quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

TOP 10-'ETERNOS DODÔ E OSMAR' (HOMENAGEM AO AXÉ MUSIC E AO TRIO ELÉTICO)

Hoje é dia de homenagear o axé music e o trio elétrico de Dodô e Osmar, que aliás estão completando 25 e 60 anos, respectivamente! Ritmo carnavalesco vibrante - que mistura o som dos terreiros com guitarra baiana - ao longo dos anos, o axé vem sendo palco de grandes polêmicas e dividindo opiniões. Desde que quebraram de vez as fronteiras separatistas que segmentavam a música do nordeste e dominaram o hit parede no início dos anos 90, os baianos incomodam e encantam multidões, a ponto de gerarem um forte movimento de "carnavalização" pelo país, as chamadas MICARETAS (Carnavais fora de época, seguindo os mesmos moldes da festa de Salvador-BA)!

Acima, da esquerda para direita, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury e Cláudia Leitte: mais de 8 horas initerruptas cantando e dançando em cima de um trio elétrico!

Na ocasião do seu surgimento, os críticos e conservacionistas garantiram que o movimento não passaria de um modismo de verão! Alguns artistas realmente não conseguiram mais que dois ou três discos de ouro, contudo, tais avaliadores não contavam com a "astúcia" de grandes estrelas - hoje tidas não só como do axé e sim da MPB - como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Margareth Menezes... além das bandas que encontraram seu ponto de equilíbrio e  permanecem a décadas garantindo  seu espaço na mídia - e no coração dos fãs -, como no caso do Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ara Ketu, Timbalada, Olodum, Eva ou Cheiro de Amor!   Nomes extremamente fortes da festa baiana.
Sob as bênçãos de todos os santos e orixás, vão renascendo a cada novo fevereiro, impulsionados pela energia que o carnaval  soteropolitano emana numa das manifestações mais bonitas do planeta. Os "axezeiros" - com todo respeito e admiração - continuam marcando e revolucionado a "música pra pular brasileira", que até já virou produto de exportação!

Foto da Fubica de Dodô e Osmar, os criadores do trio elétrico!

Quem olha hoje para grandiosidade que a festa dos trios elétricos se tornou, nem de longe imagina de que forma ela começou. Em fevereiro de 1950, ninguém poderia vislumbrar que o velho Ford '29 de Osmar mudaria a história do carnaval para sempre. Equipado com um gerador de 2 quilowatts, decorado com motivos carnavalescos e alto-falantes montados nas partes dianteira e traseira, o Ford musical, entrou em cena num domingo de carnaval, no circuito oficial, e surpreendeu a toda população com sua proposta inovadora. Esta foi a primeira vez que o carnaval da Bahia conquistou um espaço popular na festa que, embora pública, ficava reservada exclusivamente às atividades das elites (Para saber mais detalhes, clique AQUI).
É inegável que com modernidade e a evolução da tecnologia, as coisas foram ficando bem mais comerciais, como quase tudo hoje em dia! Diferentemente da "fubica", os foliões - que não morreram e querem provar isso - que desejam ir atrás de um trio elétrico de algum bloco conceituado de Salvador, precisam desembolsar uma cifra de, no mínimo, R$300,00 ao dia, podendo esse valor chegar a R$1.500,00 se estivermos falando de "Ivetão" ou do "Chicletão"!

Carlinhos Brown e uma bem-humorada homenagem ao folião "pipoca": "Com dinheiro ou sem dinheiro, sou feliz em fevereiro".

Mas como pra tudo existe um jeitinho -brasileiro- a festa continua democrática para o folião pipoca, que sem pagar nada, pode cantar e dançar ao lado do cantor/banda de sua preferência, visto que o capitalismo ainda não inventou "muros" capazes de separar o artista de rua  - que é um canário do reino como cantou Tim Maia - da multidão que enche as praças de Salvador em fevereiro!
Pra contar - ou cantar - um pouco mais dessa história, já que são dois homenageados, resolvi preparar um TOP 10 composto por uma mistura de gerações e grandes clássicos que marcaram época nesse 25 anos.


Combinados assim? Vamos a elas então:

01.Festa (Andeson Cunha) - Ivete Sangalo
02.Quero Chiclete (Alexandre Peixe/Beto Garrido) - Chiclete com Banana.
03.Insolação do coração (Carlinhos Brown/Michael Sullivan) - Cláudia Leitte.
04.Miambê Dandá (Carlinhos Brown) - Daniela Mercury
05.Dandalunda (Carlinhos Brown) - Margareth Menezes
06.Sou Faraó (Carlinhos Brown) - Calinhos Brown
07.Bate Lata - Banda Beijo (Gilmelândia)
08.Café com Pão (Jauperi) - Vixe Mainha
09.Toma lá, dá cá (Tatau) - Ara Ketu
10.Quixabeira (Carlinhos Brown/Afonso Machado) - Cheiro de Amor (Carla Visi)
BÔNUS
11.Olodum pra balançar (Dinho Barbosa/Djalma Júnior) - Olodum
12.A Latinha (Carlinhos Brown/Alain Tavares) - Timbalada.

SEGUE O LINK:


COMECE A FESTA AGORA!
É C-A-R-N-A-V-A-L, MEU BRASIL!
MUITO confete e serpentina à todos!
Beijos,
Jr Vilanova.

Ah, domingo de carnaval,  14/02, excepcionalmente, teremos mais uma etapa do 'TOP 10 especial de carnaval': HOMENAGEM AO FREVO!

6 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá querido
Bela homenagem aos dois, todavia tenho algumas restrições a esse tipo de carnaval, que na minha opinião infelizmente invadiu o Brasil.
Bjs

Dalva disse...

Uffa!!! Tem que ter fôlego prá acompanhar essa moçada! Muita energia prá curtir toda essa folia, hein? Dodô e Osmar são os reis!

Bom carnaval!

Bjs.

Valéria disse...

Jr não sabia que micareta era carnaval fora de época hehe, pensei que fosse um nome de trio elétrico.
Música pra pular brasileira, até que caiu bem, haja fôlego hein!??
Eu nunca fui a esse tipo de festa, também acho que não iria se tivesse a oportunidade, não gosto de multidão, e para quem gosta que mal há pular atrás de um trio elétrico e derramar-se. A liberdade de viver é sagrada.

BeijooO e bom carnaval!

Cláudia disse...

"Já pintou verão,
calor no coração,
a festa vai começar...
Salvador se agita numa só alegria,
eternos Dodô e Osmar!"

' ' ' ' ' ' ' '' ' ' ' ' ' ' ' '' ' ' ' ''
Excelente carnaval a todos....muita alegria,
e paz nos corações!!!!
' ' ' ' ' '' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ''' '' ' '

Adorei o aprendizado de hoje!!!

beijão amigo

CRISTIANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CRISTIANE disse...

Gosto de muita coisa que é feita da Bahia principalmente o axé antigo, menos preocupado com o comercial e mais comprometido com o povo, com a alegria! Daniela Mercury, Margareth Menezes e Carlinhos Brown ainda conservam isso... que bom!
FELIZ CARNAVAL!!!
Cris.

Postar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!

 

Copyright © - Contatos Imediatos - Todos os direitos reservados.
Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com