


Outras Palavras...

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em 20 de agosto de 1889 na casa que pertencia à sua família há cerca de um século e que posteriormente virou museu em sua homenagem: A casa de Cora Coralina.  Personagem e símbolo da tradição da vida interiorana é considerada a grande poetisa do Estado de Goiás!

Cora possui uma bela história de vida. Doceira de profissão e com apenas instrução primária, publicou seu primeiro livro somente em 1965, já com 75 anos. Só a partir de então passou a ser reconhecida como a grande porta-voz de uma realidade interiorana já afetada pelo avanço da modernidade. Sua escrita simples, apaixonada, sensível lhe garantiu reconhecimento e admiração de nomes como Carlos Drummond de Andrade, que certa feita lhe escreveu: "(...) admiro e amo você como a alguém que vive em estado de graça com a poesia. Seu livro é um encanto, seu lirismo tem a força e a delicadezadas coisas naturais (...)".

Cora Coralina faleceu em Goiânia a 10 de abril de 1985 e nesse mês de agosto de 2010, foi a grande homenageada das "quartas da poesia" aqui no Contatos Imediatos, o que me deu muita satisfação...
 
 
Que nunca nos falte poesia e flores... apesar dos pesares, que nunca falte perfume e amor em nossas vidas!
 
Jr Vilanova.

…leia mais

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"PARE, OLHE, ESCUTE"

Eis-me aqui novamente...


Me apresento para  novas postagens, diálogos, novidades. E também quero saber: os amigos, de que forma  iniciam mais uma semana? Todos na paz do Criador? "Que assim seja", então... "Amém", "shalom", "axé", "alá"! Vamo que vamo, mas devagar (e sempre), por favor! Pois pra quem ainda não sabia, estou me recuperando de uma semaninha "daquelas"...

Ainda rouco de tanta tosse, de cara amassada no formato do travesseiro  de tanto dormir, mereço chegar mais quietinho hoje (será que consigo?). Estive completamente "off-line", mas acabo de ligar o "siga-me" nesse exato momento. Quem vem? Cheguei bem disposto para as notícias de fim de semana... separei  duas  dicas bem legais, espero que gostem...

Pra ver...

Alguém aí já assistiu o filme "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho? Já ouviu falar, pelo menos? Pois é, ele estava a algum tempo na minha lista de indicações, mas ainda não tinha tido a oportunidade de fazê-lo. O negócio é  o seguinte: o autor do projeto convocou, através de um anúncio de jornal publicado em 2006,  mulheres interessadas em contar suas histórias de vida. Curiosamente, mais de oitenta apareceram e participaram da iniciativa, contemplando basicamente  assuntos ligados a afetividade familiar. De todas essas interessantes lições de vida, Eduardo Coutinho - um dos maiores documentaristas brasileiros em atividade - escolheu 23 e as transformou num filme! Idéia fantástica, não? Comovente, eu diria...


A grande sacada, porém, foi ter convidado atrizes como Marília Pêra, Fernanda Torres, Andréa Beltrão e  outras  desconhecidas do gande público para interpretar, ao seu modo, algumas dessas vivências. As histórias são contadas  tanto pelas protagonistas reais, quanto pelas atrizes, construindo assim uma fronteira entre realidade e ficção. Acho que Coutinho soube misturar muito bem depoimentos e as interpretações, que aconteceram no teatro Glauber Rocha completamente vazio. As vezes fica até difícil de saber que é a personagem, quem é a criatura.
Abaixo parte do trailer, retirado do site youtube! Espero que gostem. Lá também vocês podem encontrar outros trechos do filme, ok? Vale muito a pena: 



Para ouvir...

Mais um cd maravilhoso para matar as saudades de um grande artista brasileiro: Renato Russo! A Biscoito Fino ("e dá-lhe BF!") e a cantora Leila Pinheiro  acabam de colocar no mercado o  "Meu segredo mais sincero", uma baita homenagem ao ídolo pop  de toda uma geração. Nesse trabalho de extremo bom gosto, vários clássicos são revisitados em arranjos muito especiais, suaves,  que injetam  bastante leveza  ao rock da Legião Urbana. Inclusive, na minha opinião, esse é o seu grande diferencial! Poder ouvir pérolas do quilate de "Índios", "O teatro dos vampiros", "Daniel na cova dos leões", "Metal contra as nuvens", por exemplo,  através do canto reconfortante e contido de Leila é uma experiência fantástica (embora não seja inédita, visto que a cantora já gravou Legião Urbana em outros discos/oportunidades)!

Entre as 15 faixas do cd, estão  algumas das  mais populares no repertório da banda,  como é o caso  de "Pais e filhos", "Tempo perdido", "Há tempos"  e "Ainda é cedo"! Existe  ainda  a faixa  “La Solitudine”, canção italiana bastante popular, na qual Leila faz dueto com o poeta.
A parte gráfica dispensa comentários. Como de costume, linda! Mais uma vez a Biscoito Fino demonstra um  trabalho caprichoso  nesse sentido. As duas capas escolhidas foram  montadas a partir  de fotos antigas dos dois, fotos  essas  que  imprimem  a intimidade existente entre, digamos,  homenageante  e  homenageado.

Particularmente falando, não  imaginei que os dois tivessem uma relação tão próxima... Na realidade só passei a desconfiar dessa  amizade em 2006, quando  ela lançou o cd  "Nos horizontes do mundo" e incluiu nele o seu primeiro  dueto póstumo  com o ex-líder da Legião Urbana, uma parceria chamada "Hoje". Essa música,  inclusive,  compõe  novamente  o repertório de  "Meu segredo mais sincero",  porém, dessa vez sem a participação vocal de Renato. Pra falar a verdade achei até meio redundante colocar essa música outra vez, bem poderia ter optado por outro clássico  que soasse inédito em sua voz... mas já que trata-se de um trabalho que envolve sentimentalidades, ela deve ter lá suas razões...

As participações especiais ficaram por conta de nada menos que Dado Villa-LobosHerbert Vianna. A produção é de Cláudio Faria, Alê Siqueira e Márcio Reis Werderits, nomes conceituados e reconhecidos no mercado fonográfico.
Alguns críticos implicaram com a interpretação de Leila nesse cd. Julgaram como "excessivamente técnica". Pra mim ela está perfeita, o trabalho merece destaque e já faz parte das minhas melhores aquisições de 2010! No primeiro link disponibilizado (o site oficial do cd), é possível escutar trechos de algumas faixasRecomendo muito.

...

Acho que tinha mais coisa pra falar hoje, será?rs...

Espero que tenham gostado das dicas.
Fico por aqui!
Jr Vilanova.  

…leia mais

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"CORALINDA"



"Não te deixes destruir...

Ajuntando novas pedras

e construindo novos poemas.

Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces.

Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha

um poema.

E viverás no coração dos jovens

e na memória das gerações que hão de vir.

Esta fonte é para uso de todos os sedentos.

Toma a tua parte.

Vem a estas páginas

e não entraves seu uso

aos que têm sede."


"Aninha e suas pedras", Cora Coralina.

Outras palavras...

Então é isso... viver é mesmo espelhar-se em bons exemplos, em excelentes e criativos conselhos e seguir com otimismo, reconhecendo as verdadeiras belezas no caminho que se escolhe trilhar...

Linda Coralina!
Beijos.
Jr Vilanova.

…leia mais

terça-feira, 17 de agosto de 2010

'CORPORATIVOS'


Salve, terça-feira!


Cheguei. Principalmente,  para agradecer os comentários que foram deixados nos últimos dias e pela gentileza de sempre...

Sempre repito: Acho importante vez por outra reafirmar esse meu sentimento de satisfação, deixar claro que leio tudo, que percebo a chegada de mais um seguidor, coisas que a gente nem sempre consegue deixar claro na rotina das postagens, sim? Então eu uso a terça pra isso... pra isso, e claro, para outras coisitas más...

Pessoas, estou trazendo duas informações importantes e gostaria de contar com a colaboração de todos que passarem por aqui nas próximas horas... o negócio é o seguinte:

Sobre reconhecimento...

Já conversamos algumas vezes sobre a importância do reconhecimento para um blog/blogueiro. Afinal, ninguém dedica algumas horas do seu dia semanalmente para nada, certo? Sempre há uma boa intenção a mais em tanto esmero...




Pois é, então eu gostaria de convidar a todos para compartilhar do processo de reconhecimento pelo qual passa o amigo Guilherme Ramos, do Blog ‘Prosopoética’! Depois de todo esse  tempo de dedicação a poesia, o poeta  concorre a um prêmio que promete transformar sua obra em livro: 2º Prêmio BlogBooks! Já pensou que maravilha isso? Ver aqueles pensamentos que nascem numa hora qualquer de devaneio enfeitaram as prateleiras das melhores livrarias... nada mal, hein!



É isso aí. Para que esse sonho antigo torne-se realidade, ele conta com a nossa ajuda. A minha eu já dei! Basta clicar AQUI e digitar as palavrinhas que aparecem... dá pra fazer isso quantas vezes quiser, mas se você dedicar um único minutinho agora e o fizer, tenho certeza que já será de grande valia!



Ah, gostaria de deixar claro que estou fazendo isso de livre e espontânea vontade, principalmente por admirar e acreditar no talento de Guilherme. Sejamos corporativos, BASTA UM CLIQUE!



Cuidado com o "olho gordo"...

 

Gente, nem só de flores, amizade e reconhecimento vive um blogueiro... isso é fato! Imaginem vocês que Wanessa Villanova, do blog de moda “No Baú da Loira tem...”, foi vítima na última semana da maldade e inveja alheia! Como seu espaço vinha alcançando uma interessante audiência em poucas semanas, alguém insatisfeito com o resultado, cuidou de – não se sabe como – retirar seu blog do ar! Isso mesmo! Imagine a situação: você decide entrar no seu blog para atualizar as postagens e descobre que você simplesmente não mais existe na blogosfera, foi literalmente limado (a)... Dá pra imaginar o tamanho do susto e da revolta?Estou dando o exemplo dessa covardia, primeiro para alertar a todos dos perigos REAIS da internet, depois para convidá-los a conhecer esse novo espaço virtual.


É que além de muito inteligente e talentosa, Wanessa é danada, “retada”, e já retomou o seu trabalho, “sem traumas”! Hoje eu estou aqui para alertar a todos, pois ninguém sabe quem será a próxima vítima, e claro, convidar a todos para conhecer as novas dicas do Blog No Baú da Loira... garanto que as mulheres antenadas vão adorar!

 

Recados dados... sorte aos amigos... sorte pra nós!
Beijos.

Jr Vilanova.


…leia mais

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

'ESCUTEM O QUE EU DIGO'


Podem chegar...

Todos preparados para as cotidianas surpresas e potenciais desafios de mais uma semana? Ok, ok... sigamos juntos então! Após um período conturbado e bastante corrido, aos poucos estou retomando a dinâmica normal do blog. Acredito inclusive que essa semana nos veremos com mais frequencia... teremos  mais Cora Coralina na quarta-feira, música na sexta, outras  repostagens, enfim,  espero  contar com a agradável companhia de todos.

...

Como de costume, trago nessa segunda-feira algumas dicas que julgo bem  legais. Claro, para isso, continuo levando em consideração, principalmente, o meu gosto pessoal, as minhas impressões e principalmente as minhas percepções, ok? Não sou nenhum crítico profissional, apenas gosto de dividir com vocês um pouco das coisas que acredito e julgo realmente interessantes! Repio sempre isso para evitar confusões, ok?

Então... Podemos? Vamos lá?


Recomendação nº1...


Esse fim de semana foi bem especial pela oportunidade que tive de receber amigos aqui em casa... muito divertido reencontrar pessoas queridas! Reafirmar laços de amizade, tão importantes na vida da gente (e que algumas vezes, por conta do excesso de cobranças ou de uma potencial incompactibilidade de gênios, são tão difíceis de conservar). Então a minha primeira recomendação de hoje é para você que anda sem tempo em meio a correria do dia a dia, encontre um momento e o dedique exclusivamente ao  reencontro  de pessoas pelo qual nutre admiração, consideração e respeito! Beijo à Sandro Omena, Vânia Laurentino e ao Fabisson, que chega agora nesse time... obrigado pelo encontro e pelo bom astral de sempre! Esse é o meu jeito de dizer "obrigado pela visita". Beijos carihosos.

Para ouvir...

Pra quem ainda não ficou sabendo, já se encontra a  disposição de todos o novo trabalho da cantora Roberta Sá! O cd chama-se "Quando o canto é reza" (lindo título, não?), conta com a participação do grupo carioca Trio Madeira Brasil e caracterza-se  como uma merecidíssima  homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira (autor de mais de 400 canções, entre elas,  clássicos como "Água da minha sede" e "Encandeia", sucessos imortalizados por Zeca Pagodinho!). Depois de  ganhar  o reconhecimento da diva  Maria Bethânia - que gravou mais de  6 de suas canções  nos discos  "Encanteria" e "Tua" - Roque recebe  agora  esse   presente de Roberta, que com certeza ajudará muito na divulgação e valorização de sua obra.
No Cd, Roberta está cantando lindamente e se entregando com segurança  à composições bem diferentes do seu estilo mais contemporâneo. O  repertório  em si é forte quando retrata as nuances do misticismo baiano, quando fala de fé e  dos  curiosos personagens que compõem esse universo. Por outro lado, traz também toda leveza possível quando fala de amor, natureza e poesia!
Os ritmos são os mais variados - vão do samba carioca ao  ijexá -  e valorizam não só a interpretação segura da moça, mas o lado instrumental impresso brilhantemente pelo Trio Madeira Brasil... um toque e tanto de bom gosto! O disco, com toda certeza, está entre as melhores coisas que escutei esse ano!
Aos meus modestos ouvidos soou perfeito! Talvez pelo fato de descrever em seu repertório um cenário muito familiar as minhas lembranças mais especiais, o cheiro de maresia, a sonoridade que remete as festas nordestinas mais autênticas! Ficaram curiosos? Experimentem também, de coração aberto... não vão se arrepender! Como aperitivo, uma nova versão para "Água da minha sede"... Roberta numa das faixa do cd "Quando o canto é reza":
  

Pra ler...

 

Como eu sempre falo: o que me move é a vontade de descobrir coisas novas. Gosto mesmo é de saber, encontrar, experimentar. Nada deve ser definitivo, tão pouco previsível, rever nossos conceitos é quase uma obrigação. A minha dica de leitura de hoje comprova isso: "Vamos fazer barulho – a biografia de Marcelo D2" (2007), Ediouro, de Bruno Levinson.
Nunca fui muito fã de Marcelo D2, conheço pouco do seu ácido trabalho, contudo, isso não me afasta ou me impede de querer  desbravar o universo de sua arte. Reconheçamos que de polêmica em polêmica, D2 alcançou um status de astro pop e isso certamente  não se deu por acaso!  O livro  é composto por entrevistas diversas: além do artista,  familiares, críticos, jornalistas, pessoas da área artística e até mesmo com o desembargador Siro Darlan, que mandou prender o Planet Hemp por considerar que a banda fazia apologia às drogas (lembram?). A arte do livro está muito interessante, o trabalho despertou meu interesse e o trago como opção de leitura pra vocês hoje!

Vamos em frente? Sempre, né?
"Vamo que vamo que dá"!
Jr Vilanova.

…leia mais

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

“Felicidade chega de repente...”



Madrugada de uma segunda-feira que bem poderia ser ingrata. Chove. Todos dormem. Já passa da 01 da madrugada no auge do meu ócio criativo e eu acabo de me descobrir despretensiosamente feliz! Enquanto a cidade descansa, o silêncio é soberano e eu aqui deitado nessa rede, lendo uma deliciosa crônica de Manoel Carlos, ouvindo Gal Costa recitar lindos versos musicados enquanto outras palavras, em pensamento, me libertam...



Bem, o que interessa mesmo em tudo isso é que eu, decididamente, acabo de ser, de me descobrir feliz... imensamente satisfeito com o que tenho e com o que sou. Daquele jeito especial que a gente se arrepia todo e sorri demoradamente de olhos fechados... quem sabe eu até esteja diagnosticando nesse exato momento o meu conceito pessoal de felicidade e digo mais, ele me agrada muito!

 
Para o dicionário português, felicidade quer dizer: ventura, contentamento, bem-estar, boa sorte. Já no inconsciente coletivo tudo é bem mais subjetivo. Imagina-se que ela seja fruto da continuidade de momentos lindos, apoteóticos acontecimentos, grandes conquistas etc. Isso certamente dependerá muito do que cada um carrega em si, mas o certo mesmo é que felicidade de verdade é aquela capaz de transformar qualquer situação em inesquecível sem hora marcada. Felicidade de verdade corresponde a vontade de estar feliz e ela consegue, tranquilamente, ver beleza em tudo!

 
Coisa boa é assim, chega de repente, sem avisar, e quando menos se espera. E nem precisa de motivo especial. É uma notícia, uma ligação muito esperada, um convite oportuno na hora mais conveniente... Se estivermos receptivos, nos invade e pronto. Felicidade é isso. O meu conceito agora é esse.

Já sobre as minhas possibilidades, essas passam a ser incontáveis. As reconheço na  oportunidade de me confrontar com a  poesia de um livro, com as palavras de um sincero pensador. Enxergo ventura na linda voz que retrata e interpreta realidades particulares e ao mesmo tempo tão coletivas. Na inspiração que surge ao fechar os olhos e compartilhar de outros tantos universos... A felicidade percebeu meus prazeres mais íntimos e os está usando pra me fazer aprender mais sobre ela. Tem povoado meus pensamentos, incentivado meus sonhos mais estimulantes e me convidado a crescer de maneira mais “leve”.

 

E digo mais, não é que a tão procurada a felicidade mora aqui em casa! Vive discreta, mas sempre disponível! Está presente na liberdade de não precisar ceder aos compromissos diários e me obrigar a dormir cedo, por exemplo (poder ignorar o relógio me deixa ditoso!). O cheiro e o barulho da chuva nas folhas que ouço agora, o lençol perfumado que me protege do friozinho gostoso dessa madrugada, o suave sussurrar do mensageiro de vento na varanda que me acolhe, o aconchego e a  segurança de ter um lar, a barra de chocolate ao leite inteirinha pra mim, a proximidade do fim de semana e a promessa de tantos mais dias de ócio... e a imagem da pessoa amada sendo admirada em seu sono revigorante! Pois é, “de repente” é tempo suficiente pra gente despertar pra coisas importantes e perceber que elas não estão lá fora...

 
Não existem testemunhas para compartilhar minha ideologia apaixonada agora. Entre um balanço e outro, aproveito pra registrar uma sensação que não tem preço antes de me despedir dela, pois vai dando lugar a um soninho discreto...
“Mero excesso de visão poética”, dirão alguns! Não importa. Expor sentimentos tem seu preço. Essa noite eu fui muito feliz e por hora isso é tudo o que me interessa, pois quero lembrar disso quando acordar!


Apolinário Júnior.
Maceió, 08/07/08.
Música: “E daí?”.
Intérprete: Gal Costa.

Outras palavras...

Aproveitando o clima de reflexão que o poema de Cora Coralina promoveu ontem no blog (e da natural diferença entre as reações), resolvi repostar um texto meu, que foi publicado originalmente em 27/08/09, quase um ano atrás... na ocasião, compartilhei aqui alguns sentimentos muito íntimos, aqueles pensamentos especiais que marcam nossa vida pra sempre.

Taí, minhas humildes palavras revisitadas nessa quinta-feira!
Beijos.
Jr Vilanova.

…leia mais

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HUMILDADE



"Senhor, fazei com que eu aceite

minha pobreza tal como sempre foi.


Que não sinta o que não tenho.

Não lamente o que podia ter

e se perdeu por caminhos errados

e nunca mais voltou.

 

Dai, Senhor, que minha humildade

seja como a chuva desejada

caindo mansa,

longa noite escura

numa terra sedenta

e num telhado velho.

 

Que eu possa agradecer a Vós,

minha cama estreita,

minhas coisinhas pobres,

minha casa de chão,

pedras e tábuas remontadas.

E ter sempre um feixe de lenha

debaixo do meu fogão de taipa,

e acender, eu mesma,

o fogo alegre da minha casa

na manhã de um novo dia que começa.”
Cora Coralina.

Outras palavras...

"Que assim seja"!

Que seu dia seja reflexivo!
Jr Vilanova.

…leia mais

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Desconstruindo a poesia dos passarinhos.


A minha reflexão hoje começou cedo, logo ao acordar. Como de costume, estava tudo muito calmo por aqui... exceto a cantoria. Esta era maior até que o barulho do mar, que costuma ser absoluto! As músicas regionais contrastavam com a mudez daquela manhã. Talvez o silêncio coletivo fosse proposital, mantido em respeito aos artistas que gentilmente se apresentavam! Aliás, todo sábado costuma ser assim: “musical”! Isso graças a sinfonia de pardais, bem-te-vis, sabiás... afinadíssimos! Fiquei ali, solitário e mudo.

Qual seria a razão pra tanta alegria? Aliás, se tratava só de alegria? Pensei nos motivos que levam um pássaro a cantar assim, em tom de desabafo. Lembrei de imediato da frase que as pessoas dizem quando estão enfadadas por seus problemas: “queria ser como um passarinho, livre, leve e solto”... pouco tempo depois eu já estava fazendo uma análise profunda sobre a vida das aves que cantarolavam na minha janela! E foi aí que percebi o quanto as aparências realmente enganam.

Na verdade, vida de passarinho não é nada fácil! Franzinos, solitários, desprotegidos e eternamente perseguidos por suas belezas e  talentos natos. Precisam estar eternamente vigilantes, apostos. Tem o estilingue, o gato, o garoto e a gaiola que toda hora ameaçam sua paz! Não podem distrair, vigiar é preciso. Até no animado banho das lavadeiras existe uma certa tensão, não pode descuidar. Pra dormir, amar, alimentar e criar os filhos, precisam buscar o galho mais alto, aquele mesmo onde a pedra não chega, onde o gato não se aventura, o que o garoto não se arrisca e a repugnante arapuca não alcança!

Se quiserem casa pra morar, eles mesmos precisam construir. Cômodo a cômodo, fio a fio... taí o joão de barro que não de deixa mentir. Tem mais, precisa ser um ninho resistente, capaz de enfrentar a chuva, o vento, o sol forte, a neve, o furacão... penso que se pássaros fossem como gente, se perdessem tempo analisando suas fragilidades perante o tempo, talvez não encontrassem estímulo pra continuar tentando. Mas eles não pensam, apenas fazem!

Até comer é um processo complicado. Não existe supermercado pra passarinho! Muitas vezes com asinhas minúsculas, voam muitos quilômetros ou beijam muitas flores em busca desse alimento. Mesmo com fome ainda tem que ser mais esperto que o inseto, senão não come! E se não come morre. E se morre, o rouxinol leva com ele a canção mais espontânea que existe...

Certamente existirá muito mais que uma simples beleza previsível no cantar de um canário, por exemplo. Talvez eles todos cantem mesmo pra buscar forças para cruzar o céu de mais um dia. Ou podem esconder algo bem maior.

Quem sabe assim, ignorando o que dói e faz sofrer, exatamente como nós, possam “cantar, quando a dor torturar”... para que todos que os ouvirem possam supor que são felizes da forma - poética - tal qual um dia se imaginou!

Pássaros cantam em resposta as pedradas que levam!


Definitivamente, acho que se as pessoas parassem para pensar sobre isso, desejariam mesmo permanecer onde estão, cada um com as asas que lhe cabem, contudo, reclamando menos e cantando um pouco mais!


Apolinário Júnior.
Música: “Meu canário”
Intérprete: Marisa Monte.


Outras palavras... 

Queridos e queridas... passei o fim de semana revisitando algumas coisas aqui no blog... textos antigos, postagens que apesar do tempo (um ano basicamente) percebo que não perderam sua vitalidade. Decidi então resgatar algumas delas nesse mês de agosto, que tal? A partir de hoje, qualquer hora dessas cês podem se deparar com essa, digamos, "segunda chance" aqui no 'Contatos' e espero que conhecer ou relembrar esses momentos seja recebido como uma boa idéia.

...

O texto "Desconstruindo a poesia dos passarinhos" fora postado originalmente em julho/2009. O estou trazendo novamente, revisado, mas fiel as sensações que me levaram a escrevê-lo naquela manhã...

Beijo a todos e uma linda semana... cantando sempre!
Jr Vilanova.

…leia mais

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TOP 10 - REFLEXÕES NUM DIA DE CHUVA.



Essa semana fomos surpreendidos com a notícia de neve em abundância lá pras bandas do sul. Me parece que dez cidades foram  pintadas de branco como a  muitos anos não acontecia... um espetáculo!

Já eu fico daqui, do auge dos meus "27 graus na sombra", imaginando o que isso representa para os que tiveram o privilégio do (re)encontro. Pelas imagens da tv pode se ver os moradores, turistas e visitantes  encantados, bobos, eu diria, tornando-se crianças outra vez ao  experimentar uma novidade, fazendo bolinhas e bonecos de gelo antes de precisarem retomar a postura sisuda do dia-a-dia!

Adoro o inverno. Sinto-me bastante atraído pelo frio e  talvez o  motivo seja justamente a minha falta de intimidade com ele... morando assim tão próximo da linha do Equador,  não passamos  de meros conhecidos, o que  não me impede, porém, de querer celebrar essa deliciosa  relação.

Gosto do barulho da chuva, de olhar pela janela e ver aquela água abundante lavando as calçadas, limpando as ruas, alimentando as plantas, preparando o solo para mais uma estação. As gotas que caem do céu aos milhares me tranquilizam. Raios e trovões me hipnotizam e a alegria contida no banho das flores passa a ser a minha felicidade. O sono é mais tranquilo, a comida é sempre mais quentinha, até o namoro é mais gostoso, apesar de aceitar que os dias cinzas geralmente despertam sentimentos mais melancólicos.

A chuva e o tempo frio também podem ser encarados  como um  motivo  para  reclusão e são nesses momentos que geralmente nós sentimos mais saudades, que paramos para pensar na vida enquanto a chuva cai do lado de fora de nossa janela... e o tempo passa... e o tempo passa... e passa...

...

O Top 10 de hoje está bem romântico. São paixões co-relacionadas ao inverno e a chuva, que serviram de inspiração para declarações de amor intensas... espero que vocês gostem! 




1. Chuva no brejo - Marisa Monte.
2. Que maravilha (ao vivo)- Maria Rita.
3. Me chama - Marina Lima.
4. Quando chove - Patrícia Marx.
5. Lágrimas e chuva - Verônica Sabino.
6. Ritmo da chuva (ao vivo)- Fernanda Takai.
7. Deixa Chover - Guilherme Arantes.
8. Primavera (Vai chuva) (ao vivo) - Tim Maia.
9. Medo da chuva (ao vivo) - Isabela Taviani.
10. Ai, ai, ai, ai (Banho de chuva) - Vanessa da Mata.

...

"A chuva chove mansamente... como um sono
Que tranqüilize, pacifique, resserene...
A chuva chove mansamente... Que abandono!
A chuva é a música de um poema de Verlaine...
E vem-me o sonho de uma véspera solene,
Em certo paço, já sem data e já sem dono...
Véspera triste como a noite, que envenene

Num velho paço, muito longe, em terra estranha,
Com muita névoa pelos ombros da montanha...
Paço de imensos corredores espectrais,
Onde murmurem, velhos órgãos, árias mortas,
Enquanto o vento, estrepitando pelas portas,
Revira in-fólios, cancioneiros e missais... "


"Quando a chuva Chove", Cecília Meireles.



Beijos carinhosos e um bom fim de semana à todos!
Jr Vilanova.

…leia mais

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MEU DESTINO.


"Nas palmas de tuas mãos
leio as linhas da minha vida.
 
Linhas cruzadas, sinuosas,
interferindo no teu destino.
 
Não te procurei, não me procurastes –
íamos sozinhos por estradas diferentes.
 
Indiferentes, cruzamos
Passavas com o fardo da vida...
 
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.
 
Esse dia foi marcado
com a pedra branca da cabeça de um peixe.
 
E, desde então, caminhamos
juntos pela vida..."

Cora Coralina.


Outras palavras...

Esses dias eu estava pensando exatamente nesse assunto... sobre o presente de valor incalculável que é encontrar alguém  para  dividir uma vida e em especial na sorte que eu tive - e no prazer de poder dizer isso por onde vou -. Encontrar alguém que lhe entenda, lhe aceite como você é, que reafirme diariamente o compromisso e a vontade de estar junto é uma benção muito maior do que o nosso egoísmo possa reconhecer! Por isso os poetas existem, para tocar fundo as nossas emoções, nos fazerem encher os olhos d´água, olhar par ao céu e dizer: obrigado, universo!

Embora saiba que não exista receita confiável para  determinar um relacionamento perfeito, acredito que  para se construir uma bonita história precisamos, antes de tudo, estarmos dispostos a amar e isso já é MUITA coisa. Estarmos dispostos a esquecer as milhares de opção que o mundo lá fora pode oferecer  (sejam melhores ou piores a que você escolheu) e optar em focar num único objetivo: fazer de sua escolha a mais acertada de todas!  

Então, envolto pelas minhas reflexões, achei o poema de Cora Coralina e  juntei o útil ao agradável, ou melhor, a linda poetisa às quartas-feiras! Vamos revisitar suas sábias palavras durante esse mês de agosto e refletir juntos sobre uma poesia simples, essencialmente brasileira e cheia de verdades comoventes! 

Me acompanham?
Beijo.
Jr Vilanova. 

…leia mais

terça-feira, 3 de agosto de 2010

GENTILEZAS...


Ê, terça-feira... faz tempo, hein!


Tempão que não passo para agradecer os comentários todos que são deixados aqui diariamente, para das as boas-vindas aos novos seguidores, para abrir ainda mais esse canal de comunicação com todos... até com  os "anônimos" que não costumam interagir... obrigado extensivo aos que nos visitam com frequência, mesmo que timidamente, o importante é não perdermos esse vínculo.

Um novo selo...

Aproveito então pra fazer isso hoje, e mais, começar o dia distribuindo reconhecimento. Tem coisa melhor para um blogueiro do que ser carinhosamente reconhecido? E mais, ser presenteado com um "Prêmio Blog de Ouro"? Eu pelo menos fiquei bastante satisfeito quando recebi do amigo Ueltom Gomes, do Blog UELTON ETC, esse selo, que inclusive já ganhou um lugar especial entre os demais! Até entendo que nem todos (principalmente os blogueiros mais antigos), gostam ou tem paciência para esse tipo de gentileza, visto que para aceitá-lo de fato e de direito, precisamos seguir algumas regrinhas (as vezes trabalhosas, classifiquemos dessa forma), mas ainda assim tomo a liberdade de fazer as minhas indicações indistintamente, levando em consideração apenas o conteúdo de qualidade que os blogs que sigo desenvolvem! Por isso recebem o Prêmio sem pesos, nem obrigações, apenas com a certeza que existem seguidores (como eu), muito satisfeito com o que encontro em suas "casas", ok?  

Vale ouro:

1º Colocar a imagem do selo no seu blog;

Ok! Inclusive, gostei muito da foto!

2º Indicar o link do Blog que nos indicou;

O Blog que me indicou para o prêmio, como já falei, foi o "Blog UELTON ETC", que assim como o 'Contatos', trata de assuntos diversos! Tá feito o convite para uma visita, ok?

 3º Indicar blogs para receber o selo;

Ôpa, é pra já! Escolhi três para compartilhar o Selo/Prêmio e vou explicar por quê:

- Blog Prosopoética, do amigo Guilherme Ramos: é de ouro porque oferece ao leitor poesias de qualidade, textos maravilhosos e reflexões diversas! Guilherme é um poeta maravilhoso e sua inspiração transborda e encanta!

- Blog Apenas um ponto, de Rafaela: é de ouro porque é original. Rafaela é uma blogueira de mão cheia, escreve muitíssimo bem, escolhe temas interessantes e sabe como desenvolvê-los, priorizando um conteúdo de qualidade.

- Blog No Baú da Loira: é de ouro desde que nasceu! O blog tem pouco tempo e traz uma proposta bem direcionada: moda feminina! Ideal para as mulheres antenadas e preocupadas em se manterem informadas sobre as novas tendências! Desejo sorte a Wanessa, uma blogueira nata que chegou para reforçar esse time.

4º Comentar nos blogs indicados sobre este selo.

Pronto, essa é a parte mais fácil, então: missão cumprida.

Partipação efetiva...
-
Aproveito a terça-feira para agradecer mais uma vez ao meu amigo Sandro Omena pela constante participação nos posts, abrindo novas discussões e muitas vezes trazendo novos elementos que se tornam complementos muito oportunos. Isso aconteceu, por exemplo, com o texto de Carlos Augusto Parchen, registrado no post "DIAS DIFÍCEIS". Valeu, amigo! Fiquei/fico feliz com sua colaboração... a casa é sua!

Beijo também aos amigos Wanderley, Lis e Chica, que voltaram cheios de novidade de suas férias!

Resultado positivo...
-
Pessoas, boas notícias: para os que assistiram ao vídeo do "Clube do Samba", e mais, aos que gentilmente apostaram e votaram no grupo, informo que eles foram escolhidos como finalistas do concurso do Prêmio da Música Brasileira! Pois é, Igbonan Rocha e Wilma Araújo estarão no Teatro Municipal, no próximo dia 11/08, no Rio de Janeiro, para participar da homenagem a Dona Ivone Lara de pertinho. Fiquei feliz com a notícia e repasso à todos, já que também fizemos parte dessa vitória.

Vou ficando por aqui... por hoje!
Beijo, pessoas!
Jr Vilanova.

…leia mais
 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com